O que fazer para treinar saltos sem comprar Obstáculos....

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#31 Mensagem por luis pedro » quarta nov 08, 2006 7:27 am

Olá Luis,

Acerca do video, para esta mão já é mais natural.

Como referi, estás com os estribos demasiado compridos (no video vê-se perfeitamente), a "quantidade" de galope é pouca e foi diminuindo salto após salto.

Deves tentar saltar seguindo bem a direito, a cavalo fez mal as voltas antes do salto, descaindo para dentro (falta de galope/impulsão) e o mesmo aconteceu, de forma até mais notória, a seguir ao salto.

É muito importante que "descubras" o galope de obstáculos do cavalo (é aquele em que o cavalo dispõe melhor de si próprio) e tentes mantê-lo antes, durante e depois do salto.

Parabéns pela evolução e pela coragem em te expores mostrando-nos a tua aula.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#32 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 08, 2006 7:31 am

O cavalo está a saltar à base de velocidade e para isso tem de fazer as curvas deitado e portanto corta-as.

Se tivesse com musculatura de saltos já seria diferente porque chegava mais confiante ao salto.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#33 Mensagem por areffoios » quinta nov 09, 2006 7:06 am

Joao, peço desculpa, pois realmente interpretei mal o comentário anterior ao meu, e admito q faz todo o sentido. Quanto ao video do Sentry, vê-se que está a começar e também que aquele picadeiro é demasiado pequeno para que se possa avalair alguma coisa. Acho excelente esta iniciativa e seria bom que os foristas publicassem mais videos seus. Aliás até podia haver um tópico com esta temática.

Vou ver se meto la um video meu em breve.

Abraços a todos e amanhã ... Golegã

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#34 Mensagem por luis pedro » quinta nov 09, 2006 7:26 am

Olá João,

A observação que faz em relação á velocidade não me parece a mais correcta, não só porque é nitido que o cavalo vai a perder galope (uma das vezes até cai no trote), mas principalmente por o diagnóstico se basear num reparo acerca da inclinação nas voltas. Ora essa inclinação tem a haver com a encurvação (incorrecta) e com a impulsão/equilibrio.

Para quem tem ainda alguma dificuldade em "sentir" a impulsão e o equilibrio, é recomendável que centre a sua atenção na regulação da velocidade.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#35 Mensagem por cervantes » quinta nov 09, 2006 8:27 am

luis pedro Escreveu:Olá Luís,

Como referiu o João, aquela volta está mesmo engasgada, é quase um salto á "traição" para o cavalo.

Talvez tenhas os estribos um pouco compridos e estás demasiado apoiado no pescoço.

NÃO DEVES, para mais montando há tão pouco tempo, SALTAR SEM PROTECÇÃO DE CABEÇA, vulgo toc.

Luis Pedro
Digo Mais...

Esta lição parece-me conduzida por um profissional???!!!!!

Olhem lá os Senhores Dirigentes da FEP!

Em Inglaterra, sob o olhar da tal BHS a quem os Senhores não reconhecem o "profissionalismo", este video dava no mínimo para o respectivo Monitor ir dar aulas para o... outro lado do mundo (o terceiro... digo eu!).

Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#36 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 09, 2006 5:08 pm

Luis

Mais uma das minhas comparações que por serem fruto da experiencia não se enquadram nesses livros complicados em que aprenderam.

ISTO É COMO ANDAR DE BICICLETA...QUANTO MAIS DEVAGAR MAIS DIFICIL....E PELOS MESMOS MOTIVOS......QUE É O EQUILIBRIO.

Lembra-se de quando quando estava a aprender aumetava a velocidade para se sentir mais seguro..??

É mais uma frase do meu livro :lol: :lol: :lol:

No caso dos cavalos o equilibrio consegue-se com ginastica que por sua vez desenvolve os musculos realivos ao movimento pretendido.

Cervantes

Esta coisa da internete até permite "meter o nariz" em situações que por não serem vistas nem comparadas se mantiveram num anonimato gangrenoso :lol: :lol: :lol:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#37 Mensagem por MMateus » quinta nov 09, 2006 11:22 pm

Boas

o picadeiro é pequeno mas é de boa vontade.....

As condições não são muitas, mas são as que nos permitem montar quase todos os dias a custos simbólicos.

Se começarem a aparecer vídeos de todos os picadeiros talvez as comparações comecem a ser possíveis.

Muitas vezes é necessário maturidade para saber mostrar, pois quem entra de peito aberto, sujeita-se e pode acabar por sujeitar outros..... Não estou aqui a defender que nos escondamos, mas temos de aprender a utilizar janelas que quando se barem muito podem causar ventania.

Abraços

MMateus

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#38 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 10, 2006 2:38 am

Tens toda a razão Mateus.

O picadeiro é pequeno mas é grande a vossa vontade de praticar equitação.

Mas de certeza que nunca pensaste que eram as condições ideais como acabas por dizer.

A ventania a que te referes deve ser em forma de ar fresco em que todos beneficiemos.

A vossa situação é especial como me disseste,e podias falar dela aqui no forum para que se saiba o tamanho da tal boa vontade :wink:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#39 Mensagem por luis pedro » sexta nov 10, 2006 6:45 am

Olá João,

O equilibrio, quando se trata de cavalos, pode ter alguma semelhança com o andar de bicicleta mas só em determinadas situações muito especificas pois como bem saberá da experiencia, que tantas vezes evoca, o cavalo mais equilibrado (ao contrário da bicicleta) é o que está parado.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#40 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 10, 2006 7:22 am

Luis

:lol: :lol: :lol: :lol:

Claro que estamos a falar de equilibrio funcinal.

Mas valeu como contraditório :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#41 Mensagem por luis pedro » sexta nov 10, 2006 7:56 am

Olá João,

Pois é, trata-se efectivamente de equilibrio dinamico, no entanto, e ao contrário da bicicleta, não aumenta com a velocidade (considerando que mais equilibrio é "mais sobre as pernas") pelo contrário diminui.

Depois põem-se a questão se nos interessa mais a estabilidade ou a instabilidade do equilibrio, de facto interessa-nos a facilidade com que o cavalo reage ás nossas ajudas ora variando a velocidade, ora mudando de direcção, o que sugere haver vantagem na instabilidade (de que pretende ser um exemplo o "sur la boule" de Baucher) e assim volto á questão da nossa divergencia: a solução não pode ser menos galope (porque já está abaixo do minimo), tem de ser adaptando o cavalo á volta (a encurvação) e obrigando a manter ou mesmo a aumentar o galope.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Obstáculos”