Vai uma mini? depois guarda a carica...

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Mensagem
Autor
João77
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 22, 2006 6:58 pm
Localização: Portugal

Vai uma mini? depois guarda a carica...

#1 Mensagem por João77 » terça mai 23, 2006 7:32 pm

...não é que tenha prémio na cápsula, nem é que esteja com vontade de fazer uma corrida de caricas mas pode vir a ser precisa antes de entrar em prova.


Olá a todos,

Cá estou eu outra vez para lançar mais um caso que tem gerado alguma polémica e é pouco abordado.
Vou ser muito breve.
Consta que os cavaleiros de obstáculos ou quem lhe prepara os cavalos para entrar nas provas coloca caricas, pióneses, e outros objectos que picam, nas ligaduras dos cavalos para que estes quando saltam e se tocarem no obstáculo aleijam-se, não voltando a repetir e a saltar mais alto no obstáculo seguinte.
Se tal acontece ou mesmo que não aconteça pago para assistir a uma prova em que no final de cada participação inidividual o juíz diga que quer ver as ligaduras dos cavalos, um a um. Mesmo que não encontrem nada estaremos a caminhar para a isenção do desporto equestre.

Cumprimentos,

João

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » terça mai 23, 2006 7:50 pm

Já há uns tempos houve aqui no forum um tópico sobre "pinchar" o cavalo... em que se tratou deste tema. Fui procurá-lo mas entretanto já desapareceu.

Sinceramente custa-me a crer que isso possa ser verdade, a não ser para pessoas sádicas e ignorantes que gostem de ver os animais em sofrimento... não creio que nenhum cavaleiro de topo, sério e competente utilize métodos que causem sofrimento e danos visiveis nos cavalos. Acho que o mais certo era que o cavalo depois do primeiro toque se recusasse sequer a aproximar do obstáculo, e aí sería provavelmente uma espiral de violência que culminaria num "beco sem saída". :shock:

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#3 Mensagem por Mimi Pinto » terça mai 23, 2006 8:05 pm

AnaE,
é lamentável mas existe mt boa gente e digo-te, que muito boa gente que faz circuitos, que pincha os cavalos...é uma atitude horrivel porque todos sabemos que os cavalos quando bem treinados fazem as coisas correctamente sem precisarem de maus icnentivos com é o pinchamento mas...ainda existe mt gente que pincha :cry:
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pinchos

#4 Mensagem por João dee Deus » terça mai 23, 2006 8:09 pm

Não AnaE.

Isso é verdade.Isso são as vozinhas que nos chegam,e muitas mais,que em manifestações de pouco respeito com os Cavalos,e em benefício do resultado,os sacrificam usando até esporas eléctricas.

Todos sabem disso.É preciso é dizer que "O rei vai despido".

Mais uma vez bem vindo João 1977,creio eu,com as tuas oportunas questões,que,eu me confesso,já as devia ter levantado.

Talvês precise que me "acordem" porque já estava a ficar "acomodado",como disse ou quis dizer a Pat.Amighi,com toda a razão.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#5 Mensagem por Mimi Pinto » terça mai 23, 2006 8:21 pm

Bem Joao...para todos os males existem remedios :wink: um bagacinho p acordar e fazer essas perguntas ?? :lol:
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#6 Mensagem por Dr.Elina » terça mai 23, 2006 8:27 pm

Há pinchar e "pinchar" ou seja pinchar ilegal e "pinchar" totalmente legal.

:roll:

João77
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 22, 2006 6:58 pm
Localização: Portugal

Eu monto um cavalo que infelizmente passou por isso.

#7 Mensagem por João77 » terça mai 23, 2006 8:28 pm

Caros,

O cavalo que eu monto que já teve vários donos e que é um excelente professor e amigo, infelizmente passou por isto. E se quiserem hei-de fotografar as marcas com que ficou dessa triste técnica de ensino. Posso vos garantir que este cavalo andou nos saltos com um dos melhores cavaleiros de obstáculos (pena que desta forma). Se andasse À procura da glória e armar-me aos cucos como muitos fazem não me cansava de dizer o nome do cavaleiro, mas não, tenho vergonha. Mas tenho a certeza que este cavalo preferia ter andado no fim da tabela se soubesse que não lhe acontecia tal tratamento.


Espero que um dia os nomes desses indivíduos que fazem isto venham todos a público, mas não na imprensa da espcialidade, só assim a equitação em Portugal poderá evoluir.

Um bem haja a todos.

Cumprimentos,

João

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#8 Mensagem por João dee Deus » terça mai 23, 2006 8:28 pm

Mimi

~ Já passei o tempo do bagacinho em que o cabedal aguentava tudo...agora hà que poupá-lo para poder montar mais uns anitos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#9 Mensagem por Joana Abreu » terça jun 06, 2006 7:55 am

Meus amigos...

Existe o pinchar normal e o pinchar ilegal (este tema é recorrente)

Exemplo de pinchar normal - colocar um plástico pendurado na vara.
Tem o objectivo de despertar a atenção do cavalo para o obstáculo, sem provocar nenhum dano fisico.

Exemplo de pinchar totalmente ilegal - saltar varas com pregos.

Infelizmente existem ainda muito mais formas elaboradas e crueis de pinchar, que eu não vou descrever só por uma razão:
- Ia dar ideias a muita gente!!!

Mas deixo aqui uma questão interessante:
- No corpo técnico da federação (modalidade de obstáculos), há, ou não há uma pessoa que foi apanhada a pinchar ilegalmente?
(e que tentaram abafar o caso, com pena suspensa etc...)

Investiguem meus amigos, investiguem!!!

Infelizmente não há vergonha...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » terça jun 06, 2006 8:31 am

Olá Joana,
Montar para um oxer negativo como se de um vertical se tratasse provocando o "toque" é pinchar. A intenção do pincho é surpreender o cavalo, levá-lo a pensar que aquilo tem de saltar é um pouco mais alto ou mais largo do que na realidade viu.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pinchar

#11 Mensagem por João dee Deus » terça jun 06, 2006 5:16 pm

Quanto a isto,tenho os meus argumentos.

Como disse o Luis,a ideia é dar a entender ao Cavalo que tem de superar o esforço necessario para passar sem bater.

Ora,nos obstáculos fixos ninguém pincha os Cavalos. :wink:

Donde eles sabem que aquilo não vai à frente das mãos quando tocam. :wink:

Donde usar varas mossissas,com aspecto normal,pintadas, mas fixas resolve o problema até certo ponto.

Mais do que esse ponto,pode ser apenas a ambição do cavaleiro a lutar contra as possibilidades do Caavlo,e aí não há fixo ou pincho que serolva.

Quanto à queles que usam o sistema impunemente,é a velha pulhice humana que alguns estatutos adquiridos no meio hopico os porteje.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#12 Mensagem por Joana Abreu » quarta jun 07, 2006 7:34 am

Sr. Luís Pedro,

Fica outro exemplo de pincho previsto nas regras da modalidade de obstáculos.

Não pode haver um espaço vazio superior a 1,20m, quando se monta um obstáculo.
(Por exemplo. quando se salta um obstáculo de 1,30m, o salto tem de ter uma vara por baixo, de forma que não fique um "buraco" de 1,30m.

Este tipo de pincho feito em casa, não se pode dizer que é cruel...
... mas se for feito no aquecimento de uma prova, ou 48h no local do concurso, o comissário de paddock tem o dever de informar o juri e desclassificar o concorrente.

Existem milhentas formas de pinchar...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » quarta jun 07, 2006 8:18 am

Joana Abreu Escreveu:Sr. Luís Pedro,

Fica outro exemplo de pincho previsto nas regras da modalidade de obstáculos.

Não pode haver um espaço vazio superior a 1,20m, quando se monta um obstáculo.
(Por exemplo. quando se salta um obstáculo de 1,30m, o salto tem de ter uma vara por baixo, de forma que não fique um "buraco" de 1,30m.

Este tipo de pincho feito em casa, não se pode dizer que é cruel...
... mas se for feito no aquecimento de uma prova, ou 48h no local do concurso, o comissário de paddock tem o dever de informar o juri e desclassificar o concorrente.

Existem milhentas formas de pinchar...
Olá Joana,
Passa-se o mesmo com uma "cruzinha" a 50 centímetros, basta que as varas estejam encostadas, não é ?
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

eu pincho, tu pinchas ele pincha...

#14 Mensagem por cervantes » quinta jun 08, 2006 7:24 am

Ai, Ai, às vezes é tão dificil resistir a uma "pinchadelazita" antes de entrar em pista!...

So quem nunca fez umas provitas de obstaculos é que não sabe! :) :oops: :evil:

Cts Cavaleiros

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#15 Mensagem por Joana Abreu » quinta jun 08, 2006 7:52 am

É verdade pelos regulamentos... uma cruz com as varas juntas é considerado pincho.

Responder

Voltar para “Obstáculos”