Rias/Oxers

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

monitores

#16 Mensagem por João dee Deus » quarta jul 12, 2006 3:55 pm

Cervantes

O meu amigo Cerventes é uma das excepções que me faz dizer o que disse acerca da generalidade.Senão não podia comparar.Uma vez que eu o não sou.(diplomado)

Também não gostei nada daquilo que disse.
Gostaria de ter dito precisamente o contrário acerca dos Monitores,mas não posso.E pelo que vimos as queixas são mais que muitas.

Estamos a começar.
Este desporto esteve durante muito tempo "resguardado" do Povo.
Resistiu ao 25 e só agora em que sustentar um Cavalo é mais despendioso que a propria compra,uma vez que até já se estão a dar Cavalos,é que o pessoal se tornou proprietário desses belos bichos.
A classe docente veio por arrastamento mas vamos melhorar concerteza.

saudaçoes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » quinta jul 13, 2006 4:21 am

Olá João,
É sempre fácil e tentador, comparar "profissionais" com muitos anos de experiencia com monitores recém formados e depois concluir que os monitores não sabem nada. Vamos tentar comparar o que é comparável e, então sim, tiremos as nossas conclusões.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

monitores

#18 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 13, 2006 4:47 am

Claro Luis tem toda a razão.

Medir é comparar mas o inverso nem sempre é verdade.

Isto dos cavalos,não é dificil...leva é muito tempo.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#19 Mensagem por AnaE » quinta jul 13, 2006 5:22 am

Há um livro bom e interessante que trata sobre os obstáculos...

chama-se "Jumping for fun and glory"... é em inglês, pode ser adquirido por exemplo através da Amazon.

Tem explicações e dicas prácticas bem explicadas para quem está por conta própria e até para quem não está, e ajuda a evitar danos em nós próprios e nos cavalos.

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#20 Mensagem por DB » domingo jul 16, 2006 9:27 am

Olá mig_abreu,

Como em qq profissao ha os excelentes, os bons, os razoaveis e os maus. lamento que tenhas tido azar c os dois docentes e nem sabes o quanto.

Mas o que mais me esta a irritar nas respostas que aqui vi, que foram desde dedica-te a outra coisa, ou vendo o cavalo, ou ate msm entrar por coisas que nada tem haver c o teu problema.

Ora o que eu tenho a dizer, é :
1- Progredir do mais facil para o mais dificil;
2- Nc pedir nada para o qual o cavalo nao esta preparado;
3- Establecer uma ponte entre o que ja aprendeu c o novo exercicio;
4- Dominar sem brutalizar;
5- Ter em conta as capacidades fisicas e psiquicas do cavalo;


Ora posso te enumerar todos os principios q deves seguir, mas so os mesmos nao fazem td.

Tens que ter em atençao que é fundamental todo esse trabalho de calma q tens vindo a fazer, mas tb é extremamente importante o EQUILIBRIO e IMPULSAO dos andamentos ((do galope principalmente) apesar da FEI nao considerar que no passo haja impulsao, mas pelo menos deve se manter activo ), nao é confundir velocidade com implusao, manter sp o contacto; pelo menos isto é importante conseguires. Deves csg manter o cavalo neste estado, é mais importante tu csg descobrir estes botoes do que andares a saltar , saberes exactamente a mecanica dele que dps td o resto vira por acrescimo. nc te descores de o manter activo, com o motor atras a funcionar. Ajuda especializada concordo que recorras a ela, informa-te na zona, estagios tb aconselho assim como literatura e videos.
Espero ter podido ajudar em alg coisa, sendo extremamente dificil dar opiniao sobre um conjunto que nao se conhece e msm do cavalo.
bjinhos e boa sorte no mundo equestre.

P.S. Nc desistas e mt menos vendas o cavalo, isso seria a parte mais facil. :wink: :lol:

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#21 Mensagem por DB » domingo jul 16, 2006 9:38 am

P.S. Mencionaste que o cavalo saltou e deixou de o fazer, q tem historial de mas condutas.
Deves ter isso em atençao e dps de csg o que disse antes, activo, impulsionado, equilibrado, ai sim começar a dar uns saltinhos, sp sobre varas e cruzinhas baixas.

É extremamente importante que ele volte a ganhar confiança no cavaleiro e vice-versa, nao te eskeças que ele sente as tuas ansiedades e receios. Trabalhar sp sobre a calma, sem correr pro salto, impulsionado, maos quietas e baixas, costas atras, pernas justas e manter, nao deixando correr,mas mantendo a vontade de ele ir.

Começa por varas e cruzinhas baixas como disse, mas se tiveres oportunidade de fazer uma ginastica de obstaculos é optimo pra mola do cavalo,ajuda a mecaniza-lo.

Um bom livro é a Arte de Saltar de Jorge Mathias ahhh e o cavaletti de Rainer Klimke, tem exemplos de ginasticas q podes fazer.

Bem como disse antes é extremamente dificil ajudar desta forma, espero ter conseguido contribuir de alg forma para o teu objectivo.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#22 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 18, 2006 3:07 am

Só para esclarecer a minha opinião:

Eu penso que a aprendizagem da modalidade de obstáculos deve ser devidamente acompanhada, com um professor de qualidade.

Esta necessidade ainda aumenta mais, quando se está a montar um cavalo novo, e o cavaleiro tem pouca ou nenhuma experiência.


Acrescento ainda, que nenhum livro, ou dica on-line vai resolver o problema, porque é necessário acompanhamento no local...
... isto porque certos ajustes só são possíveis, conforme estiver a reacção do cavalo, e do cavaleiro ao momento.

Resumindo, apesar de haver uma fórmula (nos livros), a mesma tem de ser sempre adaptada caso a caso.

Nenhum bom cavaleiro, aprendeu a montar a ler livros, ou com dicas a kms de distância.

Contudo, ler livros também é importante, mas não chega!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#23 Mensagem por luis pedro » terça jul 18, 2006 7:33 am

Olá,
Reforçando o que escreveu a Joana, eu diria que há a tendencia para quando se começa a transição da iniciação para a fase elementar da equitação, seja ela de obstáculos, ensino ou outra qualquer, há a tentação de começar a fazer "coisas" sozinho por vezes associado á convicção de que as dificuldades se devem ao facto de o cavalo estar cheio de maus hábitos por ter sido mal ensinado por alguém e a solução está em adquirir um cavalo novo para que se possa começar do principio evitando os "tais" defeitos esquecendo o ditado: A cavalo novo, cavaleiro velho e a cavaleiro novo, cavalo velho.
Como a Joana também referiu, a equitação aprende-se a cavalo. Há imensos cavaleiros que nunca leram um livro de equitação como há profundos conhecedores das doutrinas e métodos equestres incapazes de sentir se o cavalo galopa unido ou desunido.
A leitura é importante , como informação sobre métodos e processos ou esquecidos, ou novos, como conhecimento e estudo de uma arte cuja unica forma como pode chegar até nós é exactamente pelos livros, gravuras e estatuária já que as obras de arte em si mesmas, o cavalo, não pode ficar para as gerações seguintes. O conhecimento técnico e teorico da equitação é ainda fundamental para quem tem a responsabilidade de a ensinar.

Luis Pedro

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#24 Mensagem por DB » terça jul 18, 2006 9:58 am

"O conhecimento técnico e teorico da equitação é ainda fundamental para quem tem a responsabilidade de a ensinar."

nao concordo o tecnico é fundamental pra todos aqueles que pretendem fazer qq coisa na equitaçao, o teorico é pra se queira enriquecer e ver outros pontos de vista, nao é so fundamental pra quem tem q ensinar. ambos sao obrigatorios pra quem tem q ensinar. mas quem quer progredir deve sentir, ouvir opinioes sejam elas na net, ou conversa de mesa, deve observar,ler e montar so assim podera progredir.

é a msm coisa q um trabalhador do campo q nada mais conhece q nao seja a terra, nao vai naturalmente saber vir dar uma opiniao aki a net. chama-se a isso evoluçao da especie, enriquecimento seja ele dos cavalos ou de q quer q seja. Eu tou certificada e habilitada a dar aulas no entanto ouço todas as opinioes, monto, tb sinto contrariamente ao q referiu q quem sabe nao sente, e recuso-me a dizer q ja sei td q nao posso ouvir nada nem ng.


e discordo da joana qd refere q ng sozinho cosg nada, mentira todos nos precisamos de estar sozinhos a montar , tb faz parte, descobrirmos, por em pratica as varias coisas q fomos ouvindo ou ate msm observando e lendo sejam elas quias forem, so assim poderemos reter as q nos interessam e armazenar numa gaveta as restantes, pq se nao se aplicou c aquele vai-se aplicar c outro c toda a certeza.

e independentemente da minha opiniao q desvalorizou ser boa ou ma do seu ponto de vista, é com toda a certeza boa do meu e sp é melhor q dizer pra ele vender o cavalo ou dedicar-se a ver os outros, ou dizer msm q nao percebe nada isso é depresseativo enada interessa pra quem tem o problema nas maos.
EQUILIBRIO E IMPULSAO quem tiver o rabinho la em cima e quiser por o cavalo pro lado de la sabe q tem q ter como condiçao reunida senao vai ele e o cavalo fica do lado de ca, ate podem ir os dois se o cavalo for bom mas nao por mutio tp.

e na net ou na rua aminha opiniao ira sp ser dada.
quem tiver alg coisa a dizer q faça melhor.
e eu irei me resumir a minha insignificancia.

sem mais de momento,
mt obg

p.s nao vou entrar no msm q vi e critiquei.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

bonecos amarelos

#25 Mensagem por João dee Deus » terça jul 18, 2006 3:27 pm

Realmente sem "bonecos amarelos"o pessoal tem dificuldade em perceber,dado que eu não considero ter sido pouco explicito.

Foi assim:

Joana Abreu

MensagemColocada: Sun Jul 09, 2006 6:24 pm
Mi_Abreu,

Não te ofendas com o que te vou dizer...

... mas claramente não tens experiência para ensinar um poldro a saltar, e o melhor conselho que te posso dar, é arranjares na tua zona al´guém credível, com experiência que te ajude a ensinar o teu cavalo.

Lembro que nessas idades, se ensinas mal, "estragas" o cavalo para sempre!


Agora vou repetir a minha resposta mas com bonecos...
João dee Deus

Registrado em: 15 Feb 2005

MensagemColocada: Sun Jul 09, 2006 10:54 pm
Mais uma vez a Joana tem razão.:o :wink:

Como não vais encontrar ninguém na tua zona credenciado.... :evil:
vende o Cavalo e dedicate a ver os outros saltar. :wink: :roll:


Acho que agora está melhor já com o sarcasmo da saída possivel para o Miguel mediante o conselho recebido.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#26 Mensagem por Joana Abreu » quarta jul 19, 2006 3:04 am

Respondendo a DB,

Foi a montar sozinhos que já vi alguns miúdos armados em espertos, porem-se a saltar, a pregarem sustos aos cavalos, e a tornarem cavalos óptimos em cavalos medíocres.

Se a sua opinião é boa? Vamos ver...
... gostava que a DB, me desse exemplos, do género quem é que conhece dos TOP 20 do ranking mundial de qualquer das modalidades mais técnicas (Concurso Completo, Dressage e Obstáculos), que tenha sido autodidacta, e que não tenha pelo menos 10 anos de aulas em cima quase todos os dias com um professor de qualidade?

Se me der exemplos concretos... acredito em si DB, se não der... não acredito. É muito simples.


Acrescento ainda, que muitos desses cavaleiros de TOP, ainda hoje em ida com toda a experiência que têm, mesmo tendo sido campeões do mundo, recorrem regularmente a ajuda de professores, para os ajudar a corrigir, pois sabem que a sua perspectiva da sua própria maneira de montar, é muito diferente de quem vê de fora...


Claro que em Portugal, já nascemos todos ensinados, e os resultados saltam à vista. (irónico, para não haver dúvidas)

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#27 Mensagem por Rogers » quarta jul 19, 2006 3:23 am

Joana o objectivo do forum não é criticar a resposta dos outros, mas dizer a tua opinião se não as pessoas mais envorgonhadas não vão querer fazer comentários logo haverá menos participações. Vamos todos fazer um esforço para tornar o forum mais convidativo, o Sr João consegui e está muito mais agradável. Não vamos discutir por pequenas coisas :roll: .

Uma pessoa pode aprender muito sozinho, especialmente quando as contas estão apertadas. o que deve fazer é frequentar alguns estágios. E ter senso comum nas escolhas dos conselhos que ouve(isto não é uma critica a ninguém daqui do forum).

jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#28 Mensagem por AnaE » quarta jul 19, 2006 3:41 am

Rogers,

O estilo da Joana é esse e ainda pode ser bem pior :D ... não vale a pena censurá-la que ela não muda!... e depois ainda mete férias do forum outra vez e em vez de menos um são menos dois participantes...

É bom termos tantas cavaleiras por aqui! :wink:

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#29 Mensagem por Joana Abreu » quarta jul 19, 2006 4:39 am

O objectivo do fórum é a troca de ideias, o que pode incluir criticas uns aos outros...
... eu vivo bem com as criticas, e tento aprender com elas!

E se ler com atenção o meu post anterior, estou a tentar trazer a discussão para um nível objectivo!!!

É fácil afirmar que se aprende bem sozinho...
... e eu só perguntei qual é o cavaleiro de reconhecida categoria internacional que aprendeu a montar sozinho?

Se me derem dados e nomes concretos, mudo de opinião... senão recomendo que mudem a vossa!!!

Se os frequentadores deste fórum ficam afectados da cabeça, quando lhes fazem uma simples pergunta, então tomem uma calmante :lol:

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#30 Mensagem por luis pedro » quarta jul 19, 2006 5:17 am

Olá,
Aquilo que afirma a Joana Abreu só poderá pecar por defeito, pois se assistirem a qualquer concurso internacional, em que participam concorrentes com muitos, muitos anos de experiencia irão verificar que só em rarissímos casos, não se fazem acompanhar de um treinador.
Aqueles cavaleiros já consagrados que montam sozinhos tem o cuidado de, como diz a Rogers, frequentar com assiduidade estágios para não "resvalar".

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Obstáculos”