Rias/Oxers

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Mensagem
Autor
mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

Rias/Oxers

#1 Mensagem por mig_abreu » sexta jul 07, 2006 12:06 am

Boa tarde a todos,
Espero que me possam dar uma pequena ajuda. Tenho um cavalo de 5 anos que já fez algumas provas pequenas de obstáculo (50, 80, 90 e 1mt) mas que entretanto ficou com medo de saltar os oxers e recusa, até os mais pequenos (+/-50cm altura) e estreitos recusa. Últimamente já começou a saltar estes pequeninos +/-, mas mesmo assim vai para eles com medo, aos "s", e com "muita perna". O que posso fazer para ele voltar a ganhar confiança e voltar a saltar normalmente. Para um oxer de 90cm, ele só faz através do stick e mesmo assim... :( :roll:

Obrigado

Miguel

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » sexta jul 07, 2006 8:19 am

Olá Miguel,
Antes de mais o teu cavalo tem de aprender a trabalhar a trote e a galope, passando por cima de varas no chão e pequenos obstáculos (por ex: cruzes muito baixas - 30 a 50 cm) mantendo o andamento e a velocidade em descontracção e, a pouco e pouco, com a menor intervenção possível por parte do cavaleiro. É um trabalho para fazer com paciencia, com transições frequentes ao passo (após a transposição das pequenas cruzes) e progressivamente ir aumentando a as dificuldades, a cruz passa a vertival e este a oxer. Deverás começar o aquecimento sempre por saltar muito pequeno, mesmo quando já estiver confirmado a passar 1,10 ou 1,20 m.
Estes conselhos podem ajudar mas não substituem a ajuda, que deves procurar, de um treinador com experiencia em obstáculos.
Cumprimentos,
Luis Pedro

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#3 Mensagem por Joana Abreu » segunda jul 10, 2006 2:24 am

Mi_Abreu,

Não te ofendas com o que te vou dizer...

... mas claramente não tens experiência para ensinar um poldro a saltar, e o melhor conselho que te posso dar, é arranjares na tua zona al´guém credível, com experiência que te ajude a ensinar o teu cavalo.

Lembro que nessas idades, se ensinas mal, "estragas" o cavalo para sempre!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poldro

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 6:54 am

Mais uma vez a Joana tem razão.

Como não vais encontrar ninguém na tua zona credenciado....vende o Cavalo e dedicate a ver os outros saltar.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

#5 Mensagem por mig_abreu » segunda jul 10, 2006 5:52 pm

bom dia,

Obrigado pelas resposta. Luís Pedro, muito obrigado pelas dicas, parecem-me muito bem e vou já começar a experimentar. Na verdade, já comecei a saltar bem baixinho e ele agora parece começar a divertir-se outra vez com os saltos.
em relação à parte de o entregar a alguém com experiencia, já o fiz, com 2 pessoas supostamente de conficança e experiencia, mas umas das pessoas deixou-me o cavalo que ninguém conseguia monta-lo ser ele, a 2ª pessoa deixou o cavalo apavorado com com saltos, porque o quis por a saltar de um dia p o outro muito alto, e ele apanhou sustos em alguns saltos por puxarem muito por ele, e depois apanhou para o obrigarem a saltar e ele ficou assim :( . Agora, com a minha pouca experiencia em cavalos novos, mas com muita paciencia e sem o chatear muito, ele está a recuperar aos pouquinhos, já encara um salto pequeno como uma brincadeira e não como uma tortura como estava a acontecer quando o tirei das mãos do 2º profissional.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poldros

#6 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 8:17 pm

Miguel


O que te aconteceu,acontece a muita gente donde eu fundamnento as minhas duvidas sobre as competemcias dos credenciados.

Para que fiques a saber que isso que te aconteceu é mais vulgar do que te pode parecer,eu costumo a cada Cavalo que me vem às mãos,começar com ele do principio como se o fosse desbastar,e deparo com fases do desbaste que não foram feitas.Mesmo com Cavalos de idade ,mais avançada.

Faço o "desbaste" a todos os Cavalos,ou seja, começo do principio,e "páro" em algumas fases mais um pouco de tempo mas no total é uma questão de 2 ou 3 semanas para um Cavalo já bem montado.

Serve isto não só para recordar ao Cavalo coisas que já tnha aprendido,como para aprender coisas novas,como para creares um entruzamento com ele para que de futuro o trabalho seja mais frutuoso.

Acerca dos credenciados,acho que já toda a gente tem queixas,mas é assim.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

desbaste

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 8:22 pm

.


FICA AQUI UMA DICA DE UM PRÁTICO PARA OS CREDENCIADOS

saudaçõpes Marialvas





.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#8 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 11, 2006 3:36 am

O Sr.João de Deus tem idade, mas não tem experiência para se entitular de "um prático".

Prova disso, é a qualidade das dicas que dá.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pratico

#9 Mensagem por João dee Deus » terça jul 11, 2006 5:18 am

Mas tenho uma fotografia no avatar e o numero do telefone na página.

Toda a gente sabe que eu sou,não aperto a mão é a toda a gente.....Há casos que prefiro dar um beijinho. :wink:

saudações Marialvas e pode vir conhecer-me quando quiser,não venha é disfarçada.....ou já cá esteve e eu não sei.?Pode muito bem ter acontecido.

.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#10 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 11, 2006 5:41 am

Ao menos tenha coragem para fazer ameaças como deve ser...

... agora ameaças veladas???

Não se meta nisso... se calhar ainda tinha uma surpresa, e o seu orgulho "masculino" nunca mais se levantava!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » terça jul 11, 2006 6:03 am

A ameaça velada era o beijinho.?

Agora há casos em que o meu orgulho masculino não se levanta e é quando não acha motivação suficiente.
Isto é como os Cavalos precisam de motivação para saltar.(obstáculos)

Agora, eu meto-me em todas,não me desencorage.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#12 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 11, 2006 6:16 am

Se for só essa a ameaça... passa!

Disse meter-se em todas, ou queria dizer meter-se com todas??? lol

Acho que faz muito bem, a vida são dois dias, e um dia já passou!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » terça jul 11, 2006 6:29 am

Sabe que os homens dos Cavalos,especialmente os antigos,e mais ainda os Marialvas,que são feios brutos e cheiram a Cavalo,já tiveram o seu tempo.Quando as Mulheres eram outras.

Agora são mais os novos Marialvas,louros,mais sensiveis,meigos,atenciosos,bonitos,perfumados,que só pecam por vezes "ficarem nas covas" e perderem o pio nas alturas mais decisivas.E elas não perdoam essas falhas.Especialmente se houver público.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » terça jul 11, 2006 6:37 am

mig_abreu Escreveu:bom dia,

Obrigado pelas resposta. Luís Pedro, muito obrigado pelas dicas, parecem-me muito bem e vou já começar a experimentar. Na verdade, já comecei a saltar bem baixinho e ele agora parece começar a divertir-se outra vez com os saltos.
em relação à parte de o entregar a alguém com experiencia, já o fiz, com 2 pessoas supostamente de conficança e experiencia, mas umas das pessoas deixou-me o cavalo que ninguém conseguia monta-lo ser ele, a 2ª pessoa deixou o cavalo apavorado com com saltos, porque o quis por a saltar de um dia p o outro muito alto, e ele apanhou sustos em alguns saltos por puxarem muito por ele, e depois apanhou para o obrigarem a saltar e ele ficou assim :( . Agora, com a minha pouca experiencia em cavalos novos, mas com muita paciencia e sem o chatear muito, ele está a recuperar aos pouquinhos, já encara um salto pequeno como uma brincadeira e não como uma tortura como estava a acontecer quando o tirei das mãos do 2º profissional.
Olá mig_abreu,
O Nelson Pessoa tem uns DVD's muito bons sobre o trabalho de obstáculos, se conseguires arranjar...
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

CREDENCIADOS

#15 Mensagem por cervantes » quarta jul 12, 2006 9:26 am

Olá a todos!

Não hà nada como "estar fora" uns dias para ver a verdadeira animação!
Ameaças e Beijos... Eh! pá que o tema Obstaculos é que está a dar! Tenho pena que é que o espaço do TREC tenha andado tão MORTO. :lol: :lol: :lol:

Amigo João,

Não gostei muito desta dos "credenciados", eu pessoalmente tenho meia duzia de papeis que me custaram muito tempo e "éolicos", pelo que sou obrigado a dizer aqui (sem puxar a sardinha à minha brasa) que também há bons CREDENCIADOS por este Portugal e em ultima analise é neles que estes jovens devem procurar ajuda, aliás como já tenho referido aqui no Fórum. Más pessoas e maus profissionais, "há-os em todo o lado e em TODAS as actividades". A excepção não pode é confirmar a regra.

Cumprimentos TRECeiros, deste humilde DOCENTE de EQUITAÇÃO que até é CERTIFICADO!


Virgilio Cervantes

Responder

Voltar para “Obstáculos”