Recusas de saltos

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Responder
Mensagem
Autor
cavalosy
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: terça abr 04, 2006 1:12 am

Recusas de saltos

#1 Mensagem por cavalosy » quarta ago 23, 2006 10:41 pm

Boa tarde,

surgiu-me e a ideia de colocar este salto pelo seguinte: frequentemente vejo quer em provas quer em treinos, quando um cavalo recusa um salto levar logo a seguir uma "carga de stikadas". Nas provas não conheço a história do cavalo nem a evolução após a prova, mas alguns cavalos que conheço que estão no mesmo centro hipico que frequento e por isso acompanho melhor o desenvolvimento, noto que, por mais que lhe batam, eles continuam a recusar, e quando saltam, fazem-o nervosos. Será que este bater com o stick sempre que há uma recusa não leva a mais recusas ou é mesmo assim que o cavalo deve ser corrigido :?: :?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

bater

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 23, 2006 11:00 pm

Cavalosy

Bater nunca,pelo menos da meneira que nós entendemos uma tareia.

O bater no Cavalo tem o seu tempo e justificação.

Essa não faz parte das "justificadas".

Bater num Cavalo,só se deve fazer com apenas um movimento,como um susto oportuno,porque a segunda chibatada já o vai apanhar num estado animio alterado em que já não resulta no sentido que queriamos.


Nesse caso,como já aqui dise recentemente,se não é problema fisico,tem de se recomeçar de novo como se o fossem ensinar a saltar pela preimeira vez até ele recuperar a auto confiança,,,,nele...e no cavaleiro.

Volto a recordar que mais de uma chibatada só estraga e há uma factura a pagar no futuro em todo o trabalho já feito.

Isto é importante

Despejemos as nossas furias num duche bem frio...digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

monitores

#3 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 23, 2006 11:01 pm

.~



De notar que não me referi aos Monitores :lol: :lol:




.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta ago 24, 2006 12:53 am

Eu também tenho visto a aplicação desse método das chibatadas... até na prova do Estoril e com a cavaleira n.º1 do mundo.

O cavalo atrasou-se e pisou a vala de água, e ela deu-lhe ali a lição "on the spot" bem com ele virado para a vala de água tipo "para que não te esqueças"!

Sinceramente não estava à espera de ver isto numa prova destas... e também foi o único... só outros poucos cavaleiros empregaram uma chibatada de incentivo antes do salto.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

castigo

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 4:41 am

Ana

Não percebi...

Ela castigou-o depois da prova-?

"Atrazou-se e pisou a agua" dá a ideia que passou o obstaculo....

Se depois o castigou virado para a água...

Explica melhor
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Re: monitores

#6 Mensagem por cervantes » quinta ago 24, 2006 6:35 am

João dee Deus Escreveu:.~



De notar que não me referi aos Monitores :lol: :lol:




.
Esta agora amigo João... não entendi!

Explique-me lá... como se eu fosse muito... LOIRO! :lol:

Cts TRECeiros,

Virgilio Cervantes

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#7 Mensagem por Rogers » quinta ago 24, 2006 6:47 am

Ollha aí que eu sou loira e monitora :twisted: :twisted:

:wink: :lol: :wink: :lol: :D
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

monitor

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 6:48 am

Estão sempre a dizer que eu ando sempre "em cima" dos monitores...

Os acontecimentos num centro hipico como as tareias nos Cvalos estão sob a responsabilidade dos monitores....digo eu.

Como não os mensionei.....subentende-se.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Porrada Valente nos Cavalitos!

#9 Mensagem por cervantes » quinta ago 24, 2006 6:57 am

Amigo João e demais foristas (Loiros incluidos)! :D

Acabei de postar uma que acho das "MELHORES"... Das TAIS, que até tem a ver com o assunto:

viewtopic.php?p=6745#6745

Rogers,

Desculpe lá a brincadeira das "loiras"... falo no geral e não no particular! :lol:

Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes


P.S.: O que Portugal necessita é de mais MONITORAS LOIRAS! :lol: :lol: :oops:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » quinta ago 24, 2006 6:59 am

Nunca foi uma pessoa muito violenta com os cavalos, deves-se castigá-los no momento certo e de maneira adequada á situação, os cavalos recusam-se por várias razões e a maior parte delas é por culpa do cavaleiro ppor isto ou por aquilo (dor fisico por parte do cavalo, um queixal dado pelo cavaleiro, mal apresentado ao salto, apresentá-lo a saltos demasiado grandes...) e ao bater no animal nestas ocasiões só vai confudi-lo e assustá-lo ficando o mesmo com cada vez mais medo dos obstáculos e assim recusando cada vez mais, MAS tb há certos cavalos que exprimentam o cavaleiro com recusas para ver se passa!! e estes casos são em muito menor numero que o anterior, aqui entra a sabedoria em saber se deve ou não castigá-lo.

Uma coisa importante que aprendi no ensino, é que a chibata não serve para castigo, mas sim para pedir um pouco mais de impulsão, elevação ou amplitude, mas nunca como castigo, se for necessário castigar utiliza-se um chamada de atenção forte e brusca com as pernas. Ainda estou a tentar por isto em pratica a full, pois ainda recorro de vez em quando ao castigo com a chibata, mas felizmente estou a perder esse mau hábito ou então os cavalos estão todos a portarem-se tão bem que já não precisam de castigo. :wink: :D
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » quinta ago 24, 2006 8:51 am

Olá AnaE,
O castigo apropriado no momento em que se produz a falta é muitas vezes a solução adequada, no entanto se o cavalo sistemáticamente se "pára" ao obstáculo será necessário procurar as causas dessa reacção que não a má vontade. É importante lembrar que o castigo deve ser aplicado consciêntemente e ser directamente proporcional á falta que pretende punir, não deve NUNCA ser aplicado por impulso emocional(desatar á varada).

Rogers, a punição por uma acção das pernas pode ser contraproducente porque se actua por uma acção conjunta das pernas, muito provávelmente com o bico da espora e sem "soltar" a mão, esta acção é muito semelhante e pode confundir-se com o "efeito de conjunto" que produz a paragem (quase instantânea) do cavalo e tem como grande inconveniente conduzir ao acuamento.
A vara quer como auxiliar das ajudas impulsivas, quer como reforço das ajudas laterais, quer ainda como meio de castigo (criteriosamente utilizado) continua a ser insubstituível.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#12 Mensagem por cervantes » quinta ago 24, 2006 8:57 am

luis pedro Escreveu:A vara quer como auxiliar das ajudas impulsivas, quer como reforço das ajudas laterais, quer ainda como meio de castigo (criteriosamente utilizado) continua a ser insubstituível.

Luis Pedro
Em complemento...

Basta ir até às Terras de Mafra para se ver MESTRES a montar com o auxilio de DUAS varas!

Lá terão as suas razões!...

... Digo eu


Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » quinta ago 24, 2006 5:52 pm

Sr. João de Deus foi assim como lhe disse!
O cavalo atrasou-se e pisou a vala de água, e ela deu-lhe ali a lição "on the spot" bem com ele virado para a vala de água tipo "para que não te esqueças"!
O cavalo pisou a vala... ela parou... virou-o para a vala deu-lhe umas sticadas valentes e foram embora.

cavalosy
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: terça abr 04, 2006 1:12 am

#14 Mensagem por cavalosy » quinta ago 24, 2006 6:03 pm

na minha opinião :oops: pelo que me tenho apercebido nos cavalos que vou observando, acontece o que a Rogers disse: quando mais apanham mais medo tem e mais recusam, ou seja, provoca exactamente o efeito contrário. parece que eles não associam que lhe bateram por ele não ter saltado, mas antes o cavalo associa que quando vai saltar vão lhe bater e por isso tenta fugir do salto. Será que é assim? :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

saltos

#15 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 8:41 pm

Cavalosy


Para os Cavalos os saltos teem duas fases distintas o ante e pós salto,dificilmente acontece a hipotese intermédia que é quando eles entram pelo salto dentro.

Os estimulos antes do salto que podem ser uma chibatada para o acordar e aplicar-se,que tem de ser dada a uma distancia do salto oportuna que cada Cavalo tem a sua e o cavaleiro é que tem de saber.
Deverá ser,de um grosso modo à entrada dos "terrenos do salto",porque para o Cavalo esse terreno também existe.
.A tal seticada unica e oportunaSerá o tal susto de que falei antes

Se forem duas ou mais corre-se o risco de ele se desconcentrar e resultar ainda pior.Depende do sangue dele,se for nobre é pior,se for mais cobarde até poderá ser presciso.

Bater depois do salto e ainda por cima mudando de direcção ao voltá-lo para trás,para mim,é falta de sensibilidade e compreensão de como funciona a cabeça de um Cavalo.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Obstáculos”