O uso de esporas?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Responder
Mensagem
Autor
nunodias
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: sexta mar 19, 2004 11:39 pm

O uso de esporas?

#1 Mensagem por nunodias » quarta dez 20, 2006 6:44 am

Boa noite a todos,
tenho uma questão a colocar eu comecei novamente a montar à cerca de um ano e neste momento estou na sela A a seguir ao volteio e já fiz alguns saltos bastante pequenos como é obvio, mas ao contrario de outras escolas, na minha eles não são a favor de usar esporas, pois a pessoa deve primeiro saber trabalhar com as pernas sem esporas, como forma de ajuda, e só mais tarde é que se começa a usar esporas.

A minha questão não têm nada a ver com o facto de eu querer ou não usar esporas, mas sim para me esclarecerem-me neste assunto das ajudas que eu penso ser importante.

Obrigada e cumprimentos

Nuno Dias

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » quarta dez 20, 2006 7:22 pm

Olá Nuno, na minha opinião acho que é essa a abordagem correcta e da minha experiência podemos montar até um nível bastante alto sem esporas pois ha cavalos muito sensiveis à perna.

Pelo que me tem sido dado a observar dessas escolas que há por aí, o uso "precoce" das esporas deve-se geralmente aos cavalos "de escola" já estarem tão desarranjados que se furtam completamente á acção da perna... e os professores não querem ter trabalho a voltarem a arranja-los.

Recentemente fui ter aulas num local em que os cavalos me foram apresentados como muito arranjados. Eu já não montava com esporas há anos... porque com o meu cavalo já tinha deixado e utilizar há muito porque ele realmente respondia muito bem à perna... falta de andar para a frente não lhe faltava, nesse local enfiaram-me logo uns esporins de roseta dentada como nunca tinha usado... e olhe que mesmo assim foi um castigo para por o cavalo para a frente. :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 20, 2006 8:33 pm

Nuno

Não sei a que nivel estás,mas os cavalos de escola com manhas teem o seu lugar e fazem falta para que os alunos não pensem que todos os cavalos são para montar, e meter moeda, e vamos embora.

O simples facto de teres que "dar á perna" faz com que ganhes equilibrio ao fazê-lo e descontração que nos primeiros tempos fazem falta.

Depois,e por isso te disse que não sei a que nivel estás,já há outros pormenores a atender na aprendizagem em que estar sempre a dar à perna só prejudica e já dificulta esse nivel.

Portanto adapta isto que te disse à tua realidade.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 20, 2006 8:36 pm

Pensei que estivesse na escola a responder mas vou lá por este post melhorado
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » quarta dez 20, 2006 11:22 pm

mas os cavalos de escola com manhas teem o seu lugar e fazem falta para que os alunos não pensem que todos os cavalos são para montar, e meter moeda, e vamos embora.
... até podem ter o seu papel numa determinada fase inicial... mas não tenho dúvidas que a causa de estarem assim resulta da falta de trabalho e não da eventual vantagem pedagógica.

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#6 Mensagem por Miguel Santos » quinta dez 21, 2006 6:46 am

Nuno,
Fizeste alguns saltos logo a seguir ao volteio???

Desconheço essa designação de progresso de selas... eu frequento uma escola em que o progresso se faz por volteio/sela1, sela2, 3, 4, ...

E os saltos só teem lugar na sela 3... todavia cada escola tem o seu progresso específico e não pretendo com as minhas informações colocar de todo em causa a qualidade da entidade que te está a formar enquanto cavaleiro.

Sem dúvida que concordo na generalidade com o que foi dito... basicamente deves desenvolver as ajudar "naturais" da perna... e montares sem ESPORINS (saliento ESPORINS e não ESPORAS) faz com que desenvolvas a perna e te atinjas uma capacidade de equitação bem superior.

Todavia existem casos em que o cavalo tem "falta de sensibilidade/manhas" e aí necessitas de usar esporins e volto a salientar esporins e não esporas...
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » quinta dez 21, 2006 7:06 am

Olá Nuno,

Faz muito bem o teu instrutor não deixar usar esporas durante a iniciação.

Mais adiante, quando a colocação em sela o permitir (bem sentado, equilibrio estável, bem ligado ao movimento com as pernas descontraidas envolvendo o cavalo e "quietas" no seu lugar), então sim, poderás começar a usar (aprender a) as esporas.

Na gíria equestre portuguêsa chamam-se "esporins" ás esporas sem roseta e simplesmente esporas ás que dispõem desta. Existem esporins extremamente agressivos (afiados em bisel) e esporas bastante suaves (as de roseta grossa com bicos rombos e boleados ou as sem bicos).

Luis Pedro

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#8 Mensagem por Miguel Santos » quinta dez 21, 2006 7:28 am

Amigo Luís Pedro,

Por lapso nãofiz entender da melhor forma quando me referi aos esporins e às esporas... :roll:

Penso que a mensagem passou mas mesmo assim fica a correcção, o que eu queria dizer é que por norma, são obrigatórios esporins de "pua" (acho que a designação está correcta) arredondada e pequena ou média, ou seja, jamais se equaciona o uso de esporins ou esporas agressivos/contundentes para com os cavalos (isto na generalidade das escolas)
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quinta dez 21, 2006 7:55 am

Olá Miguel,

Apenas tentei esclarecer as diferenças entre uma coisa e outra.

A "pua" é nome da haste que suporta (ou não) a roseta.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#10 Mensagem por cervantes » quinta dez 21, 2006 8:03 am

.

"PARA UM BOM CAVALO, UM BOM PAR DE ESPORAS!"

Se a memória não me engana, esta frase é do Cor. Netto de Almeida, no seu livro "Equitação, como e porquê?".

Claro está, como o conteúdo do seu livro, as esporas não são para principiantes.

Digo eu... concordando com o Luís (o que em contéudos meramente equestres é normal).

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

#11 Mensagem por LaurokaPlay » terça jul 22, 2008 8:59 pm

Básicamente, na minha ópinião, não comeces logo a usar esporas, sou a favor do uso e eu uso esporas (ou esporins redondos ou esporas de moeda), mas antes de usares as esporas, deves primeiro saber ter a perna quieta prencipalmente no galope, pois porque se não tiveres sem querer vais acertar no cavalo e ele pode asselarar mais do que tu queres.(A primeira vez que usei esporas a égua não punha a trote por mais que eu puxasse, pois eu não tinha a perna quieta) e deves claro, primeiro saber dár as ajudas sem esporas, pois as esporas servem para alargar o andamento, e para ajudar as ajudas( :lol: ) não para ser as ajudas.
Laura A

Responder

Voltar para “Obstáculos”