Novata

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#31 Mensagem por João dee Deus » sexta dez 01, 2006 6:04 am

Eu não tenho tantas "prateleiras" assim,e acho que há semelhanças entre os obstaculos do CCE preliminar e alguns do PTV para não dizer que são iguais.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

.

#32 Mensagem por cervantes » sexta dez 01, 2006 7:06 am

João,

Uma prova de TREC pode ter troncos a 1,10mt, fossos com 1,50m e contra-baixos com 1,40mt.

Uma preliminar de CCE pode ter dificuldades idênticas mas não com esta "dimensão".

O que eu percebi do seu post anterior foi que uma prova de TREC teria dificuldades inferiores a uma prova de iniciação de CCE, como quem diz: hã.. o CCE iniciação é tipo TREC... brincadeira de crianças.

Estou a falar de "esforços", não falo de "princípios e filosofias", pois enquanto no CCE estamos a trabalhar sobre conta-relógio, no TREC falamos em "estilo e eficácia", com andamentos livres entre dificuldades.

As disciplinas, repito, nada têm a ver uma com a outra, apesar de poderem utilizar dificuldades semelhantes e apesar de existir uma ou outra "corrente" a pretender colá-las.

Sabe que por exemplo no Brasil existe o HIPISMO RURAL, que não sendo CCE pode ser confundido com este? http://www.abhir.com.br/



Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: .

#33 Mensagem por luis pedro » sexta dez 01, 2006 9:07 am

João dee Deus Escreveu:Companheiros

Cheguei agora da Herdade da Barroca Dalva onde "fui tirar as medidas àquilo" e assisti à prova de Ensino e de Obstáculos de CCE nas categorias de Preliminar e 1 estrela que são as mais baixas em termos de dificuldade.

O CCE TEM O FUTURO GARANTIDO EM PORTUGAL COMO SEMPRE TIVE A IMPRESSÃO QUE IA ACONTECER JÁ FAZ ALGUNS ANOS

NA PROVA PERLIMINAR QUE É A DE INICIAÇÃO ESTVERAM 46 CONCORRENTES

À excepção de um ou dois "cotas" era tudo malta nova e bem disposta.

Vamos num futuro muito breve ter campeões,podem escrever.

Pelo que pude ver destes concorrentes,e vou referir-me apenas ao Perliminar,eles teem muito mais treino em saltos do que em ensino sendo que alguns mal sabem montar.
Mas isso não interessa nada porque o que interessa é estar lá.

A reprise de ensino é de fácil cumprimento no sentido de cumprir o que está escrito,mas muito criteriosa na perfeição dos andamentos e transições.
Julgo eu que qunado não há exercicios dificeis,como piaffes,passagens de mão etc, os ajuizamentos requerem mais precisão......Mas o Luis rectificará...torno a dizer eu..

Nos saltos reina aquela mania de andarem engalfinhados nos estribos (o que perdoa erros de sicronismo)para saltarem um metro, mas que tira o dominio de perna ao cavaleiro que como a maioria deles montam cavalos de metro e meio (percursos)brincam com o obstáculo e como o cavaleiro não o endireita com as pernas que estão cá em cima ...borregam ou derrubam.Andam à borla...Estamos a falar de jovens cavaleiros

Toda a gente sabe que os cavalos que treinam alturas maiores,o que para estas provas também é um erro,quando encaram estes pequenos saltos substimam-nos .
.
As pessoas teem de se convencer que quanto ao estribar,não há uma maneira de estar em sela tipo "chapa 5".
Deve estribar-se e usar selas,em consequencia daquilo a que nos propomos fazer.(Há bailes para todos :lol: )
Comprido no ensino ...mais curto nos saltos de metro e ainda mais curto à medida que as alturas dos obstáculos sobem,com selas que permitam o relativo avanço dos joelhos,claro está,.Onde para essas grandes alturas já os cavalos teem de estar muito bem metidos e a perna já não é tão essencial no sentido de o amparar.

Amanhã vou ver a ultima parte que é o corta-mato que se vai compor de 15 saltos no campo a uma velocidade de 450 metros por minuto.
durante 2100 metros.

Depois digo como foi,mas para já fica registado o meu entusiasmo em ver tanta malta a concorrer,

saudações Marialvas
Olá João,

Desculpe só agora é que vi este tópico.

É sempre bom ver tanta gente a entrar, esperemos que continue. O CCE já tem muitos anos mas tem sido dificil conseguir uma base sólida que garanta continuidade, tem andado aos altos e baixos, pode ser que desta vá.

A precisão nas provas de ensino é o minimo exigivel, nas provas de Grande Prémio (por exemplo) não se ganha a "atirar á zona".

Tem razão em relação aos obstáculos, como é bom se passa, é mau se derruba ou não passa há a tendencia para esquecer o resto.
É fundamental que as pernas se mantenham "no sítio" para manter o movimento fazendo com que o cavalo siga na direcção que as rédeas indicam mas não é com as pernas que se endireitam os cavalos, estes endireitam-se "pela frente".

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#34 Mensagem por luis pedro » sexta dez 01, 2006 9:17 am

Olá João,

Neste último post, o Cervantes, fez uma chamada de atenção muito importante para si em especial no que respeita ao trabalho do cavalo, atenção os obstáculos podem ser muito semelhantes quer na apresentação, quer nas dimenções mas cuidado com o "pulmão" do cavalo, a seguir ao salto não há retorno á calma é necessario recuperar o galope, que inevitávelmente, o obstáculo cortou. A velocidade de 450 m/m representa galopar, entre os saltos, a cerca de 500 ou um pouco mais, depende do tempo que se perde.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#35 Mensagem por João dee Deus » sexta dez 01, 2006 5:27 pm

Cervantes

Eu não confundo nem misturo as coisas mas posso perfeitamente compará-las porque estou isento de "defender damas" o que me dá uma liberdade total.
Gosto imenso do TREC mas para mim é uma disciplina como outra qualquer.

Não é dificil arranjar analogias entre alguns obstaculos de PTV e os obstaculos de CCE.

A dimensão não é o mais importante mas sim o aspecto que pode ser temerario.
Um obstaculo mal abordado de metro,em termos de esforço, equivale a outro de metro e vinte bem abordado.......

Portanto amigo Cervantes,e o futuro o dirá,o TREC vai ser a rampa de lançamento de cavaleiros de CCE.

Luis

Também é com as pernas que se MANTEEM os cavalo na direcção certa.

Acerca do pessoa estar a aderir,acho que esta iniciativa das provas de inverno veem dar continuidade e o entusiasmo não arrefece.
Manter a forma dos cavalos e o interesse dos donos é fundamental mais ainda quando temos normalmente invernos suaves em relação a outros países.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#36 Mensagem por João dee Deus » terça jan 16, 2007 6:04 am

.



Já está disponivel o calendario de CCE para os proximos 3 meses no Portal da Cavalonet........mas na pagina da FEP ...ainda não.....

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Concurso Completo”