Diferenças entre as várias Escolas

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Diferenças entre as várias Escolas

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta dez 13, 2006 9:42 am

Gostaria que dessem as vossas opiniões sobre as diferenças entre os cursos de Técnicos de Gestão de Equinos das escolas:

- Escola de Alter do Chão
- Escola de Abrantes
- Escola de Vila Franca de Xira (já extinta)

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#2 Mensagem por alegrete » quarta dez 13, 2006 9:49 pm

a escola de alter em termos de condiçoes e melhor do que a de abrantes ja que as infra-estruturas eram financiadas pelo estado visto que ali se encontra a coudelaria...
penso que a de abrantes neste momento tem melhores professores que a de alter .
Aecola de vila franca era um polo da escola de abrantes enquanto as infra-estruturas nao estavam costruidas em abrantes , mas tambem ai se formaram bons monitores
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Pedro Graciosa Jr
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 14, 2006 8:34 am

-

#3 Mensagem por Pedro Graciosa Jr » quinta dez 14, 2006 8:41 am

concordo com a opinião de Duarte Alegrete, a escola de alter tem umas infraestruturas melhores do que a de abrantes, mas o ensino é melhor em abrantes, não é um facto basta acedermos ha qualidade dos monitores e ajudantes de monitores k de la saiem formados!e para que nao deixe confusão nao vamos comparar notas, pois os professores são diferentes e tem diferentes critérios de avaliação com certeza!

Maria Duarte
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 21, 2006 5:56 am

#4 Mensagem por Maria Duarte » quinta dez 21, 2006 6:18 am

Olá, sou da turma 1998/2001 TGE de Alter do Chão e fiz parte de uma das turmas que estreou o Picadeiro grande coberto:) Independentemente do corpo docente, que pode ser composto por cavaleiros mais ou menos bons, eu fui exposta a muitos professores e formas de montar e adaptei-me de forma a compreender o que me era transmitido. Aos poucos apercebi-me que o corpo docente não faz milagres e temos de ser nós a querer mais e a procurar formas e pessoas que nos façam evoluir. A força do meu grupo de amigos com os quais fazia provas fez-me evoluir mais do que as horas de lições.

Conheci muitos profissionais, observei e tentei compreender muitos binómios cavalo-cavaleiro e saí de Alter com vontade e capacidade para aprender e me definir como cavaleira.

Admito que Alter está diferente dos tempos em que eu lá andei, parece que o entusiasmo e a chama equestre abrandou. Mas apesar de tudo, e em qualquer lugar, os cursos de monitor merecem uma reforma e uma revisão pois estão deslocados da nossa realidade equestre profissional.
No fundo, depende de nós sermos melhores, o professor não preenche as lacunas dos seus alunos, mas ajuda-os a encontrá-las. :D

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » quinta dez 21, 2006 7:27 am

Olá Maria,

Bem vinda ao Fórum.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

EPAC

#6 Mensagem por cervantes » quinta dez 21, 2006 8:13 am

Olá Maria,

Bem vinda!
Hoje tive o prazer de (re)encontrar o Mestre Martins de Abrantes aqui no Porto, infelizmente no funeral da Filipa Leite Rodrigues.
Pela altura em que andou em Alter, com certeza foi aluna dele.
Quem tem um professor deste nível durante 3 anos, que respira a equitação por todos os seus poros, com toda a certeza é uma boa cavaleira e uma excelente monitora (sem menosprezar outros Mestres, Instrutores e Monitores da Escola).

Estou certo que a sua chegada a este fórum se vai traduzir numa mais valia para todos nós.

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » quinta dez 21, 2006 4:57 pm

Bem vindos Pedro e Maria ao fórum e esperamos a vossa colaboração porque nunca somos demais nem falamos o suficiente...

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#8 Mensagem por alegrete » sexta dez 22, 2006 6:21 am

caro pedro graciosa :
gostava que desse a opiniao acerca dos professores da escola de abrantes.
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Luis Santos
Mensagens: 3
Registado: segunda jun 19, 2006 9:23 am

#9 Mensagem por Luis Santos » domingo dez 24, 2006 10:48 am

Olá Maria,
Gostei imenso de ler o que escreveste! Como sabes sou da turma 2000/2003 TGE de Alter do Chão, ainda foste minha veterana! Embora não vá a Alter há imenso tempo, tambem estou com a ideia de que aquilo já não é a mesma coisa de que quando eu por lá passei... as amizades que lá fiz foi a melhor coisa que por lá encontrei quanto à equitação é com enorme tristeza que digo que foi depois de ter saido de Alter que encontrei o verdadeiro significado da palavra equitação! Mas tudo isso se deve a idade pois entrei em Alter do Chão tinha eu 16 anos e para um menino que sai de Lisboa e vai para o Alentejo viver sozinho é normal! Neste momento estou a viver e a trabalhar nos EUA Los Angeles California, a montar lusitanos com o Mestre João Oliveira mas acreditem que para lá chegar tive de penar... É com enorme orgulho que vos digo que fui e serei sempre um aluno que começou em ALTER DO CHÃO...


Com os melhores cumprimentos Luis Miguel Santos

Pedro Graciosa Jr
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 14, 2006 8:34 am

-

#10 Mensagem por Pedro Graciosa Jr » quinta jan 04, 2007 12:08 am

bem quanto aos professores de abrantes nao tenho muito a dizer.
acho k sao mtos alunos para poucos professores.logo é dificil passar a palavra e tirar rendimento das aulas

A_R
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 17, 2007 3:38 am

#11 Mensagem por A_R » quarta jul 02, 2008 7:36 pm

actualmente qual é a melhor escola? a de abrantes ou a de alter do chão?
Ana R.

Responder

Voltar para “Cursos Técnico Profissionais”