Mestre Coronel Veloso

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

Mestre Coronel Veloso

#1 Mensagem por alegrete » sexta dez 22, 2006 6:33 am

Caros Forenses,

Gostava que expressassem a vossa opinião em relação ao Coronel Veloso.
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » sexta dez 22, 2006 6:52 am

Olá Duarte,

E porque não a tua opinião, afinal és um dos últimos e mais recentes alunos dele.

Luis Pedro

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#3 Mensagem por alegrete » sexta dez 22, 2006 7:18 am

:lol: :lol: :lol:

-um optimo pedagogo
-um profissional excelente
durante os 3 anos tivemos algumas discordancias porque o seu metodo de ensino penso que se resume ao cavalo "modelo" que e MUITO dificil de encontrar!
tem feito um "bom" ntrabalho mas penso que deixariam o hipismo evoluir nais se o seu metodo fosse um pouco mais actualizado!!!
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » sexta dez 22, 2006 7:43 am

Duarte

Há uma maxima oriental que diz:

NÃO HÁ MESTRES À NOSSA MEDIDA

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Cor. Neves Veloso

#5 Mensagem por cervantes » sexta dez 22, 2006 7:52 am

Alegrete,

Fui Formando do Mestre Neves Veloso em Alter do Chão e na altura olhei para ele como mais um dos formadores.
Mais tarde, voltei a ser formando do Cor. Veloso em Mafra e aí já o achei um excelente formador, que cativou a minha atenção em cada minuto de cada aula.

Acontece Alegrete, que em Mafra o Virgílio (cavaleiro) era outro totalmente diferente do Virgílio de Alter!

Quero eu dizer que para se poder interiorizar tudo aquilo que o Mestre Neves Veloso e outros Mestres que já tenho aqui referido neste fórum, nos transmitem, também é necessário já ter algum "tacto equestre" desenvolvido. Penso que será muito dificil para um aluno das Mouriscas do 1º ano sem conhecimentos equestres ou com conhecimentos equestres limitados, tirar o devido partido do privilégio de uma aula com o Mestre Veloso.

Acho que o Alegrete no seu 3º ano das Mouriscas já era um cavaleiro totalmente diferente daquele Alegrete que frequentou o 1º ano... como executante e até no seu sentido critico, o seu "tacto equestre" era outro, logo capaz de interpretar melhor os comentários e ensinamentos do Mestre e em alguns pontos confrontá-los nomeadamente, com a sua propria experiência e sensibilidade adquiridas.


Cts Cavaleiros,

Virgílio Cervantes

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#6 Mensagem por alegrete » sexta dez 22, 2006 8:44 pm

caro cervantes:

eu desde que entrei nas mouriscas ate sair tive sempre o mesmo metodo de trablho!
os meus resultados hipicos ja eram bons antes de entrar nas mouriscas , por isso penso que nao e por ai..
durante os tres anos aprendi muito com o coronel veloso muito sobre a parte teorica , mas penso que ao coronel veloso lhe falta o "ultimo retoque" , isto e , os principios sao correctos e indiscutiveis mas os pormenores por vezes eles nao os ensinam , nao sei se por falta de conhecimento se por falta de sensibilidade para o observar!
curiosamente as maiores "brigas" que tivemos foram no 3º ano!!! :shock:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta dez 22, 2006 9:48 pm

Duarte

Selecciona lá uma "briga"dessas para o pessoal discutir aqui..

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#8 Mensagem por alegrete » sábado dez 23, 2006 2:02 am

caro joao:
ha coisas que e penso que nao fazem sentido... 8)
metam voces um tema e eu express a minha opiniao! :wink:

e o nosso amigo luis pedro que tem a dizer do coronel veloso?? 8)
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#9 Mensagem por Rogers » sábado dez 23, 2006 3:11 am

Como todos os Professores tem coisas boas e coisas menos boas, e os bons alunos sabem o que devem ouvir dele e o que devem ouvir de outros!!!

Fui aluna dele e tenho muito respeito e admiração por ele, mas com isto não quero dizer que faço tudo o que ele diz, mas que o oiço com muita atenção e cuidado e depois tiro as minhas conclusões.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#10 Mensagem por Dr.Elina » sábado dez 23, 2006 4:46 am

Eu gostei imenso das aulas do Coronel. Era práticamente único quem conseguia impor respeito nas aulas. E mesmo com 22 cavaleiros ao mesmo tempo não havia confusões (aulas de ensino, é claro).

Claro está que também tive os desacordos, mas quem é que não os tem?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » sábado dez 23, 2006 7:32 am

Olá,

Aqueles que conhecem o Cor N Veloso como instrutor tem, ou tiveram, a felicidade de ser orientados por alguém com enormes conhecimentos sobre equitação, extraordinária capacidade de comunicação e com uma experiência quer como professor, quer como cavaleiro, dificil de encontrar nas nossas escolas. Lembro que mesmo alguns alunos mais experientes que vão aparecendo nas escolas profissionais, estão ainda muito longe de atingir o nivel técnico e a experiencia adquirida (em especial) nas provas de obstáculos e de ensino em que o Cor Veloso competiu ao longo de muitos anos.

Quero ainda lembrar aqueles que sentem uma enorme necessidade de referir as suas discordancias e aquilo que aprenderam ou não, que o mérito de ensinar é todo do professor mas o de aprender é todo do aluno.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#12 Mensagem por João dee Deus » sábado dez 23, 2006 7:55 am

Mas essas questões são normais em todas as aprendizagens e ninguem quer por em causa ou mesmo duvidar da competencia porque os feitos falam por si.

Com o andar dos tempos e das circunstancias de vida em que os formandos se tornam formadores,essas opiniões vão mudando naturalmente e embora possam nunca coincidir, pelo menos tornam-se mais tolerantes.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

André Antunes
Sela 01
Mensagens: 32
Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Localização: Lisboa

#13 Mensagem por André Antunes » sexta jan 05, 2007 6:23 pm

Já tive o prazer de ter aulas com ambos os mestre mencionados (Coronel Almeida e Sousa e Coronel Veloso), e com mais alguns.

Mas de todos, aquele que mais me agradou, pelos conhecimentos que tem e pela forma como os transmite, foi o Tenente Coronel Martins Abrantes.

Mas claro, é tudo uma questão de opinião pessoal.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#14 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 05, 2007 10:48 pm

Pois....mas se eu fosse MESTRE DE EQUITAÇÃO dizia às pessoas para não me chamarem coronel,pois destes há muitos, e Mestre de Equitação é um cargo só para alguns.

Bem hajam os Mestres ...e que deem aulas de refrescamento tambem aos Monitores.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

xanatome
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: domingo out 29, 2006 8:13 pm
Localização: Bristol, Inglaterra

#15 Mensagem por xanatome » quarta abr 25, 2007 5:10 am

Tive o prazer de poder ver o Mestre Corornel Veloso a trabalhar no Centro Hipico Equitop, em Caxias ha uns anos atras. Tenho de dizer que gostei muito de o ver montar e de o ouvir. As suas explicacoes tinham "os pes bem assentes no chao", eram sabias e faziam sentido para mim. Claro que os tempos mudam e novas teorias e conceitos vao surgindo. Mas acho que, pelo menos ate a ultima vez que falei com ele, ele esta bem a par das novas coisas e gosta de se actualizar.
Tive o prazer de o ter tanto ao Mestre Veloso como o Mestre Martins Abrantes na minha formacao para Monitor em Abrantes e sem duvida aprendi muito com estes dois grandes Mestres :wink: :lol:

Responder

Voltar para “Mestre, Instrutor, Monitor e de Ajudante de Monitor (Treinador Desportivo Grau IV, III, II e I)”