Federação Portuguesa de Turismo Equestre

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Face às dificuldades da FEP em promover o TE e o TREC acha que se devia criar a Federação Portuguesa de Turismo Equestre?

Votação encerrada em quinta fev 08, 2007 7:01 am

Sim
8
80%
Não
1
10%
Sem opinião formada
1
10%
Tanto faz!
0
Sem votos
 
Total de votos: 10

Mensagem
Autor
cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Federação Portuguesa de Turismo Equestre

#1 Mensagem por cervantes » terça jan 09, 2007 7:01 am

Face às visiveis dificuldades de actuação da FEP face ao TURISMO EQUESTRE e à sua componente desportiva - o TREC, acha que seria importante a criação da Federação Portuguesa de Turismo Equestre?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » terça jan 09, 2007 7:12 am

Olá Cervantes,

Se calhar a FEP não vai nessa, já que a modalidade já está federada, mas até me parece boa ideia, o turismo tem muito mais a haver com turismo do que com desporto de competição.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#3 Mensagem por cervantes » terça jan 09, 2007 7:18 am

Isso parece-me um SIM?

Sabe que já existia a Federação de Ciclismo antes de existir a Federação de CICLOTURISMO? E ambos andam às voltas com a Bicicleta!

Cts Cavaleiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » terça jan 09, 2007 4:59 pm

Como é sabido,a minha posição perante esta situação destingue a competição do lazer.

Em consequencia estou de acordo que se faça a tal Federação de Turismo Equestre que eventualmente tenha a vertente desportiva de REC open.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » terça jan 09, 2007 8:37 pm

Para ter opinião gostaria de perceber exactamente o que direitos, deveres e competências acarreta legalmente a entidade designada "federação" comparativamente a, por exemplo, "associação"?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » terça jan 09, 2007 9:26 pm

Ana

Tanto quanto sei,uma federação desportiva tem como função principal regular,organizar, coordenar,divulgar a informação,sobre o funcionamento dos seus sócios que serão Associações,Clubes,e atletas independentes só se relacionando directamente com estes.

Para um sócio de uma Associação ou de um Clube,é vedada a comunicação com a Federação só o podendo fazer através dos orgãos respectivos,sendo aos independentes aberta essa possibilidade.

Em principio sria assim,mas espero que haja alguem que esclareça melhor

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Federação Desportiva

#7 Mensagem por cervantes » terça jan 09, 2007 10:45 pm

De acordo com a Lei (artº 20º da Lei nº 30/2004 de 21 de Julho), o conceito de Federação Desportiva é o seguinte:

Federação Desportiva é a pessoa colectiva de direito privado que, englobando praticantes, sociedades desportivas ou agrupamentos de clubes e sociedades desportivas, se constitua sob a forma de Associação sem fins lucrativos, e se proponha, nos termos dos respectivos estatutos, prosseguir, entre outros, os seguintes objectivos gerais:

a) Promover, regulamentar e dirigir, a nível nacional, a prática de uma modalidade desportiva ou o conjunto de modalidades afins ou combinadas;
b) Representar perante a Administração Publica os interesses dos seus filiados;
c) Representar a respectiva modalidade desportiva, ou conjunto de modalidades afins ou combinadas, junto das organizações congéneres estrangeiras ou internacionais;
d) Promover a formação dos jovens desportistas;
e) Promover a defesa da ética desportiva;
f) Apoiar, com meios humanos e financeiros, as praticas desportivas não profissionais;
g) Fomentar o desenvolvimento do desporto de alta competição na respectiva modalidade;
h) Organizar a preparação desportiva e a participação competitiva das selecções nacionais;
i) Assegurar o processo de formação dos recursos humanos no desporto e dos recursos humanos relacionados com o desporto.

Espero ter ajudado.

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#8 Mensagem por AnaE » quarta jan 10, 2007 1:19 am

Com essa definição só vejo que haja vantagens na criação da federação de Turismo Equestre e a FEP não tem nada a perder, poderá é até sentir-se "aliviada" definitivamente do esforço de promoção do TREC... ficando só com a vertente administrativa das provas federadas.

Para o TREC é bom... ganha uma entidade consiliadora... mas também com muitas responsabilidades :? ...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quarta jan 10, 2007 7:05 am

Olá Ana,

É exactamente o meu ponto de vista, só acrescento que para além da vertente desportiva, tem também de continuar a assumir, através da ENE, a responsabilidade da formação equestre, pelo menos, na área dos formadores.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#10 Mensagem por cervantes » quarta jan 10, 2007 7:42 am

Olá Luis.

Agradeço o favor de seguir o meu raciocinio:

Existe a FEI - Federação Equestre Internacional que chama a si entre outras competências a regulamentação internacional de algumas disciplinas equestres tais como o Ensino, o CSO, o Endurance...

Existe a FITE - Federação Internacional de Turismo Equestre que chama a si entre outras competências a regulamentação internacional de algumas outras disciplinas equestres tais como o Turismo Equestre (lazer), o TREC (competição) e a Equitação de Trabalho.

Ambos os institutos têm como denominador comum o cavalo e as actividades equestres, de lazer e/ou de competição.

São ambos institutos independentes um do outro.

A existir a Federação Portuguesa de Turismo Equestre, obviamente que chamaria a si os assuntos relacionados com o Turismo Equestre, entre os quais se destaca o TREC (a componente competitiva do Turismo Equestre).

Não vejo também qual o interesse em colocar a associação ENE no meio deste processo, ainda para mais fora do contexto de actuação da FEP.

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#11 Mensagem por cervantes » quarta jan 10, 2007 7:47 am

Em aditamento:

Cabe a cada Federação e só a ela a competência de "Assegurar o processo de formação dos recursos humanos no desporto e dos recursos humanos relacionados com o desporto."

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#12 Mensagem por luis pedro » quarta jan 10, 2007 8:07 am

Olá Cervantes,

Nem sempre, a FPAutomobilismo não é responsável pelas cartas de condução assim como a FPMotonáutica não o é pelas cartas de marinheiro, patrão de costa, etc.

Esta é, obviamente, uma opinião, nem sequer conheço a posição da FEP e muito menos a da FITE que como sabe, tem excelentes relações com a nossa Federação e foi a responsável pela introdução, em Portugal, do TREC como modalidade federada.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#13 Mensagem por cervantes » quarta jan 10, 2007 8:30 am

Pois é...

Mas isto é apenas uma votação... tipo... tirar uma ideia da opinião do pessoal.

É verdade, o TREC foi aprovado como disciplina federada na altura em que eu próprio era presidente da Comissão Técnica Nacional de TREC da Federação Equestre Portuguesa. Eu sei quando e como o foi, já que fui eu mesmo que redigi a apresentação desta disciplina para posterior aprovação no congresso!

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#14 Mensagem por JM-6 » quarta fev 13, 2008 3:35 am

Olá,

Sendo eu praticante de que uma disciplina diferente do TREC, e alguns devem estar recordados, lembro o seguinte:

-Quando foram criadas as "Federações Desportivas de Utilidade Pública" ninguém acreditava que eventuais "Ligas de Clubes" pudessem estar envolvidas ou mesmo a organizar provas nacionais (como os campeonatos). E hoje em dia isso aocntece em vários desportos, tais como: andeball, basquetebol ou mesmo o todo poderoso futebol.

-Existem desportos distintos com raquetes e ambos têm federações diferentes: ténis / badminton. Como tal não nos devemos singir a que tudo o que tenha cavalo tenha que estar sobre uma FEP.

-Não se deve neglegenciar o papel da FEP pois esta deve servir para a formação de cavaleiros, juízes, treinadores, e REGISTO de cavalos que esse sim deveria ser o principal papel da FEP.

- A FEP aproximou-se das competições pois nunca existiram associações ou ligas das respectivas disciplinas. Saliento que um cavalo para competir, se formos ver bem as leis precisa de estar REGISTADO, VACINADO e ter SEGURO. Deste modo, registar o cavalo na FEP e apresentar o resto é suficiente. Um cavaleiro pagar à FEP uma inscrição numa competição nacional que não é organizada pela mesma não faz sentido. Estar inscrito e pagar um seguro..... concordo a 100% mas agora pagar mais ou menos conforme o escalão acho impensável.

Em minha opinião inteiramente pessoal, acho que o futuro do desporto equestre passa pelo actual modelo do futebol, ou seja, adaptado à equitação e o que eu penso é:

- FEI / Federações Internacionais Especificas : Competições INTERNACIONAIS

- FEP: Organização das Selecções / Formação e Credenciação de Juízes, Cavaleiros /Condutores / Jogadores, Registo de Equinos, Doping e Disciplina como 1º Recurso.

- LIGAS / ASSOCIAÇÕES / FEDERAÇÕES ESPECIFICAS: Organização das Competições Nacionais, primeira instância na disciplina.

Deste modo ficava tudo claro e não se passa por cima de ninguém, a FEP fica alheia às competições, aliás já existe na prática so que em regulamentos não está previsto e por outro lado a FEP ficava mais concentrada no que realmente já foi mencionado em post's anteriores.

Melhores cumprimentos,

PS: João de Deus, este ano terá o Campeonato do Mundo de Horseball em Ponte de Lima: 28 de Julho a 2 de Agosto.
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#15 Mensagem por cervantes » quarta fev 13, 2008 9:12 am

Caro JM-6,

Concordo no geral com a sua opinião e penso que a organização desportiva equestre em Portugal seguirá, no futuro, se não esse, um caminho muito parecido.


Cts Cavaleiros

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”