Sr. João de Deus, qual é o teu problema contra credênciados?

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#61 Mensagem por AnaE » sexta fev 09, 2007 1:12 am

... não encontro grande justificação para que não haja maior participação no forum, uma vez que já todos percebemos que ele é lido por pessoas com conhecimento da matéria, no entanto este tipo de discussões de "quem é melhor que quem" não ajudam a cativar ninguém.

Não se pode esperar respostas para problemas complicados, uma vez que a equitação é uma disciplina eminentemente práctica em que ou há uma grande sintonia de conceitos e clareza na exposição entre quem pergunta e quem responde... ou pode ser pior a "emenda que o soneto".

Sinceramente... quem tem problemas de equitação... não é num forum de internet que os deve esperar resolver... é a montar e com um professor a quem reconheça competência... isto é apenas mais um recurso para tentar encontrar o caminho certo e para trocar opiniões.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#62 Mensagem por João dee Deus » sexta fev 09, 2007 2:31 am

Pelo que dizes tenho andado aqui a atirar bolas pela janela,e não é NADA assim.

Podes crer porque já tive o feed back de que as escolas(monitores) estão a encarar perguntas e questões incomodativas de alunos que as descobrem aqui.

Sei que estou a dar mais trabalho a eles por alertar as pessoas para tecnicas e modos de lidar com os cavalos.

Tu mesma já disseste que tens beneficiado com o forum e ainda niguem te viu...digo eu.. é tudo lido.

É uma disciplina pratica mas tem um fundo teorico que o fundamanta.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#63 Mensagem por AnaE » sexta fev 09, 2007 2:55 am

Olhe Sr. João não querendo menosprezar de modo nenhum a sua extensissima participação no forum... que muitas vezes saudei, e outras menos, mas com um saldo sem dúvida muito positivo... está claramente a confundir o forum com a sua própria participação... essa não era de todo a minha intenção neste ultimos posts... mas se sente afectado por isso talvez deva reflectir.

Se eu não achasse que beneficiava do forum não andava aqui há tanto tempo.... mais até que o próprio João.

Fico bem feliz que a leitura do forum levante questões e contribua para exigência de melhor ensino na equitação... mas em termos de base teórica espero bem que não fiquem só por aqui, pois há bons livros para ler (infelizmente poucos em português... mas ler esses já não era nada mau).

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#64 Mensagem por João dee Deus » sexta fev 09, 2007 3:11 am

Eu não sou tão ambicioso...mas se todos os cavaleiros em Portugal soubessem o mesmo que eu,e é para isso que aqui estou,teriamos um nivel geral dos mais altos no mundo....podes ter a certeza.

Quando isso se concretizar,vou pregar para outra freguesia.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Ana ....

#65 Mensagem por Wasserluft » sexta fev 09, 2007 4:27 am

AnaE Escreveu: Sinceramente... quem tem problemas de equitação... não é num forum de internet que os deve esperar resolver... é a montar e com um professor a quem reconheça competência... isto é apenas mais um recurso para tentar encontrar o caminho certo e para trocar opiniões.
Como sabes ,se te recordares, antes de comprar o trovão fiz o Curso do Join Up do Monty o que faz de mim .... A mesma pessoa um tipo que o que mais gosta é de cavalos . Veio o cavalo apenas tive 4 aulas e como sabes paguei bem caro . Não faço 200 Km como certas pessoas mas faço os meus para ter aulas . Não nasci em Berço de ouro com paizinhos com cavalinhos ...
Independentemente disso . Acho que interpretaste mal como disse anteriormente . No entanto não quero deixar de Dizer aqui que por exemplo tu a nível de pesquisa és excelente como certamente serás a montar . Não está em causa aqui o que se monta nem como se monta .
O que se faz ou que não se faz ...
Apenas compartilhar expriências , Fotos , coisas que se hove e que se vê etc . Tu por exemplo já nem cavalo tens e no entanto ninguem poe em causa o Amor que tens por cavalos .
Tenho Amigas que adoram cavalos ,no entanto , nunca montaram ...
Enfim para acabar existem individualidades não só aqui mas no mundo dos Cavalos em Portugal que se assumem com Entidades e eu não concordo com isso . Não só com isso como também sou da Opinião que um Curso de monitor a mim não me diz nada . Quero ver por exemplo a Rogers a montar um poldro de 2 Anos saidinho do campo sem nada ...
Coisa que nunca vai fazer mesmo sendo encarregada de ... , Monitora de ... , Vendedora de ....

Apenas isso ...

Daqui saudo o Sr Joao mais uma vez pois a sua simplicidade e expriência não deixam de me surpreender ...
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#66 Mensagem por AnaE » sexta fev 09, 2007 6:19 am

Quero ver por exemplo a Rogers a montar um poldro de 2 Anos saidinho do campo sem nada ...
...devias ler os apontamentos do Sr. Joao com mais atençao, 2 anos é cedo demais para se começar a montar :roll:

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

....

#67 Mensagem por cervantes » sexta fev 09, 2007 7:57 am

Depende Ana, depende...

Se for um PS para as corridas de galope... talvez não! :wink:

Cts Cavaleiros,

Virgílio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#68 Mensagem por luis pedro » sexta fev 09, 2007 8:25 am

Olá Wasserluft,

O que a Rogers agora tem mais é poldros para montar e espero nunca a ver fazê-lo em poldros de dois anos.

Em qualquer dos casos, o monitor de equitação, não é necessáriamente um "desbastador", tem muitas mais valencias e competencias.

Compreendo e concordo que o curso de monitores não lhe "diga nada", em primeiro lugar porque só "diz" alguma coisa a quem o "ouve" e em segundo porque se destina a quem pretende enveredar pelo ensino da equitação o que não é, definitivamente, o seu caso.

Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#69 Mensagem por Rogers » sexta fev 09, 2007 8:37 am

Não precebi este ataque sobre a minha pessoa, apenas apontei uma coisa que estava aqui escrito que achei ofensivo para mim e para todos os monitores que se esforçam imenso para aprender e saber mais.
Em relação a montar poldros vindos do campo, só por acaso já fiz isso e não concordei com o que fiz pois não acho justo no cavalo(o próprios Monty diz que só faz isto para demonstrações pois deve ser feito ao longo de alguns dias ou até semanas), e em relação ao Monty Roberts sei mais sobre ele do que pensas, como também do Pat Parelli e outros naturalistas e só por acaso, utilizo algumas técnicas deles, mas já as utilizava antes deles serem tão conhecidos. Eu sei que ter o exame feito e o papel no bolso por si só não quer dizer nada, mas por te-lo n quer dizer que somos maus.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#70 Mensagem por cervantes » sexta fev 09, 2007 8:45 am

O Luis tocou aqui em dois pontos de grande importância:

O 1º a idade do Poldro apto para desbaste. Neste ponto estou 100% de acordo - a idade minima são os 3 anos, pelos varios factores condicionantes, a maior parte dos quais já abordados pelo João.
A "guerra" das corridas que referi... não deve ser entendida por exemplo.

O 2º ponto: A questão dos docentes de equitação. Só é monitor quem quer e pode (como profissional), há muitos "encartados" que nunca conduziram. E cada vez mais isto de ser docente de equitação é uma questão de "queda".
Tal como o Luis afirma, as competências do monitor não se resumem a saber desbastar um poldro... e se calhar até nem sequer tem de o fazer.
Ser monitor de equitação acima de tudo é estar à vontade e saber "bem" lidar com duas coisas muito importantes: CAVALOS e SERES HUMANOS.
AO MESMO TEMPO!

Cts Cavaleiros

Virgílio Cervantes

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#71 Mensagem por AnaE » sexta fev 09, 2007 6:32 pm

Ser monitor de equitação acima de tudo é estar à vontade e saber "bem" lidar com duas coisas muito importantes: CAVALOS e SERES HUMANOS.
AO MESMO TEMPO!
APOIADO 100%

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Ana E

#72 Mensagem por Wasserluft » sexta fev 09, 2007 9:32 pm

AnaE Escreveu:...devias ler os apontamentos do Sr. Joao com mais atençao, 2 anos é cedo demais para se começar a montar

Sei perfeitamente isso Ana ... Que nao se monta um poldro com 2 Anos .
Era uma figura de Estilo ....
Ninguem está aqui para "atacar" ninguem . Antes pelo contrário .
Leio os Apontamentos do Sr Joao com muita atenção como tudo o resto .

Enfim este tópico "Aqueceu" e mais uma vez sem razão .
Volto a dizer que toda a gente tem direito a defender a sua Opinião.
Toda a gente Ana ,independentemente de ter cavalo ou não , sempre foi bem-vinda aqui pelo que me apercebi .
Dai Os Monitores que façam e ensinam e tratem e os "Leigos " como eu que continuem a montar a cavalo pelo simples gosto de ser um só com o cavalo .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#73 Mensagem por João dee Deus » sexta fev 09, 2007 9:54 pm

Concordo inteiramente com o Luis e com o Cervantes.

Os monitores devem saber lidar ao mesmo tempo com cavalos e cavaleiros.....daí o diploma....e deixem os desbastes para aqueles que tambem monitores, teem a tal Arte...a tal mais valia a que me referi.

Cantarolar constantemente até à saturação de quem ouve e durante uma hora ,calcanhares para baixo,mãos quietas,costas direitas.....etc...etc..estão todos aptos....

Agora pegar num cavalinho e desbastá-lo,ou montar frequentemente cavalos de escola que criam manias por serem mal montados pelos alunos,já é outra coisa.

O desbaste do cavalo é fundamental para o futuro.

Aliás a Leo perguntou com muita oportuniodade se costumamos pôr os nossos Lusitanos a saltar....e tocou na muge....os nosso Lusitanos "não saltam" porque ainda estão em BRUTO nesse aspecto....

Ninguem lhes tem ligado nenhuma no aspecto dos saltos aplicados,porque se são cavaleiros saltadores passam logo para os importados e abandonam o Lusitanozito com que começaram a saltar.....


saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

André Antunes
Sela 01
Mensagens: 32
Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Localização: Lisboa

#74 Mensagem por André Antunes » sábado fev 10, 2007 3:17 am

Confesso que estou muito desiludido com o teor de alguns posts aqui colocados...

1º Ponto: Monitores Credenciados
Eu não conheço a Sra. Rogers de lado nenhum... mas acreditanto que é credenciada, fico automaticamente a saber que alguém do nível do Sr. Coronel Martins Abrantes, Sr. Coronel Veloso e outros... pensam que a Sra.Rogers tem conhecimentos suficientes para dar aulas.
Isso chama-se certificação de qualidade.

Claro que haverá monitores melhores que outros, e alguns (minoria) que foram certificados por engano dos mestres, pois estes também erram.

2º Ponto: Aprender a montar através de Posts no fórum do cavalonet
Só tenho dois comentários... cuidado para não partirem o pescoço, e se forem a uma loja de livros encontram muito melhor literatura equestre do que esta que já foi escrita aqui neste fórum.
Exemplos: Livro do Coronel Netto de Almeida, Livro do Jorge Mathias, Livro do Michelle Robert e outros...
Aprender a montar tem de ser com acompanhamento, não há volta a dar.

3º Ponto: Portugal, como todos sabem, é um país de artistas e de improvisos... trabalhar e obter resultados é que é pior!

4º Ponto: Este desporto ou hobby não é barato... é a vida!
Eu quando quero uma coisa, tenho que trabalhar para a obter...
... ganham pouco, trabalhem mais...
... a profissão não dá mais $, estudem mais e mudem de profissão!!
O choro dos coitadinhos já cansa!

Fora isto...
... fica a minha saudação para todos o que se sacrificam pessoalmente e profissionalmente para poder ter um amigo especial, cujo prato favorito é cenouras com aveia!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#75 Mensagem por João dee Deus » sábado fev 10, 2007 4:27 am

André

Mas quem é que te incentivou a criar ilusões..?

Isto é apenas um forum,donde pelas tuas ilusões criadas ao lê-lo, fico muito contente porque revela um certo e bom nivel.

Possivelmente tiveste o atrevimento de pensar que esses consagrados viriam aqui ensinar alguma coisa.....mas esses andam aí mas só leem......de fonte limpa.
Achas que estão a perder tempo.?...Eles não...ou então estão à espera de saber como se desbasta um cavalo por passes mágicos.

Parece-me então que estamos a conseguir parecermo-nos com os classicos.

Esses livros que citaste,de tão ilustres que são,é para mim uma honra serem mencinados como comparação.

Eu nunca os li,mas já tive informações de quem já os leu,de que há lugar para os dois pontos de vista.

Alem de que aqui é mais barato e fraterno.

Os Foruns são assim......agente escolhe...ou lê .....ou não lê.

Folgo saber que não aprendes nada por aqui.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Mestre, Instrutor, Monitor e de Ajudante de Monitor (Treinador Desportivo Grau IV, III, II e I)”