Exercícios para o dorso

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

Exercícios para o dorso

#1 Mensagem por PSantos » quarta fev 21, 2007 6:23 am

Gostava de saber quais os melhores exercícios para aumentar a massa muscular no dorso do cavalo?
Disseram-me que eram as meias paradas.
Gostava de saber a vossa opinião.
Obrigado!
Pedro Santos

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » quarta fev 21, 2007 8:43 pm

Oi!
O principal objectivo das meias paragens são retomadas de equilibrio.
Para trabalhar o dorso do cavalo faz muitas descidas de pescoço sem deixar o cavalo ficar em espaduas, assim ele consegue alongar os musculos, mas tem que continuar a empurrar-se com os posteriores obrigando o dorso trabalhar.
Há muitas maneiras de trabalhar o dorso, mas tudo depende do cavalo em questão. Conta-me como anda o cavalo normalmente e talvez te consigo dizer mais. Emboucadura utilizada, idade do cavalo. a tua expriencia, expriencia do cavalo....

Outro exercicio muito fácil e divertido é fazer sobe e desce no exetrior a passo com o pescoço do cavalo baixo.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#3 Mensagem por PSantos » quarta fev 21, 2007 10:16 pm

Olá!
Desde já obrigado pela ajuda!
O cavalo normalmente anda num passo calmo com a cabeça quase à altura do garrote. Já utilizei o pelham mas agora utilizo bridão normal, ele tem 12 anos, é um psi, já foi de corridas e à cerca de 4anos tem sido de passeio, e a cerca de dois meses tem começado a trabalhar diariamente nos exercicios básicos.Mudei de arreio para um com mais altura pois ele tem o garrote muito saliente.A minha experiencia é de baixa escola estando a treinar para fazer o exame de sela 4.
Explica-me o que é ficar em espaduas?...
Pedro Santos

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » quinta fev 22, 2007 1:04 am

OK

Sendo um PSI de corridas é natural que este fique em espaduas, pois para correr mais rápido é assim que fazem, mais deve ter sido por isso que te falaram em meias paragens, para o cavalo começar a recuar o equilibrio, ou seja, mudar o seu centro de garavidade mais para trás.

Um cavalo que está em espáduas tem o peso muito á frente e a garupa "no ar"!

Mais importante do que trabalhar o dorso é mudar o equilibrio do cavalo, pois trabalhando isto correctamente o trabalho do dorso vem naturalmente.

Exprimenta fazer muitas transições, muito bem feitas, sem deixar que o cavalo te roube as rédeas das mãos ou que fure a mão. Sempre com um contacto igual e constante, faz também muitas serpentinas para o cavalo trabalhar a flexibilidade lateral. Vai com muita calma e com paciência, pois já não é novo e já andou nas corridas tens que ser muito compreensivo.

Com certeza que o Luís tb te dará mais dicas ou corrige algo que eu disse mal e se n entendeste algo pregunta novamente.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#5 Mensagem por PSantos » quinta fev 22, 2007 2:10 am

Eu acho que ele está muito em espáduas pois ele balança muito a cabeça para andar, o que me parece que não faz força nas patas traseiras.
Agora já percebi! :wink:
Obrigado!
Pedro Santos

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#6 Mensagem por Rogers » quinta fev 22, 2007 4:02 am

O balançar da cabeça a passo é bom a trote não pode existir, entrtanto a galope tb tem que haver, mas não ao ponto de te tirar as rédeas das mãos.
Se ele o fizer a trote pode querer dizer que está manco!!!!

Antenção eu estou a dar uma opinião baseado nas informações que tu me estás a dar, posso estar enganada, pois não estou a ver o cavalo.

Boa sorte!!!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Diversos”