Ranking

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
André Antunes
Sela 01
Mensagens: 32
Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Localização: Lisboa

#16 Mensagem por André Antunes » segunda fev 26, 2007 4:12 am

Eu considero o ensino a modalidade base para todas as outras modalidades.

Posto isto fica o meu comentário ao Ranking:
Seniores: 12 cavaleiros
Seniores Small Tour: 23 cavaleiros
Iniciados: 1 cavaleiro
Juvenis: 4 cavaleiros
Juniores: 8 cavaleiros
Jovens Cavaleiros: 4 cavaleiros

Noutros tópicos, fala-se muito que a modalidade de Ensino tem crescido muito...
... e eu pergunto, onde?

Vejo toda a gente a elogiar os concursos internacionais de Ensino, que já se fazem em Portugal.
... e eu pergunto, de que é que servem concursos internacionais, se só temos "meia-dúzia" de cavaleiros nacionais a participar???

Na minha opinião, a Federação devia investir muito mais em concursos nacionais, distribuindo-os por todo o país, para atrair mais praticantes para a modalidade.

Começa-se a casa pelo o telhado, depois a casa vai abaixo.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » segunda fev 26, 2007 5:11 am

Olá André,

O ensino tem crescido bastante, isto não quer dizer que é muito grande, quer dizer exactamente o que lá está escrito - tem crescido.

Baseias a opinião no ranking, mas este só refere os cavaleiros (as) que pontuaram nas provas, só pontuam com 60% ou mais e mesmo assim só até ao 10º lugar (no caso dos CDE, 11º nos CDN, etc.)

A realização de concursos internacionais é muito importante pois permite um contacto internacional que de outra maneira só é possível com deslocações ao estrangeiro com todas as implicações e despesas que isso acarreta. No entanto os elogios, mais ou menos generalizados, são apenas para um concurso pois é o unico internacional de ensino que se realiza anualmente em Portugal.

Concordo inteiramente que a FEP devia investir muito mais no ensino, apenas tem responsabilidade directa (ou mais ou menos directa) em seis concursos - as Taças de Portugal e o Campeonato de Portugal. Ao contrário do que afirmas já existe a preocupação de distribuir as provas pelo País: I Taça - Lisboa, II Taça - Alter do Chão, III Taça - Azeitão, IV Taça - Reguengos de Monsaraz e Final da Taça - Ponte de Lima.
Como podes constatar existe uma distribuição mais ou menos abrangente que só o não é mais por a realização das provas necessitar de uma organização e local adequado para se fazer o concurso, o que, por exemplo no Algarve não tem existido.

Luis Pedro

André Antunes
Sela 01
Mensagens: 32
Registado: quarta jan 03, 2007 4:15 am
Localização: Lisboa

#18 Mensagem por André Antunes » terça fev 27, 2007 5:13 am

Concordo inteiramente que a FEP devia investir muito mais no ensino, apenas tem responsabilidade directa (ou mais ou menos directa) em seis concursos - as Taças de Portugal e o Campeonato de Portugal. Ao contrário do que afirmas já existe a preocupação de distribuir as provas pelo País: I Taça - Lisboa, II Taça - Alter do Chão, III Taça - Azeitão, IV Taça - Reguengos de Monsaraz e Final da Taça - Ponte de Lima.
Fico contente que estamos de acordo nas linhas gerais...
... mas quando eu sugeri que se devia fazer mais provas distribuídas pelo país, era estava aser muito mais abrangente do que 5 provas num ano.

Estou a sugerir, que se desenvolva em parceria com os centros hipicos locais, muitas provas de ensino a nivel regional, principalmente para os mais novos, mas não só...

Estou a sugerir que se estimule concorrência entre os centros hipicos locais...

E a partir daqui, puxar este sangue novo, para o circuito nacional.

E depois de se ter massa critica de praticantes, aí sim, pensar mais alto, como nos concursos internacionais, etc.







Isto para trazer mais cavaleiros e ca

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#19 Mensagem por cervantes » terça fev 27, 2007 5:20 am

Concordo e subscrevo....

... e não é só no Ensino!

Cts Cavaleiros,

Virgílio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#20 Mensagem por luis pedro » terça fev 27, 2007 7:51 am

Olá André,

É claro que concordo.

Felizmente tem surgido mais centros hipicos a organizar provas, bastante para além dos tais 5 concursos "patrocinados" pela FEP.

Ainda não foi possível descobrir uma formula de trazer público em número suficiente para que a "coisa" descolasse, a excepção tem sido o "Internacional" e um ou outro concurso.

Dadas as caracteristicas das provas, o publico só começa a aparecer quando aparecem os "piaffée's" e as "passage's" ou com muitos miudos... em qualquer dos casos ainda há algum caminhos a percorrer.

Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#21 Mensagem por AnaE » terça fev 27, 2007 8:33 am

Ainda não foi possível descobrir uma formula de trazer público em número suficiente para que a "coisa" descolasse,
esse é sem duvida um grande "contra" do ensino... nos níveis basicos é tão chato que até quem gosta de ensino se aborrece de ver.

Talvez ao nível de escola ganhasse mais se associado a provas de saltos ou outras modalidades... pelo menos garantia a presença de algum publico que poderia começar a ganhar gosto pela disciplina.

Acho que falta também uma abordagem mais pedagógica ao público... com follhetos explicativos para se perceberem o programa e objectivos de cada prova. Afinal as provas de ensino também são como "gincanas"... têm objectivos, exercicios, dificuldades e ordens definidas... só falta o colorido. :lol:

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#22 Mensagem por Dr.Elina » terça fev 27, 2007 5:50 pm

Então acham os concursos bem distribuídos?

De 5 concursos, 1 é cá no Norte e ainda por cima é o Final da Taça. Os restantes são todos no "Sul" e ficam muito longe para quem está cá no Norte... É muito difícil de incentivar novas pessoas para a modalidade assim.

Isto é, acho eu.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#23 Mensagem por AnaE » quarta fev 28, 2007 12:02 am

mas não são os centros hipicos que se propõe a organizar os concursos?

Responder

Voltar para “Ensino”