Construção de Picadeiro

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

catarina rocha proponho seguinte...

#16 Mensagem por vitor_morgado » terça mar 13, 2007 11:19 pm

Catarina proponho simplesmente o seguinte:

1º podemos colocar 20cm de brita com uma granulametria grossa como por exemplo 3 a 4cm de diametro.

2º geodrenos (tubos de secção redonda perfurados na zona inferior) com um espaçamento de 5 em 5 metros. ou seja no teu caso por volta de 8! atenção às inclinações dos drenos, para conduzir as àguas ao exterior do picadeiro.

3º cobrir todo o terreno com uma manta geotextil (drenante).

4º novamente brita (a mesma em 1º). a brita tem que ser grossa para ser premeavel e conduzir as águas aos drenos.

5º depois areia fina lavada (piso final) comprimida com um cilindro (não muito pesado).

NOTAS: convém criar uma vala de recepção das águas dos drenos e se possivel criar um tanque reservatorio das águas para outras utilizações... por exemplo para regar o piso no verão!

espero que a minha ajuda te sensibilize para as necessidades de uma estrutura como estas... ANA se faltar alguma coisa, acrescenta!

abraço do vitor morgado.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#17 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 14, 2007 12:00 am

Victor

Passado um tempo essa brita vem toda para cima da areia, e esta para o fundo, pela acção dos cascos dos cavalos.

Saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande joão!

#18 Mensagem por vitor_morgado » quarta mar 14, 2007 2:31 am

João se a brita for terraplanada e se o perfil do solo em areia lavada for superior a 15cm é mais dificil...

mas se quiseres (é aconselhavel) pôes uma manta geotextil e está resolvido (manta purosa) que separa os enertes e deixa passar a água até ao dreno!


à muitas maneira de dar a volta ao texto...

com calma e discontração e uns aéreos no bolso!
TUDO SE FAZ!

abraço do vitor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#19 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 14, 2007 3:59 am

ARQUITETOS.......já imaginaste cobrir 60 por 35 metros com essa manta..???....venha manta..!!!!

saudaçõs Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#20 Mensagem por AnaE » quarta mar 14, 2007 5:14 am

...como o compreendo....

aqui fica um site elucidativo (na generalidade) sobre o tema
http://www.cardigansand.co.uk/ridingarenas.html

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#21 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 14, 2007 5:24 am

Ana

Isso pode ser considerado um SPAM mas se não for, aqui vai [email protected].... :lol: :lol: :lol: :lol:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#22 Mensagem por AnaE » quarta mar 14, 2007 5:33 am

pode... como muitos outros links que estão espalhados no forum sobre temáticas equestres.

É sem dúvida um link de uma empresa (não nacional) que presta esse serviço, mas que realmente sugere com clareza maneiras gerais de abordar o problema das "camadas" que compõe um picadeiro.

Na construção é comum que as empresas que vendem materiais, preocuparem-se em fornecer gratuitamente os termos de referência e normas técnicas porque não querem que o produto que vendem funcione mal e ficarem mal vistas.

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande joão...

#23 Mensagem por vitor_morgado » quarta mar 14, 2007 5:40 am

joão tu queres construir um picadeiro ou queres fazer uma cerca para montares no seu interior...

Meu amigo sem dinheiro não se faz nada...se não queres a manta, não ponhas nada, e depois a médio prazo pagas a factura!

assim é!

NÃO SE PODE FAZER FILHOSES DE ÁGUA

Abraço do Vítor morgado.

Os arquitectos não são mais do que fazedores de sonhos... O sonho da Catarina é um bom picadeiro!

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

#24 Mensagem por catarinarocha » quarta mar 14, 2007 5:40 pm

eu sou do algarve, de lagos mais precisamente...
isto e complicado pois o dinheiro nao e muito, mas a vontade e bastante...estou mesmo a deriva....nao sei o ei de fazer......o que sugere que eu faça, joao???

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#25 Mensagem por AnaE » quarta mar 14, 2007 7:00 pm

Olá Catarina eu também sou do Algarve, é bom saber que ha mais um projecto equestre na região!

Aí junto à penina ao Centro hipico Qta. de Sta. Isabel que tem excelentes picadeiros, cobertos, carriére, relvado etc... eles estão constuídos em zona inundavel e tenho ideia que funcionam bastante bem. Os proprietários são pessoas muito acessíveis, pelo menos sempre o foram comigo, talvez pudesses contactá-los para saber como fizeram as coisas.

Se quizeres manda umas fotografias do local por mail ou coloca aqui no forum para se perceber melhor o problema.

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

#26 Mensagem por catarinarocha » quarta mar 14, 2007 9:25 pm

ola ana, nao sei se os donos da st. isabel me poderam ajudar!!!!!!!
pk a mim nao me parecem nada ecessiveis

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#27 Mensagem por AnaE » quarta mar 14, 2007 10:15 pm

Lamento. Felicidades para o seu projecto.

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#28 Mensagem por areffoios » segunda mar 19, 2007 3:49 am

Como arquitecto e cavaleiro e dadas as condições do terreno, o que eu faria era uma caixa com pedra de enrocamento em cima da pedra brita, seguidamente po de pedra devidamente regada e compactada e por fim uma camada de 15 cm no minimo de arei de rio maior (branca) com granulometria faceta e NUNCA redonda. Se o terreno permitir deve também considerar-se um dreno ou vala numa das diagonais do picadeiro.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#29 Mensagem por AnaE » segunda mar 19, 2007 6:02 am

... e mai nada! :D gostei do pragmatismo.

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”