Selle Francais, Quem és tu?

Fórum da Raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Selle Francais, Quem és tu?

#1 Mensagem por vitor_morgado » terça mar 13, 2007 11:39 pm

“Selle Français”, quem és tu ?

Tudo começa na Normandia, no século XIX. A guerra entre o Império Francês e a Prússia ainda não começou, mas já de um e de outro lado se fazem os preparativos. As chefias militares pedem cavalos mais adaptados a uma guerra “moderna”. São necessários animais fortes mas mais rápidos do que os existentes, cuja criação privilegiara o bom trote e o poder de tracção. Os criadores ouvem o seu principal cliente, o exercito, e cruzam repetidamente as suas excelentes éguas com o Puro Sangue Inglês. Nasce então o principal antepassado do Sela Francês, o Anglo-normando, com uma muito maior elasticidade e um melhor galope.

A guerra de 1870 leva à queda do Segundo Império e é seguida pela Primeira Guerra Mundial. Com ela acaba toda uma tradição militar equestre. Os exércitos deixam de se afrontar carregando uns sobre os outros a galope largo, e, ao contrário, faz-se uma guerra de trincheiras, de tanques e de bombas. A era do cavalo de guerra terminara.

Mas o Anglo-normando encontra uma saída, aproveitando-se do extraordinário desenvolvimento da equitação desportiva e das sociedades hípicas, ambas fortemente fomentadas pelo então Director do Haras de Saint-Lô. E torna-se o cavalo por excelência para a instrução, ao mesmo tempo que começam a surgir óptimos animais de competição.

Enfim, os criadores depressa compreendem que o cavalo de desporto é fonte de receita assegurada e que é o concurso hípico que mais clientela terá. Orientam então a sua produção essencialmente para aquela disciplina.

Só em 18 de Dezembro de 1958 é que, por decreto do Ministério da Agricultura, é criado o “Stud-book du Cheval de Selle Français”. No seu registo são inscritos todos os “demi-sang” existentes, com excepção do Anglo-árabe.

Em 1987 este Livro é fechado, para, inteligentemente, em 1997 reabrir o seu registo a reprodutores de algumas raças de desporto estrangeiras. É que, por muito boa que seja uma raça, importa não estagnar, evoluindo.



Com 8 800 criadores, 14 000 éguas cobertas anualmente, 574 garanhões em actividade e 25 000 animais em competição, o Sela Francês é um cavalo com uma estatura média ideal compreendida entre 1,60 m e 1,75 m, uma massa óssea sólida e um “potente motor”. O corpo é bem proporcionado, o dorso bastante longo e direito, a espádua obliqua. O perímetro do peito ideal oscila entre 1,80 m e 1,90 m, e o dos canhões à volta de 21 cm. A cabeça é larga com olhos afastados, preferindo-se um chanfro direito e orelhas longas.

Equilibrado, voluntário, vigoroso e dócil, o Sela Francês convém a todas as disciplinas, mas particularmente ao concurso hípico e ao completo, sendo o ensino e a atrelagem as competições para que apresenta menos aptidão.


A influência do Sela Francês como melhorador de outras raças é incontestável e a sua genética alimenta os principais stud-books mundiais. São exemplos:
- Ibrahim (linha Darley Arabian - Eclipse - Saint Simon): Chefe de raça do Stud-book do Sela Francês no século que terminou, gerou 50 garanhões aprovados pelo Estado Francês e outros tantos no estrangeiro. Pai de Almé, Cor de Chasse, etc., e neto do chefe de raça Orange Pill (PS), Ibrahim é o bisavô do Campeão do Mundo de Concurso Hípico, Quito de Baussy;
- Furioso II, ex Vertuoso (linha Godolphin Arabian – Matchen), filho de Furioso (pai de 11 olímpicos) e de Dame de Ranville por Talisman, foi exportado para a Alemanha, onde é o cabeça de lista dos garanhões pais de ganhadores em desportos equestres;
- Uriel (linha Darley Arabian - Eclipse - Irish Birdcatcheur): Pai do maior número de ganhadores desde 1978, em França, Uriel possui o mais alto "índice de performance" existente : 210!
- México (linha Godolphin Arabian - Matchen): Pai dos internacionais Jexico du Parc (6º nos Jogos Olímpicos de Los Angeles), Laeken (cavalo da Equipa de França), Surioso (pai da olímpica Belle de Mars), Brilloso (pai do olímpico Je t'Adore), Qesteur, etc. Os seus descendentes tiveram a maior influência na criação cavalar alemã. México é um neto de Precipitation (PS), e irmão pleno de Furioso II, chefe dos garanhões na Alemanha;
- Nankin (linha Darley Arabian - Eclipse - Irish Birdcatcher): Filho do famoso Puro Sangue Fra Diavolo, este excepcional garanhão é pai de vários cavalos olímpicos, entre os quais Talisman B, montado por François Mathy nos J.O. de Munich, e vencedor do Grande Prémio de Aix la Chapelle com Paul Schockemohle;
-Cor de Chasse (linha Darley Arabian - Eclipse - Saint Simon): filho de Ibrahim dispensa qualquer apresentação, tão grande é a sua fama mundial. É um dos maiores produtores de vencedores em França, particularmente em CSO;
- Cor de la Bryere, ex Cor de la Bruyere (Rantzau x Quenotte por Lurioso): utilizado sobretudo na raça Holstein, mas também na Hanoveriana e na Oldenburg, é regularmente classificado no top do palmarés mundial de pais de ganhadores em CSO;
- Nurzeus, ex Zeus, ex Gordios (Arlequin x Urielle por Matador), enriqueceu consideravelmente os Livros Genealógicos de KWPN, Oldenburg, Hanover e Westphalia;
- Almé (Ibrahim x Girondine por Ultimate), foi um dos mais notáveis garanhões na Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França, sendo considerado um verdadeiro “chefe de raça”, marcou a maioria dos Stud-books europeus;
- Jalisco B, grande vencedor internacional, pré-seleccionado para os J. O. de Los Angeles (pela França) e membro da equipa portuguesa em Séul. Nos Jogos de Atlanta, 4 dos 11 Sela Francês presentes eram seus filhos e em 1994 encabeçou o palmarés de pais de ganhadores em salto de obstáculos (classificação WBFSH).
- E que dizer de Grand Veneur, de Narcos II ou de Major de la Cour ? E de Jus de Pomme ou de Ratina Z (neta d’Almé e Voltaire, filho de Furioso II) ?



Eficientes, muitos são os animais Sela Francês ganhadores em Concurso Hípico. Ao acaso, lembramo-nos de:
- I Love You, Campeão do Mundo em Viena e Vice-campeão do Mundo em Goteborg;
- Jappeloup, medalha de ouro individual nos J. O. em Seoul e Campeão da Europa (com Pierre Durand);
- Quito de Baussy, medalha de ouro de Salto de obstáculos nos Campeonatos do mundo de Estokolmo (com 8 anos), Campeão da Europa individual, medalha de bronze nos J.O. de Barcelona (Eric Navet), o seu sémen é actualmente utilizado no mundo inteiro;
- Rochet M, ex Rochet Rouge, medalha de bronze nos J. O. de Atlanta (Alexandra Ledermann);
- Quidam de Revel, 4º em individual nos J. O. de Barcelona (Hervé Godignon);
- Miss Fan, ex Sissi de la Lande, medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de la Haye (com Michel Robert), e membro da equipa irlandesa em Atlanta (Eddy Macken);
- Twist du Valon, grande ganhador internacional com Hervé Godignon, e depois com Mc Lane Ward (USA).



Embora os responsáveis só muito recentemente se tenham preocupado com a selecção de animais Sela Francês para Concurso Completo, também nesta disciplina ele brilha:
- Twist de Labège, foi vencedor do Campeonato da Europa de Achselschwang, Alemanha (Jean-Loup Bigot);
- Rodosto, 4º individual nos J.O. de Atlanta (Jean Teulère);
- Spartacus III , grande ganhador internacional com Lara Villata (Itália);
- e para recompensar o recente esforço feito pela França em favor desta disciplina, em 2001, a raça Sela Francês foi Campeã do Mundo dos 6 anos (Histoire de Triballe), Campeã do Mundo dos 7 anos (Galant de Sauvagère), Campeã do Mundo por raças e Vice-campeã da Europa por equipas (com Baba au Rhum, neto de Oxylla Ben Biarritz, da Coudelaria portuguesa de M. Heleno).



Enfim, produto de uma criação cavalar perfeitamente estruturada desde Napoleão, o Sela Francês é incontestavelmente uma das melhores raças de cavalos de desporto que actualmente existem e certamente uma das que maior influência teve e tem na criação cavalar mundial. Efectivamente, se em alguns stud-books celebres riscarmos todos os animais que têm sangue de origem francesa, eles ficam terrivelmente empobrecidos.

Manuel Heleno


in, http://www.coudelaria-mh.com/partigo_011.htm

Em prol do conhecimento, tive a liberdade de transcrever este artigo a partir do website da Coudelaria M. Heleno - Haras Biarritz do Dr.Manuel Heleno.

Abraço do Victor morgado.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » quarta mar 14, 2007 5:46 am

Eu posso dizer com orgulho k 5 dos animais k tenho aqui comigo são todos netos do Jalisco B e 4 deles bisnetos do Uriel do lado da mãe e do Pai!!!!
E já li algures aqui no site ou numa revista k há mais sella franceses nos jogos mundiais de ensino k lusitanos e os "meus" têm bastante aptidão para dressage!!!! Imagino como seriam a saltar!!!!!!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

amiga rogers...

#3 Mensagem por vitor_morgado » quarta mar 14, 2007 6:23 am

Os meus primos têm uma filha do Narcos II, uma saltadora de mão cheia! Realmente os sela francesa são fabulosos!

poucas palavras, muito sentimento!

abraço do vitor morgado

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » quarta mar 14, 2007 6:51 am

Olá,

Se o MH criasse cruzados árabe/alemão, dez páginas deste forum não chegavam para enumerar todos os campeões com sangue Alemão.

Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#5 Mensagem por Rogers » quarta mar 14, 2007 7:15 am

Desculpa Luis, mas qual era o oblectivo desse comentário?
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » quinta mar 15, 2007 4:48 am

Olá Rogers,

É chamar um pouco a atenção para a realidade, os selle française tem dado cavalos optimos, em especial para obstáculos, mas há outros (alemães, holandeses, Irlandeses, etc) com bastante melhor palmarés em qualidade e quantidade.

Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#7 Mensagem por Rogers » quinta mar 15, 2007 4:55 am

Tudo bem Luís, mas n é disso k estamos a falar, estamos a falar dos selle frances e o k têm de bom, para k vir aqui dizer k há outros melhores??????????? :evil: Isso nós sabemos, mas n vamos deixar de falar neles pk há outros melhores.....

Se tu achares k há outros melhores então inicia outro tópico sobre eles.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » quinta mar 15, 2007 7:20 am

Olá Rogers,

Claro que não, só não tinha percebido que neste cantinho apenas se pode elogiar os SF.

Luis Pedro

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

MEUS AMIGOS REPAREM BEM!

#9 Mensagem por vitor_morgado » quinta mar 15, 2007 8:44 am

A verdadeira questão que se coloca, é não é se há melhor mas sim as suas prestações em todas as suas modalidades... Reparem bem no link que abaixo vos mando. O Selle français és muito bem cotado em saltos! Para mim é uma grande raça!


http://www.sellefrancais.fr/PDF/SF_Express_7gb.pdf


Viva todos os cavalos, sem eles a nossa vida perdia côr e magia...

Abraço do vitor morgado

Responder

Voltar para “Sela Francês”