Cangochas

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
vera carriço
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta nov 03, 2005 9:17 pm
Localização: evora

Cangochas

#1 Mensagem por vera carriço » terça mar 20, 2007 3:50 am

Oi pessoal,

Cá venho eu mais uma vez solicitar a vossa preciosa ajuda!
Tou com um problema com um cavalo de 5 anos.... Cada vez que é montado desata ás cangochas de mandar qualquer bom cavaleiro ao chão principio ainda pensei que fosse por brincadeira, mas agora já vi que é por maldade.

Quando é passado há guia está calmo, mas montado passa-se! já não sei o que fazer, uma vez que ele ate se recusa a andar e não para de mandar cangochas!
que poderei fazer?

Cumprimentos Marialvas:
Vera

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » terça mar 20, 2007 4:56 am

oi!

O primeiro passo é teres a certeza k o cavalo n tem dor. Pode ser k o arreio n sirva e com o peso do cavaleiro o arreio está a beliscar, pode ter um problema de costas ou pescoço, se o cavalo desata ás cangocas quando se agarra o bridão pode ter dor na boca, etc

Se o problema for piscologico há k ver o passado do cavalo. Ele é agressivo para os humanos? Quando é k começa ás cangochas? sempre? assim k se monta? quando faz um exercicio especifico?
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

vera carriço
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta nov 03, 2005 9:17 pm
Localização: evora

#3 Mensagem por vera carriço » terça mar 20, 2007 5:23 am

Oi,

O arreio é o que sempre tem usado, as embocaduras tambem têm sido as mesmas!
o estranho é que ao principio ele não fazia nada disso,quando foi desbastado era um doce. Agora de um tempo para cá é que começou a portar-se assim, a mim dá-me a sensação que tambem é falta de trabalho!ele começa depois de andar um pouco a passo,e ás vezes até parado começa.
Eu já n sei o que lhe hei-de fazer.... Como posso evitar as cangochas?

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » terça mar 20, 2007 5:25 am

concordo com a Rogers,

soa a problema fisico. O ideal é tentar depistar qualquer problema com um vet antes de qualquer outra coisa.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » terça mar 20, 2007 5:53 am

Olá Vera,

Experimenta pedir a alguém, com experiência de segurar na guia, que te dê uma ajuda.
Primeiro "desenrola" um pouco, a trote e a galope, à guia sem cavaleiro, depois montado, no inicio mantendo um circulo pequeno (10 mts) sem fugir e sem deixar parar. Progressivamente vai aumentando o circulo, enquanto tudo estiver bem, apertando se começar a defender-se.

Se já andou sem problemas não deverá ser necessário manter este método durante muitos dias.

Luis Pedro

vera carriço
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta nov 03, 2005 9:17 pm
Localização: evora

#6 Mensagem por vera carriço » terça mar 20, 2007 5:58 am

Oi

Também já lá chamei o veterinário e ele não descobriu nada!

Cumprimentos marialvas:

Vera

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » quarta mar 21, 2007 5:30 am

Olá Vera,

95% dos problemas normalmente atribuídos ao dorso (em especial a este que está na moda), à boca, aos arreios, etc., não passam de um problema equestre, por mais que o cavaleiro queira acreditar que não está na origem das dificuldades.

Este comentário não é um ataque, é uma tentativa de alertar para um problema cada vez mais comum e que acaba por impedir o cavaleiro de evoluir - se a dificuldade é clínica, então não é ele(a) que a pode resolver.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 21, 2007 5:41 am

Totalmente de acordo.....

Especialmente "a moda" desses problemas lombares.....


saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quarta mar 21, 2007 7:10 am

Olá João,

Benvindo ao forum :D :D :D :D :D :D :D :D

Luis Pedro

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande joão...

#10 Mensagem por vitor_morgado » quarta mar 21, 2007 7:26 am

Se o problema lombar, trouxe o joão de Deus de volta, bem haja por existir... :wink: Isto anda um pouco parado sem ti! :twisted: :lol:

Eu tenho um égua Sella Francesa, que a minha familia detém que tem o mesmo problema! Eu até fiz uma aposta com o meu primo que se eu lá conseguisse estar 5 minutos, que ele me a daria... RESULTADO NEM 2 SEGUNDOS E O RABO DURIDO POR UNS MOMENTOS (UNS DIAS)...

Neste momento a égua está como reprodutora com muita pena nossa, já que eu a vi saltar 1,8m nas calmas...

A égua é de uma mansidão extrema, mas em cima dela alguma coisa, pareçe o diabo!!! credo!


Abraço do vitor morgado.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 21, 2007 4:27 pm

Mas eu sempre tenho andado "por aqui",......os moderadores podem comprovar isso pelo numero de vezes que abro o forum.....

saudações Marialvas....e nunca me calhou um caso desses que ficasse por resolver a bem......tenho tido sorte....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vera carriço
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta nov 03, 2005 9:17 pm
Localização: evora

#12 Mensagem por vera carriço » quinta mar 22, 2007 1:08 am

Olá!


Mas se é realmente um problema lombar, porque é que ao principio não fazia nada disto?
E nem sempre o faz, é só algumas vezes. Se quer então ir atrás de outro cavalo e a pessoa que lá está em cima não deixa, é uma desgraça!

Então o melhor a fazer será deixar de o montar? Mas o veterinario diz-me que n viu nada de problemas lombares.



Cumprimentos:
Vera

PS: Nunca deixem de lutar por aquilo que querem, um dia conseguem... :roll:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#13 Mensagem por Rogers » quinta mar 22, 2007 1:54 am

Assim já muda a figura!!!
Se o cavalo só o faz kando é contrariado ker dizer que é mal educado e mimado(em principio, só sei o que tu po~es aqui). Nesse caso a suloção é mais fácil!!!

Do chão tens que ser mais firme com o cavalo e o mesmo ten que fazer exactamente o que tu queres, leva o ao pé de outros cavalos e depois vem embora e põe o cavalo em situações que ele n gosta e obriga-o a fazer prcisamente o que tu queres, nunca podes deixar que ele leve a melhor, quando já está tudo bem, trabalha o á guia e pede a alguém com outro cavalo que entre e saia do picadeiro com outro cavalo e o teu n pode se alterar. Depois passa para a fase de montar e tens que ser muito firme com o animal, aplicando o que o Luis pôs aqui num post anterior e se ele se portar mal há que repreende-lo sem hesitação e imediatamente.

Quanto mais poderes pôr aqui, mais podemos te ajudar.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#14 Mensagem por Belo » quinta mar 22, 2007 2:46 am

Concordo completamente com o Rogers, acho que quando o cavalo faz aquilo que tu não queres não o podes deixar ganhar, tens de lhe mostrar que quem manda não é ele mas sim tu.

Cumprimentos
Belo
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#15 Mensagem por martassreis » quinta mar 22, 2007 4:34 pm

Olá Vera,

Eu já passei pelo mesmo com a minha égua, na fase dos 5 anos. O problema era falta de educação porque ela é super mimada e então quando já não lhe apetecia trabalhar, ou quando queria brincar e não podia, ou via outro cavalo a andar mais do que ela e ela queria fazer o mesmo e não a deixavamos, começava às cangochas (e valentes, de por qualquer um no chão), fora isso era uma santa. Foi um desespero, mas a solução não é deixar de montar. O trabalho à guia foi importante mas também o trabalho montado de forma a que ela visse que não lhe adiantava de nada fazer aquilo porque não ía para a boxe mais cedo por causa disso. Eu, como não tenho experiência suficiente (nem coragem :? ) para isso, tive de por uma pessoa com experiência a monta-la para corrigir essa situação. Ela passou a perceber que não só não conseguia por a pessoa no chão, como a seguir continuava a trabalhar, cada vez mais, sempre que fazia asneiras (o castigo era trabalho, não bater).

Não desistas do cavalo, se gostas mesmo dele, e se vires que não tens capacidade para esta faase, pede ajuda a alguém que o monte para lhe dar um bocadinho mais de educação.

bjs

Marta

Responder

Voltar para “Diversos”