Coudelaria Manuel da Veiga

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Coudelaria Manuel da Veiga

#1 Mensagem por vitor_morgado » terça out 31, 2006 7:32 pm

Meus amigos, o que me trás a este tópico é o facto, de sentir a necessidade de falar convosco sobre, a meu ver, uma das melhores linhagens do nosso cavalo lusitano... Melhor, no sentido que foi com a ajuda preciosa do "Principe dos Labradores", que elevou a excelente e inagualavel beleza do nosso cavalo Puro sangue lusitano. todas as reputadas coudelarias do nosso país e não só, têm sangue veiga... As cabeças aveigadas, são um bom exemplo disso...

Trago-vos à mesa deste forum o que considero essencial, para o consolidar da nossa formação cavalar...

Abraço do Vitor morgado.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

-

#2 Mensagem por João dee Deus » terça out 31, 2006 8:30 pm

Victor


A meu ver o Veiga está para o Lusitano como o Árabe para todas as raças do mundo.
Isto a respeito do melhoramento.

Toda a gente(criadores)vai à fonte beber um pouco de Veiga,e é só servir-se e dizer já chega ..ou.. quero mais um bocadinho :lol: :lol: :lol:
Depende da sede de cada um.Tão simples quanto isto.

Essa coudelaria,os Veigas,já deviam ter um estatudo reconhecido pelo Estado pelo garante das qualidades.
Mesmo uma medalha de "bom comportamento",quando já há para aí medalhas tantas que se compram em seguinda mão
saudações Marialvas :lol: :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Amigo João de deus...

#3 Mensagem por vitor_morgado » terça out 31, 2006 10:42 pm

Amigo joão, agradeço desde já a resposta. há uns tempos, um "senhor entendido" começou a argumentar que gostava mais de cavalos de outras coudelarias e não gostava dos cavalos veiga (pelas suas caracteristicas fisicas)... fiquei preplexo! já que mais 90% das coudelarias foram lá buscar "sangue agareno". Até a coudelaria Alter real foi lá beber...
Temos que ter com os teoricos sem teoria (válida)!!!

Em relação ao estatuto dado pelo estado, concordo consigo, à algumas gerações que é merecido!!

"Era um cavalo que gostava muito de ter... acho-o de uma nobreza estraordinária...a fisionomia dos cavalos veiga agrada-me muito!"- Afinal é um puro sangue lusitano...

Abraço do victor morgado

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Amigos...

#4 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 02, 2006 9:24 pm

Meus amigos foristas, relançando a problematica do sangue veiga, gostaria de perguntar até que ponto é importante o sangue veiga nas nossas coudelarias... será que é sempre positivo?

digam-me o que pensam... Será que os cavalos para além de uma fisinomia impar, transmitem aos seus descendentes actitude, preceverança, sangue, raça, fogo...? falem-me do perfil psicologico tipo de um cavalo ou égua veiga....

Abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 02, 2006 9:54 pm

Victor

Acho que com a historia da noz no outro topico já expliquei ""actitude, preceverança, sangue, raça, fogo""

A imagem da fonte onde quem quiser bebe a quantiodade que achar bem e que precisa responde tambèm.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

amigo joão...

#6 Mensagem por vitor_morgado » sexta nov 03, 2006 12:41 am

Eu sabia que ias dizer isso joão, e com toda a razão, mas, como é um assunto que gosto muito caí na tentação de me repetir... desculpa. Sabes também gostava saber quais as opiniões, estados de espirito dos nossos companheiros foristas... este assunto não pode ser indiferente!

Abraço do victor morgado

ps: tu que sabes mais do assunto, sabes bem criar reacção, se quiseres podes por achas na fogueira...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

COUDELARIA VEIGA E OS SEUS CAVALOS.

#7 Mensagem por vitor_morgado » quarta abr 11, 2007 7:15 pm

Meus amigos, não iniciei um novo topico porque é mesmo da coudelaria veiga que vos quero falar, então cá vai:

Estranhamente num forum espanhol li uns posts sobre a coudelaria veiga que no minimo tem que ser esclarecido por quem sabe, e neste caso não sou eu... Lá no forum disseram que a nossa coudelaria veiga não vendia éguas ao publico, será verdade? Outra coisa que ainda mais me intrigou, foi o facto de lá terem dito que se os poldros não vierem com os "requisitos minimos de morfologia", não são registados como veigas, mas sim portugueses de desporto e até falaram num mito (ao que me parece) que até os matavam... No minimo estranho, já que um amante dos cavalos não os vai concerteza matar por não terem vindo "ao geito"...

Gostava que este assunto fosse esclarecido.

Abraço do vitor morgado

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#8 Mensagem por Miguel Santos » quinta abr 12, 2007 5:18 am

Amigo Vitor, :)

Uma resposta bem rapidinha porque ultimamente os deveres profissionais teem-me complicado a vida... :?

Acho essas afirmações de nuestros hermanos, no mínimo descabidas... é frequente encontrarmos exemplares com ferro MV registados cm CX Português. :wink: Acho que aqui se aplica aquela norma: Quem desdenha, .... :roll: :roll: :roll:

Relataviamente aos PSL Veiga o meu "pequenote" é filho de um e garanto-lhe são os exemplares extremamente expressivos, têm personalidade muito bem definida, uma inteligência "acima do normal"e simultaneamente são (pelo menos o meu é) extremamente dóceis. :D

Ainda não lhe posso falar da dedicação e do empenho no trabalho porque o meu ainda é bem pequenito para isso, porém pelas experiências que tenho recolhido, são cavalos que nas mãos certas dão tudo o que têm para dar e por vezes até o que não têm.
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » quinta abr 12, 2007 5:35 am

Sobre as éguas Veiga no livro "O cavalo lusitano - Criação e tradições equestres em Portugal" de Letitia Boulin-Néel e Thierry Ségard, p.99

"nos Veiga elas são quase exclusivamente reservadas à criação doméstica e ficam prudentemente na Quinta da Broa, quando têm a sorte de ser retidas. As outras conhecem depressa a sorte de um fim menos feliz..."

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » sexta abr 13, 2007 2:20 am

O k a Ana diz é bem possivel, visto k há muitas coudelarias que fazem a sua própria "controlo de qualidade" livrando-se daqueles que n têm qualidade para ter o ferro da casa e assim conseguem manter o bom nome do ferro, pois n têm os maus no mercado, pois esses foram ou abatidos, vendidos sem papeis e sem ferro, castrados ou vedidos como CX.

Já ouvi dizer que o Ortigão costa não vende éguas, fica com elas ou abate. O Xavier de lima castra quimicamente os cavalos( isto me foi dito por uma pessoa que recebia cavalos dele, isto eu acho extremamente desonesto e sabendo isto nunca irei comprar um cavalo desse ferro, embora isto pode n ser verdade)
Outra situação que já ouvi falar é que o andrade vende os animais sem qualidade aos ciganos, sem papeis e sem ferro.
Na coudelaria onde eu trabalho já fomos aconcelhados a n pôr o ferro até aos 3 anos para ver primeiro a qualidade, mas por enquanto ainda n foi perciso n pôr o ferro. E também durante os próximos anos n vamos vender éguas, mas tb não vamos abater nenhuma :roll: Ficam por cá!!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Será possivel...?

#11 Mensagem por vitor_morgado » sexta abr 13, 2007 8:49 am

Eu não consigo entender esses metodos, matar os animais, por não corresponderem às espectativas... Quer dizer que qualquer dia teremos todas as coudelarias numa montra de um talho, um bife veiga, ou OC!
No minimo faziam o que o que a coudelaria andrade, vende-los aos ciganos sem ferro. É por isso que há muitos ciganos com cavalos de qualidade!

Com estes métodos vai ser dificil adquirir uma égua directamente das coudelarias Portuguesas com as melhores linhagens...gostava de ter acesso uma égua de ferro veiga, mas assim vai ser complicado!

Abraço do vitor morgado.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#12 Mensagem por Rogers » sexta abr 13, 2007 8:43 pm

Será que é melhor vender aos ciganos?? Submete-los a esse tipo de tratamento???
Eu não era capaz de fazer uma nem outra, acho as 2 muito injusto para os animais.

Acho que seria bem melhor castrar os machos e vender ambos os sexos sem ferro e como cruzados. Assim não se mancha o nome de uma boa coudelaria e os cavalos têm uma hipotese de ter uma vida dicente.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#13 Mensagem por horses_s » sábado abr 14, 2007 4:36 am

Infelizmente as coisas são piores do que aqui se descrevem! :( :(

Não é apenas das coudelarias prestigiadas que ouvidos desgraças assim.

É corrente ouvir dizer que conceituados cavaleiros portugueses, após "usarem" e serem por vezes bem classificados em provas pelo cavalo "x" ou "y", quando este já não lhes serve, mandam-no abater e exigem a pele de volta como prova de que foi realmente morto. :shock: :shock: :shock:

Não acham que estes animais mereciam, no mínimo, uma "reforma" mais digna?! :cry: :cry:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#14 Mensagem por Belo » sábado abr 14, 2007 6:06 pm

Esses cavalos devem viver para que sejam reconhecidos e não esquecidos que é o que deve de acontecer sempre.
Eu acho que esses cavaleiros deviam era ser presos pois estão a matar animais sem razões nenhumas se o cavalo tivesse uma lesão grave ou estivesse doente aí já teriam mais razões para os abater agora assim dessa maneira acho que é muito injusto.
Ao menos se já não os queriam vendiam-nos.
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 15, 2007 6:17 am

ROGERS

Se não vendessem esses cavalos aos ciganos eu não tinha aqui nenhum...nem o Luso que já foi bastante cobiçado desde que entro com ele no TREC.

Os ciganos não fazem colecção de cavalos e vendem-nos logo que podem, donde a vida dos cavalos não é afectada.
Beneficia toda a gente com isso pois eles são uma especie de entreposto de cavalos.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Coudelarias”