As esponjas

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

As esponjas

#1 Mensagem por omega2 » quinta abr 12, 2007 10:05 pm

alguém me sabe dizer o nome técnico daquilo que normalmente chamamos de "esponjas" que surgem por vezes debaixo da rabada dos cavalos. qual é a causa do aparecimento, quais são as consequencias e como é feito o tratamento?
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » quinta abr 12, 2007 10:51 pm

As esponjas são Melanomas, tumores geralmente benignos na pele que podem ser superficiais ou internos, sendo mais frequentes em cavalos ruços.

A sua causa é genética e não tem a ver com exposição solar, no entanto as condições de vida do cavalo e a sua alimentação podem ser factores de evolução.

Se não crescerem muito as esponjas não serão motivo de preocupação para além da influência na estética do cavalo.

Se crescerem demasiado pode haver vários problemas:

- na rabada, pode originar o rompimento sistemático da pele / feridas permanentes e no limite pode ter que se cortar a rabada.

- no anus, obstrução e dificuldade em defectar que pode originar cólicas.

- se forem tumores internos também podem causar vários problemas dependendo do sitio onde se localizem.

A remoção não trás beneficios e por vezes pode levar a maior desenvolvimento dos melanomas.

Actualmente existe um tratamento que tem dado alguns resultados positivos com um medicamento de uso humano que é aplicado, mas o veterinário é quem melhor saberá que tratamento fazer.

A alimentação natural, algumas ervas medicinais e uma vida "sem stress" podem ajudar a que o problema não se desenvolva ou até regrida.

(... o meu cavalo tinha este problema bastante acentuado por isso informei-me bastante)

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#3 Mensagem por omega2 » sexta abr 13, 2007 10:16 pm

obrigada Ana!!! :wink:
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

Responder

Voltar para “Veterinária”