Ranilhas

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Ranilhas

#1 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta abr 18, 2007 11:50 pm

As ranilhas da minha paixão têm tendencia para abrir. Já experirementei licor d vilato, mas não parece ajudar. Ouvi falar numa especie d pomada, alguem conhece?

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#2 Mensagem por horses_s » quinta abr 19, 2007 12:20 am

Experimenta a vulgar "agua oxigenada".

Depois diz o resultado :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quinta abr 19, 2007 12:30 am

Se o abrir da ranilha for causado por um casco aparentemente demasiado seco que estala, o licor de vilate realmente só vai secar mais. Manter o bem limpo e untado (com um bom unto próprio para cascos) por fora e na sola ajuda a que ele não se torne tão quebradiço.

Mas o ideal é o ferrador perceber o que pode estar a causar isso.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » quinta abr 19, 2007 12:42 am

esses dois productos, são bons até certo ponto e passo a explicar porquê,

desinfectam e a agua oxigenada mata as bactérias aneróbicas, as causadoras do mau cheiro e degradoção da ranilha,sola e linha branca, MAS também têm uma desvantagem, criam uma espécie de capa que impede a entrada de oxigénio para as partes mais fundas onde normalmente ainda existem essas báctérias, tornando essa parte um paraiso para elas, tornando-se numa luta que nunca mais acaba.

Existe no mercado um produto muito bom que penetra bem fundo e o próprio casco absorve nas partes em que tem essas fissuras muito pequenas onde se mete as bactérias. Acho que se chama "trush block" mas não tenho a certeza, terei que confirmar.é um liquido azul.

O meu marido para mim e para seus clientes faz uma mistura similar a esse prouducto tanto em pomada como em liquido, mas infelizmente não posso pôr aqui como se faz a mistura, nem eu a sei!!!!! Mas em 3 a 7 dias está o problema resolvido e depois é só esperar que cresça normalmente.

Outra coisa que podes ver é qual a causa do problema?
Se o cavalo for ferrado com os talões muito fechados pode causar apodrecimento das ranilhas devido a falta de irrigação sanguinia.
Condição da cama? condição do paddock ou picadeiro? Qualidade dos cascos?
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#5 Mensagem por Rogers » quinta abr 19, 2007 1:20 am

"Trush Buster" este é que é o nome correcto
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#6 Mensagem por Belo » quinta abr 19, 2007 1:22 am

Poderiam-me dizer o que são as ranilhas? Já percebi que tem alguma coisa a ver com cascos.

Cumprimentos
Belo
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » quinta abr 19, 2007 1:53 am

A ranilha é aquele sulco ou lacuna em forma de "V" na sola do casco.

Sugiro este livro... http://www.fep.pt/media/pdf/Capa%20livr ... 0Selas.pdf explica e a restante anatomia do cavalo. Entre outras coisas igualmente interessantes para quem se quer iniciar na equitação.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#8 Mensagem por Rogers » quinta abr 19, 2007 1:55 am

As ranilhas são a parte triangular que esta na sola do casco, é um tecido que é ao toque é tipo borracha.
Espero que entendeste com esta explicação, se não vai levantar o casco a um cavalo com os cascos limpos que vês logo.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#9 Mensagem por Belo » quinta abr 19, 2007 3:58 am

Já sei o que é.
Muito obrigado AnaE e Rogers pela explicação eu já as tinha visto mas não sabia era como se chamavam.
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#10 Mensagem por Sofia e Sabre » quinta abr 19, 2007 10:26 pm

Obrigado pela vossa ajuda.

Rogers:
A cama dele ta sempre em optimas condiçoes, eu propria me certifico de que esta sempre seca e com bastante palha para ele comer. Acho que pode estar relacionado com o facto d ele se alcançar, sera?

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#11 Mensagem por Rogers » quinta abr 19, 2007 11:01 pm

Dúvido, mas se ele se alcança poderá ser defeito de ferração causando ambos os problemas.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#12 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta abr 20, 2007 4:02 am

Hm... obrigado!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 20, 2007 4:30 am

Sofia

Explica melhor o que queres dizer com ranilhas a abrir....

Se são só nas mãos,que mesmo agora notei que estão muito juntas quando comentei a foto,o que pode querer dizer que ele está a "ajudar uma delas" a suportar o peso que devia ser destribuido igualamente pelas duas.

Uma foto de frente pode tirar duvidas imaginando a vertical da ponta do focinho se cai mais junto a uma das mãos...

Mas isto são expeculações que apenas podem servir para outros exemplos de outros cavalos que tenham esse problema...se é que esse o tem....cultura geral...digamos....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#14 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta abr 20, 2007 6:00 am

Não, ele apresenta o mesmo problema nos pés, mas curiosamente esta sempre pior do lado esquerdo, que também e a barra difícil dele... Curioso!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 20, 2007 6:42 am

Sofia

Tens de explicar bem as coisas.....não explicaste as ranilhas abertas nem agora o presumo,lado dificil...é isso.?

Ele é um pouco debruçado da mão esquerda mas não é razão para isso.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ferração”