Caçadas à raposa a Cavalo

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Actividade Fisica !!!

#16 Mensagem por Joana Abreu » sábado jul 10, 2004 8:56 pm

As raposas que fogem...

... essas sim !!! têm uma grande actividade fisica !!!
Ficam todas musculadas e tudo !!!

É pena que elas não tenham tempo suficiente (enquanto fogem) para apreciar a paisagem!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#17 Mensagem por João dee Deus » quarta fev 16, 2005 12:55 am

Ok. Cheguei agora e pude ler algumas opiniões sobre Caça e Cavalos.

Primeiro gostava que não atacassem as minhs idéias atravéz de alguns erros ortográficos que eu possa dar.Isso não é digno.

A caça é uma actividade muito antiga que foi fundamental para a procriação da espécie Humana,e como tal tem de ser respeitada,de contrário estão a negar a própria existência.

Claro está que pelos mesmos propósitos já não se justifica.
Surpreendentemente ficaram os genes nos descendentes dos Grandes Caçadores que foram os responsáveis pela procriação Humana.

Agora,nos dias de hoje, quem carrega esses genes,tem de defrontar as críticas dos descendentes dos outros,que não tinham abilidade nem arte para caçar.

Foram também estes Grandes Caçadores que aplicando e adaptando as tácticas de caça se tornaram nos Grandes Generais que defenderam os seus Povos criando as Nações.

Usando todo o tipo de argumentação, variando consoante o tempo e o paralelo,arremessam quase que vingativamente,apelos à Humanização de uma Sociedade que mata o seu semelhante como e quando quer e sob qualquer pretexto. (Iraque)

Mudando de vertente ,a Pesca é exatamente o mesmo que a caça.
Também são animais que nadam livremente e os homens vão lá matá-los,(leia-se pescá-los) .
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#18 Mensagem por João dee Deus » quarta fev 16, 2005 1:46 am

O espaço não foi o suficiente.
A caça em questão,a raposa,(que para mim é o institivamente,maior predador da espécie animal),feita a cavalo,e directamente pelos cães,é das formas de caçar mais equilibradas,poi é entre duas espécies animal,cães e raposa.O homem é apenas um espectador.
Muito parecida à Certraria.
A outra maneira de caçá-las,com armadilhas ou a tiro,só se justifica para controlar o númerode animais por hectare que pode ser excessivo.
Claro que não é normal comer a carne destes animais,embora conheça casos pontuais.
Sobre raposas não me ocorre mais nada que seja oportuno.

A outra caça,só peca porque o binómio Caça-Caçador está desiquelibrado.
Estava mais equilibrado quando se caçava com Arco e Flechas,agora com pólvoras rapidíssimas,as perdizes e os coelhos estão em desvantagem porque o seu poder de esquiva é o mesmo desde sempre.

Comer os "animaizinhos" é o mesmo que comer Vaca ou Carneiro,ou seja comer carne.
Ter a carne na nossa alimentação pode ser condenável para alguns ,mas se quem a quisesse comer tivesse que a matar,esses alguns,seriam muito menos.

Como dizia um Alentejano meu amigo" EU CÁ SE TIVESSE DE SER COELHO,GOSTAVA DE SER UM COELHO BRAVO,PORQUE VIVIA LIVRE E ALEGREMENTE ATÉ UM DIA ME DAREM UM TIRO" (nos cor....)

E acerca dos Verdes ele dizia "POR VONTADE DESSES SENHORES,AGENTE IAMOS TODOS EMBORA E ISTO ,(a terra)FICAVA PARA OS BICHOS"

Na próxima vou falar de Cavalos,a maior das minhas três paixões.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#19 Mensagem por Félix Cerieiro » quinta mar 03, 2005 8:06 pm

Concordo com tudo o que disse o Sr. João.
Quanto às protectoras dos animais já disse neste fórum o que penso acerca delas e julgo que qualquer um de vós se pensar bem acabará por me dar razão.

mariana vidal
Mensagens: 1
Registado: segunda jan 03, 2005 5:55 pm
Localização: santarem

#20 Mensagem por mariana vidal » quarta mar 09, 2005 2:58 pm

Olá a todos,

A caça as raposas não merece ser estragada por causa de algumas pessoas que não têm mais nada para pensar senão no que os outros fazem, conseguem ser piores que as miúdas do liceu! Esses verdes chinelantes que vão amarrar-se aos petroleiros na Austrália, e deixem em paz a equipagem!!

Boas caçadas =) (agora só para o ano...)

MARIANA VIDAL
MARIANA VIDAL

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#21 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 09, 2005 3:27 pm

Chinelantes..... Gostei,não é ofensivo porque é quase um facto.

Saudações.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#22 Mensagem por Dr.Elina » quarta mar 09, 2005 7:44 pm

Eu concordo com a Mariana Vidal.

Na maior parte das caçadas nem se vê uma raposa.

As caçadas são muito divertidas, óptimas ocasiões de convivência e oportunidades de educar os cavalos de CCE.

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#23 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta abr 13, 2005 11:47 am

É um facto que em muitas caçadas não se vê uma raposa...é igualmente um facto que quem diz que estamos a caçar um animal inofensivo não sabe o que diz, pois não tem a minima noção do que é a vida no campo... Já vi pequenos agricultores com problemas graves por causa das raposas...é que o bicho é matreiro e danado para dar cabo das ovelhas...ora um pastor que possua um pequeno rebanho que mal dá para se sustentar (e infelizmente há muitos assim no nosso pais) tem um prejuizo grave se a raposa aparece e lhe dá cabo de 2 ou 3 ovelhas...estarei eu enganado?
É exactamente o mesmo com as lebres e os coelhos (sei por experiência própria) os estragos que estes bichos fazem numa horta).

cumprimentos a todos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Raposas

#24 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 13, 2005 2:05 pm

Companheiros

Uns quantos posts atráz,disse que a Raposa é o maior predador(mais feroz)que conhêço.

Não tenham dúvida que ela mata até poder,independenremente de ter já a fome sassiada.

No Alentejo diz-se que ela mata para comer e pôr na "dispensa",lietralmente.

Se conseguir entrar num galinheiro,mata e carrega para fora tudo o que lá houver,(animais),e enterra para comer mais tarde.

A caça à Raposa com Cães a Certraria,e com Arco-Flexas,são a forma de caça mais equilibrada.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#25 Mensagem por ANA. » terça dez 13, 2005 10:29 pm

Olá!

Adoro temas polémicos sobre os quais há posições de extremo! Apaixonante!
Pois eu não gosto de caça.
Acho meio tortuoso o prazer de assistir ao último estertor de um ser vivo. O argumento da refeição que se segue não colhe junto de mim. Considero que mesmo os desgraçados dos bicharocos que nascem em cativeiro para nos encher o estômago merecem uma morte indolor.

Não me considero moralmente superior a ninguém, muito menos aos caçadores. Nunca cacei, nem acompanhei nenhuma caçada, por isso em sei com rigor do que podemos estar a falar.

A verdade é que há bem poucos meses se me perguntassem a minha opinião sobre touradas eu despejava um saco grande de argumentos irados contra a injustiça de ir buscar um animal selvagem ao campo, transportá-lo para uma praça cheia de cheiros e cores e ruídos desconhecidos, e obrigar esse animal a confrontar-se com um conjunto bem treinado de cavaleiro e cavalo. Pois é. Hoje posso confessar que passei o verão a correr praças de touro... primeiro com a desculpa de ir ver cavalos bem treinados e bons cavaleiros... e acabei a apreciar a arte de alguns ferros... :oops: :oops: :oops:

Sobre a caça deixem-me contar-vos o que ontem ouvi a um velhote alentejano num programa da Antena 1. O velhote era um antigo "contrabandista". A conversa sobre os tiros da Guardia Civil transporta-os à caça... e então o senhor diz:
"-Hoje já não sou capaz de caçar. Quando era novo e falhava uma lebre só pensava que se a apanhasse até era capaz de a morder! Hoje não consigo ter uma coisa tão pequena a morrer-me nas mãos."

Adoro o alentejo e a sua sabedoria.

Saudações marialvas

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

caça

#26 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 14, 2005 6:13 pm

ANA

Como já foi visto,eu também adoro o Alentejo,e a atitude dos Alentejanos perante a vida que desde sempre lhes foi adversa.

Frequantei desde os meu 15 anos o Alentejo com o meu Pai, exatamente para ir à caça.

Já aqui falei sobre as razões da caça,as ancestrais e as recentes.

Esse comentário de que falas,deve referir-se à época em que a caça era o sustento de muitos Alentejanos.A sua venda claro.Eram caçadores profissionais.
Uma lebre nesse tempo,era vendida aos regatões que era quem comprava a caça apanhada pelos caçadores,por metede de uma jorna.´,ou seja por meio dia de trabalho,quando o havia claro.
Quando começava a época,caçavam todos os dias,fazendo centenas de kilometros atrás da caça durante os três meses.Era duro.
Acompanhei com eles desde 1960,e cacei desde 1968.

Por isso esse ancião,reagia assim quando falhava uma lebre,porque via-lhe fugir à frente meio dia de trabalho.Ou um alguidar de carne,como também usavam dizer.

Era preciso estar lá como eu estive,e quem lá esteve sabe,a vida difícil que eles tiveram,e da qual sempre souberam reagir com uma sabedoria popular,pragmática,e com ditos que ainda hoje recordo,com uma profundidade enorme.

Citando::
Hoje levantei-me ainda de noite,tratei do vivo,fui prá jorna,comi pouco,
e agora vou prá deita para não me dar a fome..Pra ter uma vida destas...nunca mais cá volto.

Isto foi só para descrever o "panorama".

saudações Marialvas,que foi principalmente com os Alentejanos que expulsou os espanhois de cá.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

ambientalistas

#27 Mensagem por cmgalao » sábado fev 23, 2008 6:00 am

Boa tarde a todos e desculpem o atraso de 4 anos na miha opinião a este tópico, antes de mais gostaria de vos dar a connhecer um pouco de mim, joguei futebol, pratico pesca desportiva, sou caçador e monto a cavalo.

Pois bem o que me leva a escrever estas linhas é o seguinte, não acredito que um verdadeiro pescador, caçador, ou cavaleiro, mesmo que cavaleiro tauromaquico vá para a seu desporto com intenções barbaras, eu não o faço e acredito que os meus colegas de actividade não o façam, agora falando nos tais ambientalistas que respeito e até acho que fazem falta no planeta, por favor não chateiem, porque não os vejos fazer nada a não ser chatear a cabeça a cada um, não os vejos a ajudar apagar incendios, não os vejos a dar de comer ás perdizes no campo, não os vejo a vacinar coelhos contar a hemorragica, não os vejos a fazer nada de nada a não ser falar, falar e muitas vezes falam sem saber na realidade o que são animais e suas tradições, gostava de ver um toiro bravo com 4 - 5 anos a pastar em Monsanto ou na Serra da Estrela ou mesmo no parque Eduardo VII,

POR FAVOR deixem-nos em paz.

P.S. os ambientalistas que vejam como são mortos os porcos, vacas, galinhas e outros animais que eles enchem a pança todos dias, vão a um matadouro e vejam afinal quem é que são os barbaros.

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Caçadas à raposa a Cavalo

#28 Mensagem por Filipe Graciosa » terça jul 21, 2009 5:08 pm

Jornal Expresso Escreveu:CONFESSO que não caço. Confesso que não pesco. Confesso que sou incapaz de matar uma pulga. Mas sempre abominei o vício racionalista que procura nivelar os seres humanos num mesmo patamar de comportamentos e moralidades. Como se a vida fosse a extensão de uma cartilha qualquer, muito higiénica e muito aprumada.

Agora, segundo parece, o Parlamento britânico decidiu abolir a caça à raposa. A caça com cães, entenda-se. Os caçadores, se quiserem, podem continuar a matar os bichos a tiro, à facada, à paulada, à pedrada. À dentada. Ou, provocação fácil, com armas de destruição em massa. Mas nunca com os canídeos da praxe.

Porque? De acordo com as patrulhas, os cães representam uma brutalidade extrema e infligem dano irreversível na sensibilidade das raposas. As raposas têm direitos. As raposas têm sentimentos. As raposas devem ser respeitadas nas suas frondosas existências. E, se possível, amadas e acarinhadas como autênticas preciosidades.

Como é evidente, a medida é puramente ideológica - e aparece montada no velho ódio de classe. A caça com cães é desporto maioritariamente «aristocrático», coisa de famílias «feudais» que, ao som das cornetas e no calor das matilhas, se lançam pelos prados verdejantes em busca da raposa amedrontada.

Uma intolerável exibição de estatuto numa sociedade que se deseja radicalmente igualitária. Mais do que igualitária: redesenhada. Uma sociedade de gente que não fuma, não bebe, não caça. Uma sociedade de gente que não se distingue por nada e em nada.

Fonte: Expresso
12-06-2004 10:00:00
Filipe Graciosa Jr

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Caçadas à raposa a Cavalo

#29 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 5:48 am

Na Itália (e noutros países europeus) há muitos anos que se faz a caça à raposa sem raposa, usando os cães na mesma e o cheiro de urina duma raposa que é colocado num certo percurso algumas horas antes da caça começar.
Nada muda, a caça tem o mesmo divertimento, a mesma velocidade, as mesmas paisagens, etc e não se mata nenhuma animal - até porque NÃO HÁ NECESSIDADE, essa é a verdade. MATAR animais por divertimento, deixamos isso aos espanhóis e aos cretinos.

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

Re: Caçadas à raposa a Cavalo

#30 Mensagem por cmgalao » quarta jul 22, 2009 10:38 am

Pois bem esta vai para si paula da silva, caçar á raposa ou seja a que animal for sem o próprio animal é tal qual como comer um rebuçado sem tirar o papel, ou como fazer amor com um boneco insuflável, acredite que cretinos são aqueles/as que se armam em defensores dos animais e depois se esquecem que no dia a dia maltratam os seus semelhantes, cretinos são aqueles de uma maneira ou outra não se medem nem têm inteligência suficiente para serem diferentes dos animais.
Pois bem paula da silva, numa minoria tão reduzida e insignificante não qual está inserida veja por favor que não tem fundamento tentar inventar aquilo que á séculos apareceu naturalmente, um delas "a caça", outra e mais importante "o respeito", por isso cretinos/as são aqueles/as que por detrás dum computador defendem aquilo que está defendido por natureza, acho que já me alonguei mais do que devia, mas paula da silva, se conseguisse vender fotos de caçadas e isso lhe rendesse alguns euros aposto que mudaria logo de opinião.......................... espero que aí em Itália se sinta bem, pois voltar a Portugal não deve ser nada agradável, os emigrantes típicos são assim mesmo, duas horas depois de estarem fora de Portugal já nada do que deixaram presta e tudo está errado, pois o país de acolhimento é que é bom e que tudo é correcto, por isso vão e não voltem para chatear quem gosta de cá viver e nunca trocaria Portugal por nada deste mundo.

Responder

Voltar para “Caça a Cavalo”