Touro... SOFRE ou NÃO SOFRE???

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Touro... SOFRE ou NÃO SOFRE???

#1 Mensagem por Joana Abreu » quinta set 09, 2004 2:26 pm

Vamos de uma vez por todas esclarecer o assunto...

O Touro... SOFRE ou NÃO SOFRE quando lhe espetam as farpas???

Se sofre, porque razão sofre?

fachica
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sábado jul 17, 2004 1:18 am
Localização: sintra

#2 Mensagem por fachica » quinta set 16, 2004 1:07 am

Olá!

Bem, na minha opinião, é claro que sofre! A entrada de um objecto daqueles pela pele e afins é naturalmente doloroso! Mas não sei até que ponto...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: Touro... SOFRE ou NÃO SOFRE???

#3 Mensagem por horse_lover » quinta set 16, 2004 10:04 am

Joana Abreu Escreveu:Vamos de uma vez por todas esclarecer o assunto...

O Touro... SOFRE ou NÃO SOFRE quando lhe espetam as farpas???

Se sofre, porque razão sofre?
não me parece que seja uma pergunta que se faça...porque a resposta é lógica...

imagine que a nós até uma pequena agulha nos dói...agora imagine-se várias...a atingirem as veias durante horas... (não pensem na acumpunctura que não dói, pq esta não atinge as veias). Agora imagina...(e tem em conta que as farpas são bastante mais grossas que uma simples agulha...
:roll:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Dói ou não

#4 Mensagem por João dee Deus » quinta fev 17, 2005 1:07 am

Ora aqui está uma boa pergunta!

Quando tinha 14 anos andei pelos tentaderos a brincar com as vacas e bezerros fazendo pegas e ouvindo os mais velhos a falar de touros.
Na altura ninguém punha esse problema.
Mais tarde a minha experiência com cavalos levou-me a concluir que não dói.
Uma vez,o cavalo em que ia montado espetou uma ponta de estêva naquela artéria da perna de trás (não sei o nome)o que provocou uma imensa emorragia,que se não fosse vista por outro cavaleiro que vinha atrás,teria morrido sem sangue.O cavalo não teve qualquer dor,pois nem coxeou.
Noutra ocasião outro cavalo,bateu com o joanete numa pedra,inchou,e ficou a coxear,com dores.

Cocluí que : Quando há emorragia não dói
Quando não há dói

Mais: o touro não sabe o que é o sangue,potanto não tem o terror do sangue como nós temos.
Mais: Quando se está no calor/fúria da luta,não se dá pela dor.Só quem nunca andou à pancada não percebe.

Desculpem a intromissão,embora saiba que isto é um forum.


.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#5 Mensagem por Joana Abreu » sexta fev 18, 2005 12:03 am

Cocluí que : Quando há emorragia não dói
Quando não há dói
Não me leve a mal, mas eu não consigo comentar...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#6 Mensagem por Bernardo Cid » sexta fev 18, 2005 12:33 pm

Srª Joana Abreu,

Você não consegue comentar porque como todos os Anti-Touradas, já não têm argumentos para a discussão das corridas de Toiros.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta fev 18, 2005 8:53 pm

Olá Joana.

Não tinha percebido que era anti-tourada.Se me permite um conselho,não se deve ser anti qualquer coisa pois isso tira-nos a capacidade de raciocínio.
Tornaei a lêr o meu mail e cocluí que não me expliquei bem.
A forma mais cobarde que o homem tem de se suicidar(porque são todas),é cortando as veias dos pulsos,exatamente porque não dói.Melhor,só dói na altura do corte,mas essa dor até o cobarde suicída consegue aguentar,portanto não é grande.

Uma pancada que provoque inflamação muscular,daí inchaço,aumento de pressão saguínia localizada,o sangue não tem por onde saír,e aparece a dor,que pode ser insuportável.

Fui mais explicito?

Não vou terminar da mesma maneira mas,questione,questione sempre,não há conclusões definitivas,todos nesta vida apenas fazemos apróximações à verdade.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#8 Mensagem por Joana Abreu » sábado fev 19, 2005 1:54 am

Afinal o que é a dor...

Dor é um estimulo nervoso que serve para avisar o cérebro de que algo está mal com o corpo (situação comum aos humanos e outros animais).

Sensações de dor continuadas provocam sofrimento.

A dor acontece sempre que um nervo é afectado (nós e os animais temos muitos pelo o corpo todo)

Portanto, não é o corte da veia ou da artéria que provoca dor, ou o inchaço muscular, ou aumento de pressão sanguinia, etc......

... mas sim o ferimento nos nervos (eventualmente provocados pelos elementos atrás mencionados, ou outros).

Fica o esclarecimento, para quem quiser ler...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#9 Mensagem por João dee Deus » sábado fev 19, 2005 9:32 pm

Vou citá-la:

"Portanto, não é o corte da veia ou da artéria que provoca dor, ou o inchaço muscular, ou aumento de pressão sanguinia, etc......"

Como isto é o que acontece com as farpas......

Conclui-se que : OS TOUROS NÃO TÊM DOR

Estamos de acordo.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#10 Mensagem por Joana Abreu » domingo fev 20, 2005 12:21 am

Se me quiser citar, cite-me na frase toda:
Portanto, não é o corte da veia ou da artéria que provoca dor, ou o inchaço muscular, ou aumento de pressão sanguinia, etc......
... mas sim o ferimento nos nervos (eventualmente provocados pelos elementos atrás mencionados, ou outros).
Se souber interpretar o que eu disse em Português, com toda a certeza perceberá que não estamos de acordo.

É óbvio que o touro sofre.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#11 Mensagem por João dee Deus » domingo fev 20, 2005 1:50 pm

Ferimento nos nervos é abreviadamente o mesmo que todas as outras razões,evocadas por si como não responsáveis pela dor,por isso citei só aquele perágrafo.

Só disse que estáva-mos de acordo,porque não pode haver ferimento que não provoque rompimento de nervos,de tecidos,e eventualmente de veias,poque no garrote não há artérias.

Aliás não é minha intenção convensê-la de nada.Nem me julgo à altura.
O não estarmos de acordo,não altera a verdade,porque essa,tavez com outro nome, só os touros sabem.

Não iterprete que tenha havido um aproveitamento menos honesto da minha parte, ao citar só aquele parágrafo.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#12 Mensagem por Félix Cerieiro » terça abr 05, 2005 3:34 pm

Carissimo João,
Não vale a pena perder o seu tempo a tentar conversar com a Sra, Joana Abreu.
O mais certo é acabar a ser ofendido, por isso, julgo que não vale a pena.
Esta senhora à semelhança de quase todos os "anti-touradas" comparam o "sofrimento" do toiro ao sofrimento humano.
À nossa companheira de forum Joana Abreu apetece dizer-lhe, para se por de "gatas" que eu ponho-lhe um freio na boca e uma sela à Portuguesa no lombo de seguida sento os meus 90 Kg em cima dela e vamos dar uma volta. Será que os cavalos sofrem ao serem montados??? Os meus parecem sempre contentes...
Mas como acho que nós aficionados estamos muito a cima desta canalhada...não vou dizer nada.

Um grande abraço.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#13 Mensagem por Joana Abreu » quinta abr 07, 2005 7:28 pm

O que eu acho engraçado...
...é que muitos dos frequentes deste fórum não passam duns choramingas!!!

Ofendem primeiro... levam a minha resposta... e depois fartam-se de chorar e reclamar.

Sr.Cerieiro,
Estava aqui a pensar no que lhe dizer, mas sempre que tento imaginar os seus 90Kgs, começo a rir sem parar.

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

OFENSAS!!!!

#14 Mensagem por Bernardo Cid » quinta abr 07, 2005 7:56 pm

Sra Joana Abreu,

eu sou levado a pensar que os "anti-touradas" (sim, porque não são defensores dos animais, senão preocupavam-se com outros animais), não sabem fazer outra coisa, do que ofender as pessoas que gostam de ver o espectáculo dos toiros, como o é uma poule de obstáculos, ou um prova de dressage.

Nós, aficcionados, não vamos chatear os "anti-touradas", porque será que estes vêm sempre marrar conosco?

Pense nisto, sra Joana Abreu, e já agora, quando montar o seu cavalo, faça-o sem esporas, arreio ou qualquer outro apetrecho, porque isso também incomoda os cavalos.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

fachica
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sábado jul 17, 2004 1:18 am
Localização: sintra

#15 Mensagem por fachica » quinta abr 07, 2005 11:36 pm

Concordo plenamente consigo, Bernardo. Mas é pena que não seja mesmo possível debater o assunto decentemente e que, quando isso é feito, se "apanhem" sempre o mesmo tipo de argumentos e de ironias...

Responder

Voltar para “Toureio”