Andaluz

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Andaluz

#1 Mensagem por Cavaleira16 » sábado jun 16, 2007 7:38 am

O modelo actual do cavalo andaluz descende do cavalo espanhol, raça que teve grande influência na origem da maioria das raças actuais. Muitas escolas de equitação antigas, da época do Renascimento, basearam-se no cavalo espanhol para fundamentar a montaria clássica. Na Andaluzia, predomina a criação desta linha equidea na Espanha, mais especificamente na região de Jerez de la Frontera, Córdoba e Sevilha, talvez pela preservação pelos mosteiros cartuxos. O cavalo espanhol pode ser originário da mistura de raças nativas destas regiões como o Sorraia e o Tarpan, mesclando o sangue dos cavalos berberes trazidos pelos mouros do norte africano. O Sorraia introduziu neste cavalo a força e a notável resistência; já o Berbere trouxe-lhe bravura, ardor e grande agilidade.

O andaluz não é um cavalo muito veloz, mas tem grande altivez, já que soma características de agilidade e força. Apresenta uma cabeça arrogante e nobre, o perfil é bastante característico, dito "acarneirado". Apresenta crina e cauda abundantes e as muitas vezes longas, podendo com frequência mostrarem-se aneladas. Apresenta um pescoço bastante forte e arqueado que liga-se a um tronco forte e largo.

Cavalo utilizado para touradas na Espanha, devida a sua extrema inteligência, é um ótimo animal também para sela, dressage. É um cavalo que alheia força e inteligência, num só animal.

Altura (cm): 152

Porte: Leve

Pelagem: Baio, tordilha

Uso: Sela

Perfil /Cabeça: Convexo

Musculatura: Forte

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#2 Mensagem por redondo623 » sábado jun 16, 2007 8:02 am

Estranha identificação.

Que diferença faz do lusitano?

Já houve tempo em que eu tambem achei que eram um mesmo cavalo apenas separado pela vaidade dos homens.

Neste momento não me parece assim linear a semelhança destes animais.

Depois de montados é facil notar algumas diferenças na forma como foram tratados ou montados, afinal não são iguais, o galope é diferente e o trote tambem.

não sei que lhes parece mas eu encontro-os diferentes, engataria o andaluz e montava o lusitano.

Que lhes parece?

Estarei a ser tendencioso?
Cumprimentos,

Rui N S

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 16, 2007 4:50 pm

Falando daqui da Lusitanea onde os Cavalos são os "filhos do vento",o andaluz é um barril com 4 palitos e um pescoço de ferro.

Em suma um cepo que só serve para andara direito e tração bruta(tambem a direito)...

saudações aos Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: .

#4 Mensagem por Cavaleira16 » sábado jun 16, 2007 10:28 pm

como disse o senhor/a redondo, existem diferenças nos andamentos, nomeadamente no trote e no galope...

mas nao podemos deixar de frisar que sao uma raça muito bonita... e (corrijam-me se tiver errada), existem algumas diferenças quanto as cabeças do lusitano e do andaluz...

Cabeça do lusitano:

Imagem


Cabeça do andaluz:

Imagem


Saudações "Cavalares"...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » domingo jun 17, 2007 7:43 am

Olá,

Convém não "encher muito a boca" e andar para aí a gritar aos sete ventos sobre as enormes virtudes e qualidades dos Lusitanos comparativamente aos Espanhóis pois que foram eles que estiveram na origem de algumas das coudelarias nacionais de referencia.

O engatar os cavalos não é desprestigio nenhum e, por acaso, é exactamente nessa modalidade que os lusitanos obtiveram o seu melhor resultado desportivo.

Luis Pedro

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#6 Mensagem por redondo623 » domingo jun 17, 2007 7:45 am

Carissima Cavaleira,

Não é necessário o tratamento por senhor, até poruqe não sei se sou merecedor muitas vezes não chega uma vida inteira para merecer esse tratamento...
isto foi só um aparte.

As cabeças são muito diferentes mas o acarneirado é o lusitano.

No entanto tambem existem lusitanos que não são acarneirados.
Cumprimentos,

Rui N S

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 17, 2007 4:26 pm

Luis

Pelo seu comentario parece que veio de Cascais farto e cheio de Lusitanos até aos cabelos....

Compreendo....

Em relação às cabeças acho que é um exemplo tendencioso....

Comparar a cabeça de um Lusitano cheio de sono "ornamentado" com um cabrestão e de perfil, numa cor indefenida.........com a cabeça de outro cavalo qualquer em liberdade e movomento,em estado de excitação,com a foto a 3/4 de angulo,todo suado,preto, e a brilhar por isso......convenhamos que isto só de um "vendedor de sonhos"....

Saudações aids Marialvas.....mesmo assim é comparar Vinho do Porto com Agua Pé estragada.....digo eu...
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: .

#8 Mensagem por Cavaleira16 » domingo jun 17, 2007 9:23 pm

João dee Deus Escreveu:Em relação às cabeças acho que é um exemplo tendencioso....


Comparar a cabeça de um Lusitano cheio de sono "ornamentado" com um cabrestão e de perfil,numa cor indefenida.........com a cabeça de outro cavalo qualquer em liberdade e movomento,em estado de excitação,com a foto a 3/4 de angulo,todo suado,preto, e a brilhar por isso......convenhamos que isto só de um "vendedor de sonhos"....


saudações aids Marialvas.....mesmo assim é comparar Vinho do Porto com Agua Pé estragada.....digo eu...


Senhor Joao Dee Deus!

As fotos da cabeças podem nao ser as melhores, por isso vou tentar por aqui umas mais explicitas...

Este é um Andaluz:

Imagem

Este é um Lusitano:

Imagem

(Espero que nesta foto ja de para ver que existem algumas diferenças em relaçao as cabeças)...

De resto, ja montei muitos lusitanos, e sao das raças melhores que ha... Muito versateis, doceis, corajosos e podia ficar aqui por muito tempo a dizer so coisas boas dos Lusitanos... Quando ao andaluz, nunca montei nenhum, mas ja tive ao lado deles e posso dizer que sao muito parecidos ao nosso lusitanos... Demais até... Mas psicológicamente existem diferenças entre ambos... Acho muito mais corajoso e agil o Lusitano, e muito mais altivo e forte o Andaluz...
Mas claro que cada um tem a sua opiniao...

Saudações "Cavalares"...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

-

#9 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 17, 2007 10:01 pm

Não sei que ferro tem esse Lusitano mas não gosto dele pela conformação.

Poderá ser um artista muito bem ensinado mas não servia para eu dar um exemplo do nosso Lusitano.
Donde é realmente parecido com o andaluz....:wink: :lol: :lol:

saudaçõres aos Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: -

#10 Mensagem por Cavaleira16 » segunda jun 18, 2007 3:01 am

Por acaso tambem nao sei qual é o ferro, mas vou tentar averiguar... :)

Sr. Joao dee Deus, de que raças sao os seus cavalos??
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 18, 2007 4:23 am

Eu não compro cavalos por raças....é mais por funcionalidade,configuração,temperamento,atitude.

Donde, como a maior oferta tem como base o Lusitano,estão quase todos dentro dessa base.

saudações aos Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: .

#12 Mensagem por Cavaleira16 » segunda jun 18, 2007 6:53 am

João dee Deus Escreveu:Eu não compro cavalos por raças....é mais por funcionalidade,configuração,temperamento,atitude.
Gostei desta frase... :lol: É verdade aquilo que diz... Nunca se deviam comprar cavalos por raças, mas sim por aquilo que valem...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » segunda jun 18, 2007 7:56 am

Olá Cavaleira 16,

Se a intenção é fazer propaganda ao PRE, parece-me bem conseguida.

À parte o enorme "gato" quer o cavalo quer o cavaleiro, espanhóis, estão bastante bem, o mesmo não se pode dizer dos portuguêses, o cavalo não é própriamente um modelo de beleza e o cavaleiro bem podia dobrar um pouco mais as pernas e menos os braços.

Luis Pedro

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#14 Mensagem por Cavaleira16 » segunda jun 18, 2007 7:44 pm

Olá Sr. Luís Pedro...

Não se trata de propaganda... :lol:

Quanto ás imagens, foi as melhores que consegui para mostrar apenas as cabeças dos cavalitos... Mas vou tentar encontrar uma foto melhorzita do nosso querido Lusitano...

Aqui vai uma foto do meu prof. com o menino Saltador...

Imagem

Bonito, não é?
Um Lindo Lusitano...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Responder

Voltar para “Outras Raças”