Preciso de umas dicas....

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
mabor
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta nov 02, 2005 1:35 pm

Preciso de umas dicas....

#1 Mensagem por mabor » quinta jun 21, 2007 9:19 pm

Boa tarde,


Tenho um ponei anão com 2 anos, presumindo que so se poderá entrar numa fase de desbaste mais o menos como nos cavalos,la para os tres anos, gostava de saber se o mesmo se passa no caso dos poneis e recorri ao tópico da atrelagem pois o objectivo é vir a po-lo a puxar charrete mas nao tenho ideia nenhuma de como isso se processa.Nem mesmo nos cavalos, por isso gostava de ouvir conselhos dos que mais sabem.Obrigado pela vossa colaboração.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 21, 2007 9:41 pm

Rui

O indicador pelo que me guio é a dentição do cavalo.

Para atrelagem acho que se pode começar mais cedo mas sem esforço que durem muito tempo.

Os comedouros é veres nas feiras.Prsumo que seja para palha e ração..??

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mabor
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta nov 02, 2005 1:35 pm

....

#3 Mensagem por mabor » quinta jun 21, 2007 10:05 pm

Amigo João tudo bem???


Estive para lhe endereçar a pergunta a si pois sabia que o senhor me iria responder, mas para não ser muito chato abri a questão a todos mas muito obrigado pela dica.estava a pensar em ver modelos para depois decidir pelo melhor e possivelmente mandar fazer mais adquado ao que preciso.


Cmprts.

Rui

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 21, 2007 10:52 pm

Rui

Tudo bem...

Eu não sei o que precisas nem para quantos cavalos são,mas um suporte para feno com um telheiro para a chuva não molhar a palha deve ser o que pretendes.

Tens aqui um contacto mas é daqui da área..

Luis Miguel 966891620. www.tagres.net

diz que vais da minha parte

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mabor
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta nov 02, 2005 1:35 pm

....

#5 Mensagem por mabor » sexta jun 22, 2007 6:52 pm

Bom dia,

Bem parece que este forum ainda se mantem na mesma, ou seja so o nosso GRANDE AMIGO JOÃO está sempre disponivel para esclarecer ou ajudar alguem que precise.Pois os detentores da sabedoria guardam-na a sete chaves para que ninguem mais saiba, mas acho errado pois quem sabe deve ajudar quem nao sabe, caso contrario um dia a tradição vai pela agua abaixo e os detentores dos conhecimentos iram queixar-se que ninguem liga a nada.
Mesmo assim queria agraDECER A TODOS OS QUE ME AJUDARAM E ME DERAM DICAS SOBRE O QUE PRETENDIA.BEM HAJAM

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

é triste...

#6 Mensagem por mobix » terça jul 17, 2007 6:04 pm

É com bastante pena minha que ao fim de bastante tempo reparo que por vezes o espirito de cavaleiro só está latente entre amigos ou que se dizem amigos , pois caso apareça alguém alheio a esse grupo poucos sao os que respondem.Mas afinal, será que a sabedoria é so para alguns???? Muito sinceramente e nao me levem a mal a malta de atrelagem mas constactei que não tem o espirito bem presente pois nao estão para ajudas. obrigado a todos principalmente aqueles SENHORES DA ATRELAGEM QUE TANTO ME AJUDARAM.ASSIM O NOSSO DESPORTO ESTÁ NO BOM CAMINHO......pena é que está proximo do percepicio. So tenho pena dos cavalos agora as carroças e os condutores deixem-nos ir por la abaixo.
Saudaçoes Marialvas
Rui

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » terça jul 17, 2007 9:46 pm

Pois foi...o espirito deste forum deu uma volta e passou a ser apenas para resolver questões.

Mas qual é o teu problema com a atrelagem..??..o que é que queres saber..??

saudações Marialvas,e podes sempre usar o meu mail particular como alguns fazem...
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Miguel Faria
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 29, 2004 11:51 am
Localização: Gerês

#8 Mensagem por Miguel Faria » quarta jul 18, 2007 11:38 am

Caro Mobix, só hoje é que vi as suas perguntas faço atrelagem já á alguns anos de momento utilizo uma parelha de Garranos, em primeiro lugar penso que exagerou um pouco nos seus desabafos porque não pense que para os outros foi fácil adquirir conhecimento, acho que não obteve respostas prontamente porque provavelmente, como eu, não consultamos o fórum com a frequência que desejaríamos pois a vida não o permite.
Quanto á sua questão os póneis é igual aos cavalos devem primeiro ser desbastados montados e se possível antes de serem iniciados na atrelagem já devem estar equilibrados e devem ser bem montados.
O trabalho de equilíbrio e de musculação do cavalo deve ser feito à guia e para a atrelagem é essencial que o cavalo trabalhe bem à guia faça um passo franco, trote concentrado e trote alongado e um galope cadenciado, depois para se começar a habituar a puxar deve puxar um pneu à guia e ser conduzido com rédeas longas para que se habitue aos barulhos produzidos na sua retaguarda nesta altura já deve usar o arnês de atrelagem, depois de o cavalo trabalhar com o pneu calmamente e descontraído deve ser engatado com todo o cuidado pois as primeiras vezes são cruciais para a sua boa adaptação, deve começar no seu caso como é um pónei na primeira vez sem peso no carro para ser mais fácil deve também não exagerar nas distancias ao principio.
Espero ter ajudado caso tenha alguma duvida mais contacte-me.
Se trabalhar com calma (sem pressas) tudo ira correr bem espero um destes dias encontra-lo numa prova.
Mobix acho que somos todos amantes de cavalos espero que não caia no erro de rotular A MALTA pois acho que é um termo um pouco depreciativo e quando as respostas não aparecem não vá pelo caminho da critica procure melhor e não desista que as respostas aparecem.

Um abraço e Boa Atrelagem

Miguel Faria

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

#9 Mensagem por mobix » quarta jul 18, 2007 5:54 pm

Caro amigo Miguel Faria,


Antes de mais obrigado pelo tao ilucidante esclarecimento, está de veras bem explicado.Agora irei debruçar-me unica e simplesmente a responder á sua dica e espero que nao leve a mal, mas é assim:primeiro queria informá-lo de que nao sou um miudo para ser tratado dessa forma e ser chamado á atenção pelo que disse pois disse-o e mantenho.O conhecimento é dificil para todos em qq circunstancia, mas se nao for partilhado ainda mais dificil se torna.Em segundo gostava de lhe dizer que a educação vem do berço e sempre aprendi que se nao tratra mal ninguem nem for mal educado podemos dizer tudo o que pensamos, pois vivemos numa democracia.Em terceiro, parece que lhe fiz um ataque pessoal ou o Sr responde por todos os outros, ou ficou recentido pq se reviu em algumas palavras proferidas por mim?Por ultimo e so a titulo de curiosidade, A MALTA, é um tipo depreciativo ONDE????? nao o escrevi com esse intuito nem a propria palavra retrata tal situação.Acho porem que a Malta é uma forma de caracterização de um grupo de pessoas pelo qual ate nutrimos algum reconhecimento, caso nao o fosse talvez usasse os SRs da atrelagem.
Espero que desta vez nao fique aborrecido com as palavras que estou a escrever pois nao estou aqui para criar chatices mas sim para aprender mas infelismente no nosso país o conhecimento é so de alguns e que nao permitem o acesso ao mesmo, esta é a minha forma de ver, espero que respeite tyal como o fiz com as suas palavras.Já agora e não é para amenizar nada mas ja o vi numa prova em famalicão se nao me engano e tem uma optima parelha de garranos, e ainda bem que assim o é pois significa que tb é um defensor do GARRANO tal como eu.


Muito obrigado
Saudaçoes Marialvas
Rui

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » sexta jul 20, 2007 2:59 am

Olá Mobix,

Que sorte ainda existirem pessoas como o Miguel Faria dispostas a ajudarem depois de ouvirem (lerem) as bocas de um cavalheiro (que já não é um garoto, segundo o próprio) que em vez de pedir por favor prefere agredir.

Luís Pedro

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

....

#11 Mensagem por mobix » sexta jul 20, 2007 6:00 pm

Desculpe mas agredir para si significa o quê?So por nao concordar com as opinioes dos outros???Desde que as respeite e é o que faço não sou obrigado a concordar.E a parte de agradecer ao Sr Miguel, caso nao se tenha apercebido foi assim que começei a minha resposta, directamente ao sr Miguel, por isso nao entendo qual é a sua questão mas estou ao dispôr para esclarecer.
PEDIR POR FAVOR?????POIS O MAL É QUE VIVEMOS NA ERA DOS FAVORES E OS QUAIS ESTÃO CADA VEZ MAIS CAROS em vez de se partilharem experiencias PEDEM-SE FAVORES....Já não sou desse tempo
Saudaçoes Marialvas
Rui

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#12 Mensagem por luis pedro » sábado jul 21, 2007 6:20 am

Olá mobix,

Não sei se vale a pena responder-te, enfim é mais uma tentativa, como nos cavalos, é necessária persistência e não confundir desconhecimento ou incapacidade para executar um determinado exercício com má vontade.

Pedir por favor é uma questão de educação, só fica bem a quem pede. Se entendes que te fica mal ou que o não deves fazer provavelmente os teus conhecimentos equestres vão ficar como o "ramener" do cavalo que apresentas no avatar.

Luis Pedro

Miguel Faria
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 29, 2004 11:51 am
Localização: Gerês

#13 Mensagem por Miguel Faria » segunda jul 23, 2007 9:16 am

Boa noite Mobix.

Quanto ao esclarecimento espero que tudo corra bem, muito obrigado pelo elogio aos meus cavalos, mas o resto dos teus comentários acho que eram escusados pois não sei que idade tens nem pela cabeça me passou que fosses um miúdo, esperar que não levem a mal ou achares que podes dizer o que quiseres porque estás numa democracia!!! Acho que estas enganado.
Fico com a sensação de tempo perdido quando respondo a um pedido de ajuda com informações pelas quais eu paguei e recebo em troca um obrigado cheio de veneno.
Mobix não será preciso pedir por favor mas humildade não fica mal a ninguém.

Agradecia que este assunto terminasse aqui pois não tenho tempo nem vontade para conversas deste tipo.

Mobix espero que a vida te corra bem, peço desculpa aos restantes utilizadores do fórum por terem que presenciar esta conversa.

Muito obrigado a todos.

Responder

Voltar para “Atrelagem”