Ensinar a recuar

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
Alentejano
Espectador
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 04, 2007 6:55 am

Ensinar a recuar

#1 Mensagem por Alentejano » domingo ago 12, 2007 4:08 am

Ando a montar um poldro à mais ou menos um mês, deparei-me com uma dificuldade, fazê-lo recuar. Apeado recua sem quaisquer problemas, mas quando estou lá em cima isso já não acontece. Se alguém me puder dar alguma dica, agradecia.
Cumprimentos Luís

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » domingo ago 12, 2007 2:50 pm

Olá Luis,

Parece-me ainda muito cedo para ensinar o poldro a recuar.
O recuar é um exercício que se obtém quando o cavalo já aceita suficientemente o contacto com a mão para que o cavaleiro possa "empurrar" com as pernas e resistir (por acções descontínuas) com as mãos, é este o princípio do recuar, solicitar o movimento para diante e "fechar" a passagem, como resultado o cavalo movimenta-se para onde tem saída - para trás.

Se tiveres necessidade (por questões funcionais por exemplo) de ensinar a andar para trás podes sempre recorrer à ajuda de alguém, a pé, e por associação ele irá aprender. É um método expedito e muito usado para ensinar variadissímos movimentos aos cavalos na equitação de fantasia.

luis pedro

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#3 Mensagem por Antonio » domingo ago 12, 2007 4:31 pm

Boas noites.

Num cavalo já devidamente trabalhado, «quando estou sozinho no picadeiro»*, é relativamente fácil fazer o cavalo recuar. Num poldro é complicado. Apesar da minha ENORME inexperiência nisto, da ultima vez que tentei a proeza num poldro com 3 anos, ele teve a simpatia de se mandar ao ar.

Por estas e outras razões, partilho a mesma opiniao do Luis.
Este 'post' não o ajuda muito na sua questão mas pelo menos, tenha algum cuidado com o seu poldro, senão sujeita-se ao que eu me sujeitei.. (lol)

Cumprimentos

António

*sozinho no picadeiro = o 'mestre' deslocou-se fora do picadeiro 5minutos e o pupilo aproveita p'ra se sujeitar a ser agredido fisica e verbalmente xD
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

Alentejano
Espectador
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 04, 2007 6:55 am

#4 Mensagem por Alentejano » quarta ago 15, 2007 4:36 am

Boa tarde! Obrigado pelas dicas. O poldro já vai bem para a frente e já obedece bem às rédeas no passo e no trote e pára +/- bem! Como apresenta uma grande nobreza tenho aproveitado... :D O recuar surgiu porque quando estou apeado, é facilissimo fazê-lo recuar, e tentei fazer o mesmo montado! Como não tenho pressa, vou trabalhá-lo para a frente, depois logo penso nisso!

Obrigado! Saudações

Luís

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Ensinar a recuar

#5 Mensagem por LaurokaPlay » quarta jan 07, 2009 2:54 am

Vai tentando para já parar o cavalo do trote, através da meia-paragem. Vai fazendo repetidamente esse exercício (trote-paragem-trote) ao longo do picadeiro, até que o cavalo pare com uma postura de pernas e de pescoço,tentando ficar mais redondo. Á medida que a posição dele vai melhorando, tenta permanecer mais tempo parado, conta os segundos e durante esse tempo mantém o cavalo imóvel,com as mãos e os pés alinhados e o pescoço convenientemente encurvado. Quando ele obedecer seguidamente, ficando colocado, tenta fazer a paragem trote parar outra vez, mantém-o imóvel uns segundos sem ceder a perna e recua um ou dois passos, empurrando-o com a perna bem a trás, os ombros muito para trás também, e as mãos têm de acompanhar o movimento do cavalo, puxando ligeiramente para baixo e para ti a rédea para ele mover a mão ou o pé, ajudando a recuar vai repetindo o procedimento entre uma rédea e outra sem ceder, á medida que ele vai tentando recuar. Quando ele recuar o numero de passos que tu queres que ele recue, cedes a mão e a perna e sais a trote,indo repetir o processo até se tornar um movimento mais natural do cavalo

PS: A garupa do cavalo tem de se alinhar com o corpo á medida que ele recua, se ele mandar a garupa mais para o lado direito, tenta empurrar mas com a perna direita obrigando-o a manter a garupa alinhada.
Laura A

H.Salles da Fonseca
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 19, 2010 9:11 pm

Re: Ensinar a recuar

#6 Mensagem por H.Salles da Fonseca » sexta fev 19, 2010 9:26 pm

O recuar obtem-se através da mobilização (lateral, claro) da garupa.
No momento em que o cavalo está em movimento lateral, muito lento, o cavaleiro deve fixar a mão e contrair os dedos de modo a que o cavalo não possa avançar nada e faça apenas menção de puxar o peso a trás por ter esbarrado com a parede que a mão representa. Acaricie de imediato. Mobilize a garupa para o outro lado e repita a fixação da mão, contraia os dedos e acaricie logo que o cavalo faça menção de puxar o peso a trás. No dia seguinte peça-lhe o mesmo e vai ver que, sem Você e o cavalo darem por isso, tem o cavalo a recuar com naturalidade e já sem necessidade de mobilização (lateral) da garupa.
Mas não será ainda um pouco cedo para andar para trás? É que essas coisas fazem-se habitualmente quando o cavalo já está franco para a frente nos 3 andamentos e se sencosta suavemente à mão.
Henrique Salles da Fonseca

Responder

Voltar para “Ensino”