Guizo...comentários.

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Guizo...comentários.

#1 Mensagem por AnaE » quinta ago 16, 2007 2:59 pm

Coloquei na secção de videos um clip de uma prova do "desaparecido" Guizo (Lusitano) campeão de ensino em Espanha e este tópico destina-se a eventuais comentários.

Aqui fica o link:

viewtopic.php?t=1341

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » sábado ago 18, 2007 12:10 am

Ana Isabel

Nunca tinha visto nem o Guizo e nuito menos o cavaleiro.

Num todo,pareceu-me que tinha a garupa pouco fixa,a querer passar à frente e pelo lado dos anteriores.Problemas de perna do cavaleiro.?
O cavaleiro tambem não me pareceu muito habilidoso...
Cerca do minuto 2 até ao 2,12 parece que o cavalo se desune...não sei bem.
A paragem final foi desiquelibrada e disfarçada pelo cavaleiro.
Antes da prova parece que o Guizo fez um feio ao passar por cima da sombra da arvore.
As piruetas estiveram bem e o trote largo onde não se viu a paragem da mão tipo "digital" gostei mas isso é uma das caracteristicas do nosso Lusitano que arredonda a trajectoria das mãos como de tudo o resto.

Só falei no que me ressaltou mais à vista.

Um abraço e saudações Marialvas para quem se identificar com isso.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » sábado ago 18, 2007 3:52 am

Obrigada pelo comentário! Fico à espera de mais contribuições.

Eu pessoalmente não comento porque ainda estou na fase de ficar de "boca aberta" com estas provas e incapaz de apontar eventuais falhas! :D

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#4 Mensagem por areffoios » sábado ago 25, 2007 12:51 pm

Juan Antonio Jimenez é só um cavaleiro medalhado nos Jogos Olimpicos... com o Guizo! Monta mal? Acho que não, afinal de contas ninguém é perfeito!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » sábado ago 25, 2007 1:30 pm

Arrefoios

Eu não disse que montava mal....

Disse que ele me pareceu pouco habilidoso.

A habilidade noto-a mesmo em quem não sabe montar,portanto estou á vontade para o dizer tambem de quem o sabe fazer....e até é olimpico o que não quer dizer rigorosamente nada,pois como sabes,para o ser, são precisas uma serie de condições, que só qunado se juntam o torna possivel.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#6 Mensagem por areffoios » sábado set 01, 2007 2:41 am

João dee Deus,

Respondendo:

1 - Um cavaleiro que não parece muito habilidoso... monta bem???

2- A minha interpretação significa apenas que gosto do cavaleiro e gostava muito do Guizo!

3 - Os Jogos Olímpicos são apenas e só a Competição mais antiga e prestigiada a nível Mundial nas modalidades de Dressage, Obstáculos e CCE, mas os cavaleiros que lá vão é sorte... é gente pouco habilidosa que reuniu uma série de condições, das quais montar a cavalo parece ser um pormenor.

Abraços a todos

poldrinha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 63
Registado: quarta abr 21, 2004 12:56 pm
Localização: Porto

#7 Mensagem por poldrinha » sábado set 01, 2007 8:31 am

Boa tarde

Eu também não conhecia este conjunto ( :wink: ) apesar de já ter ouvido alguém gabar o Guizo há algum tempo.

Pessoalmente achei o cavalo muito bonito. Não gostei do cavaleiro pois acho que disfarça muito mal as ajudas. Dá a entender que quem está a "ajudar" é o Guizo e não o cavaleiro.

Saudações Marialvas

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » sábado set 01, 2007 3:03 pm

Arrefoios

Claro que se pode montar bem sem ser habilidoso.Em todas as modalidades.

O facto de gostares muito do conjunto talvez te tire nitidêz na tua apreciação.Acontece o mesmo quando apreciamos actuações de amigos.

Os jogos olimpicos,para mim não são o expoente maximo da Dressage,nem de qulquer outra modalidade que lá se faça.É demasiado mediatico para ser isento.Até já houve casos de tribunal e subornos a nivel internacional.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#9 Mensagem por areffoios » segunda set 03, 2007 1:11 pm

Quanto a gostar muito ou não do conjunto, não comento, só não entendo porque me acusas de falta de nitidez...

Já agora se os Jogos Olímpicos não são o expoente máximo no que diz respeito ao nível das provas, então que competição é a mais "importante"? Gostava de saber, porque estamos sempre a aprender...

Já agora, com as facilidades que o youtube e até mesmo o fórum proporcionam, gostava de ver vídeos de cavaleiros que considerem bons. A bem da aprendizagem.

Abraços

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#10 Mensagem por João dee Deus » terça set 04, 2007 12:33 am

Eu não te acuso de nada... Acontece a toda a gente beneficiar nas suas criticas um idolo ou mesmo apenas um familiar ou amigo.

O conceito de importancia,como qualquer outro conceito,varia como sabes.
Não alteres as minhas palavras ao teu geito...eu não disse importante...disse mediatico.

O disparate seria a referencia que fiz com reticências, de que o cavalo se desune.

O "feio" foi para que os que aqui andam e nunca ouviram falar neste termo compreendam de que se trata.

Quanto ao youtube, podes começar...

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#11 Mensagem por areffoios » terça set 04, 2007 2:14 pm

Continuo a perguntar qual é, então, a competição mais "mediática"...

Abraços

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

guizo

#12 Mensagem por Nuno Avelar » terça set 04, 2007 4:01 pm

Olá a todos.
O Guizo está longe de ser 1 cavalo mt bom. Assim como o Cagancho do Pablo tb n era. Foi deitado fora por mta gente ate ir para o Pablo. O Jimenez foi o salvador do Guizo. Cavalo com 1 vontade mt superior a qualidade, o que tornou possivel ir onde todos sabemos.

Sr joao de deus.
Com tantos cavalos que o cavaleiro espanhol tem só o guizo é que foi?? Será que os donos dos outros cavalos eram pobres e não pagaram aos juizes internacionais???
Não me atrevo a dizer para comentar a sua área para não parecer mal educado. N vi o video, acredito que tivesse andado pessimo, n deixa de ser só 1 video de tantos outros. Eu n comento que esta superior a mim, talvez devesse fazer o mesmo. Já viu o video do Rusty??? Cavalo da equipa alemã?? Tb tem defeitos, mas as qualidades são superiores a esses defeitos.

vamos tocar ideias sem dizer mal. é para isso que aqui estamos.

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#13 Mensagem por Bonovox » quinta set 06, 2007 2:20 am

Olá!

Em relação ao cavalo tenho a dizer que gosto imenso (ou gostava) do Guizo, para mim foi um privilégio ver o nosso Lusitano nos jogos Olimpicos e isso sim é para mim um motivo de orgulho e satisfação. Em relação ao já controverso cavaleiro, á quem goste á quem não goste....já agora toda a gente é do Sporting?? ou do Porto??, bem meus amigos eu sou do Porto e para mim os seus jogadores são todos os melhores do mundo e com isto queria fazer uma analogia em relação a este cavaleiro espanhol que levou o NOSSO cavalo Lusitano ao J.O. que quer queiremos quer não é de facto um "palco" Mundial :). Falemos do gosto que todos sentimos e que amamos de uma forma mais relaxada sem contudo priscindirmos das nossas convicções, pois desde o 25 de Abril existe um coisa chamada....liberdade de expressão que sustentada pela experiência de cada um, vivência e "recheada" de senso comum as torna válidas como qualquer outras.

Um Bem haja!

Bono

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: Guizo...comentários.

#14 Mensagem por Maria Ramalho » segunda set 21, 2009 9:24 am

Aiii, Sempre o mesmo do mesmo.

Aqui quem bota escrita, alguém falou com Jimenez? Alguém daqui esteve junto a box do ido Guizo?

Fogo. Guizo era super difícil, acaso percebem? Não percebo bem como nos atrevemos, sequer a comparar, sublinhar defeitos por um vídeo que vale o que vale!!! . Todos os cavalos tem pontos fortes e fracos. Apenas os Lusitanos e os linhagem Alter tem cabeça que pensa e nóias e coisas assim. Daí a sua genialidade e ecletismo. Tentar por 1 corpo dos ditos melhores na dressage, com a cabeça de um Lusitano eu cá, salvo melhor opinião, só acontecerá se fizerem um transplante da toina do Lusitano.

Já viram o RAIO, outro Lusitano nas mãos dele???

O grande (entre outros, que por cá proliferam a nível de criadores e não só..) problema e repito, salvo melhor opinião , é a PRESSA de os levar a altos níveis rapidamente e eles fisicamente ainda não aguentam. O seu amadurecimento é muito mas tardio, por n razões, que nem as vou "discutir", e quando se entra na cena da pressa tem as suas consequências.

É o raio do mundo da competição!!!

Eu que digo continuamente que não percebo muito disto e não gramo postar o que sei, pois em nada sobre este mundo dos NOSSOS cavalos eu consigo assistir a uma mudança de mentalidades. Grumf.

2ª feira e estava mais ou menos....

Bye
Maria

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

Re: Guizo...comentários.

#15 Mensagem por Dr.Elina » terça nov 24, 2009 5:47 pm

Guizo morreu em 25.11.2006 - daí o "desaparecimento".

Tomar a muitos de nós termos cavalos como o Guizo (embora um pouco mais fáceis de preferência!). ;)

Responder

Voltar para “Ensino”