Regras de toureio a cavalo... existem?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Regras de toureio a cavalo... existem?

#1 Mensagem por AnaE » sábado ago 18, 2007 6:23 am

Coloco esta questão na sequência da resposta do Redondo ao tópico do Vitor Ribeiro
Infelizmente já muito poucos cavalos sabem o que é entrar numa praça sem este tipo de equipamentos.

No entanto existem alguma honrosas excepções, que normalmente não utilizam cabos de aço ou serretas a condicionar as suas montadas, claro que estou a falar dos cavaleiros da Torrinha.

Por outro lado a falta de liquidez aguça o engenho e alguns cavaleiros menos abonados são obrigados a utilizar cavalos que não são os melhores e tentam que com estes metodos eles cheguem a tourear, mesmo sabendo que estes métodos acabam rapidamente com a carreira destes cavalos.
Como apreciadora de tauromaquia (não chego ao nível de aficionada) custa-me por vezes observar que o público saúda com o mesmo e por vezes até mais entusiasmo cavaleiros que utilizam essa gama de acessórios em detrimento de outros que a meu ver praticam uma equitação mais limpa, e isso deixa-me de algum modo um pouco decepcionada.

Pelo que me pergunto se existem algum tipo de regras formais ou informais que regem a equitação tauromáquica?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » sábado ago 18, 2007 2:40 pm

Excelentissima Senhora Dona Arquiteta Ana Isabel Escoval......


Tu não existes...!!!.....

:wink: :lol: :lol:

Saudações Marialvas para ti e esse teu vigor...
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#3 Mensagem por Antonio » segunda ago 20, 2007 12:48 pm

LOL... Sei que ja tou farto de falar neste livro mas talvez responda à sua pergunta. O próprio título é elucidativo.
''Advertência e Regras para o Ensino do cavalo de toureio no séc. XX'' depois vemos uma capa graficamente muito trabalhada... e depois em baixo diz: ''estudo sobre o paralelismo entre a equitação de obstáculos e de toureio por Fernando Sommer d'Andrade''

Não que sejam regras, mas existem indicações, algumas coisas específicas da própria equitação tauromáquica.

Quanto a esse 'quote' que aí colocou, concordo com isso. Aliás, eu sou de tal forma extremista que nem sequer gosto de ver cavalos dentro duma arena nem com gamarra fixa ou móvel e quanto à serreta, apesar de cada vez menos se notar (o que ja nao e mau), também não gosto de ver. Gosto do toureio com classe, e outra coisa, e se calhar agora vou ser alvo de críticas mas felizmente vivemos num país que apesar de alguma corrupção ainda se rege pela democracia, acho o ''par de bandarilhas'' algo tão feio e tão pouco clássico que enfim...

No entanto, a tauromaquia em Portugal ainda é p'ra quem tem Telles (e quem diz Telles diz Brito Paes, diz Salgueiro, diz Nuncio, etc) ou Berardo (e, mais uma vez quem diz Berardo diz Champalimaud, etc), e desta forma tão simples se 'fecham as portas' e 'se cortam as asas' a potenciais cavaleiros.

É este o país em que vivemos. Valha-nos o fado!

Cumprimentos

António
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#4 Mensagem por Antonio » terça ago 21, 2007 11:22 am

Pronto tudo bem, não é qualquer cavaleiro que mete um par de bandarilhas e também não odeio tanto assim como talvez tenha erradamente dado a entender... Quando é de frente, até não desgosto mas pronto... São raríssimas as vezes.

Desculpem este aparte

Cumprimentos

António
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#5 Mensagem por Bernardo Cid » terça out 02, 2007 12:47 am

Boa tarde,

Concordo plenamente com o que foi dito atrás, que é feio o uso de "acessórios" nos cavalos, mas já 95% dos cavaleiros não os dispensam.
Mas vou mais longe, tão feio é o uso destes acessórios, como o das duas mãos nas rédeas, ou o não uso da rabicheira. São tudo coisas que fazem parte de um determinado conjunto de regras, que por qualquer razão foram implementadas.
Podem-me chamar velho do restelo, e mais não sei o quê, mas se não fossem os Ribeiros Telles e pouco mais, incluindo dois ou três desta nova vaga, estavamos tramados.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

keppler
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 04, 2004 5:41 am

#6 Mensagem por keppler » domingo dez 02, 2007 11:45 pm

Velho do Restelo!!!! :twisted:
keppler

Responder

Voltar para “Toureio”