Forum de Dressage - Golegã 2007

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Forum de Dressage - Golegã 2007

#1 Mensagem por AnaE » segunda nov 12, 2007 12:43 pm

Já se encontra na secção dos filmes de ensino um primeiro tópico com excertos video da demonstração do Daniel Pinto - viewtopic.php?t=1478

Brevemente colocarei os filmes do Miguel Ralão e do Pedro Torres.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » terça nov 13, 2007 4:03 am

Olá Ana,

Parabéns pelos clip's, ficaram bastante bons.

O primeiro está trocado com o segundo, só por uma questão didáctica para quem vê, é no inicio do trabalho que o cavalo deve andar estendido.

Olá João,

Este cavalo do Daniel é um dos "tais" Ortigão Costa, tem 8 anos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » terça nov 13, 2007 4:25 am

Luis

Fico contente por já associar a minha pessoa a estes Cavalos (por serem pretos como diz..),mas as razões não me importam...lololol

Lembro-me de o irmão dele montar tambem um e andou com ele lá fora,mas não me pergunte nomes que eu para isso não presto.

Ao ver aquela demonstração,lembrei-me do topico que aqui coloquei de APRENDER A VER DRESSAGE no Marialvas.

Esses videos deviam lá estar....digo eu.

Gostei da adaptação das observações da senhora pelo nosso insubstituivel Cancela de Abreu.

Achei o Pedro Torres com vicios da Equitação de tabalho...que acha?

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » terça nov 13, 2007 5:07 am

O primeiro está trocado com o segundo, só por uma questão didáctica para quem vê, é no inicio do trabalho que o cavalo deve andar estendido
...ainda bem que reparou! É sinal que esteve a ver com atenção :wink:

Se existirem outras incorrecções agradeço o reparo, para os filmes ficarem correctamente referenciados.

Foi do adiantado da hora. Vou pedir ao moderador para trocá-los pois o objectivo era mesmo que ficassem pela ordem do desenvolvimento do trabalho.

Olá Sr. João... não sei se este tópico devia estar no "aprender a ver dressage" ou se esse é que devia estar aqui na secção de ensino. Quando o objectivo é divulgar quanto menos "rotulagem" melhor!

Saudações equestres

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » terça nov 13, 2007 5:27 am

Ana

Entendi a mensagem....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » terça nov 13, 2007 6:39 am

Uma das coisas que me chamou a atenção nesta demonstração foram as condições "abertas" em que se realizou... com barulhos, com outros cavalos por perto num registo completamente diferente, com uma manga para atravessar, com um carro de bombeiros a regar...

Quantos cavaleiros de alto nível aceitariam fazer demonstrações nestas condições? e quantos cavalos se manteriam calmos e concentrados como os que foram apresentados?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » terça nov 13, 2007 7:26 am

Olá João,

O "Ortigão" do Carlos chamava-se (ou chama-se?) Ripado. Este, o Semanário, aparenta ser melhor, ainda é muito novo e precisa de tempo para confirmar.

O Pedro Torres, bem como o Riopele, sofrem naturalmente a influência das origens.


Olá Ana,

Os bombeiros só regaram a manga e o publico :)

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » terça nov 13, 2007 4:38 pm

Luis


Nesse dia da apresentação dos poldros de 3 anos,quando estive a falar com o Daniel Pinto,recordámos os tempos da juventude deles,dele e do Miguel,que curiosamente foram companheiros desde a infancia no mesmo picadeiro que por ser perto da minha casa eu e os meus filhos tambem frequentavamos.

É curioso como os dois melhores cavaleiros de Dressage Nacionais vieram de um picadeiro simples e sem pretensões que acabou por ser engolido definitivamente pelo sistema.

Quererá isto dizer alguma coisa..??..com "a Hípica" ali tão perto...??

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » quarta nov 14, 2007 7:55 am

Aqui fica o link para os videos do Miguel Ralão Duarte e os do Pedro Torres.
viewtopic.php?t=1478
Achei o Pedro Torres com vicios da Equitação de tabalho...que acha?
O Pedro Torres, bem como o Riopele, sofrem naturalmente a influência das origens.
Gostei bastante da demostração do Pedro Torres.

As ajudas pareceram-me ligeiras, no entanto o cavalo pareceu-me no geral mais tenso que os anteriores. Relativamente aos vicios e origens, acima referidas, poderiam elucidar-me quais os detalhes onde se observam essas diferenças?

Saudações equestres e espero que os filmes sirvam para algo pois esta coisa de os passar para o youtube é chatíssima! :D

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » quarta nov 14, 2007 8:34 am

Olá Ana,

Em primeiro lugar, não me leve a mal, as ajudas não são ligeiras, ou são suaves ou, mais na gíria própria da equitação - dizem-se "discretas".

Quanto às influência das origens, referia-me ao facto de a equitação de trabalho ter por base o trabalho do cavalo de "combate" ou, agora que já se não combate a cavalo, de maneio de gado onde podemos incluir também o toureio. Esta equitação necessita de reacções prontas e rápidas não é importante a correcção das figuras executadas, a cadência, a rectitude, etc.
Por exemplo - repare na execução de uma pirueta a galope - na equitação de trabalho é executada muito sobre as pernas e rapidamente, muitas vezes com total prejuízo da mecânica do galope. No ensino ela tem de ser feita com seis a oito passadas e, muito embora seja admissível o galope em 4 tempos, não pode perder a mecânica do andamento.

Fazer ambas as modalidades, ensino e equitação de trabalho, é possível e o Pedro é um excelente exemplo disso mesmo no entanto há muitos detalhes difíceis de conciliar.

luis pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » quarta nov 14, 2007 8:49 am

Olá Ana,

Mais outra bela colecção de clips.

Mais outras coisas em que reparei:

- Os clips "Ladear a galope com passagem de mão..." e "Dupla pirueta a galope" não estão disponíveis.

- O galope curto diz-se "concentrado", o curto não tem impulsão.

- O clip "passagens de mão a 4 tempos" mostra passagens de mão a 2 tempos.

luis pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#12 Mensagem por luis pedro » quarta nov 14, 2007 8:59 am

Olá Ana,

Não sei se reparou bem nas passagens de mão a 4 tempos do Miguel Ralão, fez a 4 tempos para a direita e a 3 para a esquerda.

luis pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » quarta nov 14, 2007 6:58 pm

Caro Luís Pedro,

não só não levo a mal como agradeço! :D

Eu não sou entendida de todo na matéria, quero mesmo é aprender, e se for com base em exemplos práticos, melhor!

O vocabulário próprio da equitação é realmente um pouco hermético para quem apenas está no meio poucas horas por semana. Devia haver uma disciplina de linguagem técnica.

Tem conhecimento da existência de algum glossário técnico em português??? à semelhança do glossário técnico que saiu do Forum global de Dressage... http://www.globaldressageforum.com/pdf_ ... ms2007.pdf

Se não existe, fica o desafio... era interessante ter uma ferramenta do género aqui no forum e se possível ilustrada! :D

Obrigada pelas chamadas de atenção e correcções. Como não posso alterar directamente as mensagens vou incluir uma "errata".

Relativamente ao exercicio do Miguel Ralão... tinha-me parecido uma certa assimetria no movimento. Porquê essa diferença de contagem? foi engano?... é mesmo assim, para chegar à teia a tempo?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » quinta nov 15, 2007 4:59 am

Olá Ana,

Existe à venda um "glossário equídeos" de Manuel Cardoso, editado pela "Quarteto". Comprei um na FNAC, custou 2.500$ (já foi há algum tempo).

É o único disponível em português.

Quanto às passagens de mão não sei bem se foi erro de contagem (dos tempos) ou se a égua estaria a antecipar o pedido, o que é o mais provável. O Miguel com a experiência que tem e por estar em público disfarçou e até pareceu que foi bem.

luis pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#15 Mensagem por AnaE » quinta nov 15, 2007 5:48 am

Agradeço a referência do livro e a explicação! ... sendo o único disponível em português ... recomenda-o?

... já era tempo de irem havendo mais coisitas em português... :roll:

Responder

Voltar para “Ensino”