Gogue

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

Gogue

#1 Mensagem por martassreis » terça nov 06, 2007 7:13 pm

Bom dia a todos,

Tenho trabalho a minha égua com rédeas fixas, para tentar uma melhor colocação da cabeça/pescoço. No entanto a montar, embora já tenha melhorado bastante, tem tendencia a elevar muito o pescoço em algumas situações. Seria benefico o uso de um gogue enquanto é montada?

Marta

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » terça nov 06, 2007 8:34 pm

Marta

Era melhor que aqui pusesses uma foto para melhor se compreender e tambem os outros foristas aprenderem com isso.

Já não digo um video....mas era melhor.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#3 Mensagem por Guida » quarta nov 07, 2007 4:46 am

Amiga Marta!!

Apresar de irem saltar muitas criticas..eu não uso redeas fixas, ou pouco uso. sou contra por isso mesmo.

Há algures ai um tema "redeas fixas", que na ultima parte fala-se e tem um esquema de uma redea alemã.

O que posso dizer é experimenta, só assim ves se resulta.

Beijos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » quarta nov 07, 2007 5:08 am

Olá Marta,

As rédeas fixas servem fundamentalmente para impor ao cavalo uma atitude ou disposição corporal favorável ao desenvolvimento harmonioso da musculatura.

As rédeas fixas não ensinam o cavalo.

Podes usar um gögue fixo (não demasiado curto, deve ser usado como limitador e nunca para impor uma determinada atitude) ou uma rédea alemã fixa (ajustada tal como indicado para o gögue).

Qualquer das soluções vai ajudar um pouco mas não substituem a necessidade de aprenderes a "pôr sobre a mão" usando as mãos e as pernas.

luis pedro

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#5 Mensagem por martassreis » quarta nov 07, 2007 5:58 pm

Sr. João,

Vou ver se arranjo fotos, a minha égua é muito curiosa qualquer coisa é motivo para levantar a cabeça e tentar controlar tudo o que se passa à sua volta.

Guida, obg.

Luis Pedro, obrigada pelas dicas, na verdade eu sei que deveria conseguir a colocação/correcção através das ajudas pernas/mãos, mas não tenho conseguido isso, por falta de experiencia, etc e por isso estava a pensar a recorrer a ajudas artificiais. Compreendo o que diz sobre o gogue, embor não perceba muito só pretendo utilizar como limitador de altura e não como já tenho visto, onde a cabeça fica colada ao pescoço :(

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 07, 2007 8:24 pm

Marta


LOLOLOLOL..... mas essa é a condição dela e das outras......cusca....

Já falámos sobre ela aqui no forum e a impressão com que fiquei é que ela é "rija" e precisa pulso.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#7 Mensagem por martassreis » quinta nov 08, 2007 4:34 pm

Tem razão Sr. João, o problema é que eu não esse pulso :? para a por na ordem. Se for montada por uma pessoa com experiência anda logo de outra maneira, coloca-se, etc. O problema é que eu para já ainda não o consigo fazer e por isso estar a pensar a recorrer a outras ajudas...

Marta

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 10, 2007 3:49 am

Marta

Mas já aqui disseste que a deixaste com um equitador....enquanto foste casar...,LLOLOLOL

Mas é assim como dizes,o pulso não tem a ver com força fisica mas sim com atitude e é isso que ela explora em ti.

Essas guerras ganham-se somando vitorias em pequenas batalhas.

Por exemplo se quando fores no picadeiro a passo,e ela tentar olhar para o lado,na cusquice,actuas imediatamente com a redea contraria,e com uma certa violencia para ela voltar a olhar para a frente.
Faz isso sempre a passo com uma exigencia milimetrica.

E o segredo é este....estas correcçõres se feitas numa condição em que a reação não é perigosa são as pequenas vitorias,porque se a contrariares em situções de maior velocidade a reação vem na mesma linha e pode dar queda....entendes?

Par um cavalo estas pequenas vitorias são derrubantes e ele logo a seguir "se agarra" a ti...ou seja fica dependente das tuas acções e en trega-se.
Como se com o teu rigor ela pense que és uma pessoa em quem se pode confiar e confia entregando-de e cumprindo.

Como aqueles miudos que são facilmente e continuamente vitimas de um pai severo ou rigoroso(sem ser mau)...mas em horas de duvida e de hesitação,encostam-se a ele para se sentirem seguros....entendes?

Presumo que poderás associar quando tiveres uma Martinha...digo eu...ou u Martão...LOLOL

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#9 Mensagem por martassreis » segunda nov 12, 2007 4:46 pm

Sr. João,

Percebi o que me quer dizer. Vamos lá ver como corre a parte prática. No entanto, já consegui evoluir imenso com ela, e por isso neste momento já me estou a preocupar com outros pormenores que até aqui não me preocupava.

Obrigada por tudo

Marta

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#10 Mensagem por horses_s » quarta nov 14, 2007 12:27 am

Marta,

Já expliquei no tema "redeas fixas" um sistema que uso chamado "cha" e que por estes dias me disseram chamar-se tambem "redea de 3 apoios".

É um sistema que podes usar para o trablaho à guia e também montado, sempre moderadamente.

Experimenta e analisa por ti mesma o resultado.

Eu usei num cavalo que por tudo e por nada se "revoltava" e desatava às levadas e coices. Os resultados foram muito positivos.

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#11 Mensagem por martassreis » quarta nov 14, 2007 10:18 pm

Obrigada Susana :wink:

Responder

Voltar para “Ensino”