Dressage

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
nsoares
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 15, 2007 2:21 am

Dressage

#1 Mensagem por nsoares » terça nov 27, 2007 3:29 am

Olá boa noite a todos!

Esta é a primeira vez que escrevo aqui no forum, embora tenha acompanhado alguns assuntos interessantes que se têm debatido. Portanto, a partir de hoje deixei de ser "mirone"....

Sou da zona do grande Porto e amante da disciplina de Dressage. Acompanho algumas provas em Portugal e os resultados das provas internacionais. Em tempos tive aulas com um conhecido cavaleiro de dressage, cerca de 2 anos.

A minha questão é a seguinte: alguem conhece algum cavaleiro de dressage que tenha cavalos próprios para dar aulas na zona do grande Porto?

Eu tenho cavalo próprio e monto praticamente todos os dias. Contudo, a ideia era montar outros cavalos, com algum nível de ensino de forma a progredir mais nesta disciplina.

A ideia que tenho é que os cavaleiros de dressage ( os da vertente desportiva ), apenas dão aulas em cavalos próprios.

Aproveito para dizer que estive no forum de dressage realizado na Golegã, o qual achei de grande utilidade. Pena é organizarem-se poucas iniciativas deste género em Portugal e do mundo da dressage no nosso País ser tão restrito e fechado. Também sei que somos um país pequeno, mas........


Desde já agradeço atenção de todos!!

Nuno

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » terça nov 27, 2007 4:31 am

Nuno

Ainda bem que decidiste participar...e como tens lido,estás dentro do contexto.

Dizes que tiveste aulas com um conhecido cavaleiro e tens Cavalo proprio.

Nunca entraste numa prova de Dressage?

É que com essas possibilidades e a montar quase todos os dias,impoem-se participar em provas...digo eu.

Se sim,conta-nos essa tua experiencia.

Quanto ao que perguntas,desconheço quem tenha cavalos com ensino para dar aulas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#3 Mensagem por Sofia e Sabre » terça nov 27, 2007 4:38 am

Nuno, a ideia que tenho e que os cavaleiros de dressage ou de qualquer outra disciplina so sao aulas em cavalo proprio, pelo menos os de alto nivel, o que se compreende...
Bem vindo ao forum!

nsoares
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 15, 2007 2:21 am

#4 Mensagem por nsoares » terça nov 27, 2007 6:30 am

Caro João de Deus,

Muito obrigado pela resposta!

O meu cavalo tem 7 anos, é um PSL e adquiri-o à cerca de 3 anos. A ideia realmente era aproveitar o divertimento da evolução do cavalo com a participação nalgumas provas de ensino. Mas apenas por carolice e como uma avaliação da minha progressão no ensino.

As desvantagens de comprar poldros é o não conseguirmos prever a 100% como no futuro se comportam no ensino. O poldro veio a revelar-se complicado em termos de temperamento. Físicamente tambem não é o mais indicado, nomeadamente com alguma falta de força nos posteriores.

Como não faz o meio feitio andar a trocar de cavalo, pois cria-se muita empatia entre cavalo e cavaleiro, terei de continuar com o que tenho e aproveitar ao máximo o que ele pode dar, sem o comprometer fisica e psicologicamente.

Contudo, sou mesmo um apaixonado pela dressage e não colocarei de lado de um dia participar numa prova. Nem que seja apenas uma, para sentir a sensação.

Neste momento, faço um trabalho do cavalo sozinho (o que não é fácil para um amador). Com um telefonema aqui ... outro mais tarde....a falar com alguem sobre as dificuldades do cavalo e a pedir opiniões, ele vai evoluindo de uma forma saudável, calma, tranquila, sem pressas e sem violências....pois é assim que entendo a equitação. Não sou adepto da "inquietação".

Ando a tentar conseguir a colaboração de um profissional ligado à parte desportiva, mas ficam todos muito distantes, o que por vezes é inviável... Além de que a maior parte deles apenas dão aulas se colocarmos o cavalo no ensino com os próprios. E sendo racional, não estava com ideias de investir num cavalo que sei que não terá rentabilidade no fututo. Vamos indo e vamos vendo...

Um abraço!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » terça nov 27, 2007 6:45 am

Nuno

As provas de Dressage são provas como outras quaisquer.....ponto final.

Não te deixes intimidar pela indumentaria nem pela "solenidade" do evento.

Sei que o ambiente não é muito convidativo a debutantes.....mas tem de se combater isso com a participação em massa de cavaleiros.

Na realidade se ficares agarrado a um Cavalo tambem ficam diminuidas as tuas possibilidades de progresso.
Donde não é esse o caminho.

Eu só consegui ter um Cavalo meu já com mais de 30 anos e entretanto fui montando Cavalos de outras pessoas.

A falta de força nos posteriores pode ser melhorada com passeios pelo campo com as respectivas subidas carregando o peso nos posteriores.

Este forum pode-te ajudar pois temos aqui alguem com conhecimento e causa.
Claro ue já sabes quem é.

saudações marialvas.....e aqui como sabes..não há perguntas estupidas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » terça nov 27, 2007 6:58 am

Olá Nuno,

Aí, perto do Porto, não tens muito por onde escolher.

No Centro Hipico em Leça está (ou estava) o Nuno Manta, é bom cavaleiro e tem grande experiência de provas em Dressage. Desconheço em que condições dá as aulas.

Havia um Centro Hípico em Serzedo bastante bom, era propriedade do Luís Tobias. Actualmente desconheço quem é o proprietário ou responsável técnico.

luis pedro

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#7 Mensagem por horses_s » terça nov 27, 2007 5:06 pm

Nuno,

Como te referiu o Luis Pedro, realmente no Centro Hipico do Porto e Matosinhos dá aulas de ensino o Nuno Manta, que por coincidência até é meu professor.

A maioria dos seus alunos têm cavalo próprio. Eu, por exemplo, não tenho.

Monto um dos cavalos que ele tem para as aulas. Não poderás com certeza ter aulas de ensino avançadas mas podes sempre ter um perspectiva diferente "da coisa".

Aparece no jantar no dia 6 de Dezembro, no centro hipico e poderemos trocar umas ideias.

Eu também estive presente no forum de dressage realizado na Golegã. Provavelmente conhecemos-nos "de vista".

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

nsoares
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 15, 2007 2:21 am

#8 Mensagem por nsoares » quarta nov 28, 2007 7:07 am

João de Deus!

Obrigado! Tens razão! Não é nada convidativo... tudo restrito e fechado! E por isso a motivação não é muita, safa-se o gosto que temos por isto.... e afinal os cavalos não têm culpa...

Luís Pedro,

Conheço o C.H. do Luís Tobias, inclusivamente já cheguei a montar lá quando aquilo ainda estava virado para o ensino. Neste momento, o espaço está alugado a um cavaleiro de obstáculos. Quanto ao Nuno Manta já tive a oprtunida de o ver participar em provas e tenho muito boas referências dele. Talvez no proximo fim de semana ainda o visite. Aqui norte ainda temos mais alguns cavaleiro de Dressage: O Miguel Magalhães em Guimarães, o Nuno Carvalho em Barcelos, a Filipa Kendall no Porto (Sport) e o Sérgio Martin em Ponte de Lima.

Susana,

Então de certeza que nos conhecemos de vista. Agradeço o convite para o jantar, mas não conheço ninguem do C.H. de Leça. Ainda era "escorraçado"....hehe.. estou a brincar! De qualquer modo no próximo fim de semana devo ir até Leça. Quando tens aula? Se fosse possível facultar o teu e-mail gostava de trocar algumas impressões e ideias sobre este assunto.


Boa noite a todos!!!

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#9 Mensagem por horses_s » quarta nov 28, 2007 5:04 pm

Olá NSoares,

O jantar é com o pessoal aqui do forum. A ideia é, os que não se conhecem passarem a conhecer-se e os que já se conhecem reencontrarem-se mais uma vez. Serás sempre bem vindo.

No próximo fim de semana também estarei em Leça. O meu filho irá participar no concurso da Gala de Natal - é aluno do Nuno Carvalho, de quem fazes menção no parágrafo anterior. hehehe
Quanto ás minhas aulas, tenho praticamente todos os dias.
O meu e-mail está no meu perfil, no entanto aqui fica novamente "[email protected]"

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » quinta nov 29, 2007 7:51 am

Olá Nuno,

Se Guimarães e/ou Pte de Lima não ficam demasiado longe, são mais hipóteses. O Sérgio é um excelente cavaleiro e o Centro Hípico uma delicia, o Miguel é tb óptimo cavaleiro mas não o conheço como professor e tb não conheço as instalações.

luis pedro

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#11 Mensagem por horses_s » quinta nov 29, 2007 5:09 pm

Ola Nuno,

Concordo com o Luis Pedro.

Se Guimaraes e Ponte de Lima não forem longe para ti tens aí duas optimas possibilidades.

Tanto o Sergio como o Miguel são excelentes cavaleiros e professores. E ambos os centros hipicos são impecaveis.

De qualquer maneira se não os conheces, faz um passeiosito para conhecer. Vale a pena. :D

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

nsoares
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 15, 2007 2:21 am

#12 Mensagem por nsoares » quinta nov 29, 2007 8:04 pm

Susana,

Conheço muito bem o dois. Contudo, no modo de trabalhar conheço bem o Sérgio Martin, pois fui aluno dele 2 anos. E com ele aprendi muito. Muito bom professor e não tem "medo" de ensinar o que sabe. Pena foi ter ido para Ponte de Lima. Por esse motivo obrigatoriamente tive de deixar a sua colaboração. Ainda são uns kilómetros de Gaia.

Recentemente tive a oportunidade de visitar o Miguel Magalhães em Guimarães. Bom cavaleiro, muito boas instalações e fui muito bem recebido. Não o conheço como professor.


Susana,

Este fim de semana vou dar um salto a Leça.


Nuno

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 29, 2007 9:29 pm

Estas conversas animam-me.....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#14 Mensagem por horses_s » quinta nov 29, 2007 9:50 pm

Nuno,

Quando fores a Leça leva um boné amarelo e um crachá para que eu te conheça :lol: :lol: :lol:

Vou estar por Leça pelo menos no sabado de manha.

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

nsoares
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 15, 2007 2:21 am

#15 Mensagem por nsoares » quinta nov 29, 2007 11:29 pm

:P :P :P

Quando vires um curisoso no pátio das boxes do Nuno Manta já sabes que sou eu....

Mas não te preocupes que pergunto a todas a meninas que se cruzarem comigo se são conhecidas por Susana :wink: :wink: :wink:

Responder

Voltar para “Ensino”