Clicker Training - alguém já experimentou?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Clicker Training - alguém já experimentou?

#1 Mensagem por AnaE » domingo dez 09, 2007 1:12 am

Nas minhas pesquisas dei com este método de ensino que também se pode aplicar a cavalos e que se baseia na recompensa "positiva" associando um som e uma goluseima. :D

Alguém já conhecia ou tem alguma experiência com este tipo de treino?

Mais informações - http://www.theclickercenter.com/

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » domingo dez 09, 2007 7:58 pm

sim e sinceramente n gostei. Pois implica estar sempre a dar goluseimas ao cavalo e eu não acho que devemos ensinar os cavalos por subornos.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » domingo dez 09, 2007 9:54 pm

Pois essa parte das guloseimas também me coloca algumas dúvidas, por isso mesmo gostava de saber opiniões de quem tenha experimentado, e Para que experimentou e se resultou? :D

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#4 Mensagem por PSantos » segunda dez 10, 2007 12:11 am

Olá!
Eu já utilizei esse sistema mas com cães (com cavalos penso que seja a mesma coisa), primeiro uma guloseima e depois a guloseima e o click e depois só o click. O único inconveniente é que temos que andar sempre com o clicker. De resto é bom porque a intensidade do som é sempre igual, não existe variação na recompensa. penso que seja um bom sistema de ensino e de recompensa.
Pedro Santos

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » terça dez 11, 2007 8:07 am

Olá Ana,

Alguém inventou mais um nicho de mercado. Aposto que os cavalos dessa senhora são dos mais felizes que podemos encontrar, se não são pelo menos ela esforça-se para isso... de certeza.

luis pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » terça dez 11, 2007 6:43 pm

Olá Luís Pedro, não fiquei bem com a certeza do seu comentário tinha uma pontinha de sarcasmo ou não...

Eu já vi imagens de alguns resultados de trabalho com cavalos em que se usa esse tipo de treino e a verdade é que tenho algumas dúvidas, em primeiro porque o resultado parece ficar um pouco atabalhoado, ou seja não permite grande apuramento da coisa, e o segundo é porque já o vi empregue para coisas que mais parecem "truques".

Por outro lado também sei de pessoas que o usaram com sucesso para ultrapassar problemas de cavalos com medo de entrar em atrelados, medo de água e no geral parece-me que ao nível da equitação de "lazer" pode ser mais saudável do que tentar ensinar o cavalo recorrendo a estimulos negativos.

Só coloquei esse site a titulo informativo... não tenho nada a ver com a Sr.ª, mas parece que ela é reconhecida actualmente a "guru" da coisa!

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#7 Mensagem por redondo623 » terça dez 11, 2007 7:23 pm

Bom dia,

O reforço positivo tambem é o meu preferido, mas deve ser possivel alterar a intensidade do reforço por forma a ser percebido pelo cavalo(resulta tambem com pessoas).

O reforço negativo não deve nunca ser a regra mas como excepção tem o seu papel.
Cumprimentos,

Rui N S

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » quinta dez 13, 2007 8:50 am

Olá Ana,

Os cavalos são capazes de aprender imensas coisas, pelos mais variados métodos. Basta ser perseverante, paciente e observador. Depois é só uma questão de marketing.

luis pedro

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#9 Mensagem por Guida » sexta dez 14, 2007 12:43 am

Olá a todos!!

Algures ai no meio ouvi que com os caes funciona...e é verdade..por associação, no entanto o cão não se torna agressivo e não morde.

Com o cavalo acontece exactamente o mesmo, e não duvido que haja uma associação de ideias...mas, ao contrario do cão, o cavalo vai ficar a espera do bombom, e não fica a espera de boca fechada, por norma..vai à pricura com a boca, o que não quer dizer que seja maldade mas sim...habituamos o cavalo a recompensa.

O que eu verifico é que o cavalo aprende e executa todos os exercicios sem recompensas, e muitas vezes, com um movimento ou um som ele percebe automaticamente se esta bem ou está mal, por isso é que quem trabalha com cavalos usa normalmente os mesmos sons.

Cumprimentos a todos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

Responder

Voltar para “Ensino”