Ferração a quente

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Trovao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 24, 2006 10:31 pm
Localização: sintra

Ferração a quente

#1 Mensagem por Trovao » quinta dez 20, 2007 8:06 am

Gostava de saber porque é que agora já não se ferra a quente se dizem que era melhor nessa altura.

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#2 Mensagem por horses_s » quinta dez 20, 2007 7:14 pm

Trovão,

Ainda se ferra a quente, desde que o pretendas.

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#3 Mensagem por Rogers » quinta dez 20, 2007 10:45 pm

O meu marido é ferrador e ele ferra quase sempre a quente. Eu sei que os colegas dele mais próximos também. Todos os ferradores que supostamente sabem ferrar a quente e têm o forno dentro das suas carrinhas, mas como esses materiais custam dinheiro os ferradores que cobram pouco não têm dinheiro para comprar o material necessário; por consequente não ferram a quente.

A ferração a quente custa o mesmo que a ferração a frio. Pelo menos pela experiência que eu tenho.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Trovao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quinta ago 24, 2006 10:31 pm
Localização: sintra

#4 Mensagem por Trovao » sexta dez 21, 2007 6:26 am

Certo, também se ferra a quente mas não devem ser muitos a faze-lo, pois vesse menos.

O meu ferrador ferra bem não tenho razão de queixa e deixa os cavalos com os cascos certinhos e aprumados mas não a quente e pago 60€ penso que é dentro dos valores.

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#5 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta dez 21, 2007 10:00 am

O meu ferrador ferra a quente e cobra me 50€... e impecavel ele!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#6 Mensagem por Rogers » sexta dez 21, 2007 3:33 pm

Trovão; de certeza que se pedires ao teu ferrador ele ferra-te o cavalo a quente; talvez não o ferra pk o teu cavalo não precisa.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Indiia
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 05, 2007 4:36 am
Localização: Portugal

#7 Mensagem por Indiia » sexta dez 21, 2007 8:17 pm

Olá!

Desculpem estar a perguntar, mas qual é a diferença entre ferrar a frio e ferrar a quente?

Quando é que se ferra a quente, há alguma situação especial?

Obrigada,
Filipa
Filipa Fernandes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » terça dez 25, 2007 12:29 pm

Não tens nada que pedir desculpa.

A ferração a quente é de mais facil execução e de melhores resultados porque a ferradura fica com a "cama feita" e muito bem ajustada.

Para se conseguir um ajustamente parecido sendo a frio é só para ferradores muito habilidosos,e nunca conseguem que fique tão bem ..

Claro que por estes motivos todos os cavalos deviam se ferrados a quente mas por razões de mobilidade dos ferradores não tem sido assim,ao que agora já começam a aderir mais devido a umas forjas pequenas e a gáz que são facilmente transportadas..

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Indiia
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 05, 2007 4:36 am
Localização: Portugal

#9 Mensagem por Indiia » terça dez 25, 2007 9:46 pm

Viva! :D

Obrigada pela explicação.

Então a ferração a quente só difere na perfeição na qualidade final...não tem a ver com as necessidades do animal.ok! :)

Um Bon Natal para todos!!!
Filipa Fernandes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#10 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 26, 2007 12:29 am

Não podes generalizar tudo tão linearmente.

Tem a ver com a qualidade do serviço, e há cavalos que de preferencia devem ser ferrados a quente por questões tecnicas que teem que ver com o crescimento e qualidade do caso.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Gilberto
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: segunda jun 13, 2005 7:35 pm
Localização: Porto

#11 Mensagem por Gilberto » quarta dez 26, 2007 4:58 am

Pela pouca experiência que tenho 
Quando uma ferração a quente é mal feita é preferível ferrar a frio…
Devido as condições de alguns cascos de cavalos é aconselhável ferrar a quente pois evita o cavalo ficar a mancar se tiver o casco muito sensível faz o sangue recuar mais…
Mas posso estar enganado e gosto sempre de aprender.


Cumprimentos,
Gilberto

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » quarta dez 26, 2007 5:39 am

Já fiz essa questão a alguns ferradores... modernos e antigos, e o que me responderam foi que a diferença é que a quente se podem trabalhar melhor as ferraduras para que se adaptem perfeitamente ao casco mas alguns ferradores não "estão para isso".

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » quarta dez 26, 2007 7:55 am

Olá,

Para além das vantagens já referidas pelo João acresce o facto de a ferração a quente eliminar fungos eventualmente existentes e cauterizar pequenas feridas provocadas por um "aparar" mais profundo.

Não tem relação com a maior ou menor facilidade em "trabalhar" as ferraduras pois - ferrar a quente - refere-se ao assentar (com a ferradura quente) sobre o casco e não ao aquecer a ferradura, na forja, para permitir trabalhar o ferro.

luis pedro

luis28
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: segunda jan 07, 2008 1:43 pm

ferraçao a quente

#14 Mensagem por luis28 » terça jan 08, 2008 1:25 pm

ola caros amigos queria um pouco ajudra quanto a ferraçao a quente... tou numa formaçao de ferrador de cavalos em frança... a funçao da ferraçao a quente é unicamente p trb a ferradura... hoje em dia nao é pressiso aquecer a ferradura para a trabalhar, devido a qualidade do ferro... mas a na mesma ferradores que ferram a quente é uma questao de habito de trabalho.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » terça jan 08, 2008 1:47 pm

Se foi só isso que te ensinaram acerca da ferração a quente,lê o post do Luis Pedro e ensina lá os franceses.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ferração”