Vários

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#16 Mensagem por horses_s » sexta jan 25, 2008 4:22 am

Olá Sophie,

Antes do mais, bem vinda ao forum. :D

Quanto às tuas dúvidas e questões, pareces-me muito indecisa no que toca a cavalos.

Não podes considerar meigo um cavalo que se deixa ferrar e limpar os cascos ...

O cavalo pode ser meigo no ambiente onde agora se encontra, e ao qual já está habituado, mas quando o mudares e fores passear com ele, pode-se assustar como qualquer outro cavalo!!!

Os cavalos não são máquinas. Por vezes, "aquele cavalo em que costumamos passear e ir para todo o lado surpreende-nos". Tens que estar a contar com isso!!!

Se pretendes um cavalo para lazer, o melhor será mesmo comprar um cavalo mais velho, adulto. Nunca um com 5 anos, por mais meigo e calmo que possa parecer, pois este ainda está a formar a sua "personalidade"...

Dizes que és de perto do Porto. Eu também sou e por aqui perto consegues bem mais barato, calmo e meigo, para o fim a que o destinas.

Não te precipites. Dá tempo ao tempo.

E se tens uma égua com "menos bom feitio" porque não tentas perceber porque é assim e até tentares mudar isso, com calma, paciência e dedicação... :wink:

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#17 Mensagem por redondo623 » sexta jan 25, 2008 9:02 am

Boa tarde Sophie,

Tenho acompanhado este tópico com alguma atenção.
Percebo perfeitamente que queira comprar o seu próprio cavalo, eu fiz o mesmo, nessa altura ainda vivia em casa dos meus Pais que me diziam que teria de saber muito mais de cavalos para os comprar.
Claro que comprei na mesma, não pode ir lá para casa mas arranjei outro local para ele ficar.
Assim não vou desaconselhar a compra, porque a entendo perfeitamente.
Outra constatação que fiz, foi a seguinte, o melhor cavalo que já tive foi o mais barato de todos, mas para encontrar vai necessitar ajuda não confie na sorte e a ansiedade não aconselha bem.
Deixe passar tempo, é importante ver muitos cavalos, não se encante com os primeiros 500.
Em relação à sua égua, a Sophie é a única pessoa a monta-la?
Que lhe diz o tratador sobre o comportamento dela?
O que tem feito para melhorar essa atitude e reforçar a confiança do animal?
Disponha do pouco que sei.
Cumprimentos,

Rui N S

sophie
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sábado jan 19, 2008 10:18 am

#18 Mensagem por sophie » sexta jan 25, 2008 10:17 am

Boa Tarde Rui,
O problema da minhe égua é que na minha opinião e na do tratador, antes de ela vir para mim, deve ter sido muito mal, tratada.
Ela é um animal lindissimo, não tem papeís mas tem traços de lusitano, tem um pouco de albino embora não seja a 100%, mas por ter os olhos azuis, já me disseram que ela não consegue ver direito devido ao sol que lhe diminui a capacidade ocular, daí ser tão desconfiada, creio eu e ter tanta sensibilidade ao que a rodeia.
Quando a comprei, pedi ao tratador do clube onde ando, que me arranjasse um cavalo lusitano, por eu os achar lindissimos, ela foi o primeiro cavalo que vi, só que ele fez tanta pressão, que tinha menos de um dia para decidir se ficava ou não com ela.
Quando a vi, ela estava muito nervosa, e nem sequer deu para montar porque ela não estava convenientemente domada, mas adorei os olhos dela e a postura, apesar de ter sentido um bocado de medo dela, porque para mim eu não ia ter mão nela.
O problema é que nem deu para ver como ela reagia com sela, nem a ser limpa, foi tudo feito em um quarto de hora e fui logo pressionada a escolher o que fazer porque pelo tratador, se não desse logo a resposta, ela partiria para o estrangeiro.
Sobre o comprotamento dela, ele disse que bastava a por no clube um mês ou dois e deixá-lo treiná-la que ela ficaria mansinha.
Afinal, foram precisos mais de 6 meses para ela se deixar montar por mim, e ainda hoje não se deixar ferrar; não aguenta o barulho dos sprays; para dar o banho, tem de ter lá algúém porque de vez em quando ela assusta-se e foge.
No meu ver, não há nada que não tenha sido feito, mas quando a comprei ela já tinha mais ou menos e pelo que o tratador disse 7 anos, para mim ela tinha uns 10, mas nunca foi maltratada por nós, e se estiver no clube, estando o tratador perto ela não faz muitas asneiras.
Só que em Dezembro, tentamos fazer uma saida com outros cavalos na rua, quando ela sentiu os outros cavalos a chegar (cavalos que não costumam estar no clube) começou a enervar-se e quase me atropelou.
Quase que fez cair o arreio, quando ainda no dia anterior tinha sido montada, e tinha-se deixado aparelhar; e na hora de a tirar do patio, não deixou, e nem pessoal com muito mais experiência do que eu a conseguiram fazer avançar, ela pegou e retrocedeu até ao box dela.
Não se deixou tratar. Depois o tratador disse que era normal, que ela precisava ser domada mais algum tempo, eu sei o que é que ele quer, então andei quase um ano a pagar para ele a domar, e ele sabia que o que eu queria era trazé-la para casa e andar na rua com ela, e só passado dois anos é que se preocupa que ela não se deixe tirar fora do clube, é que quando se pos um carro no clube, e quando ela ouviu o motor a trabalhar, a pobre égua desatou a fugir, podendo magoar alguém.
É assim eu gosto muito da minha égua, mas acho que ela é um animal que foi mal domado, e não é com a idade que ela tem que vamos conseguir mudá-la embora, e apesar de tudo ela tenha mudado muito, mas não deixa de ser uma bomba-relógio que a qualquer momento pode explodir.
Eu sei que são cavalos e que têm vontade própria, mas pelos cavalos que já montei e pelos que vejo dos outros, e que deixam que se faça tudo e mais alguma coisa, tenho pena de não ter um assim.
Com a compra da minha égua, aprendi que não se deve de comprar à pressão, e que quando alguém nos tenta vender um cavalo, e que não nos dá o tempo de o conhecer então é porque tem alguma coisa a esconder, e para mim não dá.
O cavalo cruzado que vi, é realmente muito caro, mas pelo menos tenho de louvar uma atitude que o criador teve e que poucos têm, apesar do preço hiper-puchado, o trato era eu passar lá uma semana e ver como me dava com o cavalo, e , se realmente me desse com ele é que se falaria na compra, é assim, apesar de ele ter lançado a escada muito alto, teve uma atitude que o treinador do meu clube não teve quando comprei a égua, querendo ainda tirar-me dinheiro quando sabe que a pobre égua, é assustada também se calhar por ter os olhos claros mas também dos maus tratos que levou antes de vir para mim.
Pelo menos deveria de ser honesto comigo, eu acho porque dizer-me que os outros cavalos do clube teriam reagido da mesma maneira, quando eu sei que eles saem juntos muitas vezes e até vão a concursos, isto é querer tapar o sol com a peneira.
Tenho imensa pena de a minha égua não ser mais segura, e tentei muitas vezes mudá-la e fazer com que ganhasse confiança, mas na minha opinião, por já ter a idade que tem, não deve de ser fácil conseguir essa mudança, apesar de desde que está comigo, não ter mais sido maltratada, mas sim pelo contrário.
Acho sinceramente que quem maltrata os cavalos deveria de ser punido fortemente, porque andam aí pessoas que só têm cavalos para dizer que têm e nem sequer tratam deles correctamente, depois, estragam animais fantásticos.
É como aqueles que vemos na Golegã, deveria de ser proibido deixarem aquelas pessoas fazerem o circo que fazem, quando nem sequer sabem montá-los e mimá-los, e só sabem bater-lhes e maltratá-los. É vergonhoso nos tempos de hoje, ainda se verem situações desse gênero.
Enfim, acredito plenamente nos conselhos que me têm sido dados, relendo cada mensagem que me têm enviado, e sei que desta vez tenho de ver muitos cavalos e antes de comprar, que tenho de testá-lo para não ser enganada mais uma vez.
Acreditem quando temos de dar resposta muito rapidamente, é porque AQUI, HÀ GATO!!! :twisted:
Mais uma vez obrigada pelas vossas dicas.

Sophie

CR
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 17, 2008 10:28 am

#19 Mensagem por CR » sexta jan 25, 2008 11:50 am

Olá Sophie,
Também é a primeira vez que escrevo no forum, mas tal como tu já tenho lido e aprendido muito aqui.
Em relação ao teu problema com a égua, porque não tentas mudá-la para outro sítio? Pode ser que com uma abordagem diferente, com outro equitador, as coisas melhorem. De certeza que aqui no forum te podem aconselhar alguém.
Mesmo que compres outro cavalo é conveniente teres alguém de confiança para te apoiar e a quem possas recorrer sempre que necessites. É muito complicado assumir um cavalo sem qualquer apoio ou com um apoio que já se revelou pouco adequado.
Boa sorte! :wink:

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#20 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta jan 25, 2008 1:44 pm

Sophie,
A tua descrição fez-me lembrar o meu cavalo. Tambem ele era assim aqui a dois anos quando o conheci e o comecei a montar. A diferença e que quando o comprei já sabia aquilo em que me ia meter...
Era um cavalo impossivel, "que não valia a pena o trabalho porque nunca se ia deixar ensinar" - palavras dos cavaleiros por quem ele passou. Bem, enganaram-se.
O que aprendi e que por vezes os cavalos só precisam de um método diferente. O meu só precisava de poder confiar...

Sou da opinião de CR, experimenta outros treinadores com outros métodos. Nao faças da palavra desse "tratador" uma verdade absoluta - até porque ele já te enganou uma vez, e é bem possivel que não se esteja a esforçar minimamente com a egua para "arrastar" a situação.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#21 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 25, 2008 2:05 pm

Sophie


Infelizmente já vi esse filme dezenas de vezes para não dizer centenas.

Primeiro a pressão na compra sabendo o que te estavam a vender....primeira desonestidade...depois pagares para a montarem um ano sem resultados e como não convem "matar a carraça"ainda te animam com campanhas impossiveis.

Pelo que me contas, no meu tempo dizia-se: "só pá marreta",isto porque antigamente no matadouro era com uma marreta que se matavam os Cavalos.

Despacha lá essa égua e não percas mais tempo, nem dinheiro, nem afecto com ela.

Há casos que não vale a pena,e ponto final.

E ninguem gosta mais de Cavalos que eu.

Se não tiveres mais quem te ajude a apreciar um Cavalo, podes contar comigo,mas tambem conta com a frontalidade Marialva,o que por vezes e para certas pessoas não é muito agradavel,mas é a factura.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#22 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta jan 25, 2008 2:55 pm

Joao foi essa mentalidade que muita gente teve em relaçao ao meu cavalo, que era doido, que nao se deixava ensinar, que so tava bem pa matar,...

Nao ha cavalos impossiveis de ensinar, so ha quem nao tenha jeito, paciencia ou tempo para eles...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#23 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 25, 2008 3:18 pm

"Sim filha"....LOLOOLL

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#24 Mensagem por luis pedro » sexta jan 25, 2008 3:26 pm

Olá Sophie,

Vai pelo João.

luis pedro

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#25 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta jan 25, 2008 4:02 pm

LOL!

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#26 Mensagem por horses_s » sábado jan 26, 2008 2:37 am

Ola Sophie,

Não sei em que sitio tens a tua égua, mas presumo que seja perto do Porto...
Por aqui há muito por onde escolher, porque não a mudas de local?
A solução mais facil é a venda da égua, mas por vezes o mais fácil pode não ser o mais correcto.
Na minha opinião a égua devia ser montada por outra pessoa com experiência, que seguisse um trabalho contínuo durante algumas semanas.
Conheço alguns centros hipicos no Porto e arredores, bem como as pessoas que lá trabalham. Se precisares de ajuda podes sempre contar comigo.

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

#27 Mensagem por catarinarocha » sábado jan 26, 2008 4:12 am

sophie tambem sou da opinião de que deverias arranjar outro sitio para colocares a tua egua, pois talvez não seja um caso perdido, mas sim o equitador ou não e capaz ou então ta-te a chular :evil:

eu quando comprei o meu primeiro cavalo, toda a gente me disse que não o devia comprar, pois pediam-me um preço carote por ele, e ele tava magro, tem alguns defeitos de conformação, nos membro posteriores, e alem disso na altura tinnha saido de uma dono onde edtivera 4 anos enfiado numa boxe, em que apenas saia para cobrir algumas fezes...tambem era assustadiço com tudo o que mexe-se...

hoje em dia revelou-se um cavalo super facil, e claro que tive quer suar muito :D , mas hoje posso colocar uma criança em cima dele que ele e um santo... tem imensa facilidade a fzr todo o tipo de exercicios, concentra-se lindamente e afinal o problema de conformação que toda a gente achou que não eara nada bom, revelou que ate ajudava para a realização de varios exercicios... e neste momento esta a trabalhar muito bem..
por isso talvez a tua egua com uma pessoa capaz para o trabalho lhe de a volta...ela so precisa de perceber.......
deverias experimentar.......não perdes nada, pode ser que ela se tranforme noutra egua, como eu ja vi outros se tranformarem, e tambem ja vi ao contratrio, cavalos mt mansos a se transformarem-se em autenticos terrores....
não deverias desistir dela.... :D

CR
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 17, 2008 10:28 am

#28 Mensagem por CR » sábado jan 26, 2008 4:18 am

Olá outra vez,
Concordo com a Sofia e a Horses_s.
Já viste que a égua não funciona com aquele equitador. Pode ser da égua, do equitador, ou do conjunto (até porque ele parece ter algum interesse económico em jogo).
Nada como experimentar uma combinação diferente. Pode ser que fique melhor, apesar dos problemas que referes serem de facto graves e preocupantes.
Se não resultar, então só tu podes decidir o que fazer, consoante a amizade que tens à égua. Mandá-la para o campo, por exemplo.
Volto a lembrar que deves ter muito cuidado com a compra de um novo cavalo, e também com a orientação e apoio com que poderás contar depois de o ter. Se as coisas não forem bem feitas, corres o risco de cair numa situação semelhante à da égua... :(

Pat_amichi
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo fev 08, 2004 11:04 pm
Localização: Porto/Maia

#29 Mensagem por Pat_amichi » sábado jan 26, 2008 8:07 am

Olá Sophie!

Costumo concordar com a opinião do João mas... há excepções, e esta é uma delas! ;)

Tal como a Sofia, "já vi esse filme"!

Conheço um cavalo (PSL puro e com papéis... por isso como podes perceber, não é por aí...) que, no sítio onde estava era uma coisa, no sítio para onde foi tornou-se outra completamente diferente.
No sítio onde estava era totalmente dominado pelo medo: não deixava que lhe tocassem na cabeça, fazia aquilo a que chamavam de "Piaffer" e a que eu chamo tensão muscular e medo da varinha e chegou ao ponto de se levantar e morder o cavalo que estava na boxe ao lado. Na Feira da Golegã, quase mandou o cavaleiro ao chão porque ele tirou o chapéu para cumprimentar uma senhora. Parece-me que por aqui já dá para perceber...
No sítio para onde foi aprendeu a confiar. Precisou de uma pessoa diferente, de um método diferente, de calma, tempo, paciência e dedicação. Parece que "morreu" um cavalo para "nascer" outro...

Por tudo isto e por não estar a falar "de cor", a minha muito humilde opinião é que não deves deisitir da égua sem lhe "dares" outra oportunidade. A ela e a ti. Pode ser que tenhas uma surpresa...

Saudações Marialvas
Patrícia Monteiro

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#30 Mensagem por michael_holandés » sábado jan 26, 2008 8:42 am

com o Valenca sempre diz "Festas e Bolos engana os tolos" na maioria das vezes dao melhor resultado do que porrada. E emborra que posso estar enganado , da me a impressao que a egua deve levar poucoas quando a dona nao esta la. Ainda ha muitos equitadores e tratadores em portugal que trabalham a base de porrada o que e uma pena mas e uma realidade

Responder

Voltar para “Ensino”