Vários

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#46 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 28, 2008 1:47 am

E esqueci-me do mais grave....

Cavalo que atropela pessoas não presta para nada de desportivo.

Junta lá esta à tua experiencia.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#47 Mensagem por michael_holandés » segunda jan 28, 2008 5:29 am

Ou Joao e tudo desculpas de treta.
Como sabes a maioria dos ferradores em PT nao sabem o que quer dizer paciencia. Ha feeradores bons em Pt mas sao poucos.

Cavalos que fogem sao um perigo nisso concordo mas, fugir e um instinto devido ao medo. Eu ja tive varios cavalos com esta problema e nao houve nenhuma que nao foi resolvido vou te dar apenas 3 exemplos.
1.Tive um que me foi enviado pelo Jorge de Ourique o cavalo fugia com toda gente" nem com Freio parava dizia o Jorge". Este cavalo levou 2 meses para aprender confiar na mao e andou de bridao.
2. Era um cavalo que tinha toureado e passou se, tambem fugia e claro que era maluco. Este cavalo acabou de ser montado por uma muida de 5 anos
3. O melhor cavalo do Bastinhas que ele usava para as cortesias quando entravas na baia ele tentava mandar te para o hospital. E consegui com varios tratadores. Porque?. Porque o ataque e a melhor defesa, simples como isso. Depois de ver que a vida nao era apenas porrada este cavalo serviu bem o Joaquim e foi vendido para franca.

Nao vejo nada do que nao ja vi e ja vi pior do que isso. Por mim o cavalo passa por 3 stagios de medo. Ha mais stagios mas eu digo 3 para simplificar.
1. fugir dela no principio
2.aguenta la quando ve que nao consegue fugir
3. Ataque e a melhor defesa, e quando ele chega a estar num estado onde se entrared no boxe e ele/ela vem com a boca/ pernas para te atacar entao ai ja e mais complicado e neste caso a cura pode levar um ano ou mais para o cavalo comecar de confiar de novo.

Eu pessoalmente nao gosto desta mentalidade de " nao presta , e maluco , manda para o talho etc etc. E um pouco a attitude da velha guarda. Hoje em dia ja sabemos mais. Os tempos que os cavalinhos custavam 50 contos ja se foi e como hoje em dia os cavalos ja sao um pouco mais caro ja nao se pode mandar ,um, dois ,tres para o talho a nao ser que tas podre de rico. :wink:
Nao e qualquer um que pode trabalhar com cavalos mas ha bons treinadores em PT.

Sophia se tas no norte eu falava com Chico Cancela D'Abreu no norte e um das pessoas que eu confiava mais. Chico e honesto e dava uma avaliacao certo.

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#48 Mensagem por michael_holandés » segunda jan 28, 2008 5:56 am

Deixa me dizer apenas mais uma coisa.
Ha muitos bons treinadores em PT, mas ha muito mais que nao prestam.
Mesmo dos bons ha poucos que conseugem ou querem trabalhar com cavalos difficeis. Eu nao vou mencionar nomes claro mas sei alguns que para ensinar cavalos sao muito bons mas uma cangocha e tao nao chao e o cavalo e logo marcado com sendo maluco. Por outro lado e por isso que tou onde tou e ando pelo globo :wink:.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#49 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 28, 2008 6:27 am

Michel

Não há ferrador neste atrazado País que não saiba da existencia de tranquilizantes, e se me disseres que até os usam por terem medo de um Cavalo mais irrequieto,até acredito,mas aí tambem acontece que eu sei.
Mas nenhum aqui quer que se diga que ele não foi capaz de ferrar determinado Cavalo,donde presumo que tudo foi tentados até ao limite de o ferrar de pé.

Essa do "nem com o freio parava"cataloga logo à partida esse teu amigo,Jorge de Ourique, como ignorante na materia.Tu o disseste e eu concluo.

Se tivesses lido o "Isto dos Cavalos",já sabias que os Cavalos atacam com os anteriores e a boca e quando usam os posteriores estão a defender-se que era o caso desse Cavalo do bastinhas.

Acho que tens de treinar mais com os Cavalos de 50 contos....digo eu...que ainda existem.
Agora se só te vão parar à mão Cavalos com pedigree,digo-te que esse é outro mundo que talvez não tão bem como tu, tambem conheço.

Acerca do Senhor Cancela de Abreu,pessoa que muito admiro pela sua competencia,frontalidade e não só,e usando o tipo de comentarios dele,"para esse peditorio ele já deu".

sauidações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#50 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 28, 2008 6:36 am

Michael

Agora fora desta questão, e usando o que disseste,conta-nos onde está como está e o que fazes pelo gobo.

Aqui os residentes,gostam sempre de saber das vitorias e conquistas dos seus "emigrantes".

Espero que um dia venhas ensinar aqui o que andas a aprender por aí.

Sabes da grande capacidade dos Lusitanos em aprender,e "haja quem ensine e nos deixe beber a água em todas as fontes"...literalmente.

O nosso cancioneiro diz:

"Houvera quem me esnsinara"....ou noutro..

"só quero poder beber água em todas as fontes"

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#51 Mensagem por luis pedro » segunda jan 28, 2008 4:51 pm

Olá michael_holandés,

T'ou com o João, é sempre bom e útil que os nossos compatriotas depois de espalharem pelo globo o seu saber, regressem a este cantinho esquecido para nos iluminarem um pouco.

luis pedro

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#52 Mensagem por michael_holandés » segunda jan 28, 2008 5:32 pm

Eu acho que todos que viveram em Portugal tem a intencao de voltar um dia. alias tenho la casa. A problema e que aqui nos estados unidos um cavalito mais ou menos aranjado tem um outro valor do que os cavalos bem aranjados em Portugal. O que eu ganho aqui sem ter nada meu e muito superior do que quando tinha a cavalarica cheio de cavalos a penso e clientes em Portugal. Eu vejo os meus amigos Luis Valenca, Dom Jose Athayde que sabem muito mais do que eu e com quem aprendi bastante ou Quico Bessa e outros que presicam de fazer muito mais do que eu para sobreviver, e aqui os americanos pagam o que for preciso para ter um cavalito aranjado e para entrars em concursos. Enfim e tudo um questao de dinheiro.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#53 Mensagem por João dee Deus » terça jan 29, 2008 4:36 am

Michael

Nesse caso, tiro as aspas à palavra emigrante do meu ultimo post porque pensava que andavas com quem soubesse mais do que tu.

Acho bem que assim procedas porque estás ainda na idade de "esgravatar"mas depois quando chegares á minha,"senta-te" e divulga os teus conhecimentos já sem a preocupaçáo do "lucro a qualquer preço".
Não me pediste opinião mas não estou a falar só para ti pois há muito mais gente que nos lê.

O outro dizia "aprender ,aprender, aprender sempre",e eu digo ensinar,ensinar,ensinar sempre.

Já agora em que sitio estás?

saudações Marialvas....e boa continuação
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#54 Mensagem por michael_holandés » terça jan 29, 2008 5:27 pm

Joao,

Estou em San Antonio, Texas ha 2 anos e meio a ensinar cavalos e dou workshops. Tambem ja estive em Africa do sul ,Inglaterra, Alemanha e no Medio Oriente mais precisamente Bahrein e Arabia Saudita.

Eu digo sempre ensinar ,aprender, ensinar. Embora que ando nisto ha algum tempo hei de continuar a aprender ate o fim.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#55 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 30, 2008 12:20 pm

Michael

Estás a ficar com um "panorama" impressionante....sim senhor.

Conta-nos sobre a maneira como esses diferentes povos "sentem" os Cavalos.
Os problemas que tens tido que são o "termometro" mais fiavel...na pratica,porque de apreciações teoricas já eu sei,que são todos muito civilizados ...taran..taran..taran...e nós é que somos os barbaros..LOLOL

saudações Marialvas...é possivel que este ano vá a S.Francisco e logo se verá.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#56 Mensagem por anasabreu » sexta fev 01, 2008 4:25 pm

A minha humilde experiência (mas marcante) ensinou-me que com um cavalo assim, e sem a experiência de tratador necessária, o melhor é passar a bola a quem saiba marcar golos...

Eu tentei tratar de um cavalo assim e acabei com os 2 braços partidos no meio do chão!

Não sei se o destino da tua égua passa por ser montada ou não, mas tens que ter noção se consegues continuar essa luta. Eu parti para outra e troquei-o por uma égua muito, mas muito mansa! Agora desenvolvi e tenho ajudado um segundo cavalo a ter confiança nas pessoas novamente... e espero continuar a aprender com eles...

Mas é preciso saber até onde conseguimos ir sem dar um passo maior do que a nossa perna!

O menino que me pregou este susto actualmente está muito melhor, simplesmente precisava de quem o soubesse cuidar...

P.S. Ter um cavalo em casa é optimo, mas é dificil de aprender a montar como deve ser... não tenho quem me diga se o que estou a fazer está bem ou mal! Ou arranjas quem te dê aulas particulares ou arranja outra escola!
Ana Sofia Abreu

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#57 Mensagem por João dee Deus » sábado fev 02, 2008 1:24 am

A Ana Sofia Abreu no seu melhor.....à Marialva....frontal, e como senhora que é,mais terna nos seus conselhos que revelam já uma ainda jovem maturidade "nisto dos Cavalos".

Modestia tambem,e outra vez, "nisto dos Cavalos" é fundamental,agora já mais frequente nestes tempos mais recentes.

saudações Marialvas...e aparece mais vezes que fazem falta essas manifestações simples mas concretas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#58 Mensagem por michael_holandés » sábado fev 02, 2008 7:56 am

A minha humilde experiência (mas marcante) ensinou-me que com um cavalo assim, e sem a experiência de tratador necessária, o melhor é passar a bola a quem saiba marcar golos...

Eu tentei tratar de um cavalo assim e acabei com os 2 braços partidos no meio do chão!
E isto e culpa de quem?. Tenho imenso pena que partiste os 2 bracos. Mas parece me que voce comprou um cavalo que era demais para voce. Culpado e voce ou entao a pessoa que o vendeu mas, o cavalo nao tem culpa nisso. Vejo tanto gente que compram cavalos que sao demais para o cavaleiro. As vezes e culpa do vendedor, treinador etc que querem ganhar uns euritos em commisao , mas muitos vezes tb e o cliente que nao quer um cavalo ja com um pouco mais de idade e juizo mas querem logo um cavalo que e um espanto para ver e fino para montar. Eu quando aprendi guiar um carro tb andei num carro de pouca potencia antes de passar para um carro de alta cilindrada. 90% dos accidentes de equitacao sao porque o cavaleiro(a) pensa que sabe mais do que sabe na realidade.

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#59 Mensagem por redondo623 » sábado fev 02, 2008 8:39 am

Michael,
Penso que o que diz não é diferente do que foi dito pelos outros.
O exemplo que aqui estamos a ver dá razão ao João a única coisa que foi dito, e muito bem ilustrado pela Ana Sofia, é que a Sophie não tem de ficar agarrada a um cavalo que comprou mas que exige um nível de competências equestres que a dona ainda não tem.
Do seu ultima post percebo que está de acordo.
NO entanto também considero que a Sophie deveria mudar de picadeiro, eu não confiaria mais neste tratador ou lá o que ele seja.
Por outro lado também já vi algumas vendas deste tipo, feitas por equitadores que são reconhecidos por todos como bons profissionais, claro que não devemos confundir competência técnica com honestidade ou carácter.
Eu também acho que a Sophia deveria vender a sua égua e partir para outro desafio mais à sua medida.
Cumprimentos,

Rui N S

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#60 Mensagem por João dee Deus » sábado fev 02, 2008 12:31 pm

É o eterno binomio Cavalo-Cavaleiro que nunca anda em equilibrio estavel.

Umas vezes há cavaleiro a mais, e outras, o contrario, com Cavalo a mais.

A constactação das respectivas competencias relativas é que determinam o exito ou o fracasso,constactação essa que é ou mal avaliada, ou desprezada pelo vendedor enfiando os famosos barretes.

No principio do contacto entre os dois elementos,a progressão do cavaleiro se estreante nessas andanças,é mais rapida ficando o Cavalo,que foi escolhido na maioria dos casos por ser "mole e manso","off side",donde eu recomendo como já disse passarem essa fase com Cavalos de outrem (escolas)e só depois investirem na compra do seu Cavalo.
Tanto no maneio como na monte.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”