Certificado de Aptidão Profissional para transportar animais

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Travessa
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 06, 2007 5:44 am
Localização: Aveiras de Baixo

#16 Mensagem por Travessa » domingo ago 12, 2007 2:16 pm

Caro Miguel,

No caso do transporte pelo próprio proprietário, não creio que não se venha a aplicar, pois o regulamento sai em defesa do bem estar animal, não dizendo se é profissional ou particular, e em relação a bem estar do animal, na minha opinião, tanto tem de estar capacitado os profissionais como os particulares, pois se um animal faz uma viagem, essa viagem tanto é igual se for num veículo de carácter profissional como num veículo de carácter particular.
Alexandre Travessa

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#17 Mensagem por horses_s » terça fev 12, 2008 9:21 am

Bem,

Resumindo e se bem entendi:

- uma pessoa que tenha automovel registado em seu nome, só poderá transportar um cavalo se a roulote e o cavalo tambem estiverem registados no mesmo nome do automovel, certo?

Caso faça o transporte com uma roulote emprestada (registada em nome alheio), terá que ter frequentado o dito curso, senão incorrerá em infracção?

Caso tenha o automovel e a roulote registados no mesmo nome mas o cavalo estiver registado em nome de outrem também incorre em infracção?

Agradeço a quem SAIBA que me esclareça...

Obrigada

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Travessa
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 06, 2007 5:44 am
Localização: Aveiras de Baixo

#18 Mensagem por Travessa » quarta fev 13, 2008 4:42 am

Sim, basicamente é assim. Como todos nós sabemos, no livro azul não aparece o nome do proprietário, mas segundo me foi dito é possível que as autoridades venham a pedir uma prova em como o animal é da pessoa, o que me foi aconselhado foi que se faça uma guia de transporte do(s) animal em questão. Em relação ao curso, a Direcção Geral de Veterinária diz que uma pessoa que vá passear com um cavalo em que o transporte não seja superior a duas horas é necessário ter o veículo registado mas não é necessário curso , mas atenção, não existe neda escrito, é só palavra por boca.
Em relação aos cavalos, este regulamento está um pouco confuso e ninguém sabe muito bem como é, nem mesmo os serviços centrais, quanto a mim o melhor é ficar-mos de pé a trás e informar-mos toda a gente sobre novas ocasiões que possam aparecer e que possam esclarecer um pouco mais este confuso regulamento.
Alexandre Travessa

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#19 Mensagem por horses_s » quarta fev 13, 2008 7:13 am

Realmente este novo regulamento é muito esquisito...

Já não se pode pedir veiculos (automovel ou roulote) emprestados, nem podemos transportar um cavalo que nos esteja entregue (como se fosse nosso) sem transgredir a lei (solução: tornarmo-nos profissionais de transporte animal, ou seja frequentar o dito curso) :shock:

Que raio de país!!!

É o diz que disse e o diz que foi, mas concretamente ninguém parece saber nada!!!

Já li o regulamento e fiquei na mesma :shock:

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

#20 Mensagem por catarinarocha » quarta fev 13, 2008 8:51 am

onde chega este país.....
nunca vi nada assim... :shock:
e sempre a tentar complicar a vida de uma pessoa...agora inventaram esta de fazer cursos pa tudo e mais alguma coisa, na minha opinião, e so mais uma maneira para o estado nos chular...


daki a pouco pa uma pessoa ter um cavalito em casa, temos k ter um curso epecial..... :?

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#21 Mensagem por horses_s » quarta fev 13, 2008 8:58 am

Bem,

Liguei para a Direcção Geral de Veterinária e pedi esclarecimento mais conciso.
Cheguei à conclusão que os particulares detentores de equideos são os mais prejudicados, por tal, a quem se sentir prejudicado que faça uma exposição por escrito para a DGV, Largo da Academia Nacional das Belas Artes, 2 - 1249-105 Lisboa.
Nessa exposição deverão fazer menção à dificuldade que sentimos na forma de nos encontramos legais, mencionando também o facto de nos sentirmos prejudicados e até assustados pela forma como a situação está a ser gerida... bla bla bla

Quantos mais o fizermos, melhor. Será uma forma de protesto e pressão para tentarmos que melhorem a nossa situação.

A quem se quiser manifestar, é só escrever...... :wink:

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#22 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta fev 13, 2008 12:59 pm

Bem, cá para mim isto é só mais uma daquelas medidas instituídas que só funcionam na teoria, e que nem são postas em prática.
As guias de transporte, até agora, só têm sido necessárias para transportar cavalos para o estrangeiro ou para provas de grande importância em Portugal... e esta medida já está imposta à uns meses e nem a mim nem aos meus amigos pediram alguma coisa. Vamos ver!

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#23 Mensagem por Guida » quarta fev 13, 2008 1:37 pm

E agora uma pergunta...

Vamos ver se me faço entender

se o carro e a roulote for de X e X é condutor...mas o cavalo transportado é de Y que, por sua vez vai dentro do carro com o condutor X...

isso é infracção porque o cavalo não é do condutor e proprietario do carro e da roulote??

cumprimentos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#24 Mensagem por horses_s » quinta fev 14, 2008 2:01 am

Pois Guida é isso mesmo!!!
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#25 Mensagem por Wasserluft » quinta fev 14, 2008 9:08 am

Tenho livro Azul , Documento de compra e venda assinado por ambas as partes e carta para conduzir reboques e o reboque é meu e esta em meu nome assim com o Jipe ...
Posso entao mandar o Sr Agente ás urtigas que o Piquem ???
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#26 Mensagem por horses_s » quinta fev 14, 2008 9:29 am

Nesse caso podes Jorge, tudo registado no mesmo nome, e o transporte não é para fins comerciais!!!

Tas ok :)
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Tiago
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 10, 2007 4:34 am
Localização: Entroncamento

#27 Mensagem por Tiago » quinta fev 14, 2008 1:03 pm

Se eu tiver uma roloute emprestada atrelada ao meu jipe, quer dizer que estou em trangressão? Qual é a diferença entre a roloute ser minha ou de outra pessoa?

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#28 Mensagem por Wasserluft » quinta fev 14, 2008 2:10 pm

O Seguro ???
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#29 Mensagem por horses_s » sexta fev 15, 2008 2:14 am

Tiago,

Infelizmente parece que estás em transgressão...

Estou com o mesmo problema...afinal já não podemos andar com material emprestado sem que seja considerado "fim comercial"???!!!

Aconselho-te a fazer também uma carta a expores o teu descontentamento face a este regulamento para a Direcção Geral de Veterinária. Quantas mais reclamações, melhor...

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#30 Mensagem por Guida » sexta fev 15, 2008 6:25 am

Mas assim não entendo, porque por exemplo..os carros podem ter um seguro que não o do proprietário...

Em casa tenho tudo assim..

Exemplo..o meu carro esta em meu nome, mas como o meu pai tem seguros mais baratos, por razoes obvias (eu sou um perigo na estrada ehehe :twisted: , brincadeira). O segura esta em nome dele

E nunca me disseram nada, alias, ele tem uma profissão ligada a lei e temos tudo assim... Assim não tem lógica a razão do seguro.
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

Responder

Voltar para “Transporte”