Federação Portuguesa de Turismo Equestre

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Face às dificuldades da FEP em promover o TE e o TREC acha que se devia criar a Federação Portuguesa de Turismo Equestre?

Votação encerrada em quinta fev 08, 2007 7:01 am

Sim
8
80%
Não
1
10%
Sem opinião formada
1
10%
Tanto faz!
0
Sem votos
 
Total de votos: 10

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#16 Mensagem por luis pedro » quarta fev 13, 2008 3:39 pm

Olá JM-6,

Partindo desses pressupostos, até parece lógico.

Mas como saberá, a FEP, efectivamente não organiza provas nem campeonatos.

A FEP não se aproximou das competições, a FEP é consequência das competições e da necessidade de que estas sejam reguladas.

O registo na FEP é apenas para aqueles que são utilizados em competição porque o registo do cavalo, enquanto animal é da responsabilidade da Fundação Alter Real (ex Serviço Nacional Coudélico). A FEP apenas exige o comprovativo de que o cavalo foi vacinado, a fiscalização é da competencia das autoridades.

Nenhum cavaleiro paga a inscrição nas provas à FEP.

Não percebo bem qual a vantagem de a FEI se ligar com "Federações Internacionais Especificas" (o que é isto?) - Se a Federação Nacional não conseguir gerir o desporto equestre como será capaz de o fazer a FEI que tem exactamente as mesmas competencias e responsabilidades (até com mais modalidades pois em Portugal não se praticam todas) mas relativamente a todos os países do mundo.
Nada impede que os cavaleiros se organizem em Clubes, Associações, Ligas ou qualquer outra coisa e estas, organizem provas e campeonatos. Pessoalmente acho óptimo que isso viesse a acontecer.

luis pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#17 Mensagem por cervantes » quinta fev 14, 2008 1:10 am

luis pedro Escreveu:Olá JM-6,

Mas como saberá, a FEP, efectivamente não organiza provas nem campeonatos.

luis pedro
Luis,

A FEP não só organiza provas e campeonatos como os regulamenta e fiscaliza. Ou pelo menos assim o deveria fazer.

A organização do desporto equestre cabe em primeira instância à FEP.

O que o Luis deve querer dizer é que a FEP (ou os seus directores) não se dão ao trabalho de ir pegar nas varas ou sujar as botas no terreno lamacento. Isso são outros quinhentos.

Cts Cavaleiros

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#18 Mensagem por luis pedro » quinta fev 14, 2008 3:59 pm

Olá Cervantes,

Já há uns mesitos que não aparecia ninguém a dizer mal da FEP (ou dos seus directores).

luis pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#19 Mensagem por cervantes » sexta fev 15, 2008 1:10 am

Olá Luis,

Lá está o meu amigo a tentar passar a ideia de que eu digo mal da FEP.
Engana-se o meu amigo... olhe que não é isso!

Continua o meu amigo a ser o defensor "oficioso" da FEP cá pelo fórum?

Cts Cavaleiros (c/toque de esporins)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#20 Mensagem por luis pedro » sexta fev 15, 2008 6:22 pm

Olá Cervantes,

O toque fica-lhe bem.

Como sabe, não se trata de defender a FEP, até por não ter interesse directo nisso.

Trata-se de esclarecer, na medida do possível, os outros participantes no forum, menos por dentro dos assuntos da Federação, que são levados (como você tão bem sabe) a fazer juízos de valor menos correctos.

luis pedro

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#21 Mensagem por JM-6 » sábado fev 16, 2008 11:32 am

Caro Luís Pedro,

Longe de mim dizer mal da FEP ou qualquer outra instituição, até porque tenho ligações à mesma e estar a dizer mal dela seria um pouco ético.

A FEP não é resultado das competições mas de algo como;

JOGOS OLÍMPICOS –> FEI –> FEP

Como referiste, a FEP regula as competições quando não devia pois o que a FEP tutela é o desporto equestre em geral, pois especificamente este deveria ser regulado pelas associações ou ligas individuais de cada desporto como acontece com o futebol, mas deve ser um mau exemplo a seguir…

Em relação aos outros aspectos:

Cavalos: Pagam para competir em competições que a FEP não organiza.
Se o animal é da responsabilidade da Fundação Alter Real porque se paga à FEP?

Cavaleiros: Peço desculpa, não paga uma inscrição mas uma licença para competir em competições que a FEP não organiza.
E porque é que o fazem? Pelo seguro? Pela disciplina? Pelo doping?

Competições: Já existem associações mas segundo a FEP os Campeonatos Nacionais são da FEP (a tutela não a organização mas na prática não é assim).
Penso que pode vir a acontecer algo como já aconteceu no futebol, no andebol e mais recentemente no basquetebol, os principais cavaleiros ou equipas fazem um campeonato da Liga separado da sua federação.
Eu sou contra este tipo de atitude e acho que dentro de 5 a 10 anos a FEP deveria permitir às associações ou ligas esse papel no que respeita às competições nacionais. Até para ser mais transparente e se concentrar nas selecções.
Concordas Luís Pedro?

Só mais uma coisa Luís, não avalies as pessoas assim à primeira, normalmente não dá bom resultado até porque o nosso português engana muito.
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#22 Mensagem por luis pedro » sábado fev 16, 2008 5:07 pm

Olá JM-6,

Devias ler os estatutos da FEP: http://www.fep.pt/Federacao/detalhe.asp?ID=109
Fazes alguma confusão com Federações, Ligas e Associações. Provavelmente o problema deriva das comparações com o futebol

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#23 Mensagem por cervantes » domingo fev 17, 2008 3:32 am

Luis,

A Lei (neste caso a LBDesporto) define Federações, Associações e Ligas no geral.
A comparação com o futebol é legitima, pois, não existe nenhuma lei especifica para o desporto equestre. O modelo pode ser aqui aplicado.
Aliás, o modelo até se aplica em parte.
O desporto equestre profissional (caso p.ex. corridas de cavalos) está a ser dirigido pela LIGA PORTUGUESA DE CRIADORES E PROPRIETARIOS DE CAVALOS DE CORRIDA. (http://www.ligacavaloscorrida.com/)

Aqui a FEP não arrisca nada: Os jockeys não são Federados, os Cavalos não são Federados, a FEP não dita Leis, A ENE não dá cursos... etc. e AS COISAS ACONTECEM!

Cts Cavaleiros

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#24 Mensagem por JM-6 » domingo fev 17, 2008 9:14 am

Olá Luís,

Eu não faço nenhuma confusão pois refiro-me por exemplo à Associação Portuguesa de Dressage e à Liga de Proprietários de Cavalos de Corrida, mas talvez me tenha exprimido mal e portanto vou tentar colocar a minha ideia de forma clara:

-A FEP deveria dar abertura nos estatutos e regulamentos para que as Ligas ou Associações que representam as disciplinas fossem capazes de organizar e reger as competições nacionais e todos que nelas estão envolvidos como juízes, treinadores, etc.

-Acho que seria proveitoso, útil e possível um trabalho em parceria dessas ligas ou associações com a ENE no que respeita à formação adaptada de Juízes e Treinadores a cada disciplina.

-Acho que em termos disciplinares os regulamentos da FEP não estão adaptados às diferentes modalidades pelo que em primeira instância a disciplina deveria ser tutelada pelas Ligas ou Associações e como 1º recurso então o Conselho Disciplinar da FEP.

-Acho que os Cavalos devem estar registados, seja onde for, e obrigatório as vacinas e um seguro de responsabilidade civil (que muita gente não tem).

É a minha visão para o futuro e não é só uma comparação com o futebol mas sim com a evolução nos outros desportos que já referi, todos passaram pelo mesmo e todos optaram por um sistema de gestão parecido.
A questão da FEP é que tem uma dezena de modalidades, cada uma completamente diferente outra e o único ponto em comum em todas é mesmo, o cavalo e todas podiam ter uma federação própria.

Eu acho que se devem criar exactamente Ligas ou Associações para em conjunto com a já existente e bem, a FEP pois não consigo prever esta última, com os seus estatutos e regulamentos, a ser capaz de fazer evoluir inúmeras disciplinas, treinadores, juízes e cavaleiros.

Cumprimentos,
JM-6
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#25 Mensagem por luis pedro » domingo fev 17, 2008 4:46 pm

Olá JM-6,

Com efeito agora foi bastante mais claro.

Pessoalmente não vejo grande vantagem em criar "federaçõezinhas" (é uma forma de expressão) para fazer o mesmo que faz a actual. Não considero que o universo hipico nacional seja tão vasto que justifique divisões como a que propõe.

Os regulamentos das várias modalidades, por exemplo, nada iriam beneficiar porque os que existem (da FEP) foram elaborados e são regularmente revistos por representantes das respectivas modalidades, o de ensino, por exemplo, pela APD.

Possivelmente não é o seu caso mas existem algumas pessoas que desejam ardentemente ser "donas" da sua federaçãozinha ou algo equivalente, com os respectivos subsidiozinhos, julgo que não devemos "embarcar" nessas ideias peregrinas que apenas visam interesses muito particulares e nada tem a haver com o desenvolvimento de determinada modalidade.

luis pedro

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#26 Mensagem por JM-6 » quarta fev 20, 2008 3:34 am

A pouco e pouco consegue-se chegar lá...

Eu não defendo as "federaçõezinhas", apenas disse que cada disciplina equestre poderia ter uma. Eu defendo, como já referi, que as Ligas ou Associações tenham um papel PREVISTO nos regulamentos e estatutos da FEP para a organização e gestão das respectivas disciplinas.
As pessoas que querem muito essas "federaçõezinhas" não têm noção do que isso é nem das vantagens que se pode ter com a já existente e bem FEP.

Quando me refiro aos de regulamentos não são os próprios de cada disciplina mas por exemplo o da disciplina, que além de demorar muito tempo a actuar não está adequada a todas as disciplinas.

O Luís pelo que vejo é um ávido defensor da FEP, acho bem, eu também o sou. A FEP é uma instituição com mais de 75 anos e deve continuar a ser um pilar no desporto equestre em Portugal. Mas ainda será mais forte se permitir que outros pilares cresçam na sua base, esses pequenos pilares seriam as Ligas ou Associações. Se isso não acontecer o peso pode ser muito para um pilar só e vai acabar por vergar ou mesmo partir.


Fiz-me entender agora?

JM
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#27 Mensagem por luis pedro » quarta fev 20, 2008 2:50 pm

Olá JM-6

Até nem discordo dessa opinião, acontece que já existem associações e se não tem um papel mais activo no desporto equestre não é necessariamente por culpa da FEP. Se não existem Ligas, não é necessariamente por culpa da FEP.
A dinamização do desporto equestre é responsabilidade da FEP mas se os intervenientes directos - cavaleiros, proprietários, treinadores, criadores, clubes, etc. - entendem que se deve fazer mais e/ou de outra forma podem e devem tomar a iniciativa. Culpar a Federação é talvez mais fácil mas não conduz a lado nenhum.

luis pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#28 Mensagem por cervantes » quinta fev 21, 2008 10:11 am

Pois é Luis Pedro.

O que o meu bom amigo não menciona é que quando as Associações aparecem com vontade de dinamizar o desporto equestre, com projectos e trabalho de campo desenvolvido, os (ou alguns) ANTICORPOS instalados na FEP (pré-jurassicos, como costumo dizer) entram em acção e actuam de imediato de forma a acabar com a INFECÇÃO...

Não vá alguém tirar-lhes o protagonismo!

Sei bem aquilo que falo e nem vou dar exemplos! :evil:

No fim do dia... cada qual tem aquilo que merece.

Cts Cavaleiros

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#29 Mensagem por JM-6 » quinta fev 21, 2008 11:08 am

Mas Cervantes, é uma questão de tempo até a FEP ter noção que não consegue tomar conta de tantas disciplinas sem estas entidades terem o seu espaço.
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#30 Mensagem por luis pedro » quinta fev 21, 2008 4:26 pm

Olá Cervantes,

É mesmo um problema de protagonismo (e outros ismos), muitas vezes estranhos à federação e até mesmo ao hipismo.

luis pedro

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”