Critérios de Classificação/Avaliação do Puro Sangue Lusitano

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Critérios de Classificação/Avaliação do Puro Sangue Lusitano

Concordo com as alterações sugeridas
20
83%
Não concordo com as alterações sugeridas
4
17%
 
Total de votos: 24

Mensagem
Autor
Domingos Graciosa
Sela 01
Mensagens: 37
Registado: quarta fev 20, 2008 6:47 am
Contacto:

Critérios de Classificação/Avaliação do Puro Sangue Lusitano

#1 Mensagem por Domingos Graciosa » quarta fev 20, 2008 7:11 am

Aprovação Técnica
Todos os machos e fêmeas da raça Puro Sangue Lusitano deverão ser analisados pelo Secretário Técnico ou seu Delegado, a partir dos 3 anos nas explorações e, salvo apresentem sinais de doenças graves geneticamente transmissíveis (a ser tipificadas), serão aprovados como reprodutores/as Normais, com Pontuação ou sem Pontuação?

Aprovação Morfo-Funcional
Posteriormente os Reprodutores/as Normais (Aprovados Tecnicamente) poderão ser facultativamente submetidos a provas morfo-funcionais montados e ser classificados em 3 Classes:

- Reprodutores/as Normais
- Reprodutores/as Recomendadas
- Reprodutores/as de Mérito

As provas morfo-funcionais deverão ser julgadas por um Júri de 5 Juízes independentes sendo, a classificação final a média das 3 classificações intermédias (rejeitando-se a classificação mais alta e mais baixa).


Links para os documentos para proposta de alteração dos Estatutos e do Regulamento do Livro Genealógico do Cavalo de Raça Lusitana

Carta_Fundação_Alter_Real.doc
Carta_Pres._APSL.doc
Carta_Coudelaria.doc
Estatutos.doc
Capa_Regulamento.pps
Regulamento.doc
Anexo_VII.doc

J.Paralta
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: segunda jan 15, 2007 3:32 am
Localização: Nordeste Alentejano
Contacto:

#2 Mensagem por J.Paralta » quarta fev 20, 2008 1:23 pm

Boa noite

De onde aparecem estas novas normas?
A APSL ainda não comunicou nada aos sócios.
Por mim sempre defendi que filho de Lusitano X Lusitano, Lusitano é.
O livro está fechado....

Cumprimentos

JParalta
Elas escolhem o dia, eles escolhem a hora.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#3 Mensagem por Wasserluft » quarta fev 20, 2008 1:32 pm

Para mim não pode ser Lusitano X Lusitano é.

É Crucial se de Garanhão Aprovado e égua Aprovada apesar do risco sempre presente das pontuações de favores...

Mas lá está eu se fosse criador apesar do Critérios dos pontos do Garanhão ser Crucial a Palavra final era a minha opinião sobre o a Fisionomia do Animal. Por exemplo no Sábado na SHP foi pontuados dois Garanhões com 71 pontos.

Um merecia (Sonho Ferro Arsenio Raposo Cordeiro ) o outro não me recordo e não tenho aqui as qualificações mas amanhã digo não valia 10 pontos quanto mais 71. No entantanto... Já está.

Amanhã coloco aqui as qualificações e a minha opinião pessoal em cada.
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Meireles
Sela 01
Mensagens: 26
Registado: sexta ago 03, 2007 4:23 am
Localização: Paredes; Porto

#4 Mensagem por Meireles » quarta fev 20, 2008 2:55 pm

Pontuação no Sábado na SHP
(Sociedade Hípica Portuguesa - Hipódromo do Campo Grande - Jockey)

72,0 pontos - Verdadeiro - Criador Francisco Sousa
71,0 pontos - Xacal - Criador Soc. Qta. Terras
71,0 pontos - Zeus do Lis - Criador Flor do Lis
70,5 pontos - Vento - Criador Azamor
69,5 pontos - Vistoso - Coudelaria Quinta do Rio
69,0 pontos - Zelote - Criador Coud. Palha Blanco
68,0 pontos - Xi-Jardim - Criador José Manuel Mello
68,0 pontos - Omega - Coudelaria Mário Vinhas
68,0 pontos - Quartzo - Criador Soc. Ag. Pegos Claros
67,0 pontos - Império - Arqt. Arsénio Cordeiro
67,0 pontos - Sonho - Criador Arq. Arsénio Cordeiro
65,5 pontos - Zenite - Criador António Pereira Palha
64,0 pontos - Vasquito - Criador José Nunes
63,5 pontos - Zula - Criador Fabrienne Froidcoeur
63,0 pontos - Viriato - Criador Coudelaria Marquês da Graciosa
63,0 pontos - Xarope - Coudelaria Marquês da Graciosa
62,0 pontos - Vilico das Lezías
62,0 pontos - Vuelmo - Criador Ismael Vieira

Reprovado - Upiter - Criador Eng. João Joaquim de Leite Perry
Reprovado - Uisque - Criador Maria A. Vilhena D´Andrade
Reprovado - Xerife - Criador José António Nunes Robalo

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » quarta fev 20, 2008 3:03 pm

Olá Domingos Graciosa,

As alterações propostas não passam de uma tentativa de continuar tudo como está.

"Aprovação Morfo-Funcional
Posteriormente os Reprodutores/as Aprovados Tecnicamente, poderão ser facultativamente submetidos a provas morfo-funcionais e ser classificados em ..."

O negrito e o sublinhado são meus.

Não é necessário inventar nada, é só ver como se faz no resto da Europa e como se fazia em Portugal.

luis pedro

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#6 Mensagem por Wasserluft » quinta fev 21, 2008 11:49 am

Deixo aqui a minha opinião no que diz respeito aos 71 pontos atribuidos ao "Xacal" do criador e Proprietário Soc. Quinta das Terras que a meu ver nem 60 pontos valia comparado ao "Zeus do Liz" do Criador e Proprietário Coudelaria da flor do Liz que era um exemplar , no meu ver , excepcional.

A questão aqui é a seguinte :

Os cavalos que foram reprovados na Admissão para garanhões podem voltar a ser admitidos numa lista para uma nova tentativa de Admissão ???

Melhor pontuação foi de 72 Pts no Sábado dia 16 de Fevereiro de 2008 para o "Verdadeiro" nascido a 12/04/2002

"Verdadeiro" - Criador e Proprietários Francisco Sousa é Filho do Ofensor (MV) Manuel Tavares Veiga pontuado com 73,5 Pts e da Himalaia (MP) Soc. Mouchão da Povoa, Lda pontuada com 80,5

Imagem

Ofensor (MV) é considerado, sem qualquer favor, como o melhor garanhão da nova geração de Puro Sangue Lusitanos. Não só obteve o título máximo em morfologia, o de Grande Campeão de 1999 na Feira de Golegã, como, o que mais importa na real avaliação do reprodutor, o de Campeão de Progênie de Pai no Festival Internacional de Lisboa em 2003. Ofensor MV descende do que há de melhor e mais nobre nas genealogias modernas do PSL, pertencendo à notável linhagem Firme/Nilo/Novilheiro, possivelmente a que maior influência tem tido na formação do atual PSL. Seu pai Danúbio MV, como ele também Grande Campeão na Golegã e Campeão dos Campeões no Festival de Lisboa em 1987, deixou uma constelação de descendentes que têm se distinguido como reprodutores de escol, tais como Oceano MV e seus dois filhos, Quixote e Quantum Interagro, que com o próprio Ofensor MV, formam a inigualável tríade de garanhões oficiais do plantel Interagro.

Não consegui arranjar fotos da égua após extensa e exaustiva pesquisa.
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Meireles
Sela 01
Mensagens: 26
Registado: sexta ago 03, 2007 4:23 am
Localização: Paredes; Porto

#7 Mensagem por Meireles » quinta fev 21, 2008 2:44 pm

É de estranhar o facto de um cavalo que é filho de cavalos premiados e bem pontuados, só tenha conseguido 72 pts.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#8 Mensagem por Wasserluft » sexta fev 22, 2008 11:27 am

Estranho é o facto do cavalo Chacal (Soc Quinta das Terras)ter tido aquela pontuação (71)mas enfim ...
Eles esqueceram-se de dizer quem eram os Juizes e qual o Critério dos mesmos . Devia haver ,por parte dos criadores, deseja em tornar as pontuações como no resto da Europa . Mas pelos vistos não interessa a muita gente .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Luis Mourato
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 08, 2008 2:28 pm
Localização: Portalegre

pontuações lusitanos

#9 Mensagem por Luis Mourato » sexta fev 22, 2008 12:18 pm

Concordo com o Paralta, Lusitano Puro x Lusitana Pura é Puro e Acabou, vários Livros de outras raças funcionam assim. Será que não evitariamos muitas coisas?

Penso que sim e acho que lá iremos chegar! A nível europeu acho que se
preparam essas alterações.
O homem que sabe tudo sobre cavalos ainda não nasceu!

Domingos Graciosa
Sela 01
Mensagens: 37
Registado: quarta fev 20, 2008 6:47 am
Contacto:

#10 Mensagem por Domingos Graciosa » sábado fev 23, 2008 5:53 pm


David Dias Silva
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 24, 2008 1:23 pm

#11 Mensagem por David Dias Silva » sexta fev 29, 2008 11:35 am

Acho que proposta apresentada de ser incondicionalmente aceite, dado que a raça Lusitana apresenta um stud book fechado e como tal, filho de lusitanos é lusitano. Acrescentaria apenas que: para além dos animais que apresentem doenças geneticamente transmissiveis devem também ser excluidos animais que apresentem anormalidades morfofuncionais.

Para mais, o sistema actual de avaliação apresenta falhas graves na padronização da avaliação, bem como, na superficialidade, ambiguidade e irrelevancia dos testes a que são submetidos os animais, não fazendo portanto sentido este tipo de avaliação.

Esta proposta introduz também uma grande benece no sentido da desbrucratização e facilidade no registo dos animais (dado que não teriam os animais ser submetidos a um teste que como ja referido irrelevante)

O facto de haver pouca ou nenhuma aceitação por parte das entidades legisladoras e coordenadoras, é facilmente compreensivel e portanto constiui um dever a participação e incentivo de iniciativas como esta.

Domingos Graciosa
Sela 01
Mensagens: 37
Registado: quarta fev 20, 2008 6:47 am
Contacto:

#12 Mensagem por Domingos Graciosa » sábado mar 01, 2008 6:37 am


Santana
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: domingo fev 17, 2008 2:49 pm
Localização: Lisboa

Carta à Fundação

#13 Mensagem por Santana » sexta mar 07, 2008 11:15 am

Sr Domingos
Na sua carta à fundação de Alter "Pedido de Inquérito á APSL e Pedido de Suspensão de Juizes da Raça Lusitana e do seu Secretário Técnico.", está a dirigir um ataque directo aos juizes e ao Sr João Ralão. Porquê essa Ribalta para o Sr. João Ralão? Já ouvi dizer que ele deixa muito a desejar profissionalmente, mas houve alguma situação em particular que o colocasse assim em destaque?

Sem mais nada de momento

Santana

Gabarito
Mensagens: 1
Registado: sexta mar 07, 2008 12:03 pm

lusitano =cavalo de estufa!

#14 Mensagem por Gabarito » sexta mar 07, 2008 1:10 pm

Está tudo certo o que dizem, mas não se estão a lembrar que o cavalo lusitano não é para trazer para casa, com a função de ser pintado e mostrar aos amigos as medalhas que ganhou!! Nas provas devia haver uma vertente funcional, para ver o caracter do cavalo, para não se aprovar coirões que não queiram trabalhar e dignificar o sangue!!

Não seria normal e uma mais valia para a raça que cavalos com grande
destaque no toureio (Zeus de Coicho,Duque de HErnandez) que são fisicamente lusitanos mas cruzados sejam aprovados como garanhões!!! Não se lembram quando abriu o livro o critério de entrada era as éguas com linhas morfologicas dentro das linhas do lusitano (tanto fazia cruzadas ou não, entrava tudo) e nesses anos seguintes houve cavalos brilhantes!! Hoje em dia o lusitano piorou, porque não se avalia as qualidades da sua cabeça e as suas ideias! é só muito bonito! O que o Braga fez foi voltar 30 anos atrás na criação, quis refrescar o sangue, como eu o percebo, é que como anda a cavalo sabe o que é bom e o que não presta, e sabe o que melhora!! Lembrem se que os veigas vêm do Berber (árabe), como se pode falar em pureza de sangue? Para melhorar a raça era bem feito um ano para refrescar as manadas (com um árabe)para dar caracter e finura ao nosso cavalo porque o cavalo de hoje está bem perto do burro,!! E mais lembrar que o Sr Braga tem vindo a ganhar os prémios todos a que se propõe, o que nos deixa a reflectir sobre a pureza da raça, o livro fechado dá muitos problemas de toda a ordem que vamos ter de os carregar daqui por uns tempos, quando aparecerem!

Cumprimentos!

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#15 Mensagem por CH » sábado mar 08, 2008 2:10 am

Sr. Gabarito a partida não sei se sabe do que fala a dizer que a qualidade têm piorado so se for para rir!!!
Ou então chama-se Gabarito Braga..

Veja os resultados do Lusitano internacionalmente nos ultimos poucos anos e verá que disse uma barbaridade. Se custar muito veja a quantidade de lusitanos em grande prémio hoje e a quantidade á 10 anos.. isso por si só já mostra muito..

E veja o que a marca Lusitano tem crescido por todo o mundo!

Concerteza que o cavalo não pode ser criado para a passerel, mas batota é batota e o Lusitano não precisa disse, os criadores não podem ser burros e têm que saber escolher!

O Burro sou eu?

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”