Equitação Natural e Monty Roberts

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Equitação Natural

Votação encerrada em quinta mai 29, 2008 10:26 pm

Sim
7
70%
Não
1
10%
Sem Opinião
2
20%
 
Total de votos: 10

Mensagem
Autor
Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Equitação Natural e Monty Roberts

#1 Mensagem por Sofia e Sabre » domingo mar 30, 2008 10:26 pm

Aqui a tempos apareceu uma discussão na equisport.pt relativamente a este assunto, talvez fosse interessante discuti-lo aqui também para que cada um possa criticar justificadamente e possivelmente partilhar experiências.

Eu amanhã vou experimentar o Join Up, acho que não faz nenhum e é uma experiencia nova, pelo menos assim posso justificar porque é que gosto ou não em vez de negar à partida algo que não conheço.
Para mim, se estas tecnicas nos permitem chegar tao longe como as convencionais, então acho que devem ser desenvolvidas.

Apesar de se falar muito no Monty Roberts, existem pelo mundo mais pessoas com a mesma filosofia mas com diferentes métodos de trabalho (ex: Nevzorov Haute Ecole, Hempfling... só para nomear alguns).

Então, o que é que acham?

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#2 Mensagem por michael_holandés » domingo mar 30, 2008 11:05 pm

Eu estou no pais do natural horsemanship e acho que posso dizer que pouca coisa realmente trabalha tao bem como dizem. E tudo baseado no medo natural do cavalo e ataraves deste medo e que eles trabalham. Esta malta (monty roberts ,pat pepperoni etc) estao habituados a quarter horses e a maioria dos quarter horses sao mortos vivos, nao tenham nobreza e tem o espirito quebrado, os poucos que ficam com esperito sao chamados malucos e despechados. Qualquer das formas dos muitos cavalos trabalhados no natural method eu apenas vi um ou dois que trabalhavam com gosto.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » domingo mar 30, 2008 11:32 pm

Interessante o comentário do Michael, uma vez que vem de dento do ambiente NH.

Nunca vi ao vivo, só em videos e realmente também não me impressionou, embora tenha ficado com a impressão de que ao nível do desenvolvimento do poldro e desbaste a abordagem da "desensitivação" desde cedo pode poupar alguns "sustos" e "estranhezas" que podem causar complicações... mas mais na aboragem do Monty Roberts.

Penso que uma das maiores vantagens da divulgação dessas técnicas é alertar quem não está naturalmente alerta, para a observação dos comportamentos naturais do cavalo na perspectiva de facilitar a relação entre as duas espécies.

Também tenho alguma curiosidade em experimentar o Join-up na vertente técnica do Monty Roberts... embora já tenha experimentado informalmente com alguns cavalos, uma aproximação do mesmo género.

Fico à espera do teu relato e impressões Sofia, se possivel devidamente ilustrada. :D

Saudações equestres

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#4 Mensagem por Sofia e Sabre » domingo mar 30, 2008 11:40 pm

Vamos ver Ana, vamos ver!

Michael, concordo com o que disseste, e o por isso mesmo referi as duas outras vertentes, o nevzorov e o Hempfling, que trabalham com cavalos problemáticos, e com cavalos mais quentes. Tenho que admitir que aquilo que conheço acerca destas duas escolas chega-me atraves de videos, mas ainda assim... surpreende!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » segunda mar 31, 2008 12:25 am

Olá Sofia,

quando ao Hempfling, encomendei um livro dele para tentar perceber melhor o que ele faz pois também fiquei curiosa, mas não me conseguiu cativar nada... mas não me importaria de o ver ao vivo.

O Nevzarov realmente tem imagens impressionantes no seu site, mas por outro lado correram rumores no "ciber-espaço equestre" que há muito trabalho de edição de imagem nos seus videos e imagens... não sei até que ponto isto é verdade ou não.

O que realmente não gostei foi a recolha de imagens dos "supostos" maus-tratos a que corresponde a utilização desportiva do cavalo... completamente parcial. A parcialidade e fundamentalismo com que parecem lidar com os cavalos não me atrai minimamente.

Saudações equestres

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#6 Mensagem por Wasserluft » segunda mar 31, 2008 2:11 pm

Eu amanhã vou experimentar o Join Up, acho que não faz nenhum e é uma experiencia nova, pelo menos assim posso justificar porque é que gosto ou não em vez de negar à partida algo que não conheço.
Para mim, se estas tecnicas nos permitem chegar tao longe como as convencionais, então acho que devem ser desenvolvidas.
Muito bem faz a Sofia ...
Essa questão começou através de um mail enviado para a Equisport pelo Sr João de Deus .
O Sr João e falei após isto com o mesmo . Escreveu para lá depois de ter tido uma conversa comigo na qual lhe expliquei como eram os cursos, que havia um custo eque o Sr Monty tinha uma Serie de formadores ,do seu método ,devidamente credenciados por ele próprio .
Isto porque eu fiz o join-Up há cerca de três anos atrás com a Sra Anna Kerckhoff de Sacchi . Foi um dos primeiros ministrados por ela no nosso pais se não o primeiro .
A própria Sra Anna respondeu na Equisport ao Sr João . Falei com ela ao telefone também sobre isso . Após o curso mantenho ainda contacto com a Sr Anna sempre que posso .
O Curso foi muito bom e aconselho vivamente . Dá-nos uma perspectiva diferente como qualquer curso que façamos em qualquer tipo de matéria ou Área .
O Saber não ocupa lugar . O Curso consiste,como é natural , numa parte Teorica e numa practica .
Está bem preparado e a Anna é uma excelente formadora .

Abaixo encontram-se umas fotos do Curso

Imagem
Anna a trabalhar com "Double Reins"


Imagem
Eu no Inicio de Sessao de "Join-Up"


Imagem
Égua já no Follow-up

Imagem
Após "Join-Up"
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#7 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda mar 31, 2008 7:17 pm

Aqui estou para contar a minha experiencia...

Gostei imenso, acho que é positivo, quanto mais não seja ajuda a perceber o comportamento do cavalo e o porquê da resposta que tem ao que o envolve. O Sabre não respondeu a 100%, também foi a primeira sessão dele e ele não é um cavalo fácil. A seguir fui trabalhá-lo "convencionalmente" e senti-o relaxado e cooperativo.


Acredito que os videos tenham sido editados, tem que se pôr um certo grau de desconfiança relativamente a tudo o que encontras na net, como é obvio. Gostava de um dia poder observar o trabalho do hempfling em especial, e até mesmo de experimentar para poder ter uma visão mais realista das coisas... vamos ver!

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#8 Mensagem por Guida » segunda mar 31, 2008 8:40 pm

Olá!!

Primeiramente quero explicar que nao sou a favor da violencia nos cavalos, mas no entanto, por vezes, e quem anda em cima de cavalos sabe, o serrelhao ou stick, mtas vezes só pelo susto ajudam em mtas tarefas.

A questao é....acham que apenas com join-up é possivel fazer um desbaste sem vicios nem manhas, e que esse trabalho tenha continuidade favoravel para modalidades como a dressage?

Eu estou a perguntar pq apenas conheço a "teoria". Nunca vi.

cumprimentos a todos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » terça abr 01, 2008 12:12 am

Olá,

Tenham presente que qualquer método para trabalhar animais (no caso cavalos) tem um período de aprendizagem necessariamente longo.

Alguns métodos são usados há séculos e, desde então, são continuamente postos à prova e vão evoluindo. Outros surgiram recentemente, são pouco conhecidos prometem imenso mas, na verdade, estão pouco testados, entusiasmam normalmente os menos conhecedores e são sempre apresentados por cavaleiros (treinadores?) com uma experiência e tacto que faria deles, sem duvida, excelentes cavaleiros seguindo um qualquer dos chamados métodos convencionais.

luis pedro

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#10 Mensagem por Wasserluft » terça abr 01, 2008 1:31 pm

Sofia disse ,
O Sabre não respondeu a 100%, também foi a primeira sessão dele e ele não é um cavalo fácil. A seguir fui trabalhá-lo "convencionalmente" e senti-o relaxado e cooperativo.
Sofia ,como deves calcular e te devem ter dito no curso , é mais simples com éguas e cavalos castrados do que com garanhões daí não ter respontido a 100% . Já respondeu e isso é muito bom .
Tem em conta também que não só foi a primeira vez para o cavalo como foi para Ti :lol:
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#11 Mensagem por Sofia e Sabre » terça abr 01, 2008 6:17 pm

Obvio... temos que ter em consideração todos os factores!

Em geral gostei, o que não quer dizer que vá deixar o meu trabalho diário e passar para este tipo de equitação, mas há certos pontos com os quais concordo e onde não vejo mal nenhum, não vai estragar nada, e por isso acho que se devem experimentar... este é um desses casos.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#12 Mensagem por Wasserluft » quinta abr 03, 2008 4:48 pm

Sabes Sofia eu não lhe chamo Equitação mas sim ,neste caso , uma maneira diferente de lidar com cavalos . O metodo do Monty ensina-nos a lidar com um comportamento natural de um cavalo .
A compreender certos aspectos e Linguagem natural dos cavalos .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#13 Mensagem por michael_holandés » quinta abr 03, 2008 5:32 pm

Alguem tem o dvd de monty roberts onde ele trabalha com o mustang selvagem que nunca teve contacto com nenhum humano?.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#14 Mensagem por Wasserluft » sexta abr 04, 2008 2:13 pm

Boas Michael ,
podes comprar o DVD na amazon ou em www.montyroberts.com
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#15 Mensagem por michael_holandés » sexta abr 04, 2008 6:16 pm

Eu ja vi o dvd. O dvd disse que o cavalo nunca teve contacto com um humano mas entretanto e capado e tem um ferro na anca . Deve ter sido capado e marcado a fogo por intervencao defina entao :roll: .

Responder

Voltar para “Ensino”