Por onde andam os Lusitanos?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

Por onde andam os Lusitanos?

#1 Mensagem por redondo623 » terça fev 05, 2008 9:10 am

No primeiro mês deste ano podemos ver em revista da especialidade uma lista de cavalos que se destacaram toureando.
Mas o que mais me chama a atenção não é a lista por si mas o que está fora da lista, e o lusitano está fora dessa lista.
Não lhes parece estranho, estarmos sempre a elogiar o nosso cavalo pelas suas fantásticas capacidades na lide de touros bravos e depois nas listas dos melhores ele não aparece.
Provavelmente em Espanha aparece um lusitano na lista dos melhores em 2007.
Que se passa em Portugal?
Cumprimentos,

Rui N S

Carlos Barbosa
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 4:25 am
Localização: S. Miguel - Açores

#2 Mensagem por Carlos Barbosa » quarta abr 02, 2008 6:06 pm

Caro Rui
Parece que andamos ao mesmo. Eu procuro os PSA portugueses que se estejam a destacar no toureio e ninguém me dá um nome, um cavaleiro, uma genealogia. Então para quê investir, comprar e criar? Para passear ou ir à Golegã? Para isso há filhos de pais incógnitos bem engraçados.
Mas já agora vou-lhe contar um segredo....estou farto de ouvir no meio dos cavaleiros, que Lusitano sem um pouco de sangue árabe ou inglês, é apanhado com facilidade pelos touros com pata....e como as touradas agora são cada vez mais, corridas de cavalos em frente de touros manhosos e pouco francos nas investidas, não há nada como ter um corredor entre as pernas para fujir da raia. E para isso, o nosso querido lusitano, criado e ensinado para andamentos tipo "máquina de costura" de desfiles e carrosseis pomposos, realmente não tem pulmões nem músculos. Criar cavalos para agradar a dondocas e a toureiros ou atletas olímpicos é impossível.Cumprimentos.

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#3 Mensagem por redondo623 » terça abr 08, 2008 4:28 pm

Caro Carlos,

Infelizmente os toiros com pata também já rareiam, ou melhor por cá são mesmo as excepções.

No entanto é verdade que é preciso ter cavalo para ir buscar os mansos, e depois saber sair.
Cumprimentos,

Rui N S

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

Por onde andam os Lusitanos?

#4 Mensagem por cmgalao » quinta abr 17, 2008 1:07 pm

Bom dia amigos,

Só queria que todos os dias estou com Cavalos Lusitanos e muitos deles a torear como nenhum outro, vejamos o caso do Pablo Hermoso, porque será que vem comprar cá Puros Sangue Lusitanos e uma coisa mais com ou sem pata os toiros nunca farão frente a um Lusitano, não será o mal do cavaleiro em vez do cavalo???? arabes ingleses sejam elas a raças nunca na minha opinião nunca se vão comparar ao lusitano, mas á excepções eu tenho um amigo que é cavaleiro de nome que teve uma égua p sangue arabe que era uma maquina.

Abraço

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » quinta abr 17, 2008 11:56 pm

Olá cmgalao,

Se quiseres ter o trabalho de investigar as origens dos cavalos que tem toureado nos últimos anos, ou mesmo nos últimos 30/40 anos, poderás constatar que o que afirmas não corresponde bem à realidade, não acredites em tudo o que se diz.

luis pedro

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

por onde andam os lusitanos

#6 Mensagem por cmgalao » segunda abr 21, 2008 12:50 pm

bom amigo luis pedro, agradeço o conselho da investigação mas volto a repetir estou no mundo dos toiros como presidente dum clube taurino e todos os dias estou no meio, por isso o que vem em revistas e coisas do genero a mim nao me diz nada, escreve-se muito na base do interesse e do dinheiro quantos cavaleiros pagam para torear em certas praças, quantos cavaleiros pagam aos jornais de aficionados para fazerem elogios a determinados cavalos que não lhe servem para os venderem a bom preço, olhe amigo nos toiros o unico ser leal é mesmo o toiro pk homesn e cavalos nao há muitos, os cavalos com sangue arabe quase todos têm de torear de gamarra, rijos de boca saiem mal da cara do toiro, como referi hé excepções, e eu adoro cavalos sejam eles a raça que tenham e os sangues que se cruzem nas veias, agora que para a lidar com toiros não há igual pode ter a certeza que não e um conselho de amigo, não acredite o senhor em certasd coisas que lhe dizem ou que lhe dão a ler, estive na quinta feira passada no campo pequeno 80% dos cavalos eram lusitanos, só para lhe dar mais uma noticia veridica, tenho um amigo que está numa codelaria de nome aqui no ribatejo e sei de fonte segura que um cavaleiro de destaque em espanha ofereceu 40.000€ por uma égua de reprodução, só por ser preta e lusitana purissima, por que será???????
p.s: a seguir ao lusitano para mim vem o cavalo andaluz, mas é uma opinião. um abraço a todos e que este forum volte a ser um local de muitos esclarecimentos e de actividade como em tempos já o foi, vamos todos dar alma ao mundo dos cavalos e este forum é o primeiro passo para tal. obrigado e desculpem se sem intenção dei pelas canelas a alguem.

lt12
Espectador
Mensagens: 7
Registado: quinta mar 27, 2008 7:54 pm
Localização: Amarante

#7 Mensagem por lt12 » segunda abr 21, 2008 7:07 pm

Os lusitanos "nao estam" em crise como dizem
Vejam o exemplo de Rui Fernandes: da sua quadra de 15 cavalos, apenas e só 1 é que não é puro sangue lusitano!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » terça abr 22, 2008 12:28 am

Olá cmgalao,

Até poderá ser (quase) como diz mas não são só os cruzados de árabe que usam gamarras até porque estas são muito mais consequência da equitação, ou falta dela, do que das características dos cavalos.

Como é habitual, existe sempre um motivo de peso para não valer a pena procurar, sabemos aquilo que sabemos e é seguramente verdade, mesmo que por vezes não saibamos exactamente qual foi a origem desse conhecimento.

luis pedro

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

#9 Mensagem por cmgalao » terça abr 29, 2008 6:50 pm

boa tarde luis pedro,

mais uma vez não estou de acordo consigo em relação ás gamarras, não me diga que que os cavaleiros que andam a tourear com cavalos sem gamarra depois no toiro a seguir trazem um com gamarra que é falta de equitação?????? Por amor de deus!!!!! analise e veja qual é a percentagem de lusitanos que usam gamarra???? Mas tudo bem é a sua opinião e vou respeitá-la embora nao concorde. Para mim arabe é sinónimo de inquietude nervosismos e sangue a mais, mas mais uma vez é uma opinião. abraço e que os cavalos sejam eles de que raça forem tenham sempre o seu devido valor.

Carlos Barbosa
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 4:25 am
Localização: S. Miguel - Açores

Um pouco de sangue árabe

#10 Mensagem por Carlos Barbosa » terça jul 15, 2008 1:12 pm

Caros amigos.
No dia em que se fizerem análises ao sangue para confirmar descendências de muitos cavalos lusitanos, especialmente dos vocacionados para o toureio, vai tudo ficar espantado com o avô ou a mãe de muitos deles. Porqueque será que em algumas coudelarias, há sempre lá um árabe para, como dizem, "ir às lebres" ou para os miúdos passearem?
Adoro os Lusitanos e fui dono durante 20 anos de um fabuloso Alter, mas montado no meu PSA ,descendência Magic, se me falta cavalo entre as pernas, sobra em respostas instantâneas a pequenas ajudas. E que coração e pulmão....Claro que tem muito mais temperamento, mas eu não comprei um sofá da Divani & Divani....

Responder

Voltar para “Toureio”