7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » segunda jul 07, 2008 11:18 pm

Caros Forenses,

É a primeira vez que o Cavalo Puro Sangue Lusitano surge nos Jogos Olímpicos e na Dressage com tal expressão e representatividade.

Num total que considera cinquenta conjuntos, sete destes, compreendem cavalos Puro Sangue Lusitanos. Desta forma, a Raça Nacional representa 14% dos participantes.

Dos sete cavalos Lusitanos, três representarão Portugal, três representarão o Brasil e um a Austrália.

Os nomes de todos os conjuntos ainda não são do meu conhecimento, mas amanhã espero ter essa informação disponível.

Ainda dizem que, para a Dressage, os Warmbloods e raças oriundas da Europa Central é que são boas.

Viva os Lusitanos e Viva o Produto Nacional :)

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#2 Mensagem por Filipe Graciosa » terça jul 08, 2008 11:14 am

Caros Forenses,

Estes são os Cavalos Lusitanos e Cavaleiros que vão aos Jogos Olímpicos:

PORTUGAL
Oxalis de Meia Lua (Cavaleiro Miguel Ralão Duarte)
Notavel JCL Puy du Fou (Cavaleiro Carlos Pinto)
Galopin de la Font (Cavaleiro Daniel Pinto)

BRASIL
Nilo VO (Cavaleiro Rogerio Clementino)
Oceano do Top (Cavaleiro Leandro Silva)
Samba (Cavaleiro Luiza Tavares de Almeida)

AUSTRÁLIA
Relampago do Retiro (Cavaleiro Ayley Beresford)

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Genealogias performantes

#3 Mensagem por PSL » terça jul 08, 2008 12:51 pm

Caros Forenses,

Julgo importante incluir a informação relativa às genealogias performantes dos ilustres representantes da Raça.

Para além da singularidade associada a esta entrada da Raça nos Jogos Olímpicos, esta é uma forma de homenagear a dedicação e empenho dos nossos criadores, do passado ao presente, pelos resultados que a Raça tem vindo a alcançar.

Vamos esperar que os resultados acompanhem as aspirações de todos os que de alguma forma contribuíram e continuam a contribuir para a preservação e melhoria deste património único que constitui a nossa Raça.

Estamos todos de parabéns!!!

Aqui fica...

PORTUGAL
Oxalis de Meia Lua (Cavaleiro Miguel Ralão Duarte)
criador: coudelaria da Meia Lua - Pai: Xaquiro (CI) - Mãe: Fama (JMM)

Notavel JCL Puy du Fou (Cavaleiro Carlos Pinto)
criador: Dr. José Correia Leite - Pai: Forcado (SS) - Mãe: Delta (CV)

Galopin de la Font (Cavaleiro Daniel Pinto)
criador: Elevage Massa - AG. 1,65m Pt. 72,00 - Pai: Espanto (MV) - Mãe: Pezuda (OC)

BRASIL
Nilo VO (Cavaleiro Rogerio Clementino)
criador: EPAM - Pai: Vizir (BF) - Mãe: Heroina (BF)

Oceano do Top (Cavaleiro Leandro Silva)
criador: António Pereira - AG. 1,68m Pt. 67,00 - Pai: Afiançado de Flandes (CQF) - Mãe: Ladainha Top (AMP)

Samba (Cavaleiro Luiza Tavares de Almeida)
criador: Sociedade das Silveiras - AG. 1,54 Pt. 69,50 - Pai: Inca (RC) - Mãe: Noruega (MAC)

AUSTRÁLIA
Relampago do Retiro (Cavaleiro Ayley Beresford)
criador: Eduardo Fisher - AG. 1,64 Pt. 74,00 - Pai: Luar (SS) - Mãe: Atinada (MLC)

Ricardo
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta abr 09, 2008 6:14 pm
Localização: Portugal

#4 Mensagem por Ricardo » terça jul 08, 2008 3:57 pm


AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » quarta jul 09, 2008 3:51 pm

Informação fantástica... Obrigada a todos! :D

DCP
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta out 11, 2007 1:31 am

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#6 Mensagem por DCP » segunda out 06, 2008 5:00 pm

E os resultados foram uma maravilha!!!

José Gabriel Calção
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta jan 22, 2004 10:46 pm

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#7 Mensagem por José Gabriel Calção » segunda out 06, 2008 8:54 pm

Boa noite, mesmo sem estar directamente envolvido com nenhum dos digníssimos participantes nos Jogos Olímpicos, ainda assim como Português que sou, sinto muito orgulho em todos os representantes de Portugal, independente das modalidade em que se salientem, quando de equitação se trata mais exuberante será esse orgulho, penso que com esta afirmação não esteja a ofender nenhum antipatriótico desconchavo.

O que saliento nos 7 Lusitanos que intentaram se mostrar nos Jogos Olímpicos é a determinação de seus proprietários, cavaleiros e restante "staff", que empreenderam uma obra inédita e certamente dispendiosa sabendo de antemão que não viria de volta a recompensa financeira com seu esforço ainda assim se mostraram por ir até lá.

Lamento que só estes proprietários tenham tido a coragem, pois leio varias opiniões de alguns forenses que tanto querem fazer pela raça e depois não aparecem nem sequer a dar uma palavra de estímulo, muito menos a participar em qualquer actividade em que o nosso cavalo se presta e com isso obterem notoriedade.

O que também é digno de relevo é que de todos os participantes só um conjunto é Português, os restantes são de outras nacionalidades em alguns casos com Lusitanos nascidos no Brasil e em França, desses criadores nunca ouvimos queixas que não tinham condições para com as regras instituídas, produzir Lusitanos capazes de aparecerem no desporto.

Como criador e amante do nosso cavalo Lusitano estou lhes grato.

Cumprimentos para todos

José Gabriel Calção

Espora de pontas
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 24, 2008 7:19 am

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#8 Mensagem por Espora de pontas » quinta out 09, 2008 8:31 am

Caros Colegas foristas, relativamente a este assunto, tenho algumas reservas em dar os parabéns a quem quer que seja, senão vejamos:
-A equipa portuguesa foi desclassificada, por desistência (Oxalis);
-O lugar nos jogos deveu-se a desistência de muitos outros concorrentes que tinham obtido as respectivas qualificações;
-A justificações apresentadas para a desistência, foram estranhas ou mesmo ridículas, a "Égua ficou histérica" ok até podia ter ficado incomodada com o ecrã, mas já tinham treinado muito dias naquele local ou não, e os outros não ficaram estericos pq. Ao que julgo saber já não é a primeira vez que tem estes ataques de histerismo, então neste caso estará em causa a falta de qualidade não será???
-Dos lusitanos enviados apenas o cavalo do Daniel Pinto tem feito alguma coisa no estrangeiro, a Oxalis é o que se sabe só barracas umas atrás das outras, não entendo porque se continua a insistir num animal que já demonstrou não ter qualidade para o alto nível, ainda recentemente foi convocada para mais um estagio do projecto lusitanos no ensino (desta vez sem ecrã senão...) é que a qualidade não são só capacidades físicas é também a boa cabeça, o que não é o caso.
- Caso tivéssemos enviado um cavalo que não tivesse medo do ecrã talvez não tivéssemos ficado em ultimo.
- Alguém pediu desculpa pelos acontecimentos (presidente da federação, cavaleiro, criador) ou entenderam que não o têm que fazer.
- Outro enigma é o facto de alguns cavalos nacionais competirem muito pouco, mas no entanto sempre que entram em competição com estes que aparecem em todo o lado ficam sempre a frente, como exemplo posso indicar o RUBI, na taça ibérica deu um autêntico bigode ás oxalis que estavam presentes.
- Parece-me que está no momento de apoiarmos o que realmente tem qualidade e não estarmos a pensar de quem é este cavalo ou aquele, para merecer uma melhor pontuação.

Cumprimento a todos

Ricardo
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta abr 09, 2008 6:14 pm
Localização: Portugal

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#9 Mensagem por Ricardo » quinta out 09, 2008 7:05 pm

Artigo de interesse ao tema em discussão:

Imagem

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#10 Mensagem por Maria Ramalho » segunda set 21, 2009 9:33 am

POIS. No comment...

Os tais cavaleiros brasileiros montavam, lá nos Jogos Olímpicos, de facto, Lusitanos?

Alguém me sabe dizer?

O Rubi é um cavalo diferente e o cavaleiro tem uma sensibilidade espectacular. Caso assim não o fosse onde estaria o Rubi....

A Oxalis é 1 óptima égua. Histérica? Hahaha. Pois estão apenas a referir-se que como égua tem dias.... tal como nós mulheres??? ou estão a dizer outra coisa??? Sejam lá claros e atrevam-se a dizer o que pensam... , o que desde já acredito que ninguém de atreverá. Hahahah

Sensibilidades.. Estamos na Tugulandia, o pais de faz de conta, até ver...

Bye
Maria

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#11 Mensagem por Sandra » sexta out 02, 2009 6:58 pm

É este o Rubi?

Goncalo Carvalho e Rubi Kur CDI Sevilha

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#12 Mensagem por Maria Ramalho » sábado out 03, 2009 8:52 am

Yep.
Já tinha acompanhado no site de Sevilha. no fim de semana passado, essa coisa dos Masters, Mas porquê??? Há o Rubi ferro casa Cadaval, acho eu e provavelmente outros, sobretudo no Brasil tidos como LUSITANOS mas sem registo cá. Basta procura na net e ver.

Até alguns tem a árvore geneologica.... Insólito mas é a realidade. E os que tenho visto, pela NET, basta procurar, nada maus eu que até nem pesco muito disto dá pelo menos "ver" as diferenças....

Continuo na minha mas Porquê essa pergunta??
Inté
maria

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#13 Mensagem por Sandra » terça out 06, 2009 12:07 am

Por nada mesmo, parece ser um bom cavalo até, só um pouco fraquito no piaffer na minha opinião. Mas de resto ta muito bem arranjado.
Gostava era de poder ver também o novo cavalo do Carlos Pinto, o Poderoso do Retiro.. Ouvi dizer que ainda é melhor que o Notável, mas só vendo mesmo..

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: 7 Lusitanos no Ensino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008

#14 Mensagem por Maria Ramalho » terça out 06, 2009 1:11 am

Ah, ok

Pois haverá exercícios questionáveis. Mas, talvez melhore com os novos proprietários a vários níveis pra se evidenciar noutros níveis, . Sendo Ferro Alter Real e já "vicioso" em exercícios da Escola, acho que o Gonçalo até conseguiu dar-lhe outra performance, mas faltará, necessariamente muitas coisa. Daí dizer que com os novos proprietários talvez se anuncie uma mudança, apesar de não atinar bem com essa venda, pois 2º sabia os Alteres Reais só poderiam ser transaccionados em leilão. Mas são cenas que acontecem, está visto. De facto ultrapassam-me e levam-me a questionar, apenas como cidadã minimamente interessada sobre este património, Mas tudo bem.
Do Carlos num conheço
Inté
Maria

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”