Feira da Golegã 2008

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder

Como ficava melhor a feira?

Com 1º fim-de-semana de obstáculos e o 2º de Lusitanos, com dia 11 no meio da semana
2
11%
Com 1º fim-de-semana de Lusitanos e o 2º de obstáculos, com dia 11 no meio da semana, como está
5
28%
Com 1º fim-de-semana de obstáculos e o 2º de Lusitanos, e último dia de feira ser terça-feira dia 11
11
61%
 
Total de votos: 18

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Feira da Golegã 2008

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » quinta nov 06, 2008 9:45 am

Caros forenses,

Ninguém fala da grande feira que está à porta?

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre as alterações de programa e qual a vossa preferência.

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

JV
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: quinta out 06, 2005 11:14 pm
Localização: Leiria - FX36
Contacto:

Re: Feira da Golegã 2008

#2 Mensagem por JV » quinta nov 06, 2008 6:04 pm

Lá estarei....
Confesso que preferia o alinhamento habitual nas edições anteriores
com os Lusitanos no 2º Fim de semana...mas pronto!! Vou ter que me
amanhar....

Até lá!!
Imagem "Há nos confins da Iberia um povo que não se governa nem se deixa governar" Caius Julius Cesar

Avatar do Utilizador
caRolina&EsTrela
Mensagens: 4
Registado: quinta out 30, 2008 2:41 pm
Localização: Portalegre

Re: Feira da Golegã 2008

#3 Mensagem por caRolina&EsTrela » sexta nov 07, 2008 5:52 pm

Olá!!

Eu não falto um ano a feira simplesmente adoro...
Infelizmente :( ...Ainda não é esse ano que levo a minha égua!!!

:arrow: Mas amanhã lá vou outra vez :mrgreen:

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Re: Feira da Golegã 2008

#4 Mensagem por AnaE » sábado nov 08, 2008 10:06 am

Parece-me bem como está! vamos ver como resulta! :D

Mendes
Mensagens: 3
Registado: terça nov 11, 2008 9:48 am
Localização: Aveiro

Apresentação e desabafo...

#5 Mensagem por Mendes » terça nov 11, 2008 10:26 am

Olá!

Sou a Catarina, de Aveiro. Estou a aprender a montar vai para um ano. Tenho ainda tanto que aprender, espero apender um pouco com vocês.

Entretanto um desabafo... fui à Golegã no Domingo, vi animais lindíssimos e cavaleiros excelentes. Vi também o reverso da medalha... exibicionistas (quer a cavalo, quer na charrete) e (estou à procura de uma palavra adequada) pessoas sem ponta de humanidade. Num meio onde as pessoas entendem e sabem trabalhar/ensinar cavalos, digam-me: acham mesmo necessário uma cabeçada com freio + um daqueles serrilhões sem couro, em que há uma serra metálica encostada ao chanfro do cavalo??? Sim, uma serra metálica, daquelas que ferem a pele do animal. Sem couro, sem nada. Quem precisa de uma coisa destas para montar um cavalo??? Será pela piada de verem a pele ensanguentada do animal? Fiquei completamente chocada. E mais não digo.

Luis Tiago
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 26, 2004 2:18 pm

Re: Feira da Golegã 2008

#6 Mensagem por Luis Tiago » segunda nov 17, 2008 12:20 pm

A Golegã já foi e passei lá desde inicio.
Esta feira tem vindo a piorar de ano pa ano, não pela organização, mas pelas pessoas que lá vão.
Já não há o orgulho e o respeito pela manga. Qualquer pessoa lá vai. Antigamente tinha-se vergonha de ir montar pa manga.
E este ano, a organização ajudou a piorar a feira, foi muito má.
Desculpem falar tão mal desta feira nacional, mas temos que criticar quando está mal.
Tenho muito gosto por esta feira e espero sinceramente que a consigão melhorar e voltar um bocadinho à origem e tradição.

Mendes
Mensagens: 3
Registado: terça nov 11, 2008 9:48 am
Localização: Aveiro

Re: Feira da Golegã 2008

#7 Mensagem por Mendes » terça nov 18, 2008 8:45 am

Este ano fui lá pela primeira vez. Pelo que tinha ouvido das pessoas do meio, era um espaço de orgulho na Arte Equestre, honra e tradição. Sinceramente não vi nada disso na manga. Desde pessoal a montar em calças de ganga e sapatilhas de lona, exibicionistas numa charrete (a fazerem piões - por pouco não viraram a charrete por cima deles!), pessoal a picar os cavalos num galope desenfreado em pleno alcatrão (com pessoas a atravessar a estrada apenas uns metros adiante) e brutos que não sabem conduzir os animais sem recurso a violência... tudo isto me surpreendeu muito pela negativa.

Valeu pela prova de atrelagem logo de manhã. Quanto ao resto... algo vai mal no mundo equestre.

CR
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 17, 2008 10:28 am

Re: Feira da Golegã 2008

#8 Mensagem por CR » quarta nov 19, 2008 9:41 am

Gostei bastante do espectáculo da EPAE e da prova de equitação à portuguesa. Também gostei de ver na manga alguns cavalos bem montados e respectivos cavaleiros bem fardados.
:D
O ponto baixo da feira foram os já habituais abusos de gente inconsciente e cruel sobre aqueles que deviam ser os reis da festa. Andava por lá um indivíduo completamente bêbado (ou suficientemente estúpido para parecer que estava bêbado), que agredia selvaticamente e sem qualquer provocação um cavalo que tinha um ar perfeitamente atormentado e aterrado. Foi um espectáculo degradante que deveria ser evitado pela organização da feira. Não se compreende que num acontecimento que visa a celebração deste nobre animal que é o cavalo, os bem menos nobres animais humanos possam andar a fazer estas figuras! Enfim, esperemos por melhores tempos... :(

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

Opinião sobre a Golegã 2008

#9 Mensagem por Rui Mesquita » quinta nov 20, 2008 1:20 pm

mais uma vez aqui abro um tópico sobre a opinião do que foi este ano a Feira Nacional do Cavalo, chamada de Feira da Golegã.

Estive por lá de sabado dia 8 até quarta dia 12. O que me parece da alteração de ser o primeiro fim de semana dedicado aos Lusitanos, não me pareceu má ideia, pois assim nesses dias, apenas estavam pela Golegã os verdadeiros amantes dos cavalos, ficando para os outros dias a confusão dos "putos" que apenas vão para a Golegã para irem para a discoteca e que até nem gostam de cavalos, e por outro lado também das excurssões de pessoal que apenas quer ir á feira dos "trapos".

A alteração permitiu que se melhora-se a qualidade dos cavalos que se exibiam na manga, notando um maior rigor na sua apresentação, assim como dos seu cavaleiros. Pelos vistos as criticas de anos anteriores para as espanholadas, isto é, cavalos arreados a portuguesa e cavaleiros á espanhola ou vice versa, surgiram efeitos, pois diminuiram drasticamente.

Também notei um menor trefego de charretes, o que fez com que não houvesse tanto congestionamento.

Sinceramente gostei mais deste ano do que do ano passado.

Luis Tiago
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 26, 2004 2:18 pm

Re: Feira da Golegã 2008

#10 Mensagem por Luis Tiago » segunda nov 24, 2008 11:05 am

Pois, realmente tambem pensei nesse ponto, o primeiro é só para o pessoal dos cavalos.
Mas no segundo, palem da enchente de "putos", tambem veem os estrangeiros, os que realmente compram muitos cavalos nas nossas coudelarias, e este ano, no segundo fim de semana, ja nao havia cavalos pois as coudelarias ja tinham ido.
E mesmo no primeiro fim de semana (fim de semana suposto so para aficionados) vi muita porcaria, mta cowboiada. Durante a semana, teve vazio, realmente so havia bons cavalos, mas
eram muito poucos.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Re: Feira da Golegã 2008

#11 Mensagem por Wasserluft » sábado nov 29, 2008 1:20 pm

Estive na Golega desde o Primeiro dia ao Último tendo conseguido montar , como queria , no Domingo 16 de manha regressado a casa deixando tudo pronto .
Foi almoçar no Cú da Mula carregar o Violino e Voltar para Lisboa .
Gostei da Golegã estive com amigos meus , A Malta do Centro Equestre "O Estribo " esteve lá toda . Quanto ao Saltos e charretes Sou da Opinião que não deveria haver hipismo no Arneiro . As pessoas que não tem directamente a ver com cavalos que vao ver , como já foi dito , as bancas preferem ver cavalos do que ver concursos hipicos . O Concurso Hipico é para uma determinado tipo de amantes de cavalos que não perdiam nada em ter os saltos em outro lado qualquer . Não é na Golegã que vão divulgar a Modalidade .
Ao Termos um Concurso Hipico no Arneiro a meu ver , temos os Seguintes contras :
1º A manga morre pois é cortada para o aquecimento dos cavalos de Saltos
2º A maior Parte dos cavalos está alojada longe do Arneiro
3º Devido ao que se passa fora do concurso a atnção nao cai sobre o mesmo como deveria de ser .
4ºAgradava-se a Gregos e troianos mudando o concurso para uma das Linda Quintas que a Golegã possui . Deste modo levando para lá cavalos (que na maioria nem sao Lusitanos) como também toda a palafrenália envolvente e também os espectadores desta vertente Equestre .

Quanto ás Charretes também não me chocava a Ideia de serem Proibidas na Manga .
Haveria um sitio para o efeito levando para lá , como nos concursos Hipicos , toda a sua envolvete e as pessoas com afficion por esta disciplina .
Deixando o Largo e a Manga para Cavaleiros Trajados a Rigor . E quando digo trajados a Rigor , quero mesmo dizer proibição para as calças de Ganga , para as "sapatilhas" , para as"sandes mistas" roupa Espalhola c/ Sela Portuguesa e Vice Versa .
Acesso as respectivas Áreas só para pessoas e cavalos a Rigor que seja Á Portuguesa , Á Inglesa , Á Espanhola ou mesmo Á Argentina , com a sua "Pilcha " como vi este ano um Individuo que até bebericava a famosa "yerba mate"
Acho que a Organização devis ser mais rígida nesse aspecto .

Outro pormenor que continuo a achar que devia morrer de imediato é os cavalos subnutridos dos Ciganos amarrados á manga .
Os individuos deviam ser abordados pelas forças Policiais e quem não tivesse papeis para os cavalos, Vacinação e desparatização em dia seria imediatamente convidado a sair .

Tirando estes Pormenores Do melhor Do Melhor !!!!!
Destaque para a Festa do Cavalonet !!!!!
Antes uma Golegã que Mil Pontes de Lima ou exponoressss
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

Re: Feira da Golegã 2008

#12 Mensagem por horses_s » segunda dez 01, 2008 5:59 am

Rui Mesquita,
Eu estive na Golegã precisamente nos mesmos dias, mas ao contrário de ti, não vi grande movimento equestre interessante.
Este foi sem sombra de dúvida o pior ano de sempre!!!
Começamos com o degradante espectáculo de violência no sábado de manha pelo Sr. Bastinhas ao seu cavalo (facto contestado por alguns presentes a quem de direito e que de nada resultou), e continuando durante todo o dia e toda a noite com os mesmos cavalos na manga (só mudavam os "cavaleiros"). Um domingo sem programa durante o dia. Muita afluência de gente mas para verem o quê? Alguns cavalos de coudelarias expostos e mais uma vez os mesmos cavalos do dia anterior a galoparem interminavelmente pela manga, com vários "cavaleiros". Salvou-nos no domingo a Reprise de Mafra já pelo frio da noite.
De segunda a quarta feira, então não há palavras. Alguns dos cavalos galopantes da manga desapareceram (felizmente para eles, espero), mas o pouco programa que estava agendado foi constantemente mudado de horário. Salvou-nos mais uma vez a apresentação da EPAE já no frio da noite de segunda-feira, mas pelo menos, à hora marcada. A apresentação de Luis Valença na noite de terça-feira foi, infelizmente, bastante atrasada pela organização, facto que foi bastante vaiado pelos presentes.
Quanto às provas na Quinta de Santo António, ainda não percebi porque as fazem lá se no largo do Arneiro nada de especial se passa!!! O piso na Quinta não é o mais apropriado, bancadas para espectadores são fardos de palha, enfim...
Até as coudelarias se "cansaram" de "tanto movimento" e no final de terça-feira começaram a ir embora. Na quarta-feira, além delas, até eu resolvi desistir da feira...

Wasserluft,
A manga deveria ser um local onde cavalos, montados ou atrelados e bem tratados, e cavaleiros devidamente trajados, se passeassem, mas o picadeiro central deveria ser, sem sombra de dúvida, o coração da feira. Onde todas as provas se realizassem, fossem elas de que género ou modalidade.
E pelo que pude ver nalguns dias na manga, não te trajaste a rigor sempre looool

Mas isto é apenas a opinião de quem já visita aquela feira há uns anos, EU.

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Re: Feira da Golegã 2008

#13 Mensagem por Wasserluft » quinta mar 19, 2009 6:40 pm

Bem Cara Suz . Não te vi na feira mas enfim ... De facto não trajei a rigor todos os dias. Alguns dias de selim para dar descanso ao violino. E de selim não ia usar nenhum dos trajes ou até mesmo o meu fato de trabalho.
Mas falando em traje o que eu mais gostei na Feira foi o meu. Aquele bordado a Oiro está muito á frente.
Mas lá está como deves calcular só este ano fui a cavalo pois só este ano é que comprei Atrelado. E eu não gosto de andar em cavalos dos outros. Ou se tem ou não se tem.
Até a Expo-Égua e muitas Francesinhas aí para o Norte
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”