Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Participação na prova de Modelos e Andamentos:

Não deve ser permitida a participação em todas as idades
13
59%
Deve ser permitida a participação até aos 3 anos
9
41%
 
Total de votos: 22

Mensagem
Autor
diogomayerjr
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: segunda nov 26, 2007 7:31 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#16 Mensagem por diogomayerjr » quinta dez 04, 2008 10:28 pm

Olá,

Gostaria de fazer uma correcção àquilo que escrevi anteriormente, e que já foi várias vezes enumerado aqui neste fórum. Quando a sigla ABC denunciou esta situação neste sítio, tive o cuidado imediato de contactar a APSL, no sentido de esclarecer a situação com o Engº João Ralão Duarte, que nesse momento se encontrava na Argentina ao serviço da APSL. Aquilo que escrevi, foi então baseado na conversa que tive com uma das responsáveis da Associação.

Desta forma, a correcção a ser feita, prende-se com o facto do Engº João Ralão Duarte desconhecer que o Afonso Henriques era portador de criptorquidia aquando da inspecção veterinária. Este só teve conhecimento da situação após o concurso de poldros de 3 anos.

Cumprimentos,

Diogo Lima Mayer (filho)

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#17 Mensagem por ABC » domingo dez 07, 2008 10:46 am

Bom dia,

Relativamente ao exposto pelo Sr. Sergey, devo informar que efectivamente o assunto está a ser tratado pelos meios apropriados, isto é, foi aberto um inquérito ao caso, pelo Dr. José Maltez, uma vez que a questão assume contornos no campo da credibilidade da própria Feira Nacional do Cavalo.

Quanto aos comentários com base no anonimato, não me parece que o nome de Sergey seja muito revelador quanto à sua identidade. O Sr. tem de perceber que vivemos em democracia e de acordo com regras, neste caso as regras do Fórum Cavalonet, que permitem o anonimato. Não estou em infracção!!!

No fundo o que temos estado a tratar neste tópico é uma violação ao regulamento da Feira Nacional do Cavalo. Fique descansado que o assunto vai ser tratado até à exaustão, “pavio a pavio”, para que não subsistam dúvidas que as regras foram feitas para serem cumpridas por TODOS. Que decisões “a la carte” não podem ser assumidas com impunidade, perante uma plateia que efectivamente está cansada de “mais do mesmo”.

Neste momento estamos a assistir a um facto inédito, as questões polémicas já são denunciadas e faladas, quer por via dos jornais, quer através do Cavalonet. Isto é verdadeiramente positivo, antes, assuntos desta natureza, eram tratados nos corredores ou à porta fechada, com consequências muito negativas para a raça, uma vez que motivavam práticas reiteradas, com uma ausência total de respeito pelo cumprimento das normas e despreocupação quanto à visibilidade desse incumprimento.

A denúncia e o tratamento destas questões pelas vias legais que se encontram à disposição de qualquer cidadão, não podem ser encarados como a política da “terra queimada”, antes sim, encarados como o derrube de velhos muros impróprios à construção de um “edifício” moderno, mais objectivo, justo e cumpridor.

Se houve tanta preocupação por parte da Direcção da APSL com o saneamento da infracção relativa ao caso Júpiter, não se entende o motivo que leva o seu Presidente a emitir uma declaração, com base em pressupostos que não se encontram escritos no regulamento de admissão de animais ao concurso de modelo e andamentos da Feira Nacional do Cavalo.

Quanto às declarações contraditórias do Sr. Diogo Lima Mayer (filho), convenhamos que já tem idade para assumir atitudes responsáveis, uma vez que existe uma discrepância brutal entre dizer que o Secretário-geral tinha conhecimento da situação e dizer exactamente o contrário. O certo é que com esta postura coloca duas pessoas numa zona cinzenta, o autor das declarações e o visado pelas declarações.

Sergey
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 07, 2008 4:34 pm

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#18 Mensagem por Sergey » segunda dez 08, 2008 9:22 pm

Boa noite,

Meu Caro ABC, ainda bem que o caso está a ser tratado pelo inquérito aberto pelo Dr. Veiga Maltez e não pelo Fórum Cavalonet, assim o seu conceito de democracia não confundido com justiça de Fórum.
Aguardemos pelas conclusões, aqui não se trata de ser preto ou branco, nem de defender mais do mesmo. Aquilo que reafirmo é que aqui neste Fórum se opina sobre aquilo que se sabe e sobre aquilo que não se sabe. E por aquilo que escreve, mostra que desconhece muita coisa.
Recordo-lhe que, como escreveu
ABC Escreveu:A denúncia e o tratamento destas questões pelas vias legais que se encontram à disposição de qualquer cidadão, não podem ser encarados como a política da “terra queimada”, antes sim, encarados como o derrube de velhos muros impróprios à construção de um “edifício” moderno, mais objectivo, justo e cumpridor.
é precisamente o contrário do que afirma aquilo que vem aqui sistematicamente defender em comentários. Exemplo disso é quando afirma
ABC Escreveu: No fundo o que temos estado a tratar neste tópico é uma violação ao regulamento da Feira Nacional do Cavalo.
pois já decidiu mesmo antes do inquérito do Dr. Maltez se pronunciar de que se trata de uma violação, talvez fosse bom, a bem da democracia que invoca, não condicionar e sentenciar aquilo que até ao momento não é mais do que "supostamente" uma violação do regulamento!!! Se é que o foi, digo eu!
Permita-me ainda que lhe diga que sinto um certo ressabiamento naquilo que escreve, daí naturalmente

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#19 Mensagem por ABC » terça dez 09, 2008 12:57 am

Sr. Sergey,

Uma vez que enveredou pelo campo da psicanálise e por entender que não estou à altura da intelectualidade, educação e moralidade, que lhe reconheço. Dou por encerrada esta nossa breve e singela troca de palavras!

Entendo que é imoral uma sigla entrar em diálogo com alguém que se opõe ao anonimato e se expõe desta forma tão aberta.

Termino com uma ideia que ressaltou desta nossa troca de palavras: será de grande utilidade pública, pedir ao Conselho Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários que se prenunciem, caso se prove que houve violação do regulamento, acerca deste caso.

CR
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 17, 2008 10:28 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#20 Mensagem por CR » terça dez 09, 2008 4:30 pm

Gostaria de felicitar os foristas ABC, PSL, CV e outros que têm promovido o debate relativo a estas questões. É importante que problemas sensíveis que afectam o cavalo lusitano sejam do conhecimento de todos os que por ele se interessam e não apenas de um grupo restrito de criadores.
Quem discorda das suas afirmações tem sempre a possibilidade de contra-argumentar e este diálogo, se bem gerido, pode ser extremamente informativo e produzir efeitos práticos benéficos.
Se queremos deixar de viver numa mera democracia formal de pendor oligárquico e evoluir para uma democracia real, temos que funcionar nesta lógica, pois só assim se garantem critérios de transparência e se promove a participação de todos os interessados.
Quanto à opção pelo anonimato, revela sensatez num país onde a ausência de sentido crítico é sistematicamente entendida como uma virtude e onde persistem numerosos mecanismos que visam afastar os que ousam fugir à regra da passividade ou da conivência.

João Valenças
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 81
Registado: sexta fev 02, 2007 11:33 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#21 Mensagem por João Valenças » quinta dez 11, 2008 9:47 pm

ETV - Apresentação do Cavalo de Sela 3 e 4 anos - Golegã 2008

Domingos Graciosa
Sela 01
Mensagens: 37
Registado: quarta fev 20, 2008 6:47 am
Contacto:

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#22 Mensagem por Domingos Graciosa » sexta dez 19, 2008 1:04 am

RESPOSTA_APSL.jpg
RESPOSTA_APSL.jpg (105.81 KiB) Visto 8569 vezes

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#23 Mensagem por ABC » sábado dez 20, 2008 12:56 pm

Caros forenses,

Foi com uma certa mágoa que li a resposta emitida pelo Presidente da APSL, referente às questões levantadas pelo Dr. Domingos Graciosa. Porquê, mágoa? Porque as respostas dadas pela APSL, só podem revelar graves problemas de entendimento da língua de Camões. Qualquer outro raciocínio conduz-nos a problemas que transcendem o entendimento, de quem acredita na viabilidade de um Estado de Direito Democrático.

Um dos parágrafos desta última resposta da APSL, ao Dr. Domingos Graciosa, salienta, sem explicar o motivo, o ponto 6 do artigo 4.º, do Regulamento do Concurso. Lendo o dito ponto percebe-se que se refere a CLASSIFICAÇÔES. Transpondo,
“As reclamações serão feitas por escrito ao Presidente do Júri, no prazo de uma hora a contar do momento em que foram tornados públicos os resultados da classificação e acompanhadas da importância de 50,00 Euros, que será devolvida no caso de se verificar ter havido lugar a infracção.” Este ponto não se refere à violação da regra enunciada no seu art. 3.º, onde consta que só são admitidos ao concurso animais com " ausência de sinais de doença, (...) e que satisfaçam as condições de admissão no Livro de Reprodutores (…).
Caso estejam a responder ao pedido de desclassificação, emitido pelo Dr. Domingos Graciosa, deveriam ser menos telegráficos, e explicar convenientemente o pretendido.

Será que a APSL, considera a sua existência vinculada às normas que regem um Estado de Direito? Pelos vistos não! Ou seja, segundo a perspectiva da APSL (entendível por via da carta), transpondo para uma visão macro, todos os eventos organizados em Portugal, cuja organização não esteja a cabo do Estado Português, não se encontram sob a responsabilidade da Tutela. Isto é, a APSL equipara-se à Assembleia da República, ou seja, apenas detém competência para fazer e aprovar Diplomas. A função de zelar pelo seu cumprimento, delega nas organizações de eventos.

Será que o organismo que Tutela a actividade da APSL, ou seja a Fundação Alter Real, também têm o mesmo entendimento???

Concluíram a carta alegando a possibilidade de alteração dos Regulamentos dos Concursos de Modelo e Andamentos. Terá sido esta a forma de resolver a infração???

Relativamente à infracção do regulamento que diz, no seu art. 3.º, que só são admitidos ao concurso animais com " ausência de sinais de doença, (...) e que satisfaçam as condições de admissão no Livro de Reprodutores", denunciada pelo Dr. Domingos Graciosa, nada foi dito!

Acho que finalmente entendemos o motivo do silêncio secular da APSL, era uma forma de auto-preservação!

No presente, cada vez que emite um comunicado telegráfico, revela precipitação, pouco clareza na forma de expor, falta de bom senso e de aconselhamento jurídico.

DCP
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta out 11, 2007 1:31 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#24 Mensagem por DCP » sábado dez 20, 2008 1:09 pm

A APSL prepara-se para alterar os regulamentos com efeitos retroactivos, possibilitando, assim, que se mantenha a classificação atribuída na Golegã.

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#25 Mensagem por ABC » sábado dez 20, 2008 2:06 pm

Nesse pressuposto (condenável em termos éticos) onde fica a tomada de posição do Presidente da APSL, quando afirmou,
"O Afonso Henriques é um cavalo júnior. Só aos 4 anos, passa a ser considerado adulto. E também só com essa idade, tem de ter os testículos em baixo. Logo não houve irregularidade alguma”
!?
?

Espora de pontas
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta set 24, 2008 7:19 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#26 Mensagem por Espora de pontas » sábado dez 20, 2008 6:27 pm

Caros colegas do Cavalonet, eu pensava que a APSL já tinha batido no fundo, mas pelo que li na carta de resposta continua a surpreender-me, então os regulamentos vão ser alterados porquê? Qual a justificação cientifica para tal? A APSL aguarda um parecer, para q? Será que os membros da APSL não sabem ler e interpretar os regulamentos, têm duvidas de que o cavalo é rancolho.
O artigo em causa fala do período de reclamações, não me faça rir de tão ridícula forma de sacudir a água do capote, então o que estavam a fazer os veterinários de serviço.
Não sei se recordam nos últimos tempos já tivemos cavalos lusitanos que não são lusitanos e ainda existem outros suspeitos, tivemos cavalos que ganham prémios quando não podiam sequer ser inscritos, surgiram muitas dúvidas nos critérios dos juízes de modelos e andamentos, o campeonato de equitação de trabalho cada vez tem mais participantes, sempre que se realizam provas é ver as enchentes de publico, o projecto lusitanos para o ensino apurou uma égua estérica para os Jogos Olímpicos obtendo a brilhante classificação de ultimo lugar individual e por equipas. Será que é só azar?
Já agora gostaria de saber qual posição do Ministério da Agricultura (FAR) sobre estes assuntos, concordam, discordam, o que dizem, o que mais será necessário para retirar o stud book da APSL, façam-no para bem do Cavalo Lusitano.
Todas estas situações se assemelham ao que se tem passado no sector financeiro a bola de neve vai crescendo e um dia a coisa corre mal, mesmo muito mal. Vamos ver se um dia destes não temos o Ministério Público a fazer mais investigações no sector, eles andem aí.

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#27 Mensagem por PSL » quarta dez 24, 2008 6:11 pm

D. Dinis e os meandros do drama

A atitude é como o carácter, ou se tem ou não se tem. Os comportamentos que temos assistido por parte da sua hoste, indiciam a intranquilidade que reina entre os seus pares. Cada dia que passa, existe mais dificuldade em esconder que o rei vai nu.

Exímio em palavrões e com uma voz que faz tremer a plateia do São Carlos, o rei lavrador, tenta a todo o custo satisfazer a ambição da arraia que o rodeia. As concessões transformaram a sua actuação numa manta de retalhos de difícil entendimento. É impossível procurar uma linha de conduta em atitudes que direccionam tomadas de posição, em sentidos opostos, no intervalo de dias.

Como pode alguém sentir-se injustiçado por via destes comentários? São as atitudes do próprio que o vitimizam. Não se trata de ridicularizar alguém, que no seu “metier” de actor da vida, é um homem de sucesso de seriedade reconhecida. Contudo a corte é corrupta!

Em França, no sentido de combater este estado, Luís XIV, encheu a corte de rendas, vestes de difícil execução e perucas complicadas de pentear. Distrair a corte com o acessório parece uma atitude sábia para quem valoriza o essencial!

Contudo, por aqui, a estratégia de intimidação pelos dotes vocais e discursos intimidatórios não tem revelado qualquer tipo de eficácia. Cada dia que passa há mais transeuntes que se apercebem que, efectivamente o rei vai nu.

Cada um é para o que nasce, não me parece que a política institucional seja um recurso na vida do nosso D. Dinis!

Pode ser que o Pai Natal traga perucas inglesas para todos… para os membros executivos da corte e para os juízes que, deste modo, passam a julgar com a seriedade e credibilidade que lhes ofere as opulentas perucas usadas pelos juízes de sua Magestade.

O Afonso Henriques também merece uma peruca, que lhe provocará o advento de passar a sénior e a profetizada descida dos testículos.

Afinal o que faltava eram as perucas… e esta em! Como diria o saudoso Fernando Pessa.

João Valenças
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 81
Registado: sexta fev 02, 2007 11:33 am

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#28 Mensagem por João Valenças » segunda fev 02, 2009 12:55 pm

Venho informar que o cavalo Afonso Henriques já foi à faca, e o motivo da polémica já deve ter sido transformado num petisco de algum campino :lol: lol

Domingos Graciosa
Sela 01
Mensagens: 37
Registado: quarta fev 20, 2008 6:47 am
Contacto:

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#29 Mensagem por Domingos Graciosa » terça mar 24, 2009 7:08 pm

página 1 de 14
Untitled-1.jpg
Untitled-1.jpg (123.11 KiB) Visto 7997 vezes
página 2 de 14
Untitled-2.jpg
Untitled-2.jpg (133.52 KiB) Visto 7993 vezes
página 3 de 14
Untitled-3.jpg
Untitled-3.jpg (142.41 KiB) Visto 7997 vezes
página 4 de 14
Untitled-4.jpg
Untitled-4.jpg (130.98 KiB) Visto 8015 vezes

Domingos Graciosa
Sela 01
Mensagens: 37
Registado: quarta fev 20, 2008 6:47 am
Contacto:

Re: Participação de Cavalos Criptoquidios / Rancolhos

#30 Mensagem por Domingos Graciosa » terça mar 24, 2009 7:12 pm

página 5 de 14
Untitled-5.jpg
Untitled-5.jpg (146.19 KiB) Visto 7989 vezes
página 6 de 14
Untitled-6.jpg
Untitled-6.jpg (136.8 KiB) Visto 7988 vezes
página 7 de 14
Untitled-7.jpg
Untitled-7.jpg (154.27 KiB) Visto 7989 vezes
página 8 de 14
Untitled-8.jpg
Untitled-8.jpg (153.06 KiB) Visto 7989 vezes

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”