O Português de Desporto

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
marianaolive
Mensagens: 3
Registado: terça set 12, 2006 8:50 am
Localização: S.João da Madeira

O Português de Desporto

#1 Mensagem por marianaolive » quarta set 13, 2006 12:19 am

olá a todos,

Acabei agora o meu curso de Eng. Zootécnica e, sendo uma apaixonada dos nossos bichinhos, estou muito interessada na criação de cavalos de desporto.

Gostaria de saber um pouco mais sobre o nosso tão pouco falado Português de Desporto...Existem criadores unicamente virados para a produção deste tipo de animais ou associações de criadores talvez?Existe de facto alguma selecção de animais feita em Portugal?

Talvez alguém me possa ajudar a juntar um pouco mais as peças deste "puzzle" :wink:

Com os melhores cumprimentos,

Mariana

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

tese

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 12:46 am

Mariana

Benvinda ao forum e começas logo com uma questão pretinente!! :wink:

Mas olha que teria sido uma boa tese para fim de curso...digo eu.

Que eu saiba essas questões estão um pouco "dissipadas"no panorama equestre Português.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#3 Mensagem por Rogers » quarta set 13, 2006 6:13 am

Existem vários criadores entre eles o João Sabino. E ao contrario do que muitos pensam é tudo controlado e com aprovação dos animais utilizados para criação. O melhor é contactar a associação de raças selectas e eles poderam dar melhores informações.
Um dia que eu tiver mais tempo tb posso explicar melhor.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

marianaolive
Mensagens: 3
Registado: terça set 12, 2006 8:50 am
Localização: S.João da Madeira

#4 Mensagem por marianaolive » quarta set 13, 2006 9:07 am

Oi,

Obrigada pelas respostas e pelas boas-vindas :wink:

Vou de facto contactar essa associação que falaste Rogers. Quanto ao estágio de fim de curso...fi-lo no estrangeiro...e talvez por ter ido para fora consegui perceber um pouco mais como funcionam as coisas lá...cheguei com vontade de saber mais acerca do meu país :D

Cumprimentos,

Mariana

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Matialva

#5 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 4:00 pm

Mariana

Posso então considerar-te uma Marialva que pretende conservar o que na Lusitanea há de bom.

Na versão moderna do Marialvismo está incluido essa tua estadia no estrangeiro para que daí possamos tirar o que nos convém e acharmos rasoavel no entender deste povo que tem carcteristicas unicas neste Planeta.

Não tenhas duvidas do que estou a dizer,temos é de assumir de peito aberto.....à Marialva.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#6 Mensagem por Rogers » quinta set 14, 2006 5:43 am

Em que país e onde é que estagiaste??

Só se quiseres dizer, claro!! :D
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#7 Mensagem por areffoios » quinta set 14, 2006 6:42 pm

O Português de Desporto funciona um pouco à semelhança do Selle Français, onde é feita uma selecção dos produtos que sejam aptos para a práctica desportiva. Um exemplar de qualquer raça pode ser aprovado como reprodutor pelo o Stud Book do PD, mantendo a sua raça mas sendo possível que os seus descendentes sejam registados como PD, mais concretamente é possível que um cavalo de raça Puro sangue Lusitano e uma égua Cruzada que sejam ambos recohecidos como reprodutores tenham descendentes de de Raça Português de Desporto. Já os equinos de raça Português de Desporto reproduzidos entre si, terão obviamente descendentes de raça Português de Desporto.

Um caso semelhante é o que sucedeu com o garanhão Lusitano Sol ao ser aprovado pela ZfdP. Vejam este link com a noticia:

http://www.equitacao.com/singleNews.do?newsID=3106

Cumprimentos a todos
Alexandre

marianaolive
Mensagens: 3
Registado: terça set 12, 2006 8:50 am
Localização: S.João da Madeira

#8 Mensagem por marianaolive » segunda set 18, 2006 1:31 am

olá Rogers,

o estágio que fiz foi na Suécia, em Uppsala, num laboratório de genética molecular de equinos. Fiz um trabalho muito pareceido com o que fazem no laboratório da Coudelaria de Alter!
Tentei ligar para a Associação de criadores de raças selectas, mas estava sempre ocupado...vou continuar a tentar :wink:

Entretanto, encontrei um site muito porreiro www.coudelaria-mh.com (para quem ainda não conhece :P)

Cumprimentos,

Mariana

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » segunda set 18, 2006 7:30 am

Olá Mariana,

Bemvinda ao forum.
O Português de Desporto é uma "derivação" do Cruzado Português.
Alguns criadores, como o do link que descobriste, para não contínuarem misturados com o que "não é puro" criaram este livro. Os cavalos para desporto criados em Portugal existem há muitos, muitos anos, já foram criados por praticamente todos os criadores Portugueses, incluindo os mais emblemáticos (Veiga, Andrade, etc) e as coudelarias do estado.
Quanto ao desejo de vires a criar cavalos para desporto é bom que aprendas o que puderes "lá fora" pois é lá que se criam os campeões e tem presente que os laboratórios apenas podem dar uma ajuda aquilo que os olhos e o assento veem e sentem.

Luis Pedro

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#10 Mensagem por PSantos » domingo nov 12, 2006 8:47 am

Olá Mariana!
Então? Nunca mais deste novidades!
Sempre foste a coudelaria do Dr. Manuel Heleno?
Dá novidades!
Pedro Santos

carvalho
Mensagens: 2
Registado: quarta dez 31, 2008 1:43 am

Re: O Português de Desporto

#11 Mensagem por carvalho » quarta dez 31, 2008 1:51 am

O que o Luis Pedro disse não está certo.
Eu próprio sou criador de cavalos português de desporto e sei como é o funcionamento da raça.
Para criar um cavalo PD é preciso registar as éguas reprodutoras, isto é, um veterinário responsável do stud-book terá de avaliar as éguas para serem ou não aceites. Seguidamente é necessário que o garanhão seja também aprovado no stud-book. Como o português de desporto é reconhecido pelo World Breeding Federation for Sport Horses, garanhões de outros stud-books relevantes para a raça poderão ser utilizados (ex: Holsteiner, Oldenburg, Westphalia, Selle Francais, Irish Bred, Anglo european, etc).
Quando o poldro nascer basta o veterinário se deslocar até ao mesmo para lhe colocar o micro-chip e registá-lo.

Não há nenhuma semelhança entre o Português de Desporto e o Cruzado Português pois para ser cruzado não ha qualquer seleccao, mesmo que seja filho de um qualquer cavalo sem papéis basta regista-lo como "pai desconhecido".

Espero ter ajudado.

Responder

Voltar para “Português de Desporto”