Construir uma boxe

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Construir uma boxe

#1 Mensagem por Diogo Rochato » quinta dez 04, 2008 11:31 am

Olá bom dia a todos,

Eu tenho umas dúvida que gostava de ver esclarecida, eu estou a pensar em adquirir um cavalo, mas primeiro gostava de saber qual o tamanho adequado da boxe para o cavalo.
Sem mais assunto de momento despeço-me cordialmente.

Abraço
Diogo Rochato
:D

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Construir uma boxe

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta dez 05, 2008 6:31 pm

Olá Diogo,

Vieste aqui à procura de conselhos relativamente à construção de uma box e ao seu tamanho habitual, pelo que depreendo que tenhas poucos conhecimentos acerca de cavalos. Assim sendo, posso te dizer que as boxes normalmente tem 3x3 m mas que o melhor será mesmo tu pores o cavalo ao cuidado de alguém que esteja familiarizado com eles.

Só uma opinião...

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Construir uma boxe

#3 Mensagem por lazao » sábado jan 31, 2009 7:14 pm

Boas amigo...

Olha eu fiz uma boxe para a minha égua não há muitos meses, tem mais ou menos 4x2.60, esta bem a vontade lá dentro e ficou porreira, fiz uma manjedoura com uma banheira velha. Também é só para ela dormir, ou quando esta mau tempo... porque durante o dia anda no campo. Quanto a tratares do cavalo... se não tens muita experiência aconselha-te com algum amigo com mais conhecimento e que vá dando algumas dicas, mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças como muita gente o faz :D Eu também tenho uma égua não há muito tempo. O que é preciso é agente ter gosto pelas coisas, faz mais quem quer por vezes do que quem pode.

Imagem

Imagem

Imagem

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Construir uma boxe

#4 Mensagem por Sofia e Sabre » sábado jan 31, 2009 11:55 pm

CUIDADO COM AS SUPERFÍCIES CORTANTES!

Os cavalos têm uma aptidão fantástica para se magoarem com coisas que nós nunca imaginámos... As banheiras como manjedouras nunca foi grande ideia, basta o cavalito ter a ideia de se coçar e podes arranhar logo um enorme problema. Compra um balde de plástico resistente, que tu vejas que pode ser pisado e maltratado a vontade sem se partir, e ficas mais bem servido: para além de ser mais seguro, não é uma coisa cara.
A chapa metálica também não é grande ideia: para além de criar ambientes muito frios no inverno e muito quentes no verão, também é uma superfície cortante. Mais vale inventares qualquer coisa com madeira ou, de preferência, de tijolo e telha.

Isto se queres uma coisa de qualidade, durável e, acima de tudo, segura para o cavalo. O BARATO SAI CARO.

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Construir uma boxe

#5 Mensagem por lazao » domingo fev 01, 2009 6:50 pm

Não é a questão de ser barato,foi aquilo que de melhor pude fazer na altura... quanto a superfícies cortantes... não há problema porque tratei de me preocupar com isso e não há muita possibilidade de ela se cortar, da maneira que está feito, com protecção... alias a banheira está adaptada e tudo. Em relação a madeira, os cavalos gostam muito de roe-la... e eu sei bem disso. E quanto a ser frio... eu moro no Algarve, não faz assim grandes frios... e com cama de palha, não fica mau ambiente. Neste dias tem estado mais frio e eu quando entro lá dentro sinto um ambiente bom, e se está bom para mim melhor está para um animal destes, e de verão não há problema com a temperatura porque a égua vai para o campo. Por vezes quanto mais cuidados têm com os cavalos, menos defesas criam e mais depressa tudo lhes ataca... é como nós humanos. O antigo dono tinha-a junta com outras éguas no campo... e a única protecção era talvez uma manta por cima ou nem isso na maior parte das vezes. É como o típico "CAVALO DE CIGANO", que conheço alguns por aqui, estão de dia e de noite nas pastagens e são belos cavalos, nada lhes pega, animais espectaculares muitos deles, que os espanhóis veem buscar para levar para espanha, cavalões mesmo. Enquanto que muita gente... com tanto cuidado e produtos... de tudo e de nada os cavalos ficam atacados e com problemas. E não se esqueçam... os cavalos selvagens não têm ninguém que lhes vá escovar os cascos... as crinas... ou fazer boxes para eles dormirem, o cavalo desde que tenha espaço... ele aquece-se a ele mesmo se sentir frio. :wink: Com isto não quero dizer que trato mal a minha égua, muito pelo contrario... tem sempre boa palha e ração, e preocupo-me com a saúde dela.

Saudações

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Construir uma boxe

#6 Mensagem por Sofia e Sabre » domingo fev 01, 2009 11:37 pm

Lazão,

Antes de mais, gostava de ti dizer que não é minha intenção insinuar que tu não cuidas da tua égua convenientemente, longe disso.

Obvio que a boxe (como tudo aliás) tem que estar adaptada ao sitio onde o cavalo vive, ao seu tamanho, ao que faz. Vim aqui apenas dizer aquilo que me foram ensinando e que eu fui constatando à medida que fui lidando com os cavalos.

E quando dizes que quanto mais cuidados se tem com os cavalos mais probabilidade estes têm de adoecer, não concordo. Antes de mais, tens que ter em atenção o ambiente em que ele sempre viveu; além disso, não podemos negar que actualmente os cavalos têm uma qualidade de vida muito superior, graças às tecnologias que se foram desenvolvendo. Se nós temos ao nosso dispor essas mesmas tecnologias, porque não fazer uso delas?

E cavalos bons podemos encontrar em qualquer lado, basta saber o que é que se procura. Não podes é dizer que esses cavalos que dizes que os espanhóis vêm buscar aos ciganos não seriam ainda melhores, até reconhecidos, se tivessem nascido noutro sitio, se tivessem tido os apoios correctos no seu desenvolvimento - um bom desbaste (racional) e um ensino equilibrado e correcto.

Por fim, acho que não podes (ou pelo menos não deves) comparar um cavalo selvagem, que já nasce preparado para os rigores da vida no campo (e se não estiver, a selecção natural encarrega-se de o eliminar) com um poldrinho que nasce com todos os cuidados e que se torna um cavalo habituado aos mimos humanos - a ter alguém que dele se encarrega.

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Construir uma boxe

#7 Mensagem por lazao » segunda fev 02, 2009 7:42 pm

Claro Sofia, não digo o contrario...

E acho bem que toda agente queira dar o melhor aos seus cavalos, se há condições porque não o fazer não é? Foi só um aparte que fiz, que com tudo o que apenas queria dizer era que, por vezes um cavalo criado num ambiente mais "duro", as vezes resiste melhor a certos problemas que possam surgir, ganha defesas, etc... tal e qual como nós, que por vezes as dificuldades pelo qual passamos na vida torna-nos pessoas mais maduras, mais "fortes", com mais capacidade de resistir a certos problemas e encara-los... é a minha modesta opinião. A minha égua antes só comia erva... dormia ao relento, e não é por isso que eu agora não lhe dou uma boa ração e uma boa cama. :D

CUMPRIMENTOS :wink:

valente
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 18, 2009 1:05 pm

Re: Construir uma boxe

#8 Mensagem por valente » quarta mar 18, 2009 1:14 pm

Boa tarde a todos!
Sou novo por aqui!

Estou a pensar comprar o meu 1º cavalo e tenho várias dúvidas, para já gostaria de saber qual a altura mínima para uma box, 2,2m é suficiente? É que acima disso já é necessário projecto e aprovação da Câmara Municipal!!??
A Box é apenas para a noite e para quando chove, pois o cavalo vai andar em espaço aberto durante o dia.

Agradeço informação.

Cumprimentos,

pedrofss
Mensagens: 2
Registado: sexta mar 13, 2009 4:31 pm

Re: Construir uma boxe

#9 Mensagem por pedrofss » quarta mar 18, 2009 5:43 pm

Isso é pouco, mas uma coisa te digo, faz de madeira ou cimento, pois em chapa normalmente não dá grande resultado.

Não esquecendo o mínimo de 9 metros quadrados.

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Construir uma boxe

#10 Mensagem por lazao » sábado abr 04, 2009 11:33 pm

É o suficiente... é só para passar a noite, não fica lá de dia, não apanha frio, nem chuva, tem chão cimentado, que nas fotos ainda não tinha. A minha box tem 10m2

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Construir uma boxe

#11 Mensagem por PaulaDS » sábado jun 06, 2009 7:47 pm

lazao Escreveu:É o suficiente... é só para passar a noite, não fica lá de dia, não apanha frio, nem chuva, tem chão cimentado, que nas fotos ainda não tinha. A minha box tem 10m2
O mínimo para um cavalo de 1.48m seria 3mx3m e não importa se passa dentro uma hora ou 24 horas, uma hora chega para se magoar dando a volta ou tentando de se levantar. Chapa de metal fica um forno no Verão e vira geladeira no Inverno, alem de poder cortar um tendão se o cavalo desse um coice (por exemplo com um susto). A banheira é uma ideia péssima, porque não só corta e o perfil dela se modifica com o tempo porque o esmalte nesse ambiente dura pouco, mas a ferrugem liberta óxidos que não são o máximo para o cavalo.
Desculpe se sou tão directa, mas desde as medidas até à escolha do material, está tudo errado. A altura também deve ser bem pensada, não só para evitar traumas, mas também para facilitar a ventilação, mesmo com a porta aberta. Por favor não fique ofendido nem agressivo, mas tenho visto muitos mas muitos casos de morte de cavalos derivados directa e indirectamente de circunstancias semelhantes.

Carlos F.
Mensagens: 3
Registado: sexta mai 22, 2009 6:23 pm

Re: Construir uma boxe

#12 Mensagem por Carlos F. » domingo jun 07, 2009 9:07 pm

Olá a todos,

É só mais uma opinião. Penso que quem formulou a pergunta ficou consciente do que não deveria fazer. Contudo a pergunta mantém-se. Sem pretender criticar ou denegrir ninguém, direi: Se é verdade que o que é barato sai caro, é igualmente verdade que o que é caro nem sempre cumpre ou funciona como pretendemos. Dizer unicamente os defeitos de um qualquer projecto, não nos indica de forma clara o caminho para a solução, ou obtenção dos nossos objectivos. Estes devido a várias razões, podem não ser os mais correctos do ponto de vista do ou dos nossos equinos. É necessário saber como é o local, tipo de solo, declive, clima, etc. Qual a companhia que tem, porque um cavalo sozinho não pode ser. Porquê então não pensarmos, talvez, na utilização de um alpendre com uma ou duas paredes. Dá sombra, protege dos ventos dominantes, da chuva. É barato, de fácil construção, dá total liberdade aos utilizadores, não precisa de autorização legal (penso eu ?) e mais importante se o/ou os cavalos não o aproveitarem é porque não precisam e não se perderá muito no investimento, podendo até servir para guardar feno ou outra coisa qualquer.

Cordiais Saudações.

valente
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 18, 2009 1:05 pm

Re: Construir uma boxe

#13 Mensagem por valente » terça jun 09, 2009 6:52 pm

Boas!

Grande confusão aqui anda!!!

eu coloquei este post:
______________________________
"Boa tarde a todos!
Sou novo por aqui!
Estou a pensar comprar o meu 1º cavalo e tenho várias dúvidas, para já gostaria de saber qual a altura mínima para uma box, 2,2m é suficiente? É que acima disso já é necessário projecto e aprovação da Câmara Municipal!!??
A Box é apenas para a noite e para quando chove, pois o cavalo vai andar em espaço aberto durante o dia."
_______________________________

Só queria saber se 2,2m de altura era suficiente!!!!
Quanto à area tem 9m2 (3x3), é em cimento e madeira e coberta com telha!!

Abraço a todos,

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Construir uma boxe

#14 Mensagem por PaulaDS » quarta jun 10, 2009 7:44 am

valente Escreveu:Boas!

Grande confusão aqui anda!!!

eu coloquei este post:
______________________________
"Boa tarde a todos!
Sou novo por aqui!
Estou a pensar comprar o meu 1º cavalo e tenho várias dúvidas, para já gostaria de saber qual a altura mínima para uma box, 2,2m é suficiente? É que acima disso já é necessário projecto e aprovação da Câmara Municipal!!??
A Box é apenas para a noite e para quando chove, pois o cavalo vai andar em espaço aberto durante o dia."
_______________________________

Só queria saber se 2,2m de altura era suficiente!!!!
Quanto à area tem 9m2 (3x3), é em cimento e madeira e coberta com telha!!

Abraço a todos,
O ideal seria saber que tipo de cavalo está pensando de comprar, se for um cavalo alemão de 1.70m, a resposta è negativa, se for um pony a resposta è positiva, muito depende da altura do cavalo. Para um cavalo de 1,48/ 1,50 m pode estar bom mas se o cavalo for maior do que isso ao levantar o pescoço vai bater a cabeça e alem disso vai ter pouca ventilação.

Carlos F.
Mensagens: 3
Registado: sexta mai 22, 2009 6:23 pm

Re: Construir uma boxe

#15 Mensagem por Carlos F. » quarta jun 10, 2009 1:53 pm

Boas,

Não há confusão nenhuma. Acontece efectivamente que a minha resposta, não respondeu á sua pergunta. As minhas desculpas. Contudo nem sempre as respostas se podem limitar a um simples sim ou um não. Por ex. diz 2,2 metros de altura, se fôr de altura total, portanto medidas exteriores.

Já se lembrou que se descontarmos a altura das telhas, das ripas que as suportam, e a altura das asnas que vão suportar todo o conjunto, a inclinação necessária para o escoamento da águas pluviais, possivelmente a altura útil no interior não chegará ao 1,7/1,8 metros. Se descontarmos ainda a espessura da cama? Como vê a resposta só pode ser não. Contudo, se entender necessário, mais algum esclarecimento, disponha.

Cordiais Saudações.

C.F.

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”