Piaffer e Passage

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
Ivo Patronilho
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda out 08, 2007 12:19 am
Localização: PORTUGAL

Piaffer e Passage

#1 Mensagem por Ivo Patronilho » quarta jun 11, 2008 8:19 pm

Olá a todos,

Gostaria que alguem mais entendido me ensinasse o Piaffer e Passage.

Obrigado, aguardo respostas
Na ARTE EQUESTRE nunca se sabe tudo, estamos sempre a aprender...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta jun 11, 2008 9:30 pm

Ivo, infelizmente nem a passagem nem o piaffer são possiveis de se ensinar pela net...

vik2
Espectador
Mensagens: 5
Registado: terça mar 14, 2006 6:53 am

#3 Mensagem por vik2 » quinta ago 28, 2008 6:47 am

:lol:

bom dia...

caro Ivo infelizmente há pessoas no mundo dos cavalos que não divulgam os conhecimentos porque esses conhecimentos permitem ganhar dinheiro e protagonismo...

Porque no limite e se fosse essa a vontade podia até ser passado um vídeo para apresentar as técnicas de ensino que permitem chegar a esse nível que é alto...

O Piaffe surge diversos exercícios com muita impulsão e trabalho de concentração a trote, com apoio de varas por toques nos membros dos cavalos em tempo certo, claro que alguns cavalos tem predesposição natural para estes exercícios e também é claro que te estou a apresentar uma visão rudimentar de quem não faz esses exercícios...

Mas o próximo cavalo que vou comprar já terá que os fazer, ...

mais as minhas adoráveis passagens de mão mas essas são mais fáceis..

Enfim tens que ter paciência porque a partilhar de informação está a ser cada vez mais divulgada e ainda será no nosso tempo que teremos acesso a toda...

bom dia...
Ensinar... sem dominar...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#4 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda set 22, 2008 4:28 pm

Caro vik2,

Já não escrevia aqui no Fórum a algum tempo, a minha vida não mo tem permitido. Ainda assim, tinha que te responder a esta. A questão não é propriamente querer ou não querer ensinar; posso explicar como é que se pede o piaffer ou a passage neste ou naquele cavalo, até porque isto não chapa 3 e os cavalos respondem de diferentes formas. O que eu disse que é impossível de explicar é como ensinar, porque de facto isso envolve a sensibilidade de quem está em cima do cavalo e, possivelmente, alguém cá em baixo que seja bom observador e saiba o que está a fazer.

De facto, estes exercícios trazem dinheiro e prestigio, mas precisamente pela sua dificuldade. Não se trata de má vontade...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » terça set 30, 2008 7:42 pm

Olá Ivo Patronilho,

Como disse a Sofia (com o inseparável) Sabre não é fácil ensinar pela net.

Existem uma série de exercícios preparatórios para que o cavalo venha a "dar" a passage e o piaffé, no entanto não se trata de usar este ou aquele botão, é necessário usá-los com oportunidade, seguindo uma progressão adequada e racional e, talvez o mais importante, com tacto (tacto equestre) e este só se consegue transmitir muito progressivamente e presencialmente.

luis pedro

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Piaffer e Passage

#6 Mensagem por LaurokaPlay » quarta jan 07, 2009 2:36 am

O meu cavalo (garanhão,16 anos) sabe fazer o piaffer e a passage, mas eu não. Logo é o meu professor que o incita e treina dentro dessa área, pois eu estou a nível de E's.
É um nível de equitação muito avançado,que também necessita um excelente cavalo, e claro, um excelente cavaleiro.
(eu faço apenas cedências á perna, portanto... :lol: :roll: )
Laura A

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

Re: Piaffer e Passage

#7 Mensagem por anasabreu » segunda jan 19, 2009 9:34 pm

http://www.youtube.com
pesquisa por learning piaffer, teaching piaffer e tudo o mais que te vier à ideia... e pelo meio de certeza que até encontras umas coisas engraçadas com cavalos!

Sempre pode ser que fiques com algumas luzes!
Ana Sofia Abreu

Ruca Santos
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 01, 2009 8:08 pm

Re: Piaffer e Passage

#8 Mensagem por Ruca Santos » domingo fev 01, 2009 8:47 pm

Ivo,

Acho que na equitação a teoria é importantissima mas nesta questão não é por aí. Só com a experiência é que vais conseguir entender como ensinar o piaffer ou a passage ao teu cavalo.

Achei de extremo mau gosto o comentário do "vik2" pois não há cavalos iguais, não se ensinam dois cavalos da mesma maneira, a sensibilidade e a experiencia vão auxiliar a entender a maneira de ajudar o cavalo a executar o exercicio.

Segundo o respeitavel Mestre Nuno de Oliveira: "na paragem o cavalo projecta-se em cadência de uma diagonal à outra. Como todo o ar de Alta Escola, exige muita impulsão."

Concluindo, para chegares ao piaffe tens que ter o cavalo em concentração total, membros bem reunidos, a impulsão tem que elevar a atitude do cavalo. Uma boa ajuda é o facto de a ajuda da vara nos membros ajuda à elevação e a ajuda da vara no cimo da garupa ajuda à cadencia.

Boa sorte e espero ter conseguido ser util.
"A dureza e a força são apanágio dos medíocres que nunca querem ser verdadeiros." Mestre Nuno Oliveira

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: Piaffer e Passage

#9 Mensagem por Maria Ramalho » quinta jun 11, 2009 3:09 pm

Que impressão, credo! Todos lançam pedras contra todos!! enfim.

Mas há leituras que levam a perceber como lá chegar. É importante fazê-las e estudá-las. NUNCA SE PODE esquecer que o talento do Mestre Nuno, existia naturalmente, mas esquecem-se de referir que ele FOI OBRIGADO A LER/ESTUDAR, por quem o patrocinou!! IRRA. Sem estudar nunca se vai lá!!! O mero talento ou intuição, ou treinos de carregar nos "botões" dos cavalos, são mascaras, que impedem ter um conhecimento profundo do que se anda a fazer em cima de um dorso de um cavalo! logo, por ex., ganhar competições vale o quê? Nada, se de facto não se estiver na posse do conhecimento.
Mestre Nuno, entre outros, deixou Livros escritos por ele, leiam-nos! Há artigos de opinião em revistas, como por ex. Do tenente coronel, POMBEIRO; Estudem-nos.Reflictam.

Há os youtube, como amostragem, mas há que as questionar para se perceber se o que veiculam estará a ser feito, numa correcta escala de ensino. Logo, para questionar, só se pode fazer com informação académica que é e está acessível a todos.

e já agora deixo-lhe este site:

http://www.migueltavora.com/.

Abre logo com um LUSITANO , letra V, faça as contas à idade, e a iniciar a aprendizagem desse exercício.

Maria Ramalho

Luis Tiago
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 26, 2004 2:18 pm

Re: Piaffer e Passage

#10 Mensagem por Luis Tiago » segunda jul 13, 2009 5:34 pm

Aleluia, uma resposta sincera e correcta!
Parabens maria.
Com tanta discussão, de uns contra outros, deixa-se de ter vontade de responder nestes post's.

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: Piaffer e Passage

#11 Mensagem por Maria Ramalho » segunda jul 13, 2009 10:46 pm

Yep Tiago, somos Tugas no seu pior :-(

Pena, porque até muitos tem tanto talento para irem longe, no seu melhor, como Tugas, mas ñ pensamos, desgastamo-nos nestas inutilidades.

Ehh, será a cena do carma de se ser Tuga??
bye
Maria

Avatar do Utilizador
LUSITANHORSE
Espectador
Mensagens: 6
Registado: terça mar 30, 2010 12:24 pm
Localização: Coimbra e Figueira da foz

Como fazer Passage?

#12 Mensagem por LUSITANHORSE » quarta abr 21, 2010 12:05 am

Alguém consegue explicar como tirar uma passage dum cavalo que já a saiba fazer?

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Piaffer e Passage

#13 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta abr 21, 2010 10:30 pm

A passage normalmente ou é tirada do piaffer ou do trote (mais habitual). Se o cavalo for ensinado a sair para a passage a partir do piaffer, põe-se em piaffer e depois empurra-se mais, criando pressão suficiente para o cavalo saltar a passada. No caso do trote, a ideia é empurrar para cima da mão e não ceder com esta, de forma a que o cavalo salte a passada.
Óbvio que com a prática (sobretudo do cavaleiro) o cavalo deve sair para a passage de qualquer exercício ou andamento, mas a principio é mais fácil fazer aquilo em que o cavalo tem mais facilidade.
Espero ter ajudado,
Sofia

Responder

Voltar para “Ensino”