Elevação de argumentos

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Mensagem
Autor
mjpc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça ago 19, 2008 5:46 pm

#16 Mensagem por mjpc » quinta ago 21, 2008 11:22 am

Dando a minha opinião, eu respeito tanto os forcados como os cavaleiros. Não é qualquer pessoa que monta um cavalo e se põe à frente do toiro. Se perguntarmos às pessoas se gostariam de ser toureiras ou forcados a maior parte delas iria dizer que não, porque tem medo do toiro. Temos de valorizar também os novos toureiros, como a Maria Mira, o Manuel Vacas de Carvalho, a Alda Maria, etc... que ainda são novos e vão para as praças. O toiro é um animal que nasceu para ser toreado e os toreiros são os maiores amigos dos animais.

DCP
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta out 11, 2007 1:31 am

Re: Elevação de argumentos

#17 Mensagem por DCP » sábado mar 28, 2009 3:38 pm

Diz o Grande Maestro Curro Romero:
«Os toiros vivem como reis e morrem como heróis»

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re:

#18 Mensagem por Sandra » segunda mar 30, 2009 10:46 am

ANA. Escreveu:Hoje ouvi uma declaração do senhor da Animal, que gostava de partilhar. Respondia ele ao argumento dos ganadeiros, que dizem que se não houvesse touradas também não haveria touros bravos porque ninguém os criava:

Miguel Moutinho:
"Se por hipótese a espécie do touro bravo se extinguísse, -o que não aconteceria, mas vamos admitir por segundos que sim-, evidentemente que em primeiro lugar nenhum ecossistema seria afectado por isso, porque esta espécie não existia na natureza. A perda ecológica para o mundo era inexistente. Além do mais, se a única maneira, vamos admitir, de manter esta espécie, é fazer todos os seus membros sofrer horrivelmente, então o melhor é que não estejam vivos."

Deus queira que ele não se lembre de se preocupar com os seres humanos que sofrem...
Ai peço desculpa já em avanço se vou dizer alguma barbaridade, mas penso que é do senso comum que o toiro bravo é o descendente dos bovinos selvagens da Península Ibérica.. Não se mantém com os mesmos traços de antes, mas relativamente semelhante aos seus ancestrais, pois já foi seleccionado pelo Homem.

Os toiros não têm nenhum uso praticamente.. Se não fosse pela tourada, esta raça já não existiria, isso sim é verdade, porque ninguém está para criar um animal que, dada a sua agressividade, não pode ser usado como "animal de companhia", e dado o seu pequeno porte não constitui uma boa opção como animal de carne, e já nem falo do leite óbvio..

O toiro é um marco na história de Portugal e Espanha. Tal eram os ingleses, que vinham a Península caçar com os seus grandes e pesados cavalos, e viam as nossas "vaquinhas pretas" a pastar e pensavam que eram mansas como as deles, e acabavam por ser completamente massacrados (pessoas e cavalos), por estes animais extremamente territoriais e agressivos. Veja-se também numa ilha dos Açores, se não estou em erro, em que foram os toiros que afastaram os espanhóis (peço desculpa novamente se haverá aqui algum erro) nas praias, levando-os de volta aos barcos..

E poderia dizer mais.. Devemos muito ao toiro bravo.. As touradas são a única maneira de os "honrar". É uma honra diferente, é uma maneira de fazer sobressair as melhores qualidades deste nobre animal face a uma situação em que está em clara desvantagem, e eles muitas vezes dão a volta por cima (já cansados!).. Imaginem o que é estar em frente a um animal destes, no seu território, com ele em plena forma... Nem quero imaginar o resultado para o humano..

Quanto aos "defensores dos animais"... Os animais que estão na União Zoófila (mero exemplo) sofrem mais que um toiro, porque esse sim é um sofrimento prolongado.. Dias, meses.. E os toiros têm uma vidinha boa, no campo, onde correm, pastam, etc.. Não estando enjaulados e a deitar-se nas próprias fezes..
A única coisa, e aí concordo que deveria haver mudança, é o facto de o toiro não ser logo abatido depois da corrida, ou logo tratado. Também não há necessidade de o animal estar ali a noite toda a sangrar


Bem foi apenas a minha opinião.. Espero que não tenha dito nenhum disparate, e se disse, desculpem-me novamente..

Sandra

anitacarvalho
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo abr 12, 2009 4:44 pm

Re: Elevação de argumentos

#19 Mensagem por anitacarvalho » segunda jul 20, 2009 10:14 pm

Boa noite.

Sr Pedro Cruz, eu já vi antes e durante a lide.

Cumps.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re:

#20 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 5:58 am

Cavaleira Escreveu:Bom dia

não sou aficionada e isso prende-se com o sofrimento infligido ao toiro na arena. Reconheço, contudo, beleza do espetáculo- principalmente o trabalho do cavalo, a pega, a música, os trajes. Mas mesmo assim, isso nunca será suficiente para me fazer entrar numa praça de toiros.

Vou fazer uma pergunta que, sendo eu completamente leiga na matéria, poderá ser descabida para os aficionados... Não é possível fazer uma corrida de toiros sem que as bandarilhas sejam cravadas no cachaço do toiro? Isto é, não poderiam ser colocadas sem ferir o animal? Coladas, por exemplo... É necessário que o toiro seja ferido para enfraquecer e permitir a pega?

Agradecia a resposta dos entendidos na matéria...

Cavaleira
É possível, e é assim que se faz na Califórnia, nos Estados Unidos, inclusive são cavaleiros portugueses que vão lá fazer demonstrações.
Usa-se uma espécie de manta e as bandarilhas ficam pegadas com velcro ou coisa assim - se quiser me informo melhor e posso dar o endereço e o link, acho a iniciativa muito interessante.
Por outro lado se alguém quiser ver um cavalo com os intestinos de fora, um cavalo colhido, me avise que eu mando as fotos para aqui. Assim me dizem se gostam, se esse tipo de actividade faz bem aos animais, se ninguém sofre, etc. É uma sequência muito interessante, bastantes intestinos saindo e o cavalo galopando ainda. O cavalo obediente, que foi colhido por um erro do cavaleiro (que nas fotografias dá para se ver), o cavalo em choque mas que continua a trabalhar, o cavaleiro que desmonta e com as mãos pega naqueles metros de tripas...um horror... Bem, eu não vivo em Portugal, vou ai uma só vez por ano, mas deve acontecer muito frequentemente nesse tipo de... desnecessárias actividades.
Sim, são tradições, etc. Bater nas mulheres e apanhar uma bebedeira sábado à noite em certas culturas também eram/são tradições e nem por isso se devem proteger.
IMHO.

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

Re: Elevação de argumentos

#21 Mensagem por cmgalao » quarta jul 22, 2009 12:13 pm

Pois bem paula da silva, esta vai também para si, em tudo na vida existe risco e como tal na tauromaquia também, assim sendo uma colhida num cavalo faz parte desse risco, essa foto que tem não é nada agradável, mas considero-a um acidente de trabalho, acidentes que também existem com os seres humanos, não se pode gastar 100.000€ num cavalo para depois o ter em casa só para se olhar para ele, tente entender que todos os seres vivos no planeta têm uma função, e volto ao mesmo torear um toiro com uma manta nas costa é como comer um rebuçado com o papel ou fazer amor com um boneco insuflável, pois falta o sentimento a emoção e no caso do toiro deixa de haver a defesa e a bravura que dele são naturais e muito respeitados por quem os lida, um toiro no campo vive como um rei e na praça é um herói.
Quanto á foto que tem não deve ter sido tirada em Portugal com toda a certeza, pois em Portugal os toiros são embolados quando são lidados a cavalo, certamente foi em espanha, mas em 100 cavalos 2 ou 3 são colhidos com alguma gravidade, esse caso que relata felizmente são raros.
Diz também que por erro do cavaleiro o cavalo foi colhido, pois até pode ter acontecido, mas não acredito, só vendo a lide e em movimento, pois o mais provável é o cavalo ter feito um estranho e por erro do cavalo levou com o toiro em cima, mas em espanha de certeza absoluta.
Paula da silva, quando se opina sobre algo é bom que se tenham bases para poder argumentar e acredite que não gosta mais de animais do que eu, pois tenho desde um pequeno hamester ao grande e majestoso cavalo, paula tente ver os animais no sitio deles.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Elevação de argumentos

#22 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 2:05 pm

Foi feita em Portugal, numa festa em Portugal com lida de touros, sim senhor. Há dois anos.

Portugal: Alcochete, 2007, grande festa anual no mês de Agosto, nem me lembro o nome.
Anexos
Tenho dò de mostrar as outras.
Tenho dò de mostrar as outras.
web_PDS5370.jpg (114.84 KiB) Visto 6057 vezes

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

Re: Elevação de argumentos

#23 Mensagem por cmgalao » quarta jul 22, 2009 2:49 pm

Pois bem se me diz que é em Alcochete quem sou para duvidar, mas a mim parece-me tudo á espanhola, desde o traje, do arreio do cavalo, o corte da cauda do cavalo, enfim e isso não é uma corrida de toiros, ou seja é uma festa campera, que é uma mostra de como se cuida no dia a dia dos toiros bravos no campo, por isso veja qual a dificuldade que o homem tem em manejar esses animais, que eu adoro e respeito ao máximo, mas que já não existiam se não fossem as corridas de toiros.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Elevação de argumentos

#24 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 4:31 pm

Quer ver as outras? nas outras pode ver claramente o lugar e que é em Portugal.
Só para esclarecer uma coisa: eu não sou vegetariana, nem pertenço a nenhuma associação, não tenho chinelas verdes e penso com a minha cabeça.
O que eu vi por lá fica difícil de contar com palavras, e não falo só deste facto, mas se quiser ver imagens... algumas são esclarecedoras. Por exemplo como alguns bezerrinhos (inhos) foram tratados por adultos e crianças (crianças grandes, criançonas) até se deitarem no chão de exaustão... e como eu estava com um grupo de estrangeiros e todos filmavam (pensávamos de ver espectáculos equestres etc) esses filmes devem estar girando o mundo porque se tratava de IMPRENSA estrangeira.
Querem ver fotos ou acreditam?

Bem, passamos dos bezzerrinhos inhos inhos às crianças. Uma coisa é falar e outra coisa é VER. Tenho montes de imagens e não vou mandar as mais impressionantes, só as mais... interessantes. Uma delas mando só para verem que não foram feitas em Espanha. Tenho destas imagens que foram feitas no mesmo dia o que se chama "negativo digital" , tecnicamente o file RAW que tem a hora e a data e é fácil verificar tudo.
Crianças e animais não escolhem de participar a estas coisas - os animais não escolhem NUNCA e muitas destas crianças tinham o terror, o TERROR na cara. Também posso mostrar as fotos, fotos de lágrimas, fotos de crianças debaixo do bezerro chamando o pai em lágrimas, dobrado em dois pela dor... querem ver? Ah, tenho muito mais...

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

Re: Elevação de argumentos

#25 Mensagem por cmgalao » quarta jul 22, 2009 4:54 pm

Paula, sim de facto são fotos de portugueses, pois porque forcados só em Portugal e se não sabe eu vou tentar explicar, essas fotos são de treino dos forcados, são crianças que pegam bezerros que um dia serão adultos que pegam bois, por favor não faça disto uma desgraça porque não é, acredite que ninguém é obrigado a ir para diante dum bezerro, são muitas das vezes sentimentos que não se conseguem explicar, um deles é ter o medo estampado no rosto em frente dum boi e ao mesmo tempo uma vontade enorme de o pegar, sei do que falo e muito revoltado por aos meu 15 16 anos o meu pai não me deixar ir a um treino desses que tem fotografado, isto você paula nunca entenderá, por isso aconselho-a a não interferir no mundo dos toiros, deixem-nos em paz preocupem-se com a fome do terceiro mundo, com as guerras com a mutilação do clitoris nas jovens mulheres africanas, com as chacinas das pequenas focas, isso sim é alarmante e bárbaro, agora o mundo dos toiros não o é, acredite.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Elevação de argumentos

#26 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 5:09 pm

Por favor seja gentil e não me diga com o que me devo preocupar. Como já lhe expliquei penso com a minha cabeça, não pertenço a nenhuma associação, tenho um QI normal, viajo pelo mundo inteiro e tenho bastante experiência e inteligência para saber com o que me devo preocupar.
Sou mãe.
Tenho animais, sempre tive.
Alem de ser italiana, também tenho passaporte português.
Tudo isto me coloca numa situação tal de me preocupar, sim.
Provavelmente deveriam explicar bastantes coisas aos turistas e aos outros membros da imprensa internacional que eram comigo, e que levaram material filmado. Fomos lá para ver o que pensávamos ser um espetaculo de cavalos e deparamos com aquilo tudo, tripas de fora, crianças como viu, e 5 touros de 400 ou 500 Kg que foram colocados dentro dum barracão cujo pavimento de cimento cedeu e que sumiram dentro dum buraco profundo uns 5 metros e que foram tirados para fora com uma pá mecânica ou como se chama. Tudo isto em 4 horas.


Já sei, não dá para acreditar, não é possível que tenha acontecido, sou eu que estou exagerando, é tudo culpa dos animalistas, etc.

A verdade é que estas coisas acontecem. Devem acontecer frequentemente, se todos acham normal. Faz parte. É tradição. É Portugal.

Pois é.

A culpa é minha então que sou uma emigrante que só vai a Portugal para chatear a gente dos touros, é isso que me vai dizer. Olhe, sinceramente, se eu tivesse imaginado o que ia ver, nem teria ido. Os meus colegas por respeito por mim, viajaram calados até Lisboa, depois da coisa das tripas.

cmgalao
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 20, 2008 2:56 pm
Localização: ALMEIRIM / RIBATEJO

Re: Elevação de argumentos

#27 Mensagem por cmgalao » quarta jul 22, 2009 5:14 pm

Pois não sei que lhe diga mais para lhe explicar que o que viu foi um tremendo azar, as coisas na realidade não são assim tão horríveis, eu não sou a favor da violência como me descreve dessa situação que viveu, o que lhe digo é que um forcado tem de começar de novo a pegar toiros, faz parte da nossa tradição, no Ribatejo então é uma honra poder pegar um toiro em praça, paula gosto de discutir este assunto consigo, mas vejo que fala das coisas sem saber na realidade como são, baseando-se num acontecimento que presenciou e que correu mal, não pode é julgar as pessoas em geral pelo que acontecem naquele dia, quantos pessoas morrem por dia???? diga-me........ o cavalo que mostra na foto estava a fazer a função dele, teve dores, mas foi tratado e com toda a certeza hoje está vivo e de boa saúde.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Elevação de argumentos

#28 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 5:43 pm

Infelizmente não, qualquer veterinário vai poder explicar que todo aquele material foi contaminado por areia, fezes, etc e que dificilmente o cavalo sobreviveu. A cada lance de galope saiam metros de intestino. Tenho fotos do cavaleiro com os braços cheios, que tentava de não deixar tocar no chão, e o cavalo ainda em pé, mas já em estado de choque. Tinha naquele momento uma possibilidade mínima de sobreviver se estivesse numa clínica veterinária muito boa e já pronta para o receber, mas estava ali no meio do nada, com um buraco na barriga e montes de gente que não sabia o que fazer e o tempo que passava...
Touros embolados. Sim, embolados.

Responder

Voltar para “Toureio”