Qual é a diferença?

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Qual é a diferença?

#1 Mensagem por Cavaleira16 » quinta set 13, 2007 7:25 am

Boas...

Mais uma vez ando com uma "enorme" duvida... :oops:

Em virtude de uma pergunta sobre o preço de um Gipsy Vanner e se existem exemplares da raça por "terras lusas", levantou-se uma questão:
O Gipsy Vanner, é tratado na Internet, enciclopédias, etc, também como Gipsy Horse, Shire, Irish Cob, etc...
Se fizermos uma pesquisa por todos estes nomes, todos apresentam fotos e informação de cavalos "iguais"...

A minha questão é: Serão todas consideradas raças diferentes ou são a mesma raça com várias designações?... É que não fiquei apenas eu confusa... :roll:

Deixo aqui fotos de um Gipsy Vanner:

Imagem

De um Gipsy Horse:

Imagem

De um Irish Cob:

Imagem

E de um Shire:

Imagem

Diferenças entre eles? Alguém sabe que raça são na verdade?

Cumprimentos...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta set 13, 2007 4:57 pm

Cavaleira 17

Belas fotos de belos cavalos diferentes do que estou habituado a ver....

Só por isso foi bom,os outros pormenores fazem-nos mergulhar num mar de incertezas que deriva das inumeras possibilidades da genetica nos seus cruzamentos.

Acho que não é possivel defeneir com precisão seja o que for a qualquer desses exemplares,pela simples razão de que um filho de um desses animais pode ser tudo menos parecido com o pai.....donde cada um desses não são de uma raça definida,tendo apenas como factor comum o Shire e por isso esta ser uma raça definida.

Manda mais fotos de cavalos com essa qualidade.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: .

#3 Mensagem por Cavaleira16 » quinta set 13, 2007 8:04 pm

Obrigado Senhor Joao dee Deus... :D

Você é sempre a minha salvação... :D ...

Os Irish Cob são considerados raça ou sub-raça? Porque se for raça, acho que faz mais sentido o Gipsy Vanner e o Gipsy Horse serem sub-raça dos Irish Cob, pois são mais baixos que o Shire (que atinge 1.90m ao garrote) e são de tracção leve, enquanto o Shire é de tracção pesada...

Espero não estar a dizer nenhuma asneira muito grande... :)

Vou deixar aqui mais umas fotos destes "gigantões" que usam as botas da moda... :lol: :lol: Uns lindos animais, sem duvida...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta set 13, 2007 8:19 pm

Os chamados "cobs" são realmente muito giros, bem dispostos e confortáveis. Vou tentar averiguar mais sobre as origens... entretanto ficam mais dois links para ajudar ao debate.

http://www.vanners.org/

http://www.theirishhorse.com/irishcobhorsebreed.html

Saudações equestres

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#5 Mensagem por Cavaleira16 » quinta set 13, 2007 9:10 pm

AnaE Escreveu:Os chamados "cobs" são realmente muito giros, bem dispostos e confortáveis. Vou tentar averiguar mais sobre as origens... entretanto ficam mais dois links para ajudar ao debate.

http://www.vanners.org/

http://www.theirishhorse.com/irishcobhorsebreed.html

Saudações equestres
AnaE, acho que estás a confundir duas coisas: as raças que levam Cob no nome (ex. Irish Cob) e o tipo de cavalo Cob (assim como existe o Hunter, o Hack, etc)... :wink:

Tipos de acordo com a função

Cob

Este tipo de cavalos não deve ser confundido com raças que têm “Cob” no nome, como o Cob Galês ou Normando. Os cavalos deste tipo são seguros, calmos e confiáveis, bons para crianças, idosos e também pessoas portadoras de deficiências. Não são rápidos, mas são fortes e atléticos. A crina dos cavalos é geralmente cortada rente para que o seu atractivo pescoço arqueado possa ser exibido. As pernas curtas e o peito amplo dão-lhe uma aparência robusta. Geralmente estes cavalos provêm da Inglaterra e da Irlanda.

Existem duas classes de exibição diferentes para os Cobs baseadas no peso: os mais leves, capazes de carregar até 80 kgs, e os mais pesados, os que suportam mais peso, são exibidos separadamente. Existe ainda uma terceira classe, o Cob de trabalho, na qual se pede ao cavalo que execute uma série de saltos de obstáculos, ao estilo do Hunter.

Obrigado pelos link's... :D
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#6 Mensagem por Belo » quinta set 13, 2007 9:36 pm

Mas os Shires não são todos pretos calçados a branco? Ou também têm outros padrões de cor?

Pois nas fotos que eu tenho, que vi na net e também o shire com que eu lido eles são todos pretos calçados a branco.

Não sei se alguém o ano passado na Golegã viu um shire?

Cumprimetos
Belo
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#7 Mensagem por Cavaleira16 » quinta set 13, 2007 10:07 pm

É assim:

Eu também já vi Shires castanhos calçados a branco... Shires ruço-cardão... Shires que tem 3 cores (castanho, branco e preto)... :D

Não consigo encontrar informação suficiente sobre esta raça... E da pouca que se encontra, é em inglês, alemão, etc... :roll:

Se fizer uma pesquisa no google de imagens por Shire, verá que aparece a foto que eu coloquei acima como sendo um Shire...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#8 Mensagem por Antonio » segunda set 17, 2007 8:11 am

Só sei que o Shire é enorme mesmo. Dizem que teve um assim na Golegã... com uma altura de garrote enorme... Não sei não estive lá.

Essas raças, a mim, não me dizem nada, parecem os cavalos da Barbie.
LOOOL

Mas pronto, gostos não se discutem ;)
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#9 Mensagem por Belo » terça set 18, 2007 2:00 am

Esse shire que teve na Golegã tem 2,05 metros ao garrote, ainda este fim de semana estive com ele.

Cumps.
Belo
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Qual é a diferença?

#10 Mensagem por PaulaDS » sábado jun 06, 2009 4:37 pm

Cavaleira16 Escreveu:Boas...

Mais uma vez ando com uma "enorme" duvida... :oops:

Em virtude de uma pergunta sobre o preço de um Gipsy Vanner e se existem exemplares da raça por "terras lusas", levantou-se uma questão:
O Gipsy Vanner, é tratado na Internet, enciclopédias, etc, também como Gipsy Horse, Shire, Irish Cob, etc...
Se fizermos uma pesquisa por todos estes nomes, todos apresentam fotos e informação de cavalos "iguais"...

A minha questão é: Serão todas consideradas raças diferentes ou são a mesma raça com várias designações?... É que não fiquei apenas eu confusa... :roll:

Deixo aqui fotos de um Gipsy Vanner:

Imagem

De um Gipsy Horse:

Imagem

De um Irish Cob:

Imagem

E de um Shire:

Imagem

Diferenças entre eles? Alguém sabe que raça sao na verdade?

Cumprimentos...
São Irish Cob, e esse è o nome que consta no Registry irlandes. Os americanos que os importaram e os criam chamaram eles de Gipsy Vanners, mas o nome certo è Irish Cob. São uma raça, tem origem nos cavalos dos Travellers, dos ciganos nomades que se serviam desses cavalos para transportar tudo (casas sobre rodas e bens, alem de serem usados sob sela).
Paula

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Qual é a diferença?

#11 Mensagem por Sandra » sábado jun 06, 2009 6:52 pm

Os americanos criam raças em todo o lado.. Os Gypsy Vanner são um sub-tipo do shire, mas os americanos consideram raça.. Para além dos Gypsy Vanner acho que já há outros a que chamam Gypsy Drum.. Só por ai vê-se... São provavelmente o país que tem menos raças "na pratica", porque todos os animais que lá estão actualmente são descendentes de animais de outros continentes, mas como fazem 1 nova raça em cada cruzamento, devem ser dos que mais têm... É incrível..

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Qual é a diferença?

#12 Mensagem por PaulaDS » sábado jun 06, 2009 7:31 pm

Sandra Escreveu:Os americanos criam raças em todo o lado.. Os Gypsy Vanner são um sub-tipo do shire, mas os americanos consideram raça.. Para além dos Gypsy Vanner acho que já há outros a que chamam Gypsy Drum.. Só por ai vê-se... São provavelmente o país que tem menos raças "na pratica", porque todos os animais que lá estão actualmente são descendentes de animais de outros continentes, mas como fazem 1 nova raça em cada cruzamento, devem ser dos que mais têm... É incrível..
Não, o que eles chamam Gipsy Vanner è de fato o Irish Cob e sao uma raça com Stud Book (Irlanda), não são uma sub raça, excepto se dissermos que o Puro sangue Inglês é sub raça do árabe ou coisas desse género. O Shire è um cavalo muito maior, mas muito maior e com outras características, que um leigo poderia confundir talvez, assim como um leigo confunde um Cartujano com um Alter ou um árabe polones com um anglo árabe ;-). Sobre o Gipsy Vanner e o Irish Cob tenho a certeza, porque alem de ter visitado e fotografado vários criadores, falei com o pessoal da Associação (irlandesa, lá na Irlanda) e fui fotografar lá mesmo entre os "travellers", o povo donde eles "vieram" originariamente e fiquei falando com eles uma tarde inteira para escutar historias, lendas e tradições.

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Qual é a diferença?

#13 Mensagem por Sandra » sábado jun 06, 2009 7:43 pm

PaulaDS Escreveu:
Sandra Escreveu:Os americanos criam raças em todo o lado.. Os Gypsy Vanner são um sub-tipo do shire, mas os americanos consideram raça.. Para além dos Gypsy Vanner acho que já há outros a que chamam Gypsy Drum.. Só por ai vê-se... São provavelmente o país que tem menos raças "na pratica", porque todos os animais que lá estão actualmente são descendentes de animais de outros continentes, mas como fazem 1 nova raça em cada cruzamento, devem ser dos que mais têm... É incrível..
Não, o que eles chamam Gipsy Vanner è de fato o Irish Cob e sao uma raça com Stud Book (Irlanda), não são uma sub raça, excepto se dissermos que o Puro sangue Inglês é sub raça do árabe ou coisas desse género. O Shire è um cavalo muito maior, mas muito maior e com outras características, que um leigo poderia confundir talvez, assim como um leigo confunde um Cartujano com um Alter ou um árabe polones com um anglo árabe ;-). Sobre o Gipsy Vanner e o Irish Cob tenho a certeza, porque alem de ter visitado e fotografado vários criadores, falei com o pessoal da Associação (irlandesa, lá na Irlanda) e fui fotografar lá mesmo entre os "travellers", o povo donde eles "vieram" originariamente e fiquei falando com eles uma tarde inteira para escutar historias, lendas e tradições.
Pronto ou isso. De qualquer modo, deveriam ser chamados pelo nome, então.. e não Gypsy Vanner.. ou não?

Responder

Voltar para “Outras Raças”