Ciências Equinas - Universidade Lusófona

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » sábado jun 06, 2009 6:57 pm

Caros Forenses,

Fui informado pela minha irmã Catarina Graciosa, que é professora de Veterinária na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que para o próximo ano lectivo 2009/2010 abrirá o curso de Ciências Equinas.

Link para o programa do curso: http://www.grupolusofona.pt/portal/page ... ema=PORTAL

Gostaria de saber quem está interessado em frequentar o curso e qual a vossa opinião sobre o programa e possíveis saídas do curso.

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Bárbara N.
Espectador
Mensagens: 6
Registado: segunda jul 06, 2009 4:19 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#2 Mensagem por Bárbara N. » segunda jul 06, 2009 5:17 pm

Olá!

Tenho 17 anos e estou realmente interessada nesse ou em qualquer curso superior que me permita trabalhar com cavalos no futuro. Mas uma vez que ainda me falta um ano para acabar o ensino seundário, gostaria de saber se o curso se irá manter para o ano lectivo de 2010/2011.
Fiquei muito contente e aliviada por saber que tenho pelo menos mais uma opção para além dos únicos cursos superiores de Santarém e Elvas, pelo que agradeço imenso qualquer informação adicional que me possa dar acerca do futuro deste curso. :)

Obrigada
"Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo"

Luis Tiago
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 26, 2004 2:18 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#3 Mensagem por Luis Tiago » segunda jul 13, 2009 5:56 pm

Esse curso foi "construido" atraves da academia de dressage.
Duvido que este ano tenha muitos alunos, mas tenho medo que deite abaixo o outro unico curso existente, equinicultura em elvas.
Estou no segundo ano de equinicultura e tenho a dizer que tem subido a sua qualidade. Aconselho a qualquer um que queira seguir esta vida este curso.

Diogo Rochato
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quinta dez 04, 2008 11:22 am

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#4 Mensagem por Diogo Rochato » terça nov 10, 2009 5:34 pm

Boas.
Então e esse curso de equinicultura tem muitas saídas????
É que eu este ano era para ir tirar esse curso, mas depois acabei por não ir com medo de ir tirar um curso, para depois ficar no desemprego como muita gente.
E estás a gostar de tira esse curso?????
Era aquilo que tu esparavas, ou ficou muito à quem daquilo que tu esparavas???
Cumprimentos

Sandrinhaa
Mensagens: 3
Registado: terça jan 19, 2010 10:27 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#5 Mensagem por Sandrinhaa » quarta jan 20, 2010 8:54 pm

Olá a todos, antes de mais quero dar os parabéns por este fórum onde já esclareci algumas das minhas dúvidas.
Quando aqui vi que existia este curso (foi através do fórum que tive conhecimento da existência do mesmo) que fiquei muito contente pois é tudo aquilo que quero! Mas, quando estive a ler num documento sobre o curso fiquei com algumas dúvidas.

No documento, na parte de Admissão estava escrito:
Para a licenciatura em Ciências Equinas, são admitidos alunos com o 12º ano, de acordo com as regras de admissão aprovadas para esta licenciatura no âmbito nacional. Devem ainda ter preferencialmente nível mínimo de equitação superior ou igual a "sela 4".
Após avaliação do seu currículo, estes alunos terão ainda créditos de equivalência a unidade curriculares da licenciatura e à componente da equitação.
São admitidos alunos com o grau de Instrutor que pretendam obter um qualificação académica de nível superior - Licenciatura.
Após avaliação do seu currículo, estes alunos terão ainda créditos de equivalência a unidade curriculares da licenciatura e à componente da equitação.
Bem, o que gostaria de saber é se me posso inscrever tendo o 12º ano, o nível de Sela 4 e realizando a prova de ingresso (que poderá ser Português, Biologia e Geologia ou Física e Química).
Já agora gostaria também se saber a média necessária.

Obrigada

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#6 Mensagem por Filipe Graciosa » domingo jan 24, 2010 8:15 pm

Caros Forenses,

Encontrei estas informações sobre o curso na página da Academia de Dressage de Arruda dos Vinhos:
Imagem

http://www.academiadressageportugal.com ... atura.aspx

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Caia
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 29, 2010 4:32 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#7 Mensagem por Caia » sexta jan 29, 2010 5:05 pm

Olá boa tarde,

Gostava só de deixar aqui uma experiência minha. Sempre fui apaixonada por cavalos e qualquer tipo de animais, e quando terminei o 12º ano infelizmente não tive media para concorrer a veterinária, no entanto ponderei seguir equinicultura. Não o fiz porque fui induzida de que era um curso sem saída e bla bla bla, então segui saúde.

Hoje e já com a Licenciatura em Dietética, arrependo-me de não ter seguido o curso pois mesmo que com pouca saída estaria a estudar uma área que adoro.

Agora, pondero novamente em ingressar pela licenciatura em equinicultura :)

Se houver alguém que queira deixar aqui opiniões e dicas acerca do curso agradecia :D

Sandrinhaa
Mensagens: 3
Registado: terça jan 19, 2010 10:27 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#8 Mensagem por Sandrinhaa » sábado jan 30, 2010 10:02 pm

Eu também quero seguir este curso pois é tudo aquilo que sonhei! Espero que este curso se mantenha aberto!

anitacarvalho
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo abr 12, 2009 4:44 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#9 Mensagem por anitacarvalho » terça fev 09, 2010 9:04 pm

Olá!
Estou bastante interessada neste curso mas, como é normal, tenho algumas dúvidas. Já agora, se "Filipe Graciosa Jr", visto que está envolvido na universidade, me pudesse ajudar, agradecia imenso.
Onde são dadas a maioria das aulas? Principalmente a disciplina de equitação. É preciso ter cavalo próprio?
Com que nível de equitação se fica com este curso?
Tenho imensas dúvidas em relação aos pagamentos, sobre o que realmente é preciso pagar e quando. (o site esta um bocado confuso, para mim).
Será possível ver algum horário deste ano ou assim para ter mais ou menos uma ideia?

Aguardo respostas, obrigada.
Cumprimentos, Anita Carvalho.

Academia Dressage
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 13, 2010 10:55 am

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#10 Mensagem por Academia Dressage » quinta mai 13, 2010 11:04 am

Boa Tarde

Deixo aqui mais algumas informações relativas ao Curso Superior de Ciências Equinas.
Para qualquer dúvida não hesitem em colocar aqui no fórum, de forma a abranger todos os possíveis interessados, ou pessoalmente via [email protected] ao cuidado da Direcção de Comunicação e Eventos (Bruno Nunes dos Santos)


Imagem

ZDC04
Mensagens: 4
Registado: sexta fev 19, 2010 11:39 pm
Localização: Almada

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#11 Mensagem por ZDC04 » sábado mai 15, 2010 10:13 pm

Olá a todos!!

Acontece que só agora é que dei com este tópico e fiquei estupefacta com o que li...

Adorei a ideia, e estou agora a terminar o primeiro ano do meu curso; ou seja, se tivesse sabido deste curso no ano passado, podem ter a certeza que me tinha candidatado!

De qualquer das formas, gostaria que, se possível, alguém que esteja actualmente a frequentar este curso pudesse partilhar aqui um pouco connosco algumas das experiências vividas...

Beijinhos, e obrigada!
"There is something about the outside of a horse that is good for the inside of a man". | Winston Churchill |

anacarlos
Espectador
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 24, 2010 12:59 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#12 Mensagem por anacarlos » segunda mai 24, 2010 1:02 pm

Olá,

Uma dúvida, pratico equitação de saltos e obstáculos... Este curso é mais direccionado para alguma vertente da equitação ou para todas elas?

ricardofaria
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 26, 2010 8:27 am

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#13 Mensagem por ricardofaria » quarta mai 26, 2010 9:17 am

Olá, bom dia...

Se a poucas pessoas que podem falar destes dois cursos como aluno dos mesmo sou e já vos explico abaixo porque, agora falarei da minha experiência com a Lusófona.

Há um ano atrás, precisamente neste mês, iniciei a minha inscrição na Lusófona no curso Ciências Equinas através do
exame de +23 (provas de bioquímica+entrevista+currículo=media 14v.), encantado da vida, estava a trabalhar em Lisboa
na Academia Equestre João Cardiga iria poder conciliar as 2 coisa, continuar a trabalhar onde adorava e tirar uma licenciatura
numa boa universidade e a parte prática numa Academia com excelentes condições, quer materiais quer técnicas.

O tempo foi passando, todo o mês de Setembro e já tinha pago na Lusófona 3.000 € + 2 mensalidades de propinas + - 300 € (não posso agora precisar), era sempre para a semana que iam começar as aulas, que tinham muitas inscrições etc...
No dia 13 de Outubro depois de muitos telefones todas as 2ª feiras ia lá e farto de ser enganado e de ver a lata com que me mentiam na cara (mas nem elas sabiam que mentiam, o que piora as coisas), disse-lhes o seguinte:
Hoje e dia do meu aniversario, devia estar com a minha família (Guimarães) e é hora de almoço, quero (sim tinha direito de querer) saber se vai haver ou não curso, o que não acredito, quero (aqui já não tinha direito, mas responderam) quantos alunos tão inscritos, matriculado e com as propinas em dia e quero saber agora
resposta da Lusófona:
temos 3 alunos inscritos (matriculados e propinas eram só 2) e por isso o curso não vai arrancar.
Muito mau por parte de uma Universidade este comportamento (eu sei que não tendo alunos, não pode começar o curso, mas mentirem e enganarei como fizeram, não deviam, mas é o pais que temos), devolveram me todo o dinheiro que já tinha pago (perto de 4 000 €), não podia ser de outra maneira também.

MAS AINDA HOJE AGUARDO UM PEDIDO DE DESCULPA DA PARTE DESTA UNIVERSIDADE

Eu disse lhes que o erro deles, foi a não divulgação do curso como devia ser, por isso eles eram o rosto do insucesso deste 1º Ano de Ciências Equinas, que nem chegou a iniciar as aulas, isto em 2009. Este ano parece bem diferente já recebi um email, já se fala mais e em muitos sítios de Portugal, se tal acontecer, e só depois de o mesmo iniciar, tentarei pedir transferência, mesmo perdendo um ano.

(continuarei brevemente e falarei da experiência que tou ter na Escola Superior Agrária de Elvas no Curso Superior de Equinicultura, só um cheirinho, de Elvas a Lisboa e 1h30m por auto-estrada, mas continua a ser o fim do mundo)

Ricardo

ricardofaria
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 26, 2010 8:27 am

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#14 Mensagem por ricardofaria » sexta mai 28, 2010 8:16 pm

Em caso algum com a mensagem acima, quis ferir ou melindrar a Universidade Lusófona, em baixo, parte do meu texto prescrito em cima, diz o seguinte:
ricardofaria Escreveu: ...onde adorava tirar uma licenciatura numa boa universidade (lusófona)e a parte prática numa Academia com excelentes condições, quer materiais quer técnicas.
.............................

tentarei pedir transferência, mesmo perdendo um ano........
As vezes o importante das nossas mensagens perde se do meio de um longo texto.

Fico feliz em saber que este curso está em força e no bom caminho.

Atenciosamente
Ricardo

anacarlos
Espectador
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 24, 2010 12:59 pm

Re: Ciências Equinas - Universidade Lusófona

#15 Mensagem por anacarlos » sexta mai 28, 2010 8:28 pm

Ricardo:

Uma dúvida, pratico equitação de saltos e obstáculos... Estes cursos são mais direccionados para alguma vertente da equitação ou para todas elas?

Responder

Voltar para “Cursos Universitários”