Aprender mais! E ter quem ensine?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
singnunoc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça jul 28, 2009 11:12 am

Aprender mais! E ter quem ensine?

#1 Mensagem por singnunoc » quinta jul 30, 2009 3:00 pm

Boa tarde!
Chamo-me Nuno Caldeira, e sou novo neste fórum.
Monto desde os meus 12 anos de idade, tenho 29 agora, entretanto fui aprendendo alguma coisa, mas onde moro poucos meios tenho para aprender mais.
Tenho lido tudo sobre equitação, ensino, dressage, desbaste, etc. mas é muito importante ter quem mostre como se faz, ter um mestre!
Infelizmente, Nuno de Oliveira morreu faz muito tempo, e, na minha opinião já não se encontra alguém que como ele transmita aquilo que sabe, que não tenha receio de ensinar, de graça que seja, quem tanto se esforça para saber fazer bem, quem, como eu daria tudo para saber extrair de um cavalo o seu melhor, para iniciar um desbaste sustentado, com lógica, para que o cavalo tivesse o "carinho" que merece, e não a mistura de ensinamentos abulso, daqui e dali, que só baralha o desbaste de alguns cavalos, e os quais nunca darão nada no futuro.
Para mim isto é perder... perder os nossos lusitanos com ensino errado, perder os nossos portugueses que tanto desejam saber mais e melhor, e que, só porque infelizmente não têm dinheiro, não podem frequentar as aulas deste ou daquele mestre que se cobra muito bem, perder o ritmo para a França e a Alemanha por exemplo que patrocina quem quer aprender, perder toda a energia de que somos dotados, para os anos que vão passando!
Portugal tem posto os Lusitanos cada vez mais "para cima", é verdade! Mas podia ser muito maior essa subida, quem sabe se aqui e ali com ajuda, não apareciam pequenos Nuno Oliveira que mais força dessem ao Lusitano e ao nosso País.

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

Re: Aprender mais! E ter quem ensine?

#2 Mensagem por Phynx » quinta jul 30, 2009 5:21 pm

De graça só mesmo se tivesse um amigo MUITO bom que lhe fizesse o jeito. Para lhe dizer a verdade, nem a pagar muito se conseguem pessoas sérias que ensinem cavalos, salvo raras excepções.

Um conselho de uma pessoa que entrou com os mesmos sonhos cor de rosa que o senhor tem neste momento: o mundo dos cavalos é totalmente ao contrário da ideia romântica que se tem quando não se pertence ao meio.

Quanto ao desbaste, se não tem experiência, não se meta numa coisa dessas, compre antes um cavalo sossegado e ensinado, que é isso que vale por 10 treinadores ou mestres e terá muito mais gozo com o animal.

Carlos F.
Mensagens: 3
Registado: sexta mai 22, 2009 6:23 pm

Re: Aprender mais! E ter quem ensine?

#3 Mensagem por Carlos F. » sexta jul 31, 2009 5:11 pm

Boas Nuno Caldeira.
Penso compreender a sua situação,contudo concordo com o Phinx.
Tentar encontrar um cavalo já desbastado, calmo e sem receios parece-me ser um bom ponto de partida,para chegar onde pretende.Nos cavalos como em tudo o resto,não se pode exigir o conhecimento como se fosse uma mercadoria, e esperar que alguém no-lo entregue de bandeja.
Se bem que já não podemos contar com Mestre Nuno, podemos sempre aproveitar os seus ensinamentos.
Mais,se é verdade que cada cavalo é um caso,então temos o melhor mestre que podemos desejar.
Ele reagirá certo se agirmos correctamente,mal se agirmos erradamente.
É sem dúvida um caminho longo,e solitário, contudo terá o melhor companheiro de viagem que alguém pode desejar.
E lembre-se do adágio tão antigo"Quando o aluno está pronto o Mestre aparece".
Sinceros votos de inúmeras alegrias na sua caminhada.

Cordiais saudações.

singnunoc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça jul 28, 2009 11:12 am

Re: Aprender mais! E ter quem ensine?

#4 Mensagem por singnunoc » sexta jul 31, 2009 5:31 pm

Boas AMIGOS!

Têm toda a razão, e é isso que tenho feito sempre que compro ou aconselho um amigo a comprar um cavalo.
Mas nem falo tanto por mim, falo pelos sítios que se podem visitar onde se vêem cavalos Lusitanos maravilhosos, a "aprender" com métodos impressionantes, de tão falsos e negativos...
Ao que eu pergunto, será isto que levará mais longe o Lusitano?
Claro que quanto mais perfeição e gosto tivermos TODOS nos nossos cavalos melhores referencias eles atingem, tanto cá como no estrangeiro, muito ajudaria por exemplo, que obras do Nosso Mestre NUNO OLIVEIRA podessem ser adquiridas em Portugal e escritas em Português.

Obrigado pela vossa atenção AMIGOS!

Responder

Voltar para “Ensino”