Idade de Ferrar a fogo os poldros?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
aguiareal
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda ago 10, 2009 8:33 am

Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#1 Mensagem por aguiareal » terça ago 18, 2009 9:03 pm

Boas caros foristas,

Não consegui encontrar este assunto ou talvez não tenha visto bem, mas gostaria de saber a partir de que altura se ferram os cavalos? Não ferrar as patas mas sim por a marca da coudelaria é por volta de 1 ano ??

Cumprimentos

aguiareal
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda ago 10, 2009 8:33 am

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#2 Mensagem por aguiareal » domingo ago 30, 2009 7:41 pm

Ninguém sabe?

Avatar do Utilizador
equine hoofcarian
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado out 24, 2009 10:27 pm
Localização: Phoenix, Arizona
Contacto:

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#3 Mensagem por equine hoofcarian » segunda out 26, 2009 2:55 am

Marcar a ferro quente um cavalo... Pelo que tenho visto e aprendido, e pelo menos com um ano de idade - como diz o nosso utilizador atrás.

Porem, há outras possibilidades de se marcar um equino, como a tatuagem, a "micro chip", ou a ferro congelado - que minimiza o sofrimento do animal.
"Usando o cavalo selvagem como modelo para identificar diferencas no cavalo domesticado."

http://www.equinehoofcarian.com

aguiareal
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda ago 10, 2009 8:33 am

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#4 Mensagem por aguiareal » quinta out 29, 2009 8:47 pm

Obrigado pela sua resposta

João Duarte
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: domingo mar 22, 2009 1:42 pm

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#5 Mensagem por João Duarte » segunda nov 02, 2009 12:33 am

Pelo que tenho ouvido dizer isso varia muito conforme a coudelaria umas ferram mais cedo outras mais tarde é depende pode ser com 1 ano 2 ou 3...

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#6 Mensagem por PaulaDS » segunda nov 02, 2009 7:17 am

Não queria responder sobre isto, porque a pergunta não faz muito sentido, mas enfim. Pode-se tatuar/marcar/microchipar um cavalo a qualquer idade.
A marcação a fogo e com nitrogénio (a frio) dão a mesma dor, são muito dolorosas, trata-se duma queimadura e a queimadura tem que deixar uma cicatriz bem visível, senão não foi bem feita. Por isso o ferro, quente ou frio, é deixado bastante tempo (em segundos) apoiado na pele do cavalo. A dor é a mesma, o tipo de lesão cutânea é exactamente semelhante, os problemas que podem derivar (e que são raros) são iguais.
A tendência mundial é acabar com a marcação a frio e a fogo.
O microchip é o método mais usado, aqui na Itália quase todos os cavalos tem um microchip desde potrinhos, é uma cápsula minúscula com todas as informações, inserida através duma agulha num dos músculos do pescoço. Para se "ler" usa-se um aparelho do género dos que lêm as nossas compras no supermercado. Pelo que sei este é o método de identificação mais usado no mundo inteiro. Raramente, mas muito raramente, a cápsula pode "migrar" e sair do lugar ou criar um abcesso, mas é raríssimo.
A tatuagem é menos usada porque não é muito visível no cavalo, as que eu vi eram feitas no lábio superior (debaixo do lábio), mas são muitos anos que não vejo uma.

João Duarte
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: domingo mar 22, 2009 1:42 pm

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#7 Mensagem por João Duarte » segunda nov 02, 2009 12:37 pm

Boas, eu não concordo contigo acho que devem de continuar sempre a marcar os cavalos lusitanos com ferro quente, eu gosto de ver a marca de fogo num cavalo só não gosto de ver os números no pescoço isso acho mal feito, agora o ferro da coudelaria porque não!!! :wink:
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
equine hoofcarian
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sábado out 24, 2009 10:27 pm
Localização: Phoenix, Arizona
Contacto:

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#8 Mensagem por equine hoofcarian » quarta nov 04, 2009 3:55 am

Também vamos a não esquecer, que outro grande propósito de marcar a quente ou frio, e para que estejam marcados, e que seja bem visível de longe. Um cavalo com "microchip" não tem marca aparente o que lhe dará a possibilidade de ser o primeiro a ser roubado.

Alguns "microchips" só conseguem ser detectadas por detectores feitos pela mesma companhia. Ainda não há um "standard" para "microchips". Pode acontecer que quem tentar ler o animal com um detector que não detecte a "chip", continue sem saber quem e o animal.

Os "microchips" também podem ser retirados do animal, (em caso de roubo) se bem que seja necessário cirurgia.
"Usando o cavalo selvagem como modelo para identificar diferencas no cavalo domesticado."

http://www.equinehoofcarian.com

aguiareal
Iniciado
Mensagens: 18
Registado: segunda ago 10, 2009 8:33 am

Re: Idade de Ferrar a fogo os poldros?

#9 Mensagem por aguiareal » sexta nov 27, 2009 3:38 pm

Obrigado pelas diversas respostas

Responder

Voltar para “Veterinária”