A minha égua não quer andar

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Blue
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo jul 19, 2009 1:22 pm

A minha égua não quer andar

#1 Mensagem por Blue » sábado dez 26, 2009 10:53 pm

Comprámos uma égua mansa para a família de nabos equídeos 8) veio magra, assustada e prenha. Já está melhor, entre ração, feno, frutinhas e cenouras, muito meiga, adora beijinhos e adormece com festinhas no pescoço, mas mantém-se prenha :lol:

Ao terceiro dia já estava calma e conseguimos montá-la durante uns dias sem qualquer problema, passeava os meninos todos parecia um cavalinho de carrossel até um dia que se recusou a andar! :shock: andava sozinha com a corda (acho que se chama guia :D ), mas quando alguém a montava fica parada, bate com as patas no chão com força e não anda mesmo! Voltamos a colocar a corda e ela anda, quase de arrasto e a meio do caminho rebola-se no chão, mas com alguém em cima não anda e aponta com a cabeça para a barriga de seguida!

Dizem-me para lhe bater para ela andar :( mas ela é tão meiga que me custa bater-lhe e tenho receio de ser eu a fazer alguma coisa errada :oops:

Podiam-me dar umas dicas? please, please, please... Já cheguei a pensar se será uma égua ou uma mula teimosa hihihi

Blue

Avatar do Utilizador
PRodrigues10
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta dez 25, 2009 7:39 pm

Re: A minha égua nao quer andar

#2 Mensagem por PRodrigues10 » domingo dez 27, 2009 11:24 am

Bem, antes de lhe "bateres" penso que deves verificar se a égua está próximo de parir ou com algum problema veterinário. se não, tens de a obrigar. Experimenta esporins...

É a minha opinião... possivelmente até pode estar errada...

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

Re: A minha égua nao quer andar

#3 Mensagem por Phynx » terça dez 29, 2009 10:16 am

Pode estar com uma cólica ou pode ser que esteja demasiado grávida para ser montado. O melhor se calhar deveria ser chamar o veterinário. E por favor não bata na égua, não me parece que seja um problema de treino, mas sim de saúde.

Blue
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo jul 19, 2009 1:22 pm

Re: A minha égua nao quer andar

#4 Mensagem por Blue » terça dez 29, 2009 3:19 pm

Olá e obrigada pelas respostas.

Óbvio que não lhe bato! Mas pelos vistos é habito, proprietários de cavalos amigos nossos é o que dizem logo: não quer andar? Dás-lhe umas palmadas ou umas chicotadas! :evil:

O Veterinário vem cá ainda esta semana, finalmente encontrei um de cavalos, vamos ver o que se passa até porque ontem ela tentou morder a cara de um dos miúdos, parece estar mais nervosa e agressiva, não percebo! Está bem comidinha, cheia de mimos, tem imenso espaço, talvez o Veterinário nos ajude a perceber, ou talvez seja mesmo de estar prestes a parir, vamos ver!

Blue

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: A minha égua não quer andar

#5 Mensagem por PaulaDS » quinta dez 31, 2009 4:09 pm

Só duas perguntas que são só aparentemente ESTÚPIDAS: vocês sabem montar a cavalo, ou seja, aprenderam nalgum lugar ou simplesmente sentaram um dia nessa égua? E a égua, sabem se foi "domada" verdadeiramente, viram com os vossos olhos ela trabalhar (passo trote e galope) com sela e algo na boca? Poderia simplesmente ser a combinação destas duas coisas. Explico melhor: égua que não teve uma verdadeira doma e cavaleiro que não sabe montar a cavalo mas só sentar num cavalo. Estou só tentando de adivinhar, não estou dizendo que é assim. Os sinais de body language que contou (égua que bate com força o casco no chão) me levou a pensar isto.
Não acredito na necessidade de montar éguas prenhes, excepto se quem monta a égua sabe: a data exacta da cobertura; tem pelo menos um ultrasom (ecografia) - não vou entrar em detalhes mas é uma coisa sobre gémeos e finalmente se essa pessoa não for uma pessoa de bonsenso e muito experiente.

Responder

Voltar para “Diversos”